Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Limpeza nos comboios em Portugal Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do novo coronavírus à escala internacional. Portugal regista esta terça-feira 1.074 mortes relacionadas com a Covid-19, mais 11 do que na segunda-feira, e 25.702 infetados, ou seja, mais 178 casos (mais 0,7%).

Mais atualizações




23h21 - Muna, 10 anos, deslocada, a fugir da guerra e agora do coronavírus, "mesmo sem sabão"

Por muito que se repita, o novo coronavírus não nos colocou a todos ao mesmo nível. A ameaça da covid-19 não apanha todos por igual. Este é o relato de Muna. Muna é uma menina de 10 anos e vive num campo de deslocados das Nações Unidas no Iémen. No país são 1,7 milhões nessa condição. Pelo mundo fora, os refugiados e os deslocados são muitos mais milhões. E em todos eles encontramos Munas. Crianças vibrantes, apesar das dificuldades e da miséria.



21h47 - Cidade brasileira de Fortaleza decreta 'lockdown' após aumento de casos

A cidade brasileira de Fortaleza, capital do Ceará, vai entrar a partir de sexta-feira em confinamento obrigatório, com bloqueio de serviços não essenciais e da circulação de pessoas ('lockdown'), após um aumento no número de casos de covid-19.

21h30 - Tutela recomenda concentração de aulas por cada turma na reabertura das escolas para 11.º e 12.º anos

As aulas na reabertura das escolas das diferentes disciplinas de cada turma devem ser concentradas tanto quanto possível, segundo as orientações da tutela hoje enviadas, que não preveem limitação do número de alunos por sala.

Só os alunos do 11.º e 12.º anos vão regressar às escolas, para aulas presenciais das disciplinas com exame nacional, que devem ser concentradas sempre que possível, durante o período da manhã ou da tarde, para evitar que cada turma tenha tempos livres entre aulas.

O documento da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) não define um limite máximo no número de alunos por turma, mas prevê normas para a disposição das salas de aula, que devem ser "amplas e arejadas", estabelecendo que cada secretária seja ocupada por apenas um aluno.

No caso de o número de alunos da turma e de as dimensões das salas impossibilitarem o cumprimento desta regra, as escolas poderão dividir as turmas e recorrer, para esse efeito, "a professores com disponibilidade na sua componente letiva". - Lusa

21h13 - Sem medidas de contenção teria havido mais mortes e internamentos, diz barómetro da Escola Nacional de Saúde Pública

Portugal teria registado mais mortes e mais internamentos entre 1 e 15 de abril se não houvesse medidas de contenção e mitigação, conclui o barómetro semanal da Escola Nacional de Saúde Pública, hoje divulgado.

Naquele período registaram-se, segundo os peritos da Escola da Universidade Nova de Lisboa, em documento enviado à Lusa, "442 óbitos por covid-19, menos 25% do previsto no mesmo período, sem as medidas de contenção e mitigação".

A descida é ainda mais significativa no caso dos doentes em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI): "Menos 53% do que seria de esperar".

E os 1158 internados em hospitais representaram "menos 12% do que previsto", referem.

Os casos notificados durante o mesmo período ficaram 23% abaixo dos quase 25 mil esperados, sem medidas de contenção e mitigação, acrescentam.

Os resultados observados "sugerem que as medidas de confinamento e isolamento social foram e estão a ser efetivas na redução da mortalidade e dos casos graves de covid-29", observam os especialistas da Escola Nacional de Saúde Pública.

21h03 - Lares de idosos. Familiares fazem visita em grua

20h57 - Aumentaram os crimes sexuais através da internet durante a pandemia

20h48 - Covid-19. Laboratórios em Israel e no Japão anunciam avanços na pesquisa

Um laboratório israelita isolou anticorpos do novo coronavírus que podem agora servir para eliminar a Covid-19 em pessoas contaminadas. O instituto vai patentear o tratamento e tentar que seja produzido em larga escala. O Japão está a terminar também os ensaios de um novo medicamento em doentes com o novo coronavírus.
20h33 - Longas filas de espera

Retomadas as consultas presenciais nos hospitais e centros de saúde
 20h30 - Ministro da Educação reconhece dificuldades no ensino à distância
 20h22 - Material de combate à Covid-19: ajustes directos levantam dúvidas
20h21 - Fronteiras terrestres com Espanha vão continuar fechadas depois de 14 de maio

As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas depois de 14 de maio, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, sem avançar com uma data para a reabertura.

