Gikas Hardouvelis antevê eleições na Grécia até final do ano

por Frederico Pinheiro

Foto: reuters

A Grécia vai mesmo a eleições, é a convição do antigo ministro das Finanças grego.

A austeridade repetida pelas medidas do terceiro resgate levam o ex-ministro grego das Finanças Gikas Hardouvelis a afirmar que, até ao final do ano, a Grécia vai ter eleições. São as palavras de Gikas Hardouvelis, da Nova Democracia, que antecedeu Varoufakis na pasta das Finanças.

Entrevistado pelo jornalista Frederico Pinheiro, este economista - ex-ministro da Nova Democracia - considera inevitável reestruturar a dívida grega.

A semana que agora termina foi uma das mais agitadas dos últimos anos para a Europa e especialmente para a Grécia. É o resultado de mais de cinco meses de negociação entre o novo Governo e os parceiros europeus. Antes de o Syriza subir ao poder, em janeiro, o ministro das finanças era Gikas Hardouvelis, da Nova Democracia, que analisa agora na Antena 1 a situação grega.

O economista aplaude o esforço grego, mas alerta para a possível existência de problemas no futuro. Ainda assim, Gikas Hardouvelis, da Nova Democracia, partido de direita, acredita que os bancos gregos vão reabrir na segunda-feira, sem pânico dos gregos. Depois de assinado o acordo, a vida vai voltar à normalidade, diz o antigo ministro das finanças.

pub