Para quando o fim da pandemia em Portugal? Estudo aponta para meados de julho

por RTP
Foto: Pedro A. Pina - RTP

Um estudo da Universidade de Singapura prevê que a pandemia de Covid-19 termine a 17 de julho em Portugal. Baseando-se na curva epidemiológica de cada país afetado pelo novo coronavírus, o estudo sugere ainda que a crise seja dada como terminada em todo o mundo a 1 de dezembro deste ano.

A Universidade de Tecnologia e Design de Singapura lançou em abril um site no qual partilha previsões das datas do fim da pandemia de Covid-19 com base nos dados fornecidos pelos diferentes países, atualizando diariamente os mesmos.

Apesar de explicar que possui conhecimento sobre padrões pandémicos e que se foca em dados concretos e fiáveis, a Universidade responsável pelas previsões alerta que estas são “incertas por natureza” e que devem, por isso, ser vistas com “precaução”.

“O otimismo excessivo baseado em previsões de datas do fim da pandemia é perigoso pois pode levar a que nos desleixemos com a disciplina e o controlo, levando a um aumento de casos de infeção”, sublinha.

Olhando para o gráfico sobre o fim da Covid-19 em Portugal, é possível observar que a previsão aponta para 9 de maio deste ano como a data em que já terão acontecido 97 por cento dos casos de infeção esperados, na totalidade, para o país. Onze dias depois, prevê-se que tenhamos chegado aos 99 por cento de casos.

A estimativa aponta 17 de julho de 2020 como o dia em que Portugal vai ter o seu último caso de infeção, pelo que a crise passará, nesse cenário, a estar 100 por cento controlada, sem o aparecimento de mais casos. O que não significa que uma nova vaga de Covid-19 não possa surgir mais tarde.

Comparando Portugal com o país vizinho, as previsões são semelhantes. Espanha está, no entanto, em ligeira desvantagem, prevendo-se que o último caso de Covid-19 no país surja apenas a 2 de agosto.

Já nos Estados Unidos, país atualmente mais afetado pela pandemia, a Universidade prevê que 99 por cento dos casos esperados tenham acontecido no dia 28 de maio. No entanto, o último caso de Covid-19 nos EUA poderá surgir apenas a 9 de setembro.

Os investigadores da Universidade de Singapura apresentam ainda um gráfico com a estimativa global, de acordo com o qual 97 por cento dos casos esperados vão registar-se até 30 de maio. A 16 de junho poderão já ter sido diagnosticados 99 por cento dos casos em todo o mundo, sendo que os últimos casos de infeção são esperados a 1 de dezembro de 2020, significando o eventual fim da pandemia ainda este ano.

O novo coronavírus já infetou mais de três milhões de pessoas em todo a nível global desde que surgiu a primeira vez na China, em dezembro do ano passado. Desse total, mais de 200 mil pessoas morreram e outras 868 mil recuperaram da doença.
Tópicos
pub