19h58 - "O Governo tem medo da CGTP", acusa o PSD

19h16 - TAP e o regresso dos voos

A TAP vai retomar a rota Lisboa - Porto com três voos por semana a partir de 18 de maio e até ao final do mês.

De Lisboa para a Madeira, de 18 a 31 de maio, a frequência passará dos atuais dois voos por semana para três.

Já as ligações de Lisboa a Ponta Delgada, nos Açores, de 18 a 31 de maio, serão reduzidas dos atuais três voos por semana para dois, ao passo que as ligações à ilha Terceira a partir da capital serão aumentadas do atual voo único por semana para dois.

Vão ainda ser retomados os voos para São Paulo, no Brasil (aeroporto de Guarulhos), com dois voos semanais a partir de 18 de maio (atualmente são zero), e para o Rio de Janeiro (Galeão), com um voo semanal, também um aumento, dado que atualmente não se realizam voos.

Nas ligações à Europa, mantêm-se os dois voos semanais nas ligações da TAP de Lisboa a Londres Heathrow (Reino Unido) e Paris (França), mas continuam sem conexão a partir de Lisboa as cidades de Bruxelas (Bélgica), Genebra (Suíça), Frankfurt (Alemanha) e Amesterdão (Holanda).

Os voos para a América do Norte estão também sem retoma prevista a partir de 18 de maio, de acordo com informação no 'site'. - Lusa

18h58 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garante que o Governo português está a trabalhar para seja possível a vinda a Portugal dos emigrantes durante o verão.

Augusto Santos Silva espera que seja possível o levantamento das restrições ao espaço Schengen.

18h51 - França com mais de 25 mil mortos por causa da Covid - 19

São mais 330 vítimas mortais do que nas últimas 24 horas, para um total de 25.531.

Continua no entanto a cair o número de pessoas nos cuidados intensivos: 3.430 hoje quando ontem eram 3.696. Uma quebra pelo 27.º dia consecutivo.

18h38 -  4900 portugueses já regressaram ao país com apoio do Governo português

Cerca de 4.900 dos 5.500 portugueses retidos no estrangeiro que pediram apoio já regressaram a Portugal, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, admitindo dificuldades especiais no repatriamento de portugueses dos Estados Unidos, Brasil e Venezuela.

"Ao dia e hora em que falo, dos cerca de 5.500 pedidos de apoio que nos foram dirigidos - de turistas, viajantes e trabalhadores não-residentes - foi possível apoiar o regresso de cerca de 4.900 dessas pessoas", disse o ministro durante uma audição na comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas da Assembleia da República.

Os números, disse, correspondem a uma taxa de conclusão de processos de perto dos 90%.

18h18 - 130 mil imigrantes ficaram provisoriamente com a situação regularizada em Portugal durante a pandemia de covid-19

Na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Eduardo Cabrita explicou que os 130 mil cidadãos estrangeiros que ficaram com a situação regularizada eram aqueles que tinham processos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras até 18 de março, altura em que foi decidido decretar o estado de emergência.

O ministro avançou que estes imigrantes vão continuar nesta situação até que comecem a realizar-se os atendimentos no SEF, mas não especificou quando.

18h08 - EUA com mais de 70 mil vítimas mortais da Covid

Uma contabilização da agência de notícias Reuters indica que já terão morrido mais de 70 mil pessoas de Covid - 19 nos EUA.

Diz ainda Reuters que um estudo da Universidade de Washington indica que em agosto o número de vítimas mortais deve chegar às 134 mil.

