Reportagem

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Mário Cruz - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a progressão do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal regista este domingo mais três mortes causadas pela Covid-19 e mais 457 infetados, mais de 85% dos quais na Região de Lisboa e Vale do Tejo, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de mortes relacionadas com a Covid-19 ascende hoje a 1.564 pessoas enquanto os casos confirmados desde o início da pandemia totalizam 41.646 infetados. Mundialmente, mais de 10 milhões de pessoas foram contagiadas com o novo coronavírus.

Mais atualizações




22h50 - Governador da Califórnia encerra de novo os bares de Los Angeles

O democrata Gavin Newson ordenou o novo encerramento dos bares em Los Angeles e em seis outros distritos do Estado da Califórnia, após o ressurgimento da pandemia.

"Devido ao aumento dos casos de Cavid-19, a Califórnia ordena o encerramento dos bares de Fresno, Imperial, Kern, Kings, Los Angeles, San Joaquin e Tulare", escreveu na sua página Twitter o governador, que havia autorizado a reabertura dos bares a 12 de junho.

22h30 - Associação distribui 300 refeições por dia a novos sem-abrigo em Lisboa



22h10 - Chineses primeiros a fechar e últimos a reabrir negócios em Madrid



21h50 - Má comunicação, transportes e desigualdades justificam surtos



21h30 - Noventa por cento dos turistas a norte são agora portugueses



21h15 - PR moçambicano prorroga estado de emergência com alívio de algumas medidas

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, prorrogou hoje pela terceira vez o estado de emergência no país para prevenir a covid-19, mas com alívio gradual de algumas restrições.

"Entre relaxar, manter ou agravar, decidi prorrogar pela terceira vez o estado de emergência por mais 30 dias", anunciou o chefe de Estado numa comunicação à nação.

"Decidimos, pois, manter o nível 3 [de restrições] e adequar de forma faseada algumas medidas com impacto na economia do país, permitindo que alguns setores de atividade possam funcionar", acrescentou.

Logo na primeira parte da intervenção, Nyusi deixou um sinal de preocupação com a situação económica.

"Hoje mais do que nunca precisamos de reformular cautelosamente as nossas medidas de prevenção: necessitamos de evitar a propagação da covid-19, mas precisamos também de evitar o colapso da nossa economia. Devemos nos preparar para, de forma proativa, enfrentar o período que se seguirá à presente pandemia", disse.

O estado de emergência em vigor desde 01 de abril e cujo atual período termina na segunda-feira, foi prorrogado por mais 30 dias, até 30 de julho.

Entre as medidas revistas, Filipe Nyusi anunciou a retoma faseada de aulas presenciais em todos os graus de ensino de acordo com calendários a divulgar dentro de dias, sendo que o ano letivo moçambicano decorre de fevereiro a dezembro.

Moçambique vai também autorizar a realização de voos internacionais com países selecionados (não referidos) e em regime de reciprocidade.

A retoma de ligações aéreas com o estrangeiro, interrompidas em maio, pretende dar resposta à "necessidade de especialistas, gestores e investidores para dinamizar o turismo e negócios", referiu Nyusi.

Vai também aumentar "de um terço para uma quantidade não superior a metade o efetivo laboral presencial das equipas de serviço de 15 em 15 dias" nas instituições públicas e privadas.

Museus e galerias vão poder voltar a abrir, com lotação limitada, para cumprir as regras de distanciamento social de dois metros, mas espetáculos e festas continuarão a ser proibidos.

Todas as medidas deverão ter em conta as regras de prevenção da covid-19 e, em casos específicos, protocolos a definir pelas autoridades de saúde.

Outros espaços de aglomeração, como locais de culto religioso e bares, vão continuar fechados.

Filipe Nyusi disse que as medidas já implementadas permitiram atrasar o pico da pandemia, cuja progressão deu sinais de aceleração em junho, mas mantendo-se baixa a pressão sobre os sistemas de saúde, enquanto se aguarda por tratamentos ou vacinas.

O chefe de Estado considera que se tem assistido a um progressivo "desleixo" quando à prevenção, renovando o apelo para que se cumpram as ações-chave: reduzir a mobilidade, usar máscara, cumprir sempre o distanciamento social e reforçar a lavagem de mãos.

"A prevenção continua a ser o nosso o único caminho, estamos certos de que é preciso corrigir o desleixo e desrespeito na implementação das medidas já traçadas e estamos certos de que é crucial encontrar um balanço justo entre economia e saúde", referiu.


21h00 - Pandemia já causou 499 mil mortos e mais de 10 milhões de infetados

A pandemia da covid-19 já matou pelo menos 499.510 pessoas em todo o mundo desde que a doença foi detetada na China, em dezembro, segundo um balanço da agência AFP até às 19:00 TMG (20:00 em Lisboa) de hoje.

De acordo com os dados recolhidos, mais de 10.058.010 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, no final de dezembro do ano passado, na cidade chinesa de Wuhan.

