Espanha. Sánchez escolheu 100 especialistas para enfrentar crise "pós-Covid"

por RTP
Reuters

Uma equipa de 100 especialistas, multidisciplinar e plural, foi contratada por Pedro Sánchez para desenhar um plano com soluções a médio e longo prazo para enfrentar a crise após a pandemia da Covid-19. Independentes das ideologias do executivo espanhol, os profissionais nem sempre chegam a consenso quanto ao futuro económico e social de Espanha.

Começou a ser preparado há mais de um mês, em reuniões discretas, quase secretas, o plano "Espanha 2050". O objetivo é desenhar soluções para uma Espanha no rescaldo da pandemia e o Governo de Pedro Sánchez contratou cem especialistas para o desafio - na sua maioria são economistas, mas também pertencem ao grupo de elite soiólogos e cientistas.

A contra relógio e sem remuneração, o grupo multidisciplinar e plural - de diversas sensibilidades ideológicas -
pretende repensar como será o país "pós-covid" e preprar um documento com medidas que respondam aos desafios deixados pela pandemia, avança o El País.

A ideia não é nova. À semelhança de França e Itália, o executivo espanhol criou, ainda antes da pandemia, um gabinete de previsão estratégica, mas de maior dimensão.

Embora tenham sido escolhidos pelo Governo de coligação do PSOE e Unidas Podemos, os profissionais que integram este grupo são de diversas ideologias polícas, e os desentendimentos já começaram.

Os 100 especialistas foram divididos em dez grupos - crescimento e produtividade, desigualdade, desemprego estrutural e precariedade, longevidade (com uma análise do futuro do sistema de pensões), melhoria dos resultados do sistema de educação, requalificação dos trabalhadores, habitabilidade das cidades e despovoamento rural. descarbonização da economia, uso mais racional dos recursos naturais e bem-estar - e não trabalham todos juntos, nesta fase inicial.

No entanto, o receio é que não cheguem logo a acordo quando for para desenhar o documento final, uma vez que há uma maioria a favor da reforma trabalhista do PP, um grupo de economistas mais próximos da esquerda e outro que apoia revogar esse essa reforma criada no executido de Mariano Rajoy.

Apesar destas diferenças, os especialistas comprometem-se a trabalhar de forma a encontrar consenso. Alguns têm reunido semanalmente há mais de um mês, por videoconferência, e começam a preparar rascunhos com o diagnóstico da situação do país.

O objetivo não é preparar um programa governamental, até porque não seguem a ideologia da coligação, mas sim um ocumento que exponha e reflita sobre os grandes desafios e as possíveis soluções para Espanha.

Entre os especialistas mais proeminentes está: Javier Andrés, professor de análise económica da Universidade de Valência; Antonio Cabrales, professor de economia na University College; Aida Caldera, economista da OCDE; Rafael Domenech, diretor de análise da BBVA Research; Mariano Fernández Enguita, professor de sociologia da educação no Complutense e diretor do INAP; Lucas Gortázar, analista do Banco Mundial; José Antonio Herce, professor de Fundamentos de Análise Económica da Universidade Complutense de Madrid e presidente do Fórum de Peritos do Instituto de Previdência BBVA; Cristina Linares, especialista do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudança do Clima; Julio Lumbreras, professor de Engenharia Ambiental da Universidade Politécnica de Madrid e investigador na Universidade de Harvard; ou José Ramón Picatoste, especialista da Agência Europeia do Meio Ambiente.

Recorde-se que Espanha é um dos países mais afetados pela pandemia da Covid-19 , contabilizando 27.136 óbitos e mais de 244 mil casos de infeção.
Tópicos
pub