17h57 - Testes a migrantes residentes em hostels de Lisboa

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que foram realizados 560 testes à covid-19 a migrantes residentes em hostels de Lisboa, 178 dos quais tiveram resultados positivos, avançando que os testes vão continuar em outras unidades de acolhimento destes cidadãos.

17h44 - Guiné-Bissau com 475 casos e dois mortos

O Centro de Operações de Emergência de Saúde da Guiné-Bissau informou hoje que a doença provocada pelo novo coronavírus fez a segunda vítima mortal no país e aumentou para 475 o número de casos confirmados.

17h42 - Alerta da ONU

As crianças estão, por causa da pandemia, a aceder à internet cada vez mais cedo e com maior risco de ciber bullying.

17h14 - Pandemia atrasou conclusão do PREVPAP, afirma ministra

17h08 - Reino Unido muito próximo das 30 mil vítimas mortais

O Reino Unido registou nas últimas 24 horas mais 693 vítimas mortais da Covid - 19, para um total de 29.427.

Os números foram hoje apresentado pelo ministro britânico dos Negócios Estrangeiros que afirmou, na mesma altura, que redes sofisticadas de piratas informáticos estão a atacar organizações nacionais e internacionais que dão resposta à pandemia em curso.

17h00 - Itália com o número mais baixo de novas infeções dos últimos dois meses

São mais 1075 novos casos do novo coronavírus, para um total de 213.013. Diminuiu o número de novos casos em relação a segunda-feira (1221)

Já o número de vítimas mortais aumentou em relação ao dia de ontem. Morreram 236 pessoas (ontem 195) para um totoal de 29.315.

16h54 - Moçambique com 81 casos

Moçambique registou mais um caso de infeção pelo novo coronavírus, elevando o número total de doentes no país de 80 para 81, anunciou o Ministério da Saúde.

16h17 - Covid-19. O que dizem os números hoje divulgados pela DGS?
 16h09 - 433 pessoas foram detidas em 45 dias de estado de emergência

O ministro da Administração Interna adiantou hoje que foram detidas 433 pessoas durante os 45 dias de estado de emergência.

O estado de emergência vigorou em Portugal entre 19 de março e 2 de maio, tendo o país entrado, no passado domingo, numa situação de calamidade para fazer face à pandemia de covid.19.

15h18 - Desconfinamento na Áustria

O país superou a primeira fase de desconfinamento sem um aumento significativo de novos casos. O plano de desconfinamento iniciou-se em abril.

"A primeira etapa foi muito bem gerida", declarou o ministro austríaco da Saúde, Rudolf Anschober. Assim, o país irá prosseguir com o alívio das restrições.

A primeira fase de descofinamento previa a reabertura de várias categorias do setor do comércio que tinham estado encerradas durante um mês.

14h27 - Mais de 250 mil mortos

A Covid-19 já matou 251.512 pessoas e infetou mais de 3,5 milhões em todo o mundo desde o início da pandemia.

De acordo com os dados da agência France Presse foram registados 251.512 mortos e mais de 3.595.970 infetados em 195 países.

Pelo menos 1.104.600 pessoas foram consideradas curadas pelas autoridades de saúde.

13h35 – “Podemos fazer jantares de família, com as devidas precauções”

O sub-diretor geral de Saúde terminou a conferência de imprensa desta terça-feira lembrando que ainda temos transmissão do coronavírus em Portugal, e que por isso, não podemos passar do 80 para o 8 em termos de cuidados a ter para evitar a propagação.

O responsável da DGS refere que é agora permitida “mais liberdade e mais permissões”, mas alerta que é preciso manter cuidados já que “ninguém quer uma segunda onda”.

“Devemos fazer o nosso papel”. Isso pode passar por voltar a fazer jantares de família, com as devidas precauções e distanciamento social.

“Não o podemos fazer nos moldes que fazíamos antes”, avisa Diogo Cruz.

13h29 - “Não há nenhum motivo para não sermos transparentes”, diz ministra da Saúde

A ministra da Saúde Marta Temido foi questionada pelos jornalistas à saída de uma visita ao hospital da Prelada, sobre notícias publicadas hoje sobre contratos feitos por ajuste direto no valor de 9 milhões de euros.