No total, foram considerados curadas pelo menos 4.998.900 pessoas.
###1240780###

O número de casos diagnosticados só reflete, no entanto, uma fração do número real de infeções, já que alguns países testam apenas casos graves, outros usam os testes para fazer rastreio e muitos países mais pobres não têm capacidade para testar qualquer caso.

Desde a contagem feita às 19:00 de sábado, foram registadas 4.059 novas mortes e 173.156 novos casos em todo o mundo.

Os países com mais mortes neste período são o Brasil, onde foram contabilizados 1.109 óbitos nas últimas 24 horas, seguido do México, que registou 602 novas mortes e os Estados Unidos, com 454 num dia.


20h45 - Algarve. Turistas portugueses são esperança para salvar época de verão



20h30 - Dois novos casos de Covid-19 em Reguengos de Monsaraz



20h20 - Mais dois lares infetados com novo coronavírus em Lisboa e Vale do Tejo



20h00 - Hospitais de Lisboa quase no limite de internamentos por Covid-19



18H45 - A pandemia em Portugal, análise por regiões

A região de Lisboa e Vale do Tejo é responsável por 85% dos novos casos de covid-19 divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), albergando 391 das 457 pessoas infetadas nas últimas 24 horas.

A percentagem de novos casos situados em Lisboa e Vale do Tejo aumentou em relação a sábado, dia em que a região apresentava 79% dos novos casos de covid-19, ou seja, 255 das 323 novas infeções daquele dia.

Os concelhos de Lisboa com maior número de casos de infeções são Lisboa, com 3.423 doentes, e Sintra, com 2.564.

Outros três concelhos da Área Metropolitana de Lisboa registam um número de infetados com o novo coronavírus superior a mil: Loures, com 1.791, Amadora, com 1.645, e Odivelas, com 1.084.

No total, estes cinco concelhos contabilizam 10.507 dos casos confirmados de infeção, mais de metade do total da região de Lisboa e Vale do Tejo, onde o número totaliza 18.752.

Relativamente ao total do país, a região de Lisboa e Vale do Tejo tem quase metade dos casos (45%), sendo que Portugal soma 41.646 infetados confirmados, segundo o boletim epidemiológico hoje divulgado.

A região Norte do país não está, no entanto, muito longe desta percentagem.

Com 17.476 casos confirmados de covid-19, o Norte alberga 42% do total de infetados no país, ficando estas duas regiões (LVT e Norte) muito longe da terceira zona mais infetada, o Centro, onde estão 9,8% (4.094 pessoas) do total de doentes.

Entre o Alentejo e o Algarve situam-se 2,5% dos infetados, enquanto as ilhas albergam 0,5% dos doentes confirmados.

De acordo com o boletim da situação epidemiológica em Portugal divulgado hoje pela DGS, na região do Norte foram reportadas 31 das novas infeções diárias (6,7% dos casos), no Centro 14 novos casos (3%) e no Algarve mais 17 (3,7%).

No Alentejo registaram-se quatro novos casos (0,8% do total).

Nem Região Autónoma dos Açores nem a da Madeira reportou novos casos nas últimas 24 horas.

Das três mortes registadas hoje, duas aconteceram na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Alentejo.

No Norte, os concelhos com mais casos acumulados são Vila Nova de Gaia, com 1.640, seguindo-se o Porto, com 1.414 infetados, e Matosinhos, com 1.292.

Na lista segue-se Braga, com um total de 1.256 casos confirmados, e depois Gondomar, com 1.093 doentes.

A DGS realça que os números apresentados se referem ao total de notificações médicas no sistema SINAVE (excluindo notificações laboratoriais), pelo que podem não corresponder à totalidade dos casos por concelho.

18H30 - Moçambique tem mais 20 casos, total acumulado sobe para 859

Moçambique anunciou hoje mais 20 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 859, com cinco óbitos e 228 recuperados.

O país atingiu hoje o total de 28.586 casos suspeitos testados desde o início da pandemia, a 11 de março, com uma taxa de positivos de 3%, referiu Ilesh Jani, diretor do Instituto Nacional de Saúde.

Aquele responsável falava durante a apresentação diária de dados sobre a pandemia de covid-19 no país.

Do total de casos ativos, a maioria está no norte: a província de Nampula tem 253, seguindo-se Cabo Delgado com 148.

A sul, Maputo Cidade tem 78 casos ativos, Maputo Província tem 62 e as restantes províncias têm 15 ou menos infetados ativos identificados cada uma.

"Nunca tivemos tantos casos ativos como agora porque a maior parte foi diagnosticada recentemente", referiu Ilesh Jani.

Nampula e Cabo Delgado são as províncias que registam também as maiores taxas de resultados positivos face a testes realizados.

Em Nampula, 11,5% dos casos suspeitos testados deram resultado positivo e em Cabo Delgado a taxa de positivos é de 6,1%, enquanto no resto das províncias a taxa é inferior a 2%.

