Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

É a primeira vez, desde 16 de março, que o boletim da DGS não regista qualquer óbito causado pelo novo coronavírus Phil Noble - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações




23h20 - PR promulga prorrogação do regime excecional de contratação de médicos aposentados

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje a prorrogação, até 2021, do regime excecional de contratação de médicos aposentados pelos serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O diploma foi hoje promulgado juntamente com outros seis, segundo informação publicada na página na internet da Presidência da República.

A medida, aprovada em Conselho de Ministros em 30 de julho, pretende "assegurar a capacidade de resposta do SNS através do reforço dos recursos humanos, em especial de pessoal médico", segundo um comunicado divulgado no final da reunião.

Assim, "face à carência de profissionais no SNS, e considerando a atual conjuntura", foi aprovado o decreto-lei que prorroga o "regime excecional de contratação de médicos aposentados pelos serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde" pelo período de 01 de agosto a 31 de dezembro de 2021.

O decreto-lei n.º 89/2010, de 21 de julho, veio estabelecer um regime excecional que permite, enquanto não for possível suprir a carência por médicos recém-especialistas, o exercício de funções públicas ou a prestação de trabalho remunerado por médicos aposentados em serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde, independentemente da sua natureza jurídica.

Embora tenha sido concebido como uma medida transitória, o diploma tem vindo a ser sucessivamente prorrogado, explicou à agência Lusa uma fonte oficial do Ministério da Saúde.

23H15 - América do Sul e Caraíbas ultrapassam cinco milhões de casos

São números contabilizados pela Agência France Presse que apontam que, na mesma região, a pandemia fez mais de 202 mil mortos.

23h10 - Brasil com quase 100 mil mortos

O Brasil confirmou mais 16.641 casos de contágio com o novo coronavírus mas últimas 24h, para um novo total de dois milhões e 750.318 pessoas infectadas.

O número de mortos subiu 561 e salda-se agora em 94.665.

O Brasil regista o surto mais grave do novo coronavírus em todo o mundo, a seguir aos Estados Unidos.

De acordo com o levantamento do executivo, 1.912.319 pacientes já são considerados recuperados da doença e outros 743.334 permanecem em acompanhamento.

Hoje, o diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, declarou numa conferência de imprensa que a pandemia no Brasil continua a ser muito preocupante.

"A situação no Brasil continua a ser muito preocupante, com muitos estados a relatar um alto número de casos. A contagem média diária é de 60 mil [novos] casos e mais de mil mortes por dia", afirmou Ryan.

22h45 - OMS avisa que poderá nunca ser conseguida uma cura

A Organização Mundial de Saúde avisou que pode nunca vir a existir uma cura para a Covid-19. A pandemia já infetou mais de 18 milhões de pessoas e causou perto de 700 mil mortos.


22h36 - Guiné-Bissau ultrapassa os dois mil casos de infeção

A Guiné-Bissau regista 2.032 casos acumulados do novo coronavírus e 27 vítimas mortais, segundo os últimos dados apresentados hoje pela alta comissária contra a covid-19, Magda Robalo.

De acordo com Magda Robalo, o número de vítimas mortais aumentou para 27 e o de recuperados para 944.

"Infelizmente, esta semana a Guiné-Bissau ultrapassa a barreira dos 2.000 casos de covid-19", disse, na conferência de imprensa semanal, em Bissau, a alta comissária.

A antiga ministra da Saúde guineense afirmou também que dos 2.032 casos, 2.027 são de transmissão local e que cinco são casos importados.

A alta comissária contra a covid-19 adiantou que apenas as regiões de Bijagós, Bolama e Quinara não registaram até hoje qualquer caso do novo coronavírus.

Nas declarações aos jornalistas, Magda Robalo insistiu na necessidade de a população respeitar e cumprir com as medidas de prevenção da doença.

"As pessoas que são positivas continuam a transmitir às pessoas, o que significa que temos de acelerar, reforçar, as medidas de prevenção. A não ser que haja uma redução no contacto entre pessoas, vamos continuar a ter contágios", referiu.

Segundo Magda Robalo, no Setor Autónomo de Bissau já há transmissão comunitária.

"Temos uma progressão da doença de pessoa para pessoa e é difícil identificar quem é que infetou quem", salientou.

"Ainda há muito trabalho a fazer para sensibilizar as populações que ainda não estão conscientes do risco que correm. O comportamento que têm tido deixa-nos a pensar que não se leva a doença a sério, o risco de infeção a sério", disse.

Magda Robalo declarou que é preciso uma abordagem diferente para levar a uma mudança de comportamentos.

"As pessoas precisam de estar conscientes de que o risco é permanente e que qualquer pessoa pode transmitir a doença", sublinhou, acrescentando que a utilização de máscara protege o próximo, bem como manter a distância física.

22h20 - Empresários da diversão itinerante dizem que municípios não têm mostrado abertura

Os municípios não têm "estado recetivos" à instalação de equipamentos de diversão itinerante, apesar de já estarem autorizados a funcionar mediante regras sanitárias, afirmou hoje a Associação Portuguesa de Empresas de Diversão (APED).

20h55 - Angola com número recorde de 81 casos e mais três mortes

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou hoje mais 81 casos de covid-19 em Angola, um recorde num só dia, bem como três novas vítimas mortais.

Entre os 81 infetados identificados nas últimas 24 horas, seis são de Cabinda, um do Bengo e um do Uíje, e os restantes 73 de Luanda.

Têm idades entre 4 e 93 anos, sendo 60 de sexo masculino e 21 feminino.

Os três casos que resultaram em morte são de nacionalidade angolana. Trata-se de dois homens, com 59 e 53 anos, com comorbilidades associadas, que se encontravam internados no Hospital Militar, e uma mulher de 31 anos, na Clínica Sagrada Esperança

Com os 81 casos, Angola acumula agora 1280 infeções, dos quais 58 óbitos, 476 recuperados, incluindo 15 nas últimas 24 horas, e 746 ativos, dos quais 20 em estado grave e quatro doentes críticos.