Sobre o assunto, disse não ter com ela a informação exata sobre os valores dos contratos, relembrando que foi feito um regime excecional e transitório para se poder adquirir equipamento de proteção individual, por exemplo. É um regime para necessidades essenciais neste contexto de pandemia.

Marta Temido assegurou não saber os pormenores das pessoas com quem foram celebrados contratos, mas garantiu que “se houver algum assunto que tenha de ser auditável, será”, no futuro.

Assegurou que os contratos feitos neste regime excecional vão constar do portal base, mas que ainda não foi possível colocá-los todos. “Não há motivo para não ser transparente”, garante a ministra, dizendo que será conhecido de todos o que foi comprado e a quem.

A ministra disse ainda que houve entidades do setor convencionado que suspenderam o atendimento aos doentes enviados pelo SNS durante a fase aguda da luta contra a covid-19. Marta Temido disse ainda que se estas entidades quiserem voltar a receber doentes, para uma recuperação mais rápida do atendimento que não foi feito durante a pandemia.

13h24 - Realização de testes

O secretário de Estado reconhece que há uma diminuição no número de testes realizados durante o fim de semana. O governante garante no entanto que isso não se verifica por falta de oferta, mas devido à diminuição da procura destes testes.

António Lacerda Sales sublinha que foram realizados mais de 459 mil testes desde início de março e que estão a ser feitos mais de 44 mil testes por milhão de habitantes.


13h22 - Óbito de jovem entre 20-29 anos

O sub-diretor geral da Saúde confirma que há um óbito de um jovem na faixa etária de 20-29 anos, mas não quis acrescentar pormenores sobre a situação em concreto, lamentando apenas todas as mortes ocorridas no país.

13h16 - 1074 óbitos e 25702 infetados em Portugal

Portugal regista esta terça-feira 1.074 mortes relacionadas com a Covid-19, mais 11 do que na segunda-feira, e 25.702 infetados, ou seja, mais 178 casos (mais 0,7%).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, há esta terça-feira 818 casos de internamento, dos quais 134 em cuidados intensivos.

Há registo de 1743 casos de recuperação, mais 31 casos que ontem. Os casos recuperados correspondem a 6,8% do total de casos confirmados.

A taxa de letalidade global é de 4,2% e a taxa de letalidade acima dos 70 anos é de 14,9%. Cerca de 85,9% das pessoas em tratamento estão a ser acompanhadas no domicílio. Em internamento há 3,2% de doentes em internamento, sendo que 0,5% estão em unidades de cuidados intensivos e 2,7% em enfermaria. 

A realização de provas para acesso por parte dos médicos às várias especialidades foi interrompida a 18 de março mas será agora retomada, a partir de 8 de junho, processo que deve ficar concluído até 3 de julho. 

Durante a pandemia foram contratados mais de 2.300 profissionais de saúde, dos quais mais de 700 enfermeiros e mais de uma centena de médicos.

11h08 - Bélgica ultrapassa barreira dos 8.000 mortos

A Bélgica ultrapassou nas últimas 24 horas a barreira dos 8.000 mortos por covid-19, com o registo de 97 mortos desde segunda-feira.

O total de óbitos devido à pandemia do novo coronavírus é de 8.016.

Nas últimas 24 horas foram ainda registados 242 novos casos (361 na segunda-feira, mantendo-se a tendência em baixa), para um total de 50.509.

11h05 - Número de mortos em África sobe 1.843

Desde o início da pandemia foram registadas 1.843 mortes em África. O número de casos registados é agora de 47.118.

O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença, com 1.127 mortos e 17.703 casos registados.

10h23 - Polícia Municipal aconselha passageiros de transportes públicos

A Polícia Municipal tem acompanhado a operação do segundo dia de desconfinamento, tentando aconselhar os passageiros dos transportes públicos e sensibilizando-os para a utilização da máscara.

A comissária Paula Cadete deu conta de como tem decorrido a operação, deixando o alerta para o uso correto da máscara.

