Ondas de choque de uma saída grega podem chegar a Portugal a curto prazo

| Grécia - Dias decisivos
Ondas de choque de uma saída grega podem chegar a Portugal a curto prazo

A ver: Ondas de choque de uma saída grega podem chegar a Portugal a curto prazo

Foto: Yannis Kolesidis - EPA

Portugal pode sentir efeitos na economia a breve trecho, se a Grécia sair da Zona Euro. No entanto, analistas ouvidos pela RTP acreditam que o Banco Central Europeu pode estancar um eventual contágio.

Os diretórios europeus não desarmam e o nervosismo aumenta também nos mercados financeiros. É um déjà vu do que aconteceu há alguns anos. E que arrastou Portugal. Os gregos estão na iminência de sair da Zona Euro.

Os analistas entrevistados pela reportagem da RTP antecipam efeitos para a economia portuguesa: no curto prazo.

É possível, estimam, que o país se debata com um abrandamento da retoma já no terceiro trimestre. Por outro lado, com o regresso da instabilidade aos mercados financeiros, é expectável que o crédito concedido pelos bancos diminua.

Os especialistas avisam ainda que, se a Grécia voltar ao dracma, são urgentes mais - e mais fortes - medidas de estímulo por parte do Banco Central Europeu.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia agradeceu a Portugal a solidariedade do país pela disponibilidade de receber mil migrantes e refugiados, atualmente alojados em condições precárias naquele país.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.