Alemanha anuncia suspensão do Acordo de Schengen

por RTP
Michaela Rehle, Reuters

O ministro alemão do Interior acaba de anunciar a introdução temporária do controlo de fronteiras. O Acordo de Schengen ficará assim suspenso, em resposta ao afluxo invulgarmente alto de refugiados que tem estado a verificar-se.

Conforme já fora antecipado em Spiegel Online, o ministro anunciou aquela medida às 16h30, hora de Lisboa. Trata-se de uma resposta de emergência ao afluxo invulgarmente alto de refugiados que tem estado a verificar-se em direcção à Baviera, através da fronteira austríaca.

A polícia foi colocada de prevenção. Os agentes disponíveis noutras regiões da Alemanha serão enviados para a Baviera, com o propósito de encerrar a fronteira e de passar a controlar a validade dos documentos de viagem das pessoas que pretendam entrar em território alemão.

Aquele site refere também poderações que estariam em curso, no sentido de reforçar o policiamento da fronteira com unidades da Bundeswehr (Exército).

De Maizière sustenta que as medidas a anunciar são conformes às disposições de Schengen e se tornaram necessárias para ordenar os procedimentos de entrada na Alemanha, num momento em que, diz também, o afluxo de refugiados está a exceder as capacidades de acolhimento.

Para além da Baviera, a crise está a tornar-se também especialmente aguda na região da Renânia-Norte Vestefália, com a chegada de dezenas de milhares de pessoas.

Entretanto, o ministro alemão dos Transportes afirmou que a Alemanha conta com a entrada, ao longo deste ano, de 800.000 pedidos de asilo e que só durante o dia de sábado chegaram à capital bávara, Munique, cerca de 12.200 refugiados.

A resposta da cidade consistiu para já em distribuir sacos-cama, instalar refugiados nas estações de comboios e montar mais tendas no Estádio Olímpico de Munique. Às situações dramáticas que vivem os refugiados acabados de chegar (na foto de Michaela Rehle, da Reuters, uma refugiada síria na estação de Munique), irão juntar-se as situações dos que ficarem agora do outro lado da fronteira.


Interrompida circulação ferroviária vinda da Áustria

Uma outra notícia inserta em Spiegel Online refere que foi interrompida a partir da 16h (hora de Lisboa) toda a circulação ferroviária da Áustria para a Alemanha. O facto foi confirmado por um porta-voz dos caminhos de ferro austríacos, ÖBB.

Cerca de 1.800 refugiados que se encontravam a caminho da Alemanha são para já afectados pela interrupção. A ÖBB não esclareceu por quanto tempo estará interrompida a circulação e tão pouco confirmou se também estão paralizados os comboios em sentido contrário, da Alemanha para a Áustria.

Salvar bancos ou salvar pessoas

Entretanto, o ministro social-democrata da Economia, Sigmar Gabriel, afirmou hoje, segundo citação do diário Tagesspiegel: "É verdade - a inacção da Europa na crise dos refugiados está a levar a própria Alemanha aos limites da sua capacidade".

E acrescentou: "Não é tanto o número de refugiados, como a velocidade a que estão a chegar, que está a tornar-se difícil de acompanhar pelas regiões e pelas autarquias".

Segundo Gabriel, a Europa deverá disponibilizar imediatamente 1.500 milhões de euros para pagar alimentação, alojamento e escolas nos principais campos de refugiados na Jordânia e no Líbano, de forma a reduzir, a montante, a origem do fluxo de refugiados. E apelou a que os Estados Unidos e as monarquias petrolíferas do Golfo participem nesse esforço com idêntica quantia.

Ainda segundo aquele ministro, "é inaceitável que centenas de milhares de milhões de euros possam ser mobillizados em poucas semanas para resgatar bancos mas a comunidade internacional não consiga juntar nem uma pequena parte desses valores para salvar pessoas".
Tópicos
pub