19h35 - Mais 36 infetados e um morto em Cabo Verde nas últimas 24 horas

Cabo Verde registou mais 36 pessoas infetadas com covid-19, todas na cidade da Praia, nas últimas 24 horas, elevando o acumulado a 2.583 casos, com mais uma vítima mortal desde domingo, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

Em comunicado, o Ministério da Saúde de Cabo Verde refere que foram processadas desde domingo, nos laboratórios de virologia do país, 220 amostras (também das ilhas de São Vicente, São Nicolau e Maio), sendo que 36 deram resultado positivo para o novo coronavírus na Praia, ilha de Santiago, e todas as restantes foram negativas.

Nas últimas 24 horas foram ainda dados como recuperados 51 infetados, pelo que permanecem ativos em Cabo Verde 645 casos de covid-19, um dos quais em estado grave e ventilado, internado no Hospital Dr. Agostinho Neto, na Praia.

19h17 - Reino Unido regista 938 novos casos e nove mortes num dia

O Reino Unido registou 938 novas infeções de covid-19 em 24 horas e nove mortes devido ao novo coronavírus nos hospitais, residências e lares, segundo dados publicados hoje pelo Ministério da Saúde.

No total, foram confirmadas 305.623 infeções e 46.210 mortes no país desde o início da pandemia, de acordo com os dados oficiais do Ministério da Saúde, embora as agências de estatística britânicas tenham contado pelo menos 56.400 certidões em que a causa de morte está associada ao novo coronavírus.

19h15 - Espanha soma mais de 2.200 novos casos em 24 horas

Espanha registou 2.211 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, faltando conhecer os dados das comunidades de Madrid e de Navarra, com a Catalunha a ultrapassar os 100.000 infetados, depois de confirmar 1.243 num dia.

Segundo o Ministério da Saúde espanhol, o total de infetados com o novo coronavírus desde o início da epidemia, há cerca de cinco meses, ascende a 298.297, e pelo menos 32 pacientes (seis na Catalunha) morreram nos últimos sete dias, elevando o número global para 28.478 óbitos.

17h59 - Noruega impede desembarques de cruzeiros durante duas semanas após surto em navio

O Governo norueguês vai impedir nas próximas duas semanas o desembarque de cruzeiros nos seus portos, após a confirmação de um surto de covid-19 num navio da companhia Hurtigruten.

A Hurtigruten tinha previamente cancelado de forma indefinida todos os seus cruzeiros após serem detetados 41 casos positivos a bordo do navio "Roald Amundsen", que efetuava a rota ártica entre Tromso e o arquipélago de Svalbard.

"Devemos tomar estas medidas necessárias para interromper a transmissão do contacto na Noruega. E vamos fazê-lo enquanto investigamos o que falhou no surto em Hurtigruten", disse hoje o ministro da Saúde norueguês, Bent Hoie.

A medida afeta os cruzeiros com mais de 100 pessoas a bordo, mas exclui os restantes barcos.

Trinta e seis tripulantes e cinco passageiros, pertencentes a duas viagens distintas do mesmo barco, foram diagnosticados com o coronavírus responsável pela doença covid-19 desde que na sexta-feira a Hurtigruten informou a existência de dois casos positivos na sua tripulação.

Quatro membros da equipa permanecem hospitalizados em Tromso desde há três dias, enquanto a restante tripulação permanece isolada no barco.

17h45 - Ministro da Casa Civil do Brasil diagnosticado com o novo coronavírus

O ministro da Casa Civil do Brasil, general Walter Souza Braga Netto, testou positivo para a covid-19 hoje, anunciou o Governo brasileiro numa nota oficial enviada à imprensa.

17h04 - Empresas podem pedir apoio à normalização da atividade a partir de amanhã

As candidaturas ao incentivo extraordinário à normalização da atividade empresarial, apoio destinado a empresas que estiveram em `lay-off` simplificado, abrem esta terça-feira, de acordo com o anúncio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

"Os empregadores que reúnam os requisitos aplicáveis podem apresentar o requerimento para o incentivo a partir das 09:00 do dia 4 de agosto, através do portal do iefponline, na área de gestão da entidade empregadora", pode ler-se no site do IEFP.

O incentivo extraordinário à normalização da atividade empresarial é concedido após a cessação do `lay-off` simplificado ou do plano extraordinário de formação, medidas lançadas pelo Governo para responder ao impacto da pandemia covid-19.

O apoio tem duas modalidades, mas cada empregador apenas pode submeter uma candidatura para uma das modalidades previstas.

Uma das modalidades consiste no pagamento, de uma vez só, de 635 euros (valor de um salário mínimo) por cada trabalhador abrangido pelo `lay-off` simplificado ou pelo plano extraordinário de formação.

Por exemplo, uma empresa que teve cinco trabalhadores em `lay-off` simplificado e que opte por esta modalidade, irá receber 3.175 euros de uma vez só.

A outra modalidade prevê um apoio de 1.270 euros (o equivalente a dois salários mínimos), por cada trabalhador abrangido pelo `lay-off` simplificado ou pelo plano extraordinário de formação, mas pago de forma faseada ao longo de seis meses.

O apoio no valor de 1.270 euros tem ainda associada a redução em 50% das contribuições sociais a cargo da empresa durante um período que varia consoante foi a duração do `lay-off` simplificado ou plano de formação.

Já as empresas que celebrarem contratos de trabalho sem termo nos três meses seguintes ao incentivo, com aumento líquido de emprego face ao período homólogo, têm direito a isenção total das contribuições durante dois meses.

Os empregadores que beneficiem do incentivo extraordinário à normalização da atividade não podem despedir durante o período de concessão do apoio bem como nos 60 dias subsequentes.

