Confiança perdida exige tempo para ser reconstruída, Albuquerque avisa Grécia

por Raquel Morão Lopes

foto: REUTERS/Rafael Marchante

É muito apertado o calendário para o desbloqueamento do novo empréstimo à Grécia e a ministra das Finanças lembra que "a bola está do lado de Atenas".

O chamado financiamento-ponte à Grécia, que permitirá ao país mediterrânico responder aos pagamentos internacionais mais prementes, é agora uma das prioridades dos ministros das Finanças da zona euro, mas, também do lado português, a ministra Maria Luís Albuquerque avisa que cabe agora ao governo de Atenas fazer passar internamente a legislação que ponha em prática o acordo hoje alcançado.

Os prazos para tal são curtos - tudo tem de estar pronto esta semana, enfatiza Albuquerque - e só depois serão desbloqueados os fundos ao país dirigido por Alexis Tsipras.

A ministra portuguesa sublinha ainda que Atenas tem de "continuar a dar provas de empenho e determinação, para poder voltar a merecer confiança mais plena dos parceiros europeus".

Os termos fulcrais do acordo hoje obtido para o novo empréstimo à Grécia vão ser votados pelo parlamento helénico na quarta feir e há sinais fortes no sentido de que Tsipras não terá tarefa nada fácil para conseguir uma aprovação.

Disselbloem reeleito presidente do Eurogrupo, Portugal votou em De Guindos

O holandês Jeroen Dijsselbloem foi reconduzido por mais dois anos e meio no cargo de presidente do Eurogrupo, durante a reunião de ministros das Finanças da zona euro realizada em Bruxelas, com Portugal a tomar o partido do candidato derrotado, o espanhol Luis de Guindos.

"Tenho uma ótima relação pessoal com o ministro De Guindos, temos também uma tradição já antiga de nos apoiarmos mutuamente, Portugal e Espanha, por força das nossas relações, e há também a questão de a Espanha ser um país grande da área do euro e ter alguma sub-representação a nível dos cargos mais relevantes", explicou a governante portuguesa.

"Isto dito - prosseguiu -, tenho também uma boa relação pessoal com o ministro Dijsselbloem, e reconheço que o trabalho dele tem sido de grande qualidade e de grande empenho, e tenho a certeza de que continuará a fazê-lo neste segundo mandato, e que a relação com Portugal será ótima", afirmou ainda.
pub