Encontro entre norte-coreanos e Pence cai "à ultima hora"

por RTP
Mike Pence, vice-presidente dos Estados Unidos Reuters

A Coreia do Norte cancelou "à última hora" uma reunião entre o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e uma delegação de figuras da nomenclatura do regime, que deveria ter lugar na Coreia do Sul. A revelação partiu do Departamento de Estado norte-americano.

A porta-voz do Departamento de Estado Heather Nauert adiantou, em comunicado que, durante a deslocação de Pence a Pyeongchang, para a abertura os Jogos Olímpicos de Inverno, "surgiu a possibilidade de uma breve reunião com os líderes da delegação norte-coreana". Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno terminam a 18 de março.

O encontro ficaria, no entanto, sem efeito por decisão do regime de Kim Jong-un.

"O vice-presidente estava pronto para aproveitar esta oportunidade para destacar a necessidade de a Coreia do Norte abandonar os programas ilícitos de mísseis balísticos e nucleares", enfatizou Heather Nauert.

Horas antes da divulgação do comunicado de Washington, o Governo sul-coreano havia garantido estar preparado para participar nos próximos exercícios militares partilhados com as Forças Armadas dos Estados Unidos, após o cair do pano sobre os Jogos de Inverno. O que poderá ser uma nova pedra na complexa engrenagem da reaproximação entre os dois países da Península Coreana.

Esta posição do Ministério sul-coreano da Defesa, assumida na forma de um relatório submetido ao Parlamento de Seul, surge depois da visita histórica de uma delegação norte-coreana, liderada por Kim Yo-jong, irmã de Kim Jong-un, ao país vizinho.

Seul e Washington decidiram, este ano, adiar as manobras Foal Eagle e Key Resolve, que se realizam habitualmente entre o final de fevereiro e o início de março. Exercícios que Pyongyang descreve, também tradicionalmente, como um ensaio para uma invasão do Norte.

O já denominado "degelo olímpico" incluiu um convite da liderança norte-coreana ao Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, para participar numa cimeira em Pyongyang.

c/ agências


Tópicos
pub