Orçamento do Estado. O essencial do segundo dia de debate

por RTP
Lusa

A Assembleia da República aprova esta tarde a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2021. Esta manhã decorreu o segundo dia do debate na Assembleia da República. O documento vai ser aprovado apenas com os votos favoráveis da bancada parlamentar do PS e viabilizado pela abstenção do PCP, PAN e PEV, bem como das deputadas não inscritas Cristina Rodrigues (ex-PAN) e Joacine Katar Moreira (ex-Livre).

O debate foi aberto pelo ministro das Finanças que esta manhã aproveitou o momento para elogiar e enviar sinais de aproximação aos partidos que anunciaram a abstenção, viabilizando as contas para o próximo ano. 

O que levou o PSD a acusar o Governo de estar a fazer um orçamento strogonoff e vegan.
Na oposição, o Bloco de Esquerda acusou o Governo de desistir da geringonça e de ter ido atrás de uma solução política marcada por um clima de hostilidade.
Também presente neste segundo dia do debate na generalidade do Orçamento do Estado, a ministra da Saúde afirmou que os que escolhem votar contra fazem-no ou porque querem outro modelo de saúde ou porque desistiram do Serviço Nacional de Saúde.
Depois da aprovação na generalidade, esta tarde, o Orçamento do Estado para 2021 será debatido na especialidade a partir de quinta-feira, devendo as propostas de alteração entrar até ao dia 13 de novembro.

O documento será sujeito a votação final global no dia 26 de novembro.
pub