As empresas ficam também impedidas durante 60 dias a recorrer ao `lay-off` previsto no Código do Trabalho bem como ao apoio à retoma progressiva (medida que sucedeu, a partir de agosto, ao `lay-off` simplificado).

16h59 - Moçambique regista 27 novas infeções e mais uma morte

Moçambique registou hoje a 14ª morte de um paciente com covid-19 e mais 27 novas infeções, elevando o total para 1.973, anunciou o Ministério da Saúde.

16h55 - Vírus detetado nos esgotos é eliminado nas estações de tratamento

Análises a amostras de esgotos de Lisboa, Cascais, Vila Nova de Gaia e Guimarães sugerem que o coronavírus da covid-19, detetado nos efluentes não tratados, é eliminado nas estações de tratamento, revelou a Águas de Portugal.

Para o estudo foram analisadas mais de 200 amostras de esgotos recolhidas à entrada e saída de cinco estações de tratamento que servem cerca de 20% da população nacional e zonas com elevada prevalência de infeções, segundo um comunicado do grupo Águas de Portugal (AdP), que coordenou o trabalho.

Os resultados apontam para "a ausência de material genético" do coronavírus SARS-CoV-2 "no efluente tratado", o que, de acordo com o comunicado, "sugere que as etapas do tratamento são eficientes" na remoção do vírus dos esgotos.

O grupo AdP adianta que, apesar de ter sido detetado material genético do novo coronavírus nos esgotos à entrada das estações de tratamento, "não significa" que o SARS-CoV-2 "se encontre infecioso ou ativo e que se possa propagar" pela água.

"De facto, não existe evidência à data da possibilidade de infeção por SARS-CoV-2 através desta via", assinala a nota, sublinhando que as cargas virais encontradas nas amostras de esgotos, antes de serem tratados, são "proporcionais às concentrações reportadas por estudos semelhantes em curso noutros países".

16h35 - Madeira celebra protocolo com novo laboratório para testar viajantes

A Madeira tem agora novo protocolo com um terceiro laboratório no continente para realizar testes à covid-19 aos viajantes que pretendam deslocar-se para a região autónoma.

O anúncio foi feito pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque: "Juntando ao CEDOC (Centro de Estudos de Doenças Crónicas, em Lisboa, entidade que está a realizar gratuitamente testes de diagnóstico covid-19 a quem viajar para a Madeira), reforçamos a capacidade (com o novo laboratório) de testagem".

Trata-se do Lumilabo, com 13 postos de recolha e capacidade para 250 testes por dia.

Miguel Albuquerque admite a possibilidade de aparecerem novos casos positivos na região devido ao incremento do turismo e apelou por isso ao uso da máscara e ao respeito pelas determinações da etiqueta social e distanciamento físico.

O arquipélago da Madeira regista 111 casos confirmados, 98 casos recuperados e 13 casos ativos, estando em vigilância (ativa e passiva) 14.880 pessoas.

15h45 - Pessoas com emprego regularizado podem ter apoio da Segurança Social durante isolamento

Aqueles que possuam contrato de trabalho e tenham que ficar em isolamento por ter contactado com doentes com covid-19 terão um certificado que lhes garante apoio da Segurança Social, assegurou o novo subdiretor-geral da Saúde.

Rui Portugal afirmou que, "tendo as pessoas uma situação regularizada em termos de emprego, é emitido um certificado de isolamento profilático pela autoridade de saúde que lhes garante, em relação à Segurança Social, uma cobertura".

O responsável frisou que as pessoas que "vivem da economia informal" dependem dos municípios, a quem reconheceu o esforço que têm feito para "reter em isolamento" essas pessoas, "garantindo-lhes alimentação e algum rendimento base para pagar contas e o mínimo para um determinado bem-estar".

É o que tem acontecido, por exemplo, nas autarquias da Área Metropolitana de Lisboa, onde se tem verificado a maioria dos novos casos nas últimas semanas, destacou.

O subdiretor-geral de Saúde frisou que o isolamento é "o instrumento mais forte" no combate à pandemia e que é possível "porque há uma solidariedade dos portugueses através da segurança social", mas admitiu que o processo ainda é demasiado burocrático: "Exige algum procedimento administrativo e burocrático, que tenderá a aliviar-se assim que consigamos automatizar alguns dos procedimentos que têm que ser feitos".

15h35 - Governo assegura que diminuição de novos casos não decorre de menos testes

O secretário de Estado da Saúde assegura que a diminuição de novos casos de infeção pelo novo coronavírus registada nos últimos dias não decorre de uma quebra no número de testes realizados.

"Na semana que findou, Portugal fez, em média, mais de 13.300 testes por dia, não há qualquer orientação para testar menos", garantiu António Lacerda Sales, durante a conferência de imprensa sobre a covid-19 em Portugal.

14h46 - Pandemia já matou quase 690 mil pessoas e causou mais de 18 milhões de infeções

A pandemia da Covid-19 já matou pelo menos 689.758 pessoas em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China, em dezembro, refere o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse, a partir de dados oficiais.

Mais de 18.109.730 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios, dos quais pelo menos 10.505.100 foram já considerados curados.

No domingo foram registadas 4168 mortes e 217.273 novos casos da doença em todo o mundo, sendo que os países que mais vítimas mortais somaram nos últimos relatórios foram a Índia, com 771 novos casos, o Brasil, com 541 pessoas, e os Estados Unidos, com 515.

Os Estados Unidos são o país mais atingido tanto em termos de vítimas mortais como de infeções, com 154.860 mortes e 4.667.957 casos, segundo a Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 1.468.689 pessoas foram consideradas curadas em território norte-americano.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 94.104 mortos e 2.733.677 casos, o México, com 47.746 mortos e 439.046 casos, o Reino Unido, com 46.201 mortos e 304.695 casos, e a Índia com 38.135 mortos e 1.803.695 casos.