Ainda de acordo com os dados apresentados hoje, do total acumulado de casos em Moçambique, dois terços são homens, a maioria está "nas faixas etárias mais ativas", dos 20 aos 39 e 55% são assintomáticos, havendo depois 38% com sintomas leves.

Logo, "a única forma de prevenção é adotar as medidas decretadas e que incluem o uso de máscaras, higiene individual e coletiva, entre outras", concluiu Ilesh Jani.

18h20 - Hospitais da capital oficial do Equador à beira da rutura

O responsável pela autarquia de Quito, capital do Equador, anunciou que os serviços de saúde locais estão sem capacidade de atender o fluxo de doentes com Covid-19 que acorre aos hospitais.

"Os serviços de saúde já não conseguem fazer face, vai ser necessário tomar decisões por mais difíceis que sejam", escreveu Jorge Yunda na sua conta Twitter.

Yunda referiu que, "infelizmente, as pessoas não compreendem o grave perigo que a capital enfrenta" e lamentou o desrespeito de muitas pessoas pelas restrições impostas desde o início da pandemia.

O Equador conta 54.500 casos de infeção, incluindo mais de 4.400 mortos numa população de 17,5 milhões de habitantes e é um dos países mais afetados pela pandemia na América Latina.

Em maio as medidas de confinamento foram aligeiradas mas entre dias três e 27 de junho, o número de casos subiu 62 por cento em Quito, de acordo com as autoridades sanitárias. O número de pessoas sob cuidadosi ntensivos na capitual do Equador passou de 57 para 250, de acordo com o Ministério da Saúde.

18H00 - Análise aos dados de hoje da pandemia em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, Em comparação com os dados de sábado, constatou-se hoje um aumento de óbitos de 0,2%, enquanto a evolução dos casos de infeção mostrou um crescimento de 1,1%.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 18.752 casos, mais 391 do que no sábado.

Esta região tem atualmente 45% dos infetados em todo o país.

Em Portugal continental registou-se um aumento do número de infetados, com o norte a representar a segunda região com maior crescimento. Nesta região, a DGS contabiliza mais 31 pessoas infetadas com o novo coronavírus, atingindo hoje as 17.476.

O Algarve surge na posição seguinte da lista das regiões com maior crescimento do número de infetados, tendo registado mais 17 do que no sábado, o que totaliza 612 pessoas infetadas com covid-19.

Na região Centro, foram detetados mais 14 infetados, atingindo 4.094, enquanto o Alentejo somou mais quatro doentes, chegando aos 471.

Embora tenha sido a zona onde o crescimento de infetados foi menor, foi no Alentejo que morreu a terceira pessoa doente com a covid-19.

Os Açores mantêm 149 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-Cov-2 e 15 mortes, enquanto que a Madeira tem 92 pessoas infetadas e continua sem qualquer óbito registado.

Do total de pessoas infetadas em Portugal, 458 estão internadas, mais uma do que no sábado, estando 75 em unidades de cuidados intensivos, mais cinco do que na contabilização anterior.

Na distribuição dos casos infetados por concelhos, Lisboa é o que regista o maior número de casos, com 3.423 (mais 88 do que no sábado), seguido por Sintra, com 2.564 (mais 87).

No terceiro lugar dos concelhos com mais infetados encontra-se Loures, com um total de 1.791 (mais 46), seguindo-se a Amadora, com 1.645 (mais 54 infetados do que no sábado), e Vila Nova de Gaia, com 1.640 (mais sete).

Ainda acima dos mil casos, contam-se o Porto, que manteve os 1.414 casos de infeções, Matosinhos, que também continua com o mesmo número registado no sábado: 1.292; e Braga, que também mantém o número anterior, somando 1.256 doentes.

A lista dos concelhos com mais de mil infetados inclui ainda Gondomar, com 1.093 casos, e Odivelas, com 1.084.

Os dados do relatório da DGS indicam que, do total de mortes registadas até hoje, 781 são homens e 783 são mulheres.

Por faixa etária, o maior número de mortes regista-se entre as pessoas com 80 ou mais anos (1.048), seguida pela faixa entre os 70 e os 79 anos (301).

Entre a população com idades compreendidas entre os 60 e 69 anos há 143 mortes, além de 50 mortes entre as pessoas com idade entre os 50 e os 59 anos.

Entre os 40 e os 49 anos houve 18 mortos, duas entre os 30 e os 39 anos e duas na faixa etária dos 20 aos 29 anos.

Em termos globais, a faixa etária mais afetada pela doença é a dos 40 aos 49 anos (6.932), seguida da faixa entre os 30 e os 39 anos (6.626) e das pessoas com idades compreendidas entre os 50 e os 59 anos (6.564).

A aguardar resultado laboratorial de testes estão 1.511 pessoas e em vigilância pelas autoridades de saúde estão 31.299.

