Criança de 10 anos morre após ser atingida por charrua no concelho de Bragança

por Lusa

Uma criança de 10 anos morreu depois de ter sido atingida por uma alfaia agrícola na aldeia de Fermentãos, Bragança, adiantou à Lusa fonte dos bombeiros de Izeda, naquele concelho, que estiveram no socorro.

"À nossa chegada, a vítima já não estaria no local [da ocorrência], mas nas imediações. Não conseguimos precisar aquilo que aconteceu. A criança terá sido atingida por uma alfaia agrícola, uma charrua. Segundo a informação que tivemos hoje, terá falecido no Porto", disse Óscar Esménio, comandante dos bombeiros de Izeda.

O alerta foi dado este domingo cerca das 17:00. A vítima estaria a brincar num armazém onde estava guardada uma charrua, sem estar acoplada ao trator, que acabou por cair na zona do tórax da criança.

Segundo fonte hospitalar, à chegada do socorro, o ferido estava em paragem cardiorrespiratória, que foi revertida pela equipa médica da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM que foi a primeira ajuda a chegar.

No local estiveram também os bombeiros voluntários da vila de Izeda. Deslocou-se ainda a Guarda Nacional Republicana (GNR), após comunicação do INEM, o que é um procedimento normal em ocorrências deste tipo.

A criança foi levada para o hospital de Bragança e depois transferida para o hospital de São João no Porto, via terrestre.

Por causa das condições meteorológicas na zona do Porto, não foi possível realizar o helitransporte, pelo que foi acionado o Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico (TIP), um serviço que se dedica ao transporte de recém-nascidos e doentes pediátricos em estado crítico entre Unidades de Saúde, segundo descrito na página da internet do INEM.

A criança acabou por morrer durante a madrugada desta segunda-feira.

À Lusa, fonte da Unidade Local de Saúde de São João confirmou a morte do menino de 10 anos, apontando que este deu entrada no centro hospitalar do Porto em estado "muto grave".

"O São João lamenta a confirmação do falecimento do menino de 10 anos, transferido do Hospital de Bragança para a Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do São João em estado clínico muito grave", refere a resposta do hospital.

As autoridades competentes investigam agora o caso, para averiguar em que circunstância se deu o acidente.

Tópicos
pub