Entre os países mais atingidos, a Bélgica é a que apresenta o maior número de mortes em relação à população, com 85 mortes por cada 100 mil habitantes, seguida do Reino Unido (68), de Espanha (61), do Peru (59) e da Itália (58).

A China continental soma oficialmente 84.428 casos (43 novos nas últimas 24 horas), incluindo 4634 mortes e 79.013 recuperações.

A Europa totalizava, às 12h00 desta segunda-feira, 210.698 mortes e 3.205.646 casos, enquanto que América Latina e Caraíbas registavam 201.893 mortes e 4.982.627 casos.

Os Estados Unidos e o Canadá contabilizavam 163.839 mortes e 4.784.815, enquanto na Ásia se somavam 64.795 mortes e 2.982.092 casos.

O Médio Oriente contabilizava 27.980 mortes e 1.174.863 casos, África 20.300 mortes e 959.620 casos e Oceânia 253 mortes e 20.075 casos.

14h39 - Novo caso detetado nos Açores nas últimas 24 horas

No comunicado diário, a Autoridade de Saúde Regional dos Açores adianta que, "decorrentes das 890 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas, foi diagnosticado um caso positivo de Covid-19 na ilha de São Miguel". Trata-se de um homem de 47 anos "não residente nos Açores".

O homem desembarcou no arquipélago proveniente de "ligação aérea com o território continental em 2 de agosto, tendo obtido à chegada resultado positivo para o vírus SARS-CoV-2".

De acordo com a Autoridade de Saúde açoriana, o homem "apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela delegação de saúde concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos".

Foram até agora detetados na região 176 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, verificando-se atualmente 17 casos positivos ativos, todos na ilha de São Miguel.

14h13 – RT nacional é de 0.93

O secretário de Estado da Saúde anunciou que o RT nacional é de 0.93 e de 0.88 na região de Lisboa e Vale do Tejo. Na região norte, este valor é de 1.07, 0.92 no centro, 1.13 no Alentejo e de 1.02 no Algarve.

14h05 – Contactos próximos de infetados têm direito a baixa?

Relativamente à questão dos contactos próximos de infetados com Covid-19, Rui Portugal, subdiretor-geral da Saúde, explica que, “tendo as pessoas uma situação regularizada em termos de emprego, é emitido um certificado de isolamento profilático, pela autoridade de saúde, que lhe garante, em termos de segurança social, uma cobertura daquilo que é a sua permanência em casa”.
#“Este é provavelmente o instrumento mais forte que temos na sociedade portuguesa relativamente ao combate a esta pandemia”, disse Rui Portugal.

“É possível, de facto, reter as pessoas e ter um isolamento profilático porque há uma solidariedade dos portugueses através da Segurança Social em que é assegurado um rendimento a essas pessoas para se protegerem a elas e à sociedade em geral”, reiterou.

Porém, o subdiretor-geral da Saúde admite que este é “um processo que exige algum procedimento administrativo e democrático que se tenderá a aliviar assim que nós consigamos automatizar alguns destes procedimentos que têm de ser feitos”.

14h03 – Mais de quatro mil profissionais de saúde infetados e 3559 recuperados

O secretário de Estado da Saúde informou que, até à data de 30 de julho, há registo de 4195 profissionais de saúde infetados, entre os quais 553 médicos, 1289 enfermeiros e 1227 assistentes operacionais.

Neste setor, já recuperaram da doença 3559 profissionais.

14h00 – “Claro que não é verdade que queremos testar menos”

Relativamente à recente polémica em torno da norma publicada pela DGS a 24 de julho que afirma que os contactos de alto risco não vão ser testados, o secretário de Estado da Saúde garante que “não é verdade que queremos testar menos, pelo contrário”.

Segundo explica Lacerda Sales, “a norma veio clarificar e normalizar os procedimentos que já eram os procedimentos no terreno. Isto é, deixar à avaliação do risco e à decisão das clínicas a possibilidade de testagem. Nada se altera em relação ao que já era a prática no terreno”.

“Não é verdade que deixa de ser obrigatório a realização de testes de diagnóstico em contexto de alto risco. Essa avaliação sempre foi feita de acordo com a estratificação de risco, de acordo com as autoridades de saúde”, reitera Lacerda Sales.

O secretário da Saúde diz mesmo que “Portugal até está a ir bem mais longe do que alguns organismos internacionais estão a indicar. Portugal está a ir mais longe do que as recomendações”.

“Estamos a ir ao encontro daquilo que nos parece coerente e que, neste momento, e com a evolução do quadro pandémico, nos parece a norma mais adequada para testagem”, concluiu Lacerda Sales.

13h55 – Encaminhamento para a realização de testes “é uma decisão clínica”

Questionado sobre as recentes notícias que denunciam o facto de algumas pessoas com sintomas compatíveis com a Covid-19 que entram em contacto com o SNS24 não estarem a ser reencaminhadas para a realização de testes, Lacerda Sales garante que “não é regra” e que se trata de uma “situação clínica”.

“A prescrição de testes à Covid-19 não é efetuada por profissionais do SNS24, mas sim pelos médicos. Portanto, é uma questão clínica”, explica o secretário de Estado da Saúde.

“A orientação e a decisão da efetuação do teste é, de facto, uma decisão clínica”, sublinha Lacerda Sales.

13h54 – “Mensagem de confiança, mas também de cautela”

Respondendo ainda aos zero óbitos registados esta segunda-feira, o secretário de Estado da Saúde afirmou, emocionado, que esta é uma “mensagem de confiança, mas também de cautela”.

“Zero óbitos para nós é um motivo de grande satisfação. Tem sido muito difícil nestes últimos tempos e queria dizer que estamos muitos felizes por isto ter acontecido. Olhamos para estes números com humildade e com cautela, porque sabemos que, de um momento para o outro, esta situação se pode inverter”, disse Lacerda Sales.

