Holanda anuncia maior controlo das fronteiras e Hungria fecha fronteira com a Sérvia

por Ana Sofia Rodrigues - RTP
Fabrizio Bensch, Reuters

O secretário de Estado da Holanda anunciou ao início da tarde que o país também vai intensificar o controlo das suas fronteiras. Garantiu, no entanto, que, para já, não serão fechadas.


Surge entretanto a informação de que a polícia da Hungria bloqueou já o ponto de fronteira com a Sérvia mais utilizado pelos migrantes. A informação está a ser avançada pela agência noticiosa Reuters. Dezenas de polícias, apoiados por elementos a cavalo e soldados, tomaram posições numa linha de caminho de ferro usada para os migrantes passarem a fronteira para entrar na União Europeia, enquanto um helicóptero sobrevoa a zona.

A Hungria fechou ainda o espaço aéreo ao longo de 20 quilómetros da fronteira com a Sérvia, anunciou a Autoridade Nacional dos Transportes, citada pela Reuters.

Na manhã desta segunda-feira, houve registo de milhares de migrantes que querem sair rapidamente da Hungria, enquanto o país prepara o eventual encerramento total da fronteira com a Sérvia e a nova lei que pune com prisão a entrada de ilegais.
Ao mesmo tempo, há outros milhares de pessoas que tentam entrar no país, para seguir em direção à Áustria e Alemanha.

Ontem foi batido mais um recorde, com a entrada de 5800 migrantes.

Tópicos
pub