10h07 - Espanha. 185 mortos nas últimas 24 horas

O número de mortos em Espanha foi de 185 nas últimas 24 horas, num total de 25.613 óbitos desde o início da pandemia.

Houve mais 867 casos desde segunda-feira, num total de 219.329 casos confirmados.

9h45 - Israel anuncia descoberta de anticorpo que ataca vírus

O Instituto de Israel para a Investigação Biotecnológica, do Ministério da Defesa, anunciou ter desenvolvido um anticorpo que ataca e neutraliza o coronavírus. 

Em comunicado, o instituto refere que já está a ser preparada uma patente para contactar farmacêuticas com o objetivo de uma produção à escala comercial.

9h31 - Mais 139 mortos na Alemanha

A Alemanha registou mais 139 vítimas mortais nas últimas 24 horas depois de ter ficado abaixo dos três digitos nos últimos três dias. Ocorreram 6.831 óbitos desde o início da pandemia. 

Existem agora 163.860 casos diagnosticados no país, um aumento de 685 casos em relação ao dia anterior.

9h05 - Hospital Santa Maria retoma normalidade

Em Lisboa, o Hospital Santa Maria está a realizar consultas externas, mas garante o distanciamento e o cumprimento das regras para evitar o contágio. O uso de máscara é obrigatório.

Luís Pinheiro, diretor clínico, sublinha que se mantiveram cerca de 1.600 consultas por dia ao longo dos últimos meses. Uma grande percentagem destas consultas foram não presenciais.

O responsável garante que o hospital conta com circuitos separados para doentes Covid e doentes não-Covid que garantem a segurança.

8h28 - Médicos alertam que viseiras não substituem máscaras

A Ordem dos Médicos e o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas alertam para os riscos que a utilização de viseiras, em vez de máscaras, representa em termos de saúde pública. Os médicos pedem que o Governo altere a legislação.

Alertam que a viseira "é um bom elemento de proteção a nível ocular, confere alguma proteção das vias áreas a quem a usa, mas não confere proteção às outras pessoas".

"Não existem estudos sólidos sobre o impacto da utilização da viseira, como alternativa à máscara, na redução do risco de contágio pelo novo coronavírus em termos de infeção através das vias aéreas", acrescentam.

7h48 - China cumpre três semanas sem mortes

A China identificou um novo caso de contágio com a Covid-19 nas últimas 24 horas. Há três semanas que as autoridades chinesas não registam qualquer morte relacionada com a doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com a Comissão de Saúde da China, 395 pessoas permanecem em tratamento hospitalar, enquanto que 949 estão em isolamento e observação para casos suspeitos ou após testes positivos, embora apresentem sintomas.

A China registou até ao momento 4633 mortos e 82.881 infetados, dos quais 77.853 são dados como recuperados.

As autoridades de saúde do país adiantaram ainda que 395 casos confirmados continuam ativos, dos quais 29 são doentes em estado grave - os números mais baixos desde janeiro.

Quanto aos infetados assintomáticos, a China registou 15 novos casos, elevando o total para 947.

7h30 - Estados Unidos com 1015 mortos em 24 horas

Os Estados Unidos registaram 1015 mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais baixo em um mês, indicou a Universidade Johns Hopkins.

Estes novos óbitos, registados até à 1h30 desta terça-feira, em Lisboa, elevam para 68.689 o número de vítimas mortais desde o início da epidemia no país, o mais afetado pela Covid-19 no mundo, de acordo com os dados oficiais.

Os Estados Unidos registam também o maior número de pessoas infetadas com a doença, com perto de 1,2 milhões de casos identificados. Cerca de 187.180 doentes foram já declarados curados.

De acordo com um documento interno da administração norte-americana, divulgado pelos jornais New York Times e Washington Post, prevê-se que o número de mortos diários devido à Covid-19 possa quase duplicar até 1 de junho.

O relatório prevê mais de três mil mortos e 200 mil novos casos registados todos os dias até àquela data, numa altura em que alguns estados norte-americanos começaram progressivamente a pôr fim às medidas de confinamento impostas à população.