“Queria deixar esta mensagem de confiança e esperança aos portugueses, mas pedir-vos um esforço individual e coletivo para que nos ajudassem a manter este processo e fazer com que durante muitos mais dias possamos ter muitos mais zero óbitos”, concluiu Lacerda Sales.

13h48 – Zero óbitos é uma “nota positiva e de esperança”

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, iniciou a conferência de imprensa com uma “nota positiva e de esperança”: não foram registados óbitos nas últimas 24 horas, a primeira vez desde 16 de março, data que se registou a primeira morte em Portugal.
No boletim epidemiológico desta segunda-feira há ainda a registar mais 106 infetados e 127 pessoas recuperadas. São já 37.111 pessoas que recuperaram da doença, ou seja 72 por cento dos casos confirmados.

A taxa de letalidade global é de 3,4 por cento e acima dos 70 anos é de 15,9 por cento.

13h36 - Boletim da DGS sem registo de óbitos

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, que acaba de ser divulgado, apresenta o mesmo número de casos mortais da véspera. Morreram até ao momento 1738 pessoas vítimas da Covid-19 em Portugal.

É a primeira vez, desde 16 de março, que o boletim da DGS não regista qualquer óbito causado pelo novo coronavírus.

Já o número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 aumentou em 106, para um total de 51.569 desde o início da pandemia.

O documento refere ainda mais 127 pessoas recuperadas, para um total de 37.111.

As autoridades de saúde mantêm nesta altura sob vigilância 36.481 contactos. Aguardam resultados laboratoriais 1423 pessoas.

13h10 - Maputo faz inquérito para travar propagação

O Ministério da Saúde de Moçambique desencadeou esta segunda-feira em Maputo um inquérito sero-epidemiológico tendo em vista medir o nível de exposição da população da capital à Covid-19 e travar a sua propagação da doença.

Em declarações à emissora pública Rádio Moçambique, o diretor-adjunto do Instituto Nacional da Saúde, Eduardo Samo Gudo, adiantou que 11 mil pessoas dos bairros, unidades de saúde, mercados e paragens de autocarros de Maputo serão sujeitas a testes rápidos.

O teste do inquérito indica se a pessoa esteve exposta ou não ao novo coronavírus ou se esteve infetada nos últimos sete dias. Contudo, não diz se está com Covid-19 no momento da realização do diagnóstico, explicou o mesmo responsável.

A análise é feita com base numa coleta de sangue da ponta do dedo e fornece o resultado em 15 minutos.

O diretor-adjunto do INS indicou ainda que serão testados profissionais da saúde, agentes da polícia, membros de agregados familiares, vendedores de mercados formais e informais, transportadores rodoviários de passageiros e funcionários do Aeroporto de Maputo e do Porto de Maputo.

12h42 - OMS admite que nunca venha a existir "panaceia"

A Organização Mundial da Saúde advertiu esta segunda-feira que talvez nunca venha a ser desenvolvida "uma panaceia" contra a pandemia da Covid-19, apesar das investigações em curso para a obtenção de uma vacina.

"Não há nenhuma panaceia e talvez não exista nunca", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa através da internet.

A pandemia já causou mais de 685 mil mortes e infetou mais de 18 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

12h25 - Alemanha decreta testes obrigatórios para quem chega de áreas de risco

O Governo alemão anunciou, numa tentativa de controlar o aumento de infeções, testes obrigatórios para quem chegue de áreas consideradas de risco.

O ministro da Saúde, Jens Spahn, garantiu que o novo processo para todos os que entrem no país provenientes de zonas de risco deverá entrar em vigor esta semana, sem especificar o dia.

“Queremos coordenar-nos bem com todos os estados federados, para que possa ser possível implementar esta medida nos aeroportos e nas estações de comboio. Por isso é importante fazê-lo bem”, sublinhou, em declarações feitas hoje ao programa “Morgenmagazin” da ARD.

Até agora, os viajantes provenientes de áreas consideradas de risco pelas entidades de saúde da Alemanha têm sido obrigados a uma quarentena de 14 dias.

Desde sábado, todos os que cheguem ao país podem fazer um teste gratuito nas primeiras 72 horas, mesmo que não apresentem sintomas.

12h20 - Queda da atividade turística menos acentuada em junho devido a residentes

A queda da atividade turística foi menos acentuada em junho em relação ao mês anterior, maioritariamente devido aos residentes, de acordo com a estima rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgada.

Em junho, o setor do alojamento turístico deverá ter registado 500,5 mil hóspedes e 1,1 milhões de dormidas, o que corresponde a quedas de 81,7% e 85,1%, respetivamente, mas abaixo das registadas em maio (de 94,2% e 95,3%, pela mesma ordem), segundo o INE.

As dormidas de residentes "terão diminuído 59,8% (-85,9% em maio) e as de não residentes terão decrescido 96,0% (-98,4% no mês anterior)", adianta a entidade.

Em junho, quase metade (45,2%) dos estabelecimentos de alojamento turístico terão estado encerrados ou não registaram movimento de hóspedes.

12h00 - Estudo avalia efeitos da pandemia nas relações entre pais e filhos

Um estudo de investigadoras das universidades de Coimbra e Porto indica que a pandemia em Portugal não teve o mesmo impacto "na qualidade da parentalidade e das relações com os filhos, para todas as mães e pais".

Os primeiros resultados de um estudo realizado por uma equipa de investigadoras das universidades de Coimbra (UC) e do Porto (UP), no âmbito de um "projeto internacional integrado num consórcio de 40 países que investiga o burnout parental", revelam que "a crise pandémica e o confinamento em Portugal não tiveram o mesmo impacto na qualidade da parentalidade e das relações com os filhos para todas as mães e pais", afirma a UC numa nota enviada hoje à agência Lusa.

