PR da Guiné-Bissau nomeia antiga ministra da Saúde para alta-comissária

por Lusa

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, nomeou hoje Magda Robalo Correia e Silva para o cargo de Alta-Comissária para a Luta Contra a Covid-19 no país, num decreto presidencial.

Segundo um decreto, divulgado à imprensa, além da nomeação da antiga ministra da Saúde do Governo de Aristides Gomes, demitido na sequência da sua tomada de posse como Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló nomeou também Tumane Balde para o cargo de coordenador-adjunto e Plácido Monteiro Cardoso para secretário.

Num outro decreto, o Presidente guineense criou o Alto-Comissariado para a Luta Contra a Covid-19, dando por extinta a comissão interministerial, que coordenava o combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O Alto-Comissariado para a Luta Contra a Covid-19 terá como principal objetivo reformular o plano estratégico, coordenar parcerias e redinamizar o combate contra o novo coronavírus.

Magda Robalo Correia e Silva, antiga representante da Organização Mundial de Saúde na Namíbia e no Gana, foi nomeada em maio para presidir ao Comité de Ética e Governação do Fundo Global de Luta Contra a Sida, Tuberculose e Malária.

Tumane Balde é médico e já fazia parte do Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES) guineense.

Plácido Monteiro Cardoso é o antigo diretor do Instituto Nacional de Saúde Pública.

A tomada de posse destes representantes decorreu hoje na presidência guineense.

Segundo os últimos dados divulgados na segunda-feira pelas autoridades sanitárias, a Guiné-Bissau registou, desde março, mais de 1.300 casos de infeção por covid-19 e oito vítimas mortais.

Em África, há 4.756 mortos confirmados em quase 170 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 387 mil mortos e infetou mais de 6,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

Tópicos
pub