"O Teatro e a Peste" de Artaud convoca, 87 anos depois, atores para teatros vazios

por Cláudia Almeida

Fotos: Bruno Simão/Direitos Reservados

John Romão começou a pensar em revisitar este texto de Antonin Artaud (apresentado em conferência na Universidade da Sorbonne, Paris, a 6 de Abril de 1933), logo que foi decretada a pandemia da COVID-19 em Março.

Para criar um movimento viral: «aquilo que interessava era que o projecto pudesse expandir-se como um vírus e deixar de ter um autor ou um encenador, e que passe a ser um movimento em que actores, teatros, arquitecturas e geografias, portuguesas e estrangeiras, pudessem juntar-se e participar.

Porque esta situação de teatros vazios por causa da pandemia da COVID-19, é uma situação transfronteiriça».


John Romão convidou a realizadora Salomé Lamas que viu neste projecto uma possível resposta a uma análise bio-política sobre o estado actual da sociedade: «O John não está a criar uma encenação, não se trata de um projecto acabado, perfeito.


É apenas um documento que pretende reflectir sobre algumas questões.

Nos cinco teatros é reproduzido o mesmo texto, com corpos diferentes em geografias diferentes. Os teatros ocupados [Teatro Romano, Teatro do Bairro Alto, Teatro LU.CA e São Luiz, em Lisboa, para além do Teatro Viriato em Viseu] também nos remetem para períodos e épocas distintos.

Estamos a falar de arquitecturas mas também de tempos, de costumes, de políticas e formas de pensamento distintos».


A primeira gravação estreou-se online a 31 de Julho: gravada no Teatro Romano em Lisboa, com Albano Jerónimo e Lídia Fernandes. No total são cinco, as gravações efectuadas em Lisboa e Viseu.


Para além disso, vão surgindo na internet versões mais curtas, gravadas noutros países, a partir de convites formulados por John Romão: «estamos a fazer o convite directamente a actores, a encenadores de teatros que conheço e a outros que me são indicados.

Nós enviamos instruções de como fazer estas recriações. É uma adaptação muito curta, um texto de duas páginas, que resulta num video de aproximadamente dez minutos».


E fica esse gesto principal, de cinco videos realizados em teatros vazios, em união com a comunidade artística internacional, na esperança de que o futuro permita que o projecto possa estar em salas, de vários países, quando os teatros reabrirem.


As transmissões geradas por este projecto de John Romão com Salomé Lamas terminam a 15 de Agosto. Todo o programa em http://bocabienal.org/o-teatro-e-a-peste/.
pub