Desde o dia 01 de janeiro, Portugal registou 376.815 casos suspeitos, segundo adianta o boletim, referindo que 27.066 se recuperaram, o que representa mais 202 do que no sábado.

17H48 - Espanha regista dois mortos e 118 novas infeções nas últimas 24 horas

Espanha registou nas últimas 24 horas mais dois mortos relacionados com covid-19 e 118 novas infeções, menos 73 do que no sábado, indicou hoje o Ministério da Saúde.

No total, Espanha contabiliza 28.343 vítimas mortais e 248.770 casos de covid-19.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, o número de mortes diminuiu hoje em comparação com os relatados na sexta-feira, registando-se menos dois mortos.

Os dados indicam ainda que, na última semana, Espanha registou 13 mortos por covid-19, sendo na maioria em Madrid e Castela e Leão.

Das 118 novas infeções, 14 correspondem à Catalunha, 20 a Madrid, 48 a Aragão, 12 à Andaluzia, a Navarra, sete a Cantábria, quatro a Múrcia e duas à Galiza e Comunidade Valenciana.


17H30 - Itália regista mais 22 mortos e 174 novas infeções nas últimas 24 horas

Itália regista hoje mais 22 mortos por covid-19 do que no sábado, totalizando 34.738 vítimas mortais, e mais 174 novas infeções, divulgou a Proteção Civil italiana.

No total, 240.310 pessoas foram infetadas em Itália desde 21 de fevereiro, quando foi registada a primeira infeção de covid-19.

Segundo os dados da Proteção Civil italiana, os 22 mortos registados hoje são dos menores aumentos registados desde o início da crise.

As 174 novas infeções registadas nas últimas 24 horas representam também um dos menores aumentos e estão em linha com os 175 novos casos verificados no sábado.

A Proteção Civil refere que metade dessas infeções estão na região da Lombardia (norte de italiana), a mais afetada pela pandemia.

Atualmente, existem 16.681 pessoas infetadas com a covid-19 em Itália, menos 155 do que no sábado, estando a maioria em isolamento em casa e com sintomas ligeiros.

Apesar desta redução, as autoridades italianas estão a acompanhar de perto a evolução de alguns surtos que surgiram em várias partes do país, nomeadamente num bloco de apartamentos nos arredores de Nápoles, onde 42 imigrantes búlgaros testaram positivo.

A cidade de Bergamo (norte), uma das mais afetadas, vai homenagear hoje à noite junto às portas dos cemitérios as pessoas que morreram com a covid-19, numa cerimónia que contará com a presença do chefe de Estado italiano.


17H00 - Cabo Verde com 64 novos casos pelo segundo dia consecutivo

Cabo Verde registou hoje mais 64 casos de coronavírus, o mesmo valor pelo segundo dia consecutivo, dois dos quais no Maio, que passa a ser a sétima ilha habitada com casos da doença, segundo o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informou que os dois laboratórios do país analisaram 398 amostras nas últimas 24 horas, tendo 64 dado resultado positivo, o maior número registado até agora no país, que acontece pelo segundo dia consecutivo.

Dois dos casos foram registados no Maio, que passa a ser a sétima das nove ilhas habitadas a diagnosticar a doença, faltando apenas Fogo e Brava.

Os outros casos positivos foram contabilizados nas ilhas do Sal (40) e Santiago (22), distribuídos pelos concelhos da Praia (19), Santa Cruz (2) e São Salvador do Mundo (1).

O país passa a contabilizar um acumulado de 1.155 casos positivos, desde 19 de março, dos quais 12 óbitos, tendo dois doentes sido transferidos para os seus países.

No total, há 569 pessoas consideradas recuperadas e 572 casos ativos da doença.

16h45 - Açores sem novos casos há cinco dias consecutivos

A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que não existem novos casos de contaminação pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no arquipélago desde quarta-feira, ou seja, há cinco dias consecutivos.

Em comunicado hoje divulgado, a Autoridade de Saúde Regional adianta que, nas últimas 24 horas, não foram registados novos casos positivos de covid-19 nas ilhas, apesar das 664 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região.

"A Região mantém, neste momento, três casos positivos ativos de infeção pelo novo coronavírus, dois na ilha de São Miguel (detetados no dia 23 de junho) e um na ilha Terceira (descoberto a 20 de junho), sendo que, até à data, foram detetados 151 casos" nos Açores, desde o início da pandemia, refere o mesmo comunicado.

Apesar de não terem sido registados novos casos no arquipélago, as autoridades aconselham a população a manter e, se possível, reforçar, as medidas de prevenção e contenção da pandemia.

"A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um hospital ou unidade de saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24", sublinha o comunicado.

16h30 - Covid-19. Portugal tem mais 3 mortos, 457 infetados e 202 recuperados

Portugal regista hoje mais três mortes causadas pela covid-19 do que no sábado e mais 457 infetados, mais de 85% dos quais na Região de Lisboa e Vale do Tejo, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde.

