Primeiro trimestre. PIB cresce 11,9% em termos homólogos e 2,6% em cadeia

por RTP
Pedro Nunes - Reuters

O Produto Interno Bruto cresceu 11,9 por cento no primeiro trimestre do ano, relativamente ao mesmo período de 2021, e 2,6 por cento em cadeia, aponta a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

"O PIB, em termos reais, registou uma variação homóloga de 11,9 por cento no primeiro trimestre de 2022 (5,9 por cento no trimestre anterior)", refere o INE.

A evolução em termos homólogos, explica o instituto, "reflete em parte um efeito de base dado que, em janeiro e fevereiro de 2021, estiveram em vigor várias medidas de combate à pandemia que condicionaram a atividade económica".O INE escreve que o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou no primeiro trimestre, assinalando o crescimento mais acentuado do consumo privado.


Aumentou igualmente o contributo positivo da procura externa líquida para a variação homóloga do Produto Interno Bruto, a par de um abrandamento, em volume, das importações de bens e serviços e uma ténue aceleração das exportações, a espelhar a retoma do turismo.
No primeiro trimestre de 2022, "a perda nos termos de troca foi mais intensa que nos três trimestres precedentes, em resultado do crescimento pronunciado do deflator das importações".

Da comparação em cadeia, face ao quarto trimestre de 2021, resulta que o PIB cresceu 2,6 por cento em volume; no trimestre anterior o crescimento em cadeia fora de 1,7 por cento. Os resultados detalhados das Contas Nacionais Trimestrais do primeiro trimestre de 2022 serão conhecidos a 31 de maio.

Tal desempenho decorre de um contributo mais positivo da procura interna para a variação em cadeia do PIB, em parte justificada pela aceleração do consumo privado.

No primeiro trimestre do ano passado, o PIB recuou 5,4 por cento em termos homólogos e 2,9 em cadeia. Já no último trimestre do ano passado a economia teve um crescimento homólogo de 5,9 por cento e de 1,7 em cadeia.

Recorde-se que, no quadro da proposta de Orçamento do Estado para 2022, o Governo prevê um crescimento anual de 4,9 por cento.

c/ Lusa
Tópicos
pub