Merkel adopta linguagem de "compromisso" com Tsipras

por RTP
Merkel dialogando hoje com Tsipras (à dir.) na presença de Hollande (de costas) Yves Herman, Reuters

A chanceler alemã mudou subitamente de tom e, por um instante, achou-se na posição de moderar discursos do seu ministro das Finanças ou do próprio presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Angela Merkel expressou o desejo de que os três dias até à nova reunião do Eurogrupo, agendada para segunda feira, sirvam para encontrar pontos de acordo com o novo primeiro ministro grego, Alexis Tsipras. Segundo citação de Der Spiegel, disse: "Ainda temos uns dias, e por isso congratulo-me hoje com o primeiro encontro [com Tsipras]". Segundo a chanceler, "a Europa está empenhada em alcançar um compromisso, e esse é também o sucesso da Europa".

A utilização da palavra "compromisso", aparentemente banida do léxico de Berlim e Bruxelas, constitui uma novidade e apresenta um contraste flagrante com a linguagem ontem utilizada, nomeadamente pelo ministro federal das Finanças, Wolfgang Schäuble, que foi repetindo de forma consistente a necessidade de a Grécia cumprir os acordos vigentes e a impossibilidade de alterar esses acordos.

Embora a chanceler alemã tenha reiterado que a credibilidade da Europa depende do respeito pelas regras e da fiabilidade dos parceiros envolvidos, foi prometendo também que seriam examinadas as propostas do Governo grego. E explicou: "As pessoas aceitam soluções de compromisso quando as vantagens são maiores do que as desvantagens".
Tópicos
pub