De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, o número de mortos relacionadas com a covid-19 ascende hoje a 1.564 pessoas enquanto os casos confirmados desde o início da pandemia totalizam 41.646 infetados.

Em comparação com os dados de sábado, constatou-se hoje um aumento de óbitos de 0,2%, enquanto a evolução dos casos de infeção mostrou um crescimento de 1,1%.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 18.752 casos, mais 391 do que no sábado.

Esta região tem atualmente 45% dos infetados em todo o país.


16h09 - Reino Unido regista mais 36 mortos

O Reino Unido registou hoje mais 36 mortos relacionados com a covid-19, num total de 43.550 vítimas mortais, tornando-se no país da Europa mais afetado pela pandemia e o terceiro do mundo, segundo o Ministério da Saúde. Os dados indicam também que nas últimas 24 horas surgiram mais 901 casos, totalizando 311.151.

Apesar de o governo britânico dar conta apenas das mortes certificadas por um teste de diagnóstico, outras estatísticas indicam que o número real de mortes relacionadas com covid-19 ultrapassa os 54.000.

15h51 - Madeira quer Governo a dizer lá para fora que nem todas as regiões têm problemas covid-19

O Governo Regional da Madeira exige ao Governo da República que explique aos países com potenciais turistas que a situação no arquipélago é melhor do que a que se vive no Continente.



14h53 - Clientes de parque de campismo negativos mas há nove infetados em Grândola

Os clientes do Parque de Campismo da Galé, em Grândola (Setúbal), tiveram "todos" resultado negativo nos testes de rastreio à covid-19, mas há nove pessoas residentes neste concelho alentejano infetadas, foi revelado.

"Há um total de nove pessoas de Grândola infetadas" com covid-19, das quais "três são funcionários" do parque de campismo e "seis são jovens do concelho", disse hoje à agência Lusa Ismael Selemane, da autoridade de Saúde local.

Os resultados dos testes efetuados no interior do parque de campismo mostram, por outro lado, que "os clientes são todos negativos", assinalou o delegado de Saúde do concelho de Grândola.

"Fizemos o rastreio na sexta-feira" e a conclusão é que "não há nenhum positivo entre utentes e clientes do parque", pelo que, quem quiser, já pode sair das instalações.

14h51 - GNR reforça fiscalização para prevenir pandemia

A GNR anunciou este que reforçou a fiscalização para prevenir a covid-19, avançando que nos últimos dias tem verificado algumas situações de incumprimento das regras definidas para o combate à pandemia, como ajuntamentos e festas.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana refere que os militares da corporação têm garantido a presença em todo o país para fiscalizar que o distanciamento físico e a concentração de pessoas está a ser seguido de acordo com as normas vigentes, assim como as regras de ocupação e a permanência nos locais abertos ao público.

14h05 - Delegado de saúde rejeita aumento de casos covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo

O delegado de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval, sublinha que o número de casos não tem aumentado naquela região.


14h02 - Pandemia abre novas oportunidades ao turismo no Interior

A crise pandémica está a ser encarada como uma oportunidade para a promoção do turismo no interior. Em Bragança, a natureza é o principal ativo para atrair clientes em unidades de Glamping ou do espaço rural.


13h48 - Brasil em parceria com Oxford para vacina contra a covid-19

O governo Brasileiro acaba de anunciar uma parceria para a pesquisa e produção de uma vacina contra a covid-19 a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido. Este acordo prevê que o Brasil ajude no desenvolvimento científico da nova vacina e participe depois na produção.


13h44 - Covid-19 já fez mais de 10 milhões de doentes

Foram registados dois milhões de casos de covid-19 só nos últimos doze dias. O número total de mortos está próximo do meio milhão.


13h41 - Covid-19 suspende férias dos profissionais de saúde do distrito de Évora

São agora 139 os casos positivos de covid-19 em Reguengos de Monsaraz. Já morreram três pessoas infetadas. Para garantir a resposta ao surto, a Administração Regional de Saúde do Alentejo suspendeu as férias dos profissionais de saúde do distrito de Évora.


13h35 - Praia em tempo de covid-19

Foram muitos os portugueses que aproveitaram o Sol para descontrair numa ida à praia.


13h33 - Sete casos confirmados de covid-19 em estabelecimentos prisionais

O mais recente caso é na cadeia de Leiria, o de um guarda prisional. De acordo com os Serviços Prisionais, há ao todo quatro guardas infetados e três pessoas externas que trabalham no Hospital Prisional de Caxias. O Sindicato dos Guardas Prisionais revela que são duas ajudantes de cozinha e uma auxiliar de limpeza.


13h31 - Lisboa. Habitantes estão a evitar os ajuntamentos

Foi calma em Lisboa a primeira noite em que entrou em vigor a aplicação de multas para quem não cumprir as regras definidas pelo Governo para conter a pandemia. Nem nos locais habitualmente mais procurados para sair se viram grupos de pessoas.


