242 mortos nas últimas 24 horas na província chinesa de Hubei

por RTP
A Comissão Provincial de Saúde indicou que o aumento do número de casos é devido a uma nova definição mais ampla de infeção Wu Hong - EPA

O número de mortos na província chinesa de Hubei, centro da epidemia do novo coronavírus, aumentou para 242 nas últimas 24 horas e mais do que duplicou relativamente ao dia anterior, foi esta quinta-feira anunciado.

A Comissão Provincial de Saúde de Hubei (centro do país) indicou que o número de mortos na província é agora de 1.310.

O número de mortos registado nas últimas 24 horas em Hubei ultrapassa o anterior recorde de mortes ocorrido em 10 de fevereiro (103 mortes).
A Comissão Provincial de Saúde indicou que o aumento do número de casos é devido a uma nova definição mais ampla de infeção.
Nas últimas 24 horas, até à meia-noite de quarta-feira (hora local), as autoridades registaram mais 14.840 novos casos da infeção em Hubei, cuja capital é Wuhan.

Os novos casos e mortes fazem com que o novo balanço na China seja de 1.350 mortes e 60.000 infeções no total.

Uma TAC aos pulmões dos casos suspeitos pode ser considerada suficiente para diagnosticar o vírus, em vez de testes padrão de ácido nucleico, disseram as autoridades, citadas pela agência de notícias France Presse.

Das 242 mortes em Wuhan, 135 foram diagnosticados segundo a nova metodologia
, que torna possível fornecer um tratamento aos pacientes "o mais rapidamente possível" e "ser consistente" com a classificação usada nas outras províncias chinesas, explicou a Comissão Provincial de Saúde.

"A nossa compreensão da pneumonia causada pelo novo coronavírus está a aprofundar-se e estamos acumular experiência em diagnóstico e tratamento", sublinham as autoridades.

Dos 18.840 novos casos registados, 13.332 foram diagnosticados segundo os novos critérios.
Responsáveis do partido afastados

A mudança de critérios deve-se também à escassez de "kits" de diagnóstico pelos testes padrão e surge na sequência de denúncias de como vários doentes não têm tido acesso a tratamentos.

Os responsáveis de saúde têm apelado às autoridades para que alargassem os parâmetros de dignóstico do vírus de forma a tratar mais pacientes.

"Do ponto de vista da transparência médica, esta medida é positiva, mas vem levantar novas questões. Qual é que foi a taxa real de infeção desde o início de janeiro? As outras cidades e províncias também vão rever os números apresentados? (...) Suspeito que muitos na China vão olhar para isto como uma nova razão para não acreditar no Governo", diz Sam Crane, professor de política e filosofia chinesa, ao jornal The Guardian.

Entretanto, o secretário do Partido Comunista em Hubei, Jiang Chaoliang, foi substituído no lugar pelo chefe do partido de Xangai, Ying Yong. O chefe do partido da capital daquela província, Wuhan, também já foi despedido.

É a primeira grande mudança de responsáveis do partido desde o início do surto. Na terça-feira, Pequim já tinha afastado o diretor da Comissão de Saúde de Hubei, Liu Yingzi, e o secretário do Partido Comunista na mesma comissão, Zhang Jin.
Localidade no Vietname em quarentena
Um cruzeiro com mais de duas mil pessoas a bordo chegou esta quinta-feira ao Camboja, depois de ter sido recusado por cinco grandes portos por receio de que os passageiros estivessem infetados com o coronavírus, apesar de não haver casos confirmandos.

Já o cruzeiro em quarentena ao largo de Yokohama, no Japão, registou mais 44 casos confirmados de coronavírus. Em 3.700 passageiros, 218 já foram diagnosticadas neste navio em que se encontram oito portugueses.

Quem contrai o vírus é levado para hospitais locais para ser tratado, enquanto os restantes passageiros permanecem no cruzeiro. De acordo com o Ministério da Saúde do Japão, cinco pessoas hospitalizadas encontram-se em estado de saúde considerado grave.

No Vietname, uma localidade com dez mil habitantes perto de Hanói foi colocada de quarentena por receio de propagação do coronavírus, depois de terem sido identificados cinco casos. O local foi colocado sob quarentena de 20 dias.

No total, o Vietname conta atualmente com 15 casos confirmados da doença.

c/ agências
pub