6h55 - Ponto de situação


Setencentas e oitenta pessoas foram ontem impedidas de viajar em transportes públicos por não estarem a usar máscaras de proteção. Foi este o resultado do primeiro dia de vigilância e fiscalização nos transportes públicos de Lisboa e Porto.Ao abrigo do estado de calamidade, a lotação nos transportes públicos está limitada a dois terços da capacidade.


A GNR adiantou que pelo menos 460 utentes não estavam a cumprir a obrigação de usar máscara ou viseira. A PSP havia já adiantado que multara três pessoas e impedira 320 de seguirem viagem.

As autoridades estão a manter uma abordagem pedagógica, procurando evitar a circulação sem a utilização dos equipamentos de proteção.
As operações de vigilância nos transportes publicos prosseguem esta terça-feira nas duas maiores cidades do país.

Ainda assim, apesar dos casos de incumprimento, a Polícia de Segurança Pública fez um balanço positivo da fiscalização.

Na passagem do estado de emergência para o estado de calamidade, Portugal retomou a normalidade possível. Além dos transportes públicos, o pequeno comércio e os serviços voltaram a a abrir portas, ao cabo de um mês de encerramento.
No primeiro dia, foram as barbearias e os cabeleireiros que aparentemente tiveram maior procura.
Testes antes da abertura das creches
Os trabalhadores das creches já começaram a ser testados para a Covid-19. O programa de rastreio decorre a nivel nacional. Arrancou segunda-feira no Algarve e na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Até 18 de maio, prevê-se que sejam testados 29 mil trabalhadores. É para essa data que está previsto o início da reabertura das creches.

Será um periodo de período de transição até à abertura em pleno, no dia 1 de junho.
O quadro em Portugal
Morreram mais 20 pessoas com Covid-19 em Portugal. O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de segunda-feira, revela um aumento de 1,9 por cento na taxa de mortalidade.

Já morreram no país 1063 pessoas vítimas da Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus.
O número de infeções cresceu um por cento. São mais 242 casos confirmados, num total de 25.524.

Estão internados 813 doentes, menos 43 relativamente a domingo. E há 143 pessoas em unidades de cuidados intensivos, menos uma do que no boletim anterior.
O quadro internacional
À escala internacional, de acordo com o balanço da agência France Presse, a pandemia da Covid-19 já fez mais de 250 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um milhão de pessoas foram dadas como curadas.

Para enfrentar a pandemia, os governos determinaram o confinamento de 4,5 mil milhões de pessoas, o equivalente a mais de metade da população do planeta, encerraram o comércio não essencial e reduziram o tráfego aéreo, paralisando largamente a economia mundial. Na Europa,a ordem é agora para desconfinar gradualmente.
Na última noite, sem mais explicações, o Ministério da Saúde do Brasil corrigiu os números do dia para 296 mortos e 6633 infetados - durante a tarde de segunda-feira, havia anunciado 263 mortos e 4075 infetados.

O Brasil tem agora registo de 7321 óbitos e 107.780 casos de infeção desde o início da epidemia no país, ao invés das 7288 vítimas mortais e 105.222 casos anteriormente anunciados.

O aumento no número de mortes foi de quatro por cento. Quanto ao número de infetados, o crescimento foi de sete por cento, passando de 101.147 para 107.780 casos.
A taxa de letalidade da doença no país é agora de 6,8 por cento. Está a ser investigada uma eventual ligação com a Covid-19 em 1427 mortes.

O Ministério brasileiro da Saúde dá também conta da recuperação de 45.815 pessoas, sendo que 54.644 permanecem debaixo de observação médica.

São Paulo, centro da Covid-19 no país, totaliza 2654 mortos e 32.187 infetados. Seguem-se Rio de Janeiro, com 1065 óbitos e 11.721 infetados, Ceará, com 712 mortos e 11.040 infetados, Pernambuco, com 691 vítimas mortais e 8863 casos, e Amazonas, com 584 mortes e 7242 pessoas diagnosticadas.