A pesquisa em Portugal contou com a participação de "488 pais e mães (a maioria mães, 81%), através de um questionário online aplicado durante o período de confinamento, entre 30 de abril e 20 de maio".

Para 19% dos pais e 31% das mães inquiridas "o confinamento à habitação e o isolamento social causaram um aumento dos sintomas de burnout parental, com impacto negativo nos seus comportamentos em relação aos filhos.

No sentido oposto, 27% das mães e 19% dos pais encararam esta fase como uma "oportunidade para aumentar a qualidade da sua parentalidade e da relação com os filhos", acompanhada de redução do burnout relacionado com o exercício da parentalidade.

11h49 - Cancelado cortejo da Queima das Fitas de Coimbra

O cortejo da Queima das Fitas de Coimbra, previsto para outubro, foi cancelado devido à pandemia da Covid-19.

"Dadas as circunstâncias e pensando de forma realista, nem nos carros alegóricos nem na plateia seria possível garantir um distanciamento razoável", afirmou o secretário-geral da Queima das Fitas, Leandro Marques, ouvido pela agência Lusa.

Estão ainda a ser estudados "todos os moldes possíveis para poder proporcionar uma festa aos estudantes", mantendo-se a possibilidade de se realizarem os habituais concertos na Praça da Canção, embora com outras regras.

Devido ao investimento que os estudantes fazem para construírem o seu carro, a organização da Queima das Fitas vai abrir a possibilidade de participarem no cortejo de 2021.

De acordo com o presidente da Associação Académica de Coimbra, Daniel Azenha, "o objetivo é ter atividades da Queima das Fitas" em outubro e dar "uma resposta para o desconfinamento".

"Pode haver alguns concertos, mas não como os conhecemos. Ainda estamos a tentar perceber o que é possível acontecer".

11h18 - Linhas de apoio a entidades artísticas e adaptação de espaços abrem dia 10

As linhas de apoio do Ministério da Cultura às entidades artísticas profissionais e à adaptação dos espaços às medidas de prevenção de contágio da Covid-19 só abrem, afinal, no dia 10 de agosto, ao contrário do que foi inicialmente anunciado.

Essas duas linhas, a par da de apoio social, tinham a sua abertura prevista para esta segunda-feira. Todavia, o Ministério de Graça Fonseca explica que, "na sequência da apresentação destas medidas às entidades representativas do setor, dia 29 de julho, foi solicitado pelas mesmas uma alteração que tem impacto no desenvolvimento tecnológico dos formulários".

"Assim, e para permitir a integração de dados para processamento automático de todos os pedidos, o formulário de candidatura estará online neste site apenas a partir de dia 10 de agosto", acrescenta.

A abertura das três linhas estava prevista para dia 3 de agosto, como se pode ler no documento do Governo sobre as medidas do Programa de Estabilização Económica e Social na área da Cultura, datado de 29 de julho.

11h07 - Turismo com melhoria ligeira em junho

Os dados constam de uma estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística: "Em junho de 2020 o setor do alojamento turístico deverá ter registado 500,5 mil hóspedes e 1,1 milhões de dormidas, o que corresponde a variações de -81,7% e -85,1%, respetivamente (-94,2% e -95,3% em maio, pela mesma ordem). As dormidas de residentes terão diminuído 59,8% (-85,9% em maio) e as de não residentes terão decrescido 96,0% (-98,4% no mês anterior)".

"Em junho, 45,2% dos estabelecimentos de alojamento turístico terão estado encerrados ou não registaram movimento de hóspedes", lê-se na síntese publicada esta segunda-feira pelo INE.

Segundo os resultados do questionário específico adicional que o INE levou a cabo em junho e julho, "62,6% dos estabelecimentos de alojamento turístico respondentes (representando 78,6% da capacidade de oferta) assinalaram que a pandemia Covid-19 motivou o cancelamento de reservas agendadas para os meses de junho a outubro de 2020, maioritariamente dos mercados nacional e espanhol".

"A maioria dos estabelecimentos que planeava estar em atividade nos meses de junho a outubro previa registar taxas de ocupação inferiores a 50% em cada um desses meses. A maioria dos estabelecimentos (57,0%) não prevê alterar os preços praticados face ao ano anterior. Cerca de um terço dos estabelecimentos (34,9%) admite vir a reduzir os preços, encontrando-se maioritariamente localizados na AM Lisboa e no Algarve (58,8% e 54,5% dos estabelecimentos, respetivamente)", prossegue o texto.

10h41 - Bombeiros de Izeda voltam a prestar socorro

Os bombeiros de Izeda voltaram esta segunda-feira a prestar socorro à população, ao cabo de quase duas semanas inoperacionais. O quartel foi fechado por causa de um surto de Covid-19 naquela vila do concelho de Bragança.

Alguns elementos permanecem de quarentena, mas o número de operacionais já é suficiente para retomar a atividade, anunciou à população o comandante dos bombeiros Óscar Esménio.

O comandante é um dos nove bombeiros que testaram positivo ao novo coronavírus, entre os 38 elementos da corporação.

Numa publicação nas redes sociais, o comandante informa que a partir de agora o corpo de bombeiros retoma a operacionalidade depois de as instalações do quartel terem sido "devidamente higienizadas e desinfetadas".

Na origem do surto de Izeda terá estado um emigrante em Espanha que visitou a localidade. Desde o início da pandemia, o distrito de Bragança soma mais de 400 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 24 mortes associadas à Covid-19. Desde maio que não há registo de óbitos.

9h56 - Muitos emigrantes evitam passar férias em Portugal

Apesar de o verão ser a altura mais escolhida para vir matar saudades, muitos cidadãos temem as dificuldades, devido às restrições sanitárias impostas pelos países, no regresso ao país onde trabalham.

