Turquia, a caminho do Oriente ou do Ocidente?

por José Manuel Rosendo

Foto: Reuters

Num olhar para a Turquia, no extremo Oriente europeu, há a ideia de que Ancara praticamente descartou o objetivo de entrada na União Europeia.

O país que foi conhecido por ter uma política externa chamada de "Zero Problemas", está agora numa situação em que tem grandes problemas com os vizinhos mais próximos.

Erdogan procura agora outros parceiros enquanto tenta resolver os problemas provocados por duas guerras nos dois vizinhos do sul, na Síria e no Iraque.

Internamente, a Turquia vive em estado de emergência após uma sucessão de atentados terroristas e na agenda dos próximos meses há uma reforma constitucional, que reforça os poderes do Presidente e que vai ser votada em referendo.

Hasan Yagun é um veterano diplomata turco, foi conselheiro político durante sete anos no comando NATO, em Portugal, e outros sete anos no comando NATO, em Itália.

Este diplomata esteve em Portugal para dar uma Conferência: Turquia, a caminho do Oriente ou do Ocidente? Hasan Yagun confessa que não tem resposta para a pergunta. Assim, a Turquia parece mesmo estar numa encruzilhada.

Pode ouvir agora a primeira parte da entrevista a Hasan Yagun, focada essencialmente na questão interna da Turquia.

Poderá ouvir a segunda parte da entrevista na Antena 1, domingo, pelas 12 horas, no Visão Global, um programa do jornalista Ricardo Alexandre, com comentários do Embaixador José Cutileiro.

pub