13h27 - Foco de covid-19 no Lar de Vale de Lobos, em Sintra

Já morreu um dos utentes. A autarquia testou 88 pessoas, entre idosos e funcionários. Vinte e quatro estão infectadas.


13h26 - Unidades hospitalares quase na capacidade máxima

Os profissionais de saúde dos hospitais Amadora-Sintra e de Loures acusam as autoridades de saúde de descoordenação. A região de Lisboa entrou numa fase mais crítica da pandemia, com algumas unidades hospitalares à beira da capacidade máxima de resposta. A Ordem dos Médicos exige que sejam ouvidos os profissionais no terreno.


13h03 - China confina 1,5 milhões de pessoas em cantão próximo da capital

A China confinou hoje cerca de um milhão e meio de pessoas numa zona próxima da capital, Pequim, atingida por um novo surto de infeções de covid-19, que as autoridades ainda descrevem com "sério e complexo".

O país tinha conseguido conter a evolução dos contágios pelo novo coronavírus, mas a deteção de mais de 300 novos casos na cidade em pouco mais de duas semanas alimentou receios de uma segunda vaga de contaminações.

As autoridades locais lançaram, entretanto, uma vasta campanha de testes, encerraram escolas, pediram aos habitantes de Pequim que fiquem na cidade, evitando deslocações para fora da capital, e confinaram vários milhares de pessoas em áreas residenciais consideradas de maior risco de contágio.

Hoje, segundo a agência France-Presse, as autoridades locais anunciaram o confinamento do cantão de Anxin, localizado a cerca de 60 quilómetros a sul da capital, na província de Hebei, onde foram detetados onze casos relacionado com o surto registado em Pequim.

As indicações são de que apenas uma pessoa por família poderá sair uma vez por dia para comprar alimentos ou medicamentos.

13h00 - Índia ultrapassa 16.000 mortos

O primeiro ministro da India, Narenda Modi, defendeu hoje que o seu país deve concentrar-se em reforçar a economia, quando o número de casos de covid-19 continuar a aumentar e o país ultrapassa as 16 mil mortes.

No domingo, a Índia registou 19.906 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total para 528.859, com 16.095 mortes. De acordo com as informações, 309.713 pessoas recuperaram, refere a Associated Press.

Modi disse em entrevista a uma rádio que, durante o período pós-bloqueio, os indianos precisam de estar mais vigilantes em comparação com o bloqueio, e apenas a atenção pode salvá-los do coronavírus.

Uma vez mais, Narenda Modi pediu às pessoas que usassem máscara e observassem as normas sociais de distanciamento e outras precauções, ou então colocariam outras pessoas em risco, principalmente idosos e crianças em casa.

12h29 - Número de doentes de Reguengos de Monsaraz hospitalizados sobe

O número de doentes com covid-19 internados no hospital de Évora e ligados ao lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) subiu para 11, um deles em cuidados intensivos.

Em comunicado divulgado esta manhã, com o ponto de situação de todos os dados conhecidos até ao final de sábado, o município explicou que, destes 11 doentes internados no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), 10 são utentes do lar.

"De entre os profissionais" do Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) "registamos um internamento, que se encontra na Unidade de Cuidados Intensivos", realçou.

Além disso, "aguardam, neste momento, decisão de internamento mais três utentes" da mesma instituição, onde, no dia 18 deste mês, surgiu o foco da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, acrescentou a autarquia.

Segundo o comunicado de hoje, o surto de covid-19 já infetou 131 pessoas em Reguengos de Monsaraz, das quais 128 são casos ativos, 93 deles entre utentes (71) e funcionários (22) do lar e 35 na comunidade, tendo falecido três utentes da instituição de apoio à terceira idade.

11h23 - Mais de 10 milhões de casos identificados em todo o mundo

Mais de 10 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus foram notificados em todo o mundo, mais de metade dos quais na Europa e nos Estados Unidos, segundo um balanço feito pela AFP.

Segundo dados oficiais divulgados até às 10:30 de hoje e recolhidos pela agência, pelo menos 10.003.942 casos, 498.779 deles mortais, foram registados até hoje em todo o mundo.

Na Europa, o continente até agora mais atingido pela pandemia de covid-19, registam-se 2.637.546 casos de infeção, 195.975 mortais.

Nos Estados Unidos, o país do mundo com mais infeções e mais mortos, contabilizam-se 2.510.323 casos e 125.539 mortes.

O ritmo da pandemia continua a acelerar-se no mundo, com um milhão de novos casos recenseados em apenas seis dias.

10h21 - Rússia ultrapassa 9.000 mortes

A Rússia registou nas últimas 24 horas mais 104 mortes por covid-19 e 6.791 novos infetados, elevando o total de mortos para 9.073 e mantendo-se como o terceiro país no mundo com mais casos, anunciaram hoje as autoridades.