Um dilema que atinge uma portuguesa a viver na cidade de Tânger, em Marrocos, e que esteve à conversa com a jornalista Marta Pacheco.
Antena 1

É que apesar de a viagem ser simples o problema seriam as restrições que teria de enfrentar.

9h48 - China envia equipas médicas a Hong Kong para testes em massa

Já chegaram a Hong Kong os primeiros sete de 60 profissionais de saúde chineses que vão realizar testes em massa de Covid-19 no território, de forma a conter uma possível segunda vaga
da pandemia.

É a primeira vez que uma equipa de profissionais de saúde chinesa é enviada para Hong Kong.

Os profissionais de saúde enviados pelo Governo Chinês são principalmente de três hospitais públicos na província de Guangdong.

Carrie Lam, a chefe do Executivo de Hong Kong, revelou no sábado que o pedido de ajuda a Pequim surge depois do ressurgimento de novos casos.

Depois do aumento diário de novos casos, no mês de julho, o território introduziu novas restrições. Entre as quais, a proibição de concentração de mais de duas pessoas e a obrigatoriedade de uso de máscara em todos os espaços públicos ao ar livre. Os restaurantes são obrigados a fechar às 18h00.

Desde o início da pandemia de Covid-19, Hong Kong regista 3500 casos do novo coronavírus e 34 óbitos. Depois de o número diário de casos ter registado uma ligeira queda, nos últimos 12 dias o número de novos infetados tem estado sempre nos três dígitos.

9h41 - África ultrapassa os 20 mil mortos

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número de mortos é de 20.288, mais 368 nas últimas 24 horas, enquanto que o de infetados é de 957.035, mais 12.585.

O número de recuperados é esta segunda-feira de 611.957, mais 9379 nas últimas 24 horas.

O maior número de casos e de mortes provocadas pela Covid-19 continua a registar-se na África Austral, com 535.720 infetados e 8.872 óbitos.

Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, conta 511.485 infetados e 8.366 óbitos.

A região da África do Norte, a segunda mais afetada pela pandemia, tem agora 162.495 infetados e 6754 mortos e, na África Ocidental, o número de casos subiu para 130.189, com 1931 vítimas mortais.

Já na região da África Oriental, registam-se 79.703 casos e 1790 mortos. A África Central soma 48.928 casos e 941 mortos.

O Egito é o segundo país com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, com 94.483 infetados e 4865 óbitos, seguindo-se a Argélia, que conta 30.909 casos e 1218 vítimas mortais.

Entre os cinco países mais afetados, estão também a Nigéria, com 43.841 infetados e 888 óbitos, e o Sudão, com 11.738 casos e 752 vítimas mortais.

Quanto aos países lusófonos, Cabo Verde lidera em número de casos (2547 casos e 24 mortos), seguindo-se a Guiné-Bissau (1981 casos e 26 mortos), Moçambique (1946 casos e 13 mortos), Angola (1199 infetados e 55 mortos) e São Tomé e Príncipe (871 casos e 15 mortos).

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, tem 4821 infetados e 83 óbitos.

9h10 - Governo timorense propõe nova declaração de estado de emergência

O Conselho de Ministros timorense decidiu esta segunda-feira propor ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, a declaração do estado de emergência durante 30 dias para responder à pandemia da Covid-19.

Em comunicado, o Governo explica que a declaração visa "a suspensão ou a restrição dos direitos de circulação internacional, de circulação e de fixação de residência e de resistência".

O Governo de Timor-Leste diz ter tido em conta a "evolução preocupante da situação epidemiológica e a proliferação de casos registados de contágio da Covid-19, tanto a nível regional, como a nível mundial".

O objetivo é "evitar e neutralizar os riscos de propagação do SARS-Cov-2, assim protegendo a saúde pública e a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde".

Timor-Leste está sem casos ativos de Covid-19 desde 15 de maio e conclui no final de junho o terceiro período de 30 dias de estado de emergência.

8h57 - Melbourne fecha comércio e serviços não essenciais

Na cidade australiana de Melbourne, todos os estabelecimentos de comércio e de serviços não essenciais vão ter de fechar portas. É uma medida drástica para travar o aumento de casos do novo coronavírus, naquele que é o segundo maior centro urbano do país.

Só farmácias, supermercados, correios e bancos vão manter-se de portas abertas.
Antena 1

A autarca de Melbourne, Sally Capp, revela que a cidade está a ser obrigada a restrições inéditas. Além destas medidas, haverá também recolher obrigatório em Melbourne, durante o período noturno.

Uma medida imposta depois de ser declarado o estado de emergência no Estado de Vitória, onde nos últimos dois dias foram registados cerca de 1100 casos de contágio.

8h40 - Alemanha reporta novos números

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 509 para um total de 210.403 desde o início da pandemia.

Os dados do Instituto Robert Koch para doenças infecciosas indicam ainda que o número de casos mortais de Covid-19 aumentou em sete para 9148.

As autoridades alemãs vão começar a aplicar esta semana testes obrigatórios a viajantes que regressem de destinos considerados de alto risco de infeção, confirmou entretanto o ministro da Saúde, Jens Spahn.

8h04 - China diagnostica 43 casos em 24 horas

A Comissão Nacional de Saúde da China registou 43 novos casos confirmados de coronavírus no domingo, 28 dos quais contágios locais na região oeste de Xinjiang, onde há três semanas surgiu um surto.

Todos os casos em Xinjiang ocorreram por contágio local, tal como outros oito, em Liaoning, na província nordeste da China, o outro surto ativo no país.

O país identificou ainda sete casos entre viajantes oriundos do exterior.

Até à meia-noite local (17h00 de domingo em Lisboa), dez pessoas receberam alta, pelo que o número total de casos ativos na China continental se fixou em 781, entre os quais 35 permanecem em estado grave.

A Comissão não referiu novas mortes por Covid-19, mantendo-se o total desde o início da pandemia em 4634, entre as 84.428 pessoas infetadas oficialmente diagnosticadas na China.

