Bahrein e Israel vão normalizar relações anuncia Donald Trump

por RTP
Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, na sala oval, dia 11 de setembro de 2020, depois de anunciar mais um acordo de paz, o segundo em 30 dias, entre Israel e um país árabe. Desta vez foi o Bahrein. Reuters

Um mês depois do acordo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, alcançado através da mediação da Casa Branca, o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na rede Twitter que também o Bahrein vai normalizar relações com o Estado hebreu.

"Mais um avanço histórico hoje!" celebrou Trump, ao anunciar mais um sucesso diplomático a oito semanas da eleição onde se recandidata a mais quatro anos na presidência dos Estados Unidos.

"Os nossos grandes amigos, Israel e Bahrein, concluíram um Acordo de Paz", acrescentou. "O segundo país árabe a fazer a paz com Israel em 30 dias!"


Ao mesmo tempo, em Jerusalém, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, fazia o mesmo anúncio.

"Cidadãos de Israel, estou comovido ao informar-vos esta noite, que vamos alcançar um outro acordo de paz com outro país árabe, o Bahrein. Este acordo junta-se à paz histórica com os Emirados Árabes Unidos", declarou Netanyahu, num comunicado, na língua hebraica.

Os três países emitiram um comunicado conjunto, tweetado por Donald Trump, a anunciar os estabelecimento das relações diplomáticas entre Israel e o Reino do Bahrein. Este será assim o quarto Estado árabe a normalizar relações com os israelitas.

A normalização das relações de Israel com os seus vizinhos árabes, incluindo as monarquias do Golfo, vai ditar uma nova era no Médio Oriente e isolar o Irão, inimigo comum das potências regionais e dos Estados Unidos.Donald Trump deu a entender, em breves comentários a partir da Sala Oval, que em breve poderá haver boas novidades também do lado dos palestinianos. "Penso que muitas coisas boas vão acontecer quanto aos palestinianos", referiu.

Com o acordo estabelecido com os EAU, Israel renunciou aos seus planos para anexar unilateralmente parte dos enclaves que tem vindo a ocupar na Cisjordânia, à revelia da comunidade internacional.

Tanto os Emirados como o Bahrein tem repetido que são favoráveis à criação de um estado Palestiniano, ao lado de Israel.

A Arábia Saudita tem-se mantido à margem destes anúncios, mas, na senda do acordo entre Israel e os EAU, autorizou aviões comerciais israelitas a sobrevoar o seu territorio, a caminho e à vinda de Abu Dabi.
pub