"Durante o último dia foram registados 6.791 novos casos em 83 regiões do país, sendo que 2.198 destas pessoas (cerca de 32,4%) são assintomáticos", revelou o gabinete de crise que faz a gestão da emergência sanitária naquele país, citado pela agência EFE.

O total de casos subiu para 634.437.

No principal foco do novo coronavírus na Rússia, na capital Moscovo, foram registados nas últimas 24 horas mais 717 casos, o número mais baixo dos últimos dois meses e meio, sublinharam as autoridades.

Assim, o número total de casos de covid-19 em Moscovo é de 220.071.

A capital da Rússia registou ainda 24 mortes nas últimas 24 horas devido ao novo coronavírus, o que elevou para 3.788 o número de mortes por covid-19 na capital, segundo revelaram dados oficiais.

Ao mesmo tempo, em Moscovo durante as últimas 24 horas tiveram alta 1.502 pacientes, enquanto o total de recuperados da infeção em todo o país ascende a 399.087 desde o início da pandemia.

A Rússia ocupa atualmente o terceiro lugar na lista dos países com mais contágios, superada pelos Estados Unidos e Brasil.

10h16 - Profissionais dos hospital Amadora-Sintra e Loures pedem mais coordenação

O Presidente do Conselho Regional Sul da Ordem dos Médicos explicou que os hospitais Amadora-Sintra e de Loures têm recebido mais gente e por isso sentem maior pressão. Alexandre Valentim Lourenço afirmou que é necessário haver orientações claras sobre que doentes devem ser transferidos e em que condições devem ser transferidos.


09h28 - GNR fez dispersar na sexta-feira dois ajuntamentos em Lagos e Albufeira

No Algarve, a GNR teve de dispersar dois ajuntamentos: um em Lagos e outro em Albufeira. A região registou 20 novos casos. No entanto, nas praias, as regras de distanciamento parecem estar a ser cumpridas.


09h23 - África com 9.484 mortes e mais de 371 mil infetados

O número de mortos em África devido à covid-19 subiu para 9.484, mais 201 nas últimas 24 horas, em mais de 371 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados é de 371.548, mais 12.140 casos nas últimas 24 horas.

O número de recuperados é hoje de 178.407, mais 5.350.

A África Austral regista o maior número de casos (137.028) e contabiliza 2.477 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais infetados em todo o continente (131.800) e que regista 2.413 vítimas mortais.

O Norte de África lidera no número de mortes (4.007), em 94.388 infeções.

A África Ocidental conta 1.248 mortos em 71.969 infetados, a África Oriental regista 1.041 vítimas mortais em 35.249 casos, enquanto na África Central há 711 mortos em 32.914 infeções.

O Egito, o país africano com mais vítimas mortais, contabiliza hoje 2.708 mortos e 63.923 casos de infeção, seguindo-se a África do Sul e depois a Argélia, com 892 vítimas mortais e 12.968 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, está também a Nigéria, com 558 mortos e 24.077 infetados, e o Sudão, com 572 mortes, apesar de ter um número de infeções mais reduzido (9.257).

09h18 - Profissionais de saúde dos Hospitais Amadora-Sintra e Loures pedem coordenação

Os profissionais de saúde dos hospitais Amadora-Sintra e de Loures pedem mais coordenação aos políticos por causa da pandemia. Sentem cada vez mais pressão provocada pelo crescimento de casos de covid-19, na região de Lisboa.

O Jornal Público revela, igualmente, uma posição do bastonário da Ordem dos Médicos. Miguel Guimarães considera que houve houve incapacidade
para antecipar a situação.

O ministério da Saúde assegura que vai reforçar os meios humanos em Lisboa e Vale do Tejo com 120 profissionais.

08h41 - República Checa com o maior número de infetados desde 8 de abril

De acordo com dados do ministério da Saúde checo, o número de novas infeções na República Checa subiu para os 260, o número mais alto desde o dia 8 de abril.

Num país com mais de dez milhões de pessoas existe o registo de mais de onze mil casos, com notificação de 347 vítimas mortais. De acordo, com as autoridades checas o número de casos confirmados subiu devido ao aumento da testagem.

08h35 - Estados Unidos ultrapassam os dois milhões e meio de infetados

De acordo com uma contagem feita pela Reuters, os Estados Unidos ultrapassaram a marca dos 2,5 milhões de infetados, numa altura em que os casos sobem consideravelmente em estados como o Arizona e Florida. Mais de 125 mil pessoas morreram, o número mais alto em todo o mundo.

08h28 - China regista 17 novos casos nas últimas 24 horas, 14 em Pequim

A China diagnosticou 17 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 14 em Pequim, anunciaram as autoridades chinesas.

Todos os casos em Pequim são de contágio local. Os restantes três são oriundos do exterior e foram diagnosticados em diferentes partes do país.

A Comissão de Saúde da China não relatou novas mortes em todo o país.

O número de casos ativos fixou-se em 415, entre os quais oito em estado grave.