7h45 - Primeiro-ministro do Kosovo infetado

O primeiro-ministro do Kosovo anunciou no domingo que o teste de Covid-19 que realizou deu resultado positivo e que ficará isolado em casa durante as próximas duas semanas.

"Vou cumprir as minhas obrigações a partir de casa", disse Avdullah Hoti em mensagem publicada na rede social Facebook.


O governante adiantou ainda que, além de uma tosse ligeira, não tem sintomas.

O Kosovo registou um forte aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas, o que levou o Governo da antiga província sérvia a declarar o recolher obrigatório noturno e restrições à circulação para pessoas com mais de 65 anos.

O uso de máscaras é obrigatório em qualquer circunstância e estão proibidas cerimónias religiosas e reuniões com mais de cinco pessoas.

Perto de 40 por cento das nove mil pessoas infetadas e mais de metade das 249 mortes contadas desde março no Kosovo ocorreram nas últimas duas semanas.

7h25 - México com 274 mortos e 4853 infetados em 24 horas

O México já registou 47.746 óbitos e 439.046 contágios desde o início da pandemia. De acordo com a Universidade Johns Hopkins, é o terceiro país com o maior número de mortes devido à Covid-19, só ultrapassado por Estados Unidos e Brasil, e é o sexto com mais casos.

Os registos oficiais têm sido questionados desde a deteção do primeiro caso, uma vez que as autoridades sanitárias se recusaram a realizar testes em massa. O México é mesmo um dos países da OCDE que aplica menos testes.

Investigações jornalísticas baseadas em certidões de óbito calculam que, na Cidade do México, o número de mortes seja três vezes maior do que o detetado.

6h50 - Ponto de situação

Trabalhadores independentes da área da Cultura, entidades artísticas e espaços atingidos pelo impacto económico da pandemia dispõem, a partir desta segunda-feira, de três linhas de apoio social.

Trata-se de mecanismos integrados no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) aprovado em junho passado.

O apoio visa técnicos, artistas, autores e outros profissionais que tenham requerido ou recebido apoio extraordinário da Segurança Social enquanto trabalhadores independentes e que se candidataram a um máximo de 1316,43 euros.O apoio será pago em duas prestações em agosto e em setembro.


Os requerentes que forem aceites nesta linha de apoio terão de descontar o apoio extraordinário de 219 euros que receberam da Segurança Social em abril e em maio. Ou seja, em vez de um máximo de 1316,43 euros, receberão 877 euros.

O PEES refere que a linha de apoio social tem uma dotação de 34,3 milhões de euros. Mas o Ministério da Cultura aponta para 30 milhões, dado que o primeiro montante é o teto máximo de apoio.

O apoio social está disponível para 18 mil beneficiários. A ministra da Cultura, Graça Fonseca, admite que o universo possa ser maior.

Esta também disponível uma linha de financiamento de três milhões de euros para entidades artísticas profissionais retomarem atividade e para fazer face a prejuízos causados pela paralisação do sector.

Soma-se, por último, uma linha de financiamento de 750 mil euros para que teatros, cineteatros e auditórios culturais se adaptem às recomendações emitidas pelas autoridades de saúde no contexto da pandemia da Covid-19. Cada requerente terá acesso, no máximo, a dois mil euros.

Todos os requerentes podem aceder a estes apoios nas páginas oficiais do PEES ou da Cultura.
Antena 1

Para esta semana está ainda prevista a divulgação das condições de acesso a 8,5 milhões de euros de reforço orçamental do Instituto do Cinema e Audiovisual - retirados do saldo de gerência - para responder às necessidades dos trabalhadores deste domínio.

Já à linha de financiamento à programação em rede, num montante de 30 milhões de euros, para parcerias entre entidades artísticas e municípios, está aberta desde julho.

Na semana passada, a ministra Graça Fonseca não se comprometeu com o prolongamento dos apoios extraordinários para lá do mês de setembro e durante o inverno, caso se verifique uma segunda vaga da pandemia.

"O que virá no inverno não sabemos, não posso antecipar cenários", sintetizou a governante, questionada pela agência Lusa.
O quadro em Portugal
Morreu mais uma pessoa em Portugal vítima da doença causada pelo novo coronavírus. Vivia em Lisboa e Vale do Tejo, a região que continua a ser mais atingida.

Desde o início da pandemia, já morreram 1738 pessoas, segundo os dados do último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado no domingo.

Há mais 153 casos positivos e mais três pessoas internadas, para um total de 378. Quarenta e uma permanecem em unidades de cuidados intensivos.

Foram consideradas recuperadas mais 201 pessoas.

Há uma denúncia de médicos de saúde pública em relação à linha Saúde 24. Estes profissionais acusam a linha de não encaminhar doentes com sintomas de Covid-19 para fazer o teste.
A estrutura responde que o pedido para os testes é da responsabilidade dos médicos de família.
O quadro internacional

A pandemia da Covid-19 já provocou mais de 685 mil mortos e infetou mais de 18 milhões de pessoas em 196 países e territórios, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A doença é causada por um novo coronavírus - o SARS-CoV-2 - detetado no final de dezembro em Wuhan, cidade do centro da China.

A Austrália declarou entretanto o estado de calamidade em Victoria e impôs o recolher obrigatório das 20h00 às 5h00 em Melbourne.
Restaurantes, bares, ginásios e lojas voltam a fechar portas e as escolas deixam de ter aulas presenciais.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia, em fevereiro, o Continente Americano tem agora mais casos confirmados e mais mortes.

Os Estados Unidos são o país mais atingido, quer em número de mortes (154.449), quer em casos diagnosticados de infeção (mais de 4,6 milhões).

Segue-se o Brasil, que tem confirmados 94.104 mortos e 2.733.677 milhões de pessoas infetadas.