CaixaBank desloca sede para Valência

por RTP
A atual sede do CaixaBank fica localizada no centro da cidade de Barcelona Yves Herman - Reuters

O terceiro maior banco de Espanha, detentor do banco BPI, decidiu mudar a sede social de Barcelona para Valência. A decisão surge na sequência da "atual situação política e social na Catalunha", refere o CaixaBank em comunicado.

Depois do banco Sabadell, na quinta-feira, foi a vez de também o CaixaBank aprovar a deslocação da sua sede social para fora da Catalunha.

O conselho de administração do banco esteve reunido esta sexta-feira, escassas horas depois de o Governo espanhol ter aprovado um decreto-lei que facilita a saída de empresas da região, e decidiu "por unanimidade" proceder à alteração da sede, segundo revela o comunicado do CaixaBank, divulgado esta tarde pela Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV).

Segundo esse decreto, aprovado hoje em Conselho de Ministros, as empresas passam a necessitar apenas da aprovação do conselho administrativo para alterarem a sua sede social, sem que seja necessário reunir todos os acionistas.

O decreto vem resolver o impasse em que se encontrava o banco catalão, uma vez que os seus estatutos forçavam a consulta de todos os acionistas para proceder à alteração de sede. Esse processo poderia demorar várias semanas até estar concluído.

A entidade bancária refere que esta decisão tem por objetivo de assegurar "a proteção dos clientes, acionistas e empregados", bem como de salvaguardar a "segurança jurídica e regulamentar" da instituição, perante a ameaça de uma declaração unilateral de independência pelas autoridades da Catalunha.
pub