De acordo com os dados oficiais, desde o início da pandemia a China registou 83.500 infetados e 4.634 mortos devido à covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

08h25 - Venezuela com maior número de infeções diárias desde o início da pandemia

A Venezuela registou 351 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais alto de infeções diárias desde o início da pandemia, elevando o total para 5.130, anunciaram as autoridades.

Este foi o terceiro dia consecutivo em que o número de casos de transmissão comunitária (249) ultrapassou os casos importados (102).

Desde o primeiro caso de covid-19 no país, em meados de março, as autoridades contabilizaram 42 mortes devido à doença, com um óbito registado nas últimas 24 horas.

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse na televisão estatal que há pontos nas fronteiras "sem controlo sanitário", anunciando a criação de "zonas estratégicas de defesa", que ficarão debaixo de controlo militar. É o caso dos estados de Táchira e Zulia, na fronteira com a Colômbia.

O aumento do número de infetados no país surge durante a implementação de um programa de alívio da quarentena, que prevê sete dias de confinamento, seguidos de outros sete de flexibilização.

08h22 - Hospital vandalizado no México após rumores de contaminação deliberada

Residentes de uma localidade no estado de Chiapas, no sudeste do México, vandalizaram na sexta-feira um hospital e incendiaram duas viaturas da polícia, acreditando que as autoridades estariam a propagar deliberadamente o coronavírus, anunciou a Procuradoria.

Os incidentes ocorreram na noite de sexta-feira, na localidade de Larrainzar, quando agentes da polícia foram atacados por residentes descontentes com as operações de fumigação.

Várias comunidades no estado de Chiapas opõem-se aos métodos de fumigação contra o dengue e à pulverização de um desinfetante para combater a covid-19. Segundo as autoridades, alguns acreditam que o governo estaria a propagar deliberadamente a doença desta forma.

Esta é a terceira vez que a população do estado de Chiapas leva a cabo este tipo de ataques com base em falsos rumores relacionados com a pandemia de covid-19

08h19 - México regista mais 602 mortes

O México registou 602 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos desde o início da pandemia para 26.381, anunciaram as autoridades mexicanas.

Além destes óbitos, há ainda 1.972 mortes suspeitas que aguardam o resultado de testes laboratoriais.

Desde o início da pandemia no México, em fevereiro, o país contabilizou 212.802 casos confirmados com o novo coronavírus, com 4.410 novas infeções só nas últimas 24 horas.

O país tem atualmente 25.700 casos ativos.

A Cidade do México e o estado do México continuam a ser os que registam o maior número de casos acumulados, ativos e também óbitos.

08h10 - Multas para quem não cumprir normas anti-covid-19 entram em vigor

Entraram no sábado em vigor as multas para quem não cumprir as regras definidas pelo governo para as várias fases de confinamento.

As coimas variam entre os 100 e 500 euros para particulares e entre mil e cinco mil euros para empresas.

08h09 - Covid-19 obriga a novas regras de embalamento e armazenamento agrícola

As centrais de embalamento e armazenamento de produtos agrícolas vão ter de seguir novas orientações, para diminuir o risco de contágio por Covid 19.

Medidas reveladas durante uma visita da ministra da agricultura ao Montijo.

08h08 - Moçambique. Portugueses prioritários sem lugar em voo de repatriamento

Dezenas de portugueses com necessidades de cuidados médicos ou dificuldades financeiras não conseguiram lugar no avião de repatriamento que foi enviado para moçambique.

Aguardavam o regresso prioritário a Portugal desde o inicio da pandemia, mas ficaram em terra.

08h07 - Pandemia em Lisboa afeta negativamente turismo da Madeira

Os números da pandemia na zona de Lisboa estão também a influenciar impacto no turismo da Madeira.

Os hotéis da região começam já a registar mais cancelamentos.

Muitos turistas estrangeiros já desistiram de vir a Portugal no Verão.

08h05 - Surto de Covid-19 em Reguengos suspende férias de profissionais de saúde

Estão suspensas até 10 de julho as férias dos profissionais de saúde no Alentejo.

O surto de Covid 19 em Reguengos de Monsaraz continua a alastrar à comunidade.

Hoje há mais cinco infectados fora do lar onde foi detectado o primeiro foco da doença.

No total nesta região há agora 137 pessoas com o novo coronavírus. Três pessoas já morreram.

O quadro em Portugal

Os dados do último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de sexta-feira, indicam mais 323 casos - 79 por cento dos casos é na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Morreram mais seis pessoas para um total de 1561.

Estão internadas 457. Setenta encontram-se em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início do surto, já foram identificadas 41.189 infeções.

O número de recuperados aumentou para 26.864.

O quadro internacional

A pandemia da Covid-19 já causou quase 495 mil mortes e infetou mais de 9,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia, em fevereiro, o Continente Americano soma atualmente os números mais expressivos de casos e mortes.

A Covid-19 é a doença transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan, cidade do centro da China.