Pelo menos cinco mortos em explosões no Irão. Israel desmente envolvimento
Uma série de explosões ocorreu no Irão este sábado, levando a suspeitas de atentados contra o regime de Teerão. Os rumores foram descritos como "completamente falsos".
“Os feridos no incidente estão a ser transferidos para o hospital pelas equipas de emergência”, disse Mehrdad Hassanzadeh, diretor-geral de gestão de crises da província de Hormozgan, à agência de notícias IRNA.
Os internautas não se mostram convencidos pela explicação oficial para as explosões, pelo menos para as de bandar Abbas e de Ahvaz. Alguém escreveu "longa vida ao Xá", no muro exterior do edifício de Bandar Abbas, referem. "A vingança começou", afirmam ainda.
Holy shit.
— 𝐍𝐢𝐨𝐡 𝐁𝐞𝐫𝐠 ♛ ✡︎ (@NiohBerg) January 31, 2026
Nearly the entire building in Bandar Abbas was destroyed by the explosion.
Reminder: No gas pipes in the building. This was NOT a gas leak.
And someone wrote "Long Live the Shah" on the wall outside.
Revenge has begun.
pic.twitter.com/0YEQfHXeEa
Nas redes sociais há relatos de mais explosões noutras cidades iranianas.
Several explosions have been reported across a number of cities in Iran:
— Chaya’s Clan (@ChayasClan) January 31, 2026
Bandar Abbas, Tabriz, Ahvaz, Farand, Tehran, and Qeshm.
These seem to have been caused by explosives.
Just to confirm, these are NOT from US or Israeli airstrikes or missiles. These explosions have… pic.twitter.com/5ISj6JaRYQ
🚨 Multiple explosions inside Iran!
— The Iran Watcher 🇮🇷 (@prznsoccer) January 31, 2026
In Bandar Abbas, the commentator says the building was hit and that the explosion had an unusually intense sound.
In Ahvaz, the building shows extensive structural damage consistent with a powerful explosion, with collapsed floors, shattered… pic.twitter.com/Inuu57XQXt
Os incidentes marcam um período de tensões crescentes entre Teerão e Washington devido à repressão do Irão aos protestos em todo o país e ao programa nuclear iraniano.O Pentágono não respondeu imediatamente a um pedido de comentário às explosões.
O presidente norte-americano, Donald Trump, disse no dia 22 de janeiro que uma "armada" estava a caminho do Irão. Várias fontes disseram na sexta-feira que Trump estava a avaliar opções contra o Irão, incluindo ataques direcionados às forças de segurança.
O porto sofreu uma grande explosão em abril último, que matou dezenas de pessoas e feriu mais de mil. Na altura, uma comissão de investigação atribuiu a explosão a falhas no cumprimento dos princípios de defesa e segurança civil.
O Irão tem sido abalado pelos protestos em todo o país, que eclodiram no final de dezembro de 2025, devido às dificuldades económicas e representaram um dos maiores desafios de sempre para os governantes religiosos do país.