Livro «Comenda com gente» fotobiografia de uma aldeia alentejana

| Entrevistas
Livro «Comenda com gente» fotobiografia de uma aldeia alentejana

Foto: Mário Galego/Antena 1

Há uma aldeia do Alto Alentejo que está a ver a história a ser escrita. «Comenda com gente» - fotobiografia de uma aldeia é um livro que recolhe, para além de fotografias relatos de vida dos anciãos daquela aldeia do Concelho de Gavião. Jorge Branco nascido nesta aldeia, médico em Lisboa, escreveu esta obra com mais de 560 páginas que acaba de ser publicada. Com o livro - o segundo que o autor escreveu sobre a aldeia, está também a ser construído o «arquivo digital e imaterial da comenda», trabalho que tem a colaboração do arquivo-nacional Torre do Tombo. O livro recebeu o apoio do Ano Europeu do Património Cultural. «Comenda com gente» faz parte das iniciativas do distrito de Portalegre que celebram o património. O jornalista Mário Galego folheia este volume que olha para a história com o autor.

A informação mais vista

+ Em Foco

Um terramoto de magnitude 7,5 e um tsunami varreram a ilha de Celebes, causando a morte de pelo menos duas mil pessoas. A dimensão da catástrofe é detalhada nesta infografia.

    O desaparecimento do jornalista saudita fragiliza a relação dos EUA com uma ditadura que lhe tem sido útil a combater o Irão e a manter os preços do petróleo.

      Na Venezuela, os sequestros estão a aumentar. Em Caracas, só este ano foram raptadas 107 pessoas.

        Faltam seis meses para a saída do Reino Unido da União Europeia. Dia 29 de março de 2019 é a data para o divórcio. A RTP agrega aqui uma série de reportagens sobre o que o Brexit pode significar.