Novo Banco nasce do trabalho de 60 funcionários do Banco de Portugal

Um total de 60 funcionários do Banco de Portugal trabalhou de dia e de noite durante este fim de semana inteiro para criar o Novo Banco, planeado pela instituição e pelo Governo. Este é o nome dado à parte não tóxica do Banco Espírito Santo (BES), separada dos riscos associados ao esquema de financiamento fraudulento entre as empresas do Grupo Espírito Santo.

Marina de Castro /

Imagem: www.bes.pt

O Novo Banco tem um rácio de capital de 8,5 por cento, acima dos 8 por cento exigidos, e é detido pelo fundo de resolução, que é uma espécie de Caixa de Previdência dos Bancos criada em 2012, mas que tem apenas 230 milhões de euros.

Os restantes 4.500 milhões são emprestados pelo Estado através da linha de recapitalização, embora sem prejuízo para os contribuintes, segundo o governador do Banco de Portugal.

Apesar de manter os funcionários, os depósitos e os clientes do BES, o Novo Banco já apresenta alguns traços de uma nova imagem na internet. O site www.bes.pt mostra no cabeçalho a inscrição “Novo Banco, mais forte e mais seguro”, estando disponível uma lista de respostas a perguntas frequentes.

(com Sandra Henriques)
PUB