AHRESP marca reunião extraordinária para decidir resposta à manutenção do IVA

por Sandra Henriques

Foto: Antena1

O secretário-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) revela que a direção vai marcar uma reunião extraordinária e urgente para decidir a resposta que vai ser dada à manutenção do IVA da restauração em 23 por cento.

José Manuel Esteves explica ao jornalista da Antena1 Nuno Rodrigues que o que mais o surpreendeu foi o Governo não ter seguido os conselhos do seu grupo de trabalho interministerial e da Comissão Europeia, que aconselhavam a taxa reduzida por ser um setor de forte empregabilidade. A AHRESP nem ia tão longe nas suas expectativas, mas acreditava que a taxa se iria fixar nos 13 por cento.

O dirigente reage, por isso, com revolta à divulgação da proposta governamental de Orçamento do Estado para 2014 que mantém o IVA nos 23 por cento.

“Estamos estupefactos, estamos desiludidos, estamos indignados e sobretudo revoltados. Esta revelação obriga a direção-geral da AHRESP a convocar com carácter de urgência o seu conselho consultivo nacional para uma reunião extraordinária em que vamos analisar a situação e decidir sobre as adequadas formas de luta, porque é absolutamente imoral que o futuro da restauração e do turismo continue penhorado e que a cultura gastronómica seja destruída”, sublinha.

pub