TAP admite cancelar sete voos por dia até ao final do ano

por Carlos Santos Neves - RTP
A transportadora alega que os reajustes se devem a diferentes constrangimentos, designadamente o absentismo esperado para o Natal e o ano novo Rafael Marchante - Reuters

A TAP espera cancelar, em média, até sete voos por dia a partir de 15 de novembro e até ao término de 2022. Em nota difundida este sábado, a companhia aérea justifica os reajustes com diferentes constrangimentos, apontando em particular o absentismo de trabalhadores esperado para o período do Natal e do ano novo.

A TAP assinala que as ligações aéreas afetadas serão aquelas que têm “menor ocupação e para as quais existam várias alternativas disponíveis”.

“A TAP vai reajustar a sua operação de inverno de forma a proteger da melhor forma possível os seus passageiros. Esta medida é provocada por vários constrangimentos: efeitos da mudança para o sistema de navegação Top Sky em Lisboa, migração do sistema de controlo aéreo em Marselha, pelo absentismo previsto para o período de Natal e fim do ano e, ainda, por não ter sido possível fazer regressar um avião da Guiné-Conacri”, lê-se no comunicado.

“A alteração da operação de inverno vai começar a ser aplicada a partir de 15 de novembro, e até 31 de dezembro, podendo ser cancelados, em média, até sete voos por dia, em ligações com menor ocupação e para as quais existam várias alternativas disponíveis na rede TAP ou em companhias parceiras”, prossegue o texto.O aviso da TAP é conhecido depois de o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil ter registado aproximações nas negociações para o novo Acordo de Empresa, nomeadamente quanto à prestação de serviço em dias de folga ou férias, que prevê uma remuneração mais elevada e sem cortes.

A companhia de bandeira sublinha, na mesma nota, que “os passageiros afetados pelos voos cancelados serão informados diretamente e de forma atempada pela TAP, com indicação da solução de viagem alternativa”.

“Para evitar o cancelamento de voos adicionais e manter a operação no máximo da sua capacidade, a TAP vai ainda estender o contrato ACMI com a Air Bulgaria”.

A TAP afirma estar “a preparar este reajustamento de forma proativa, pensando nos seus clientes e de forma a minimizar os cancelamentos de última hora”.

Por último, a transportadora aérea “pede desculpas antecipadamente aos passageiros afetados, sabendo a importância que a época do Natal tem para todos os seus clientes, e está a desenvolver esforços para garantir que todos possam fazer as viagens que planearam sem contratempos”.
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