Para esta quinta-feira estava prevista uma conferência de imprensa entre o presidente ucraniano e o presidente norte-americano. Os planos foram alterados e Joe Biden será substituído pelo secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.
Não houve ainda uma clarificação se o encontro entre os dois presidentes, que também estava previsto para esta tarde, sofreu alterações.
Zelensky tem estado à margem dos trabalhos da cimeira da NATO mas já conseguiu chegar a acordos bilaterais com vários países presentes.
Por estes dias, a Aliança Atlântica reforça a sua posição no apoio à Ucrânia, com o novo comando NATO na Alemanha e o centro de treino de forças conjuntas na Polónia.
Entretanto, decorre esta quinta-feira uma reunião da NATO com países do indo-pacífico e União Europeia, um encontro que versa os desafios de segurança globais, um dia depois de terem sido apontadas algumas críticas a Pequim pelo apoio ao esforço de guerra russo.
A China não gostou de ouvir as palavras dos líderes ocidentais, que acusou de estarem a levantar uma retórica beligerante crescente.