Reportagem

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Esta terça-feira, Portugal registou mais 2.596 casos e 45 óbitos. O número de casos ativos no país diminuíram pela primeira vez desde 20 de outubro.

RTP /

Rafael Marchante - Reuters

Mais atualizações


00h18 - Confinamento parcial em 121 concelhos a partir de hoje e até 19 de novembro

O confinamento parcial entrou esta quarta-feira em vigor em 121 concelhos de Portugal continental onde há "risco elevado de transmissão da Covid-19", aplicando-se o dever de permanência em casa, exceto para deslocações autorizadas, como compras, trabalho, ensino e atividade física.

Além de medidas específicas para estes concelhos, a resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República prolonga a declaração de situação de calamidade em todo o território nacional continental até às 23h59 do dia 19 de novembro.

No sábado, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, o Governo anunciou a decisão de renovar a situação de calamidade e de aplicar medidas especiais nos concelhos com risco elevado de transmissão da Covid-19, referindo que tanto o prolongamento como as restrições nos 121 municípios iriam estar em vigor entre hoje e 15 de novembro.

Esta data foi corrigida para 19 de novembro na resolução, permitindo a vigência durante 15 dias.

Abrangendo 70% da população residente, ou seja, 7,1 milhões de habitantes em Portugal, a lista dos 121 municípios de "risco elevado de transmissão" pode ser consultada em covid19estamoson.gov e será atualizada a cada 15 dias.

Entre as medidas especiais implementadas nestes concelhos destaca-se o dever de permanência no domicílio, exceto para o conjunto de 26 casos de deslocações autorizadas, em que se incluem aquisições de bens e serviços, desempenho de atividades profissionais, obtenção de cuidados de saúde, assistência de pessoas vulneráveis, frequência dos estabelecimentos escolares, acesso a equipamentos culturais, realização de atividade física, participação em ações de voluntariado social, passeio dos animais de companhia, alimentação de animais, exercício da liberdade de imprensa e deslocações necessárias para saída de território nacional continental.

Nestes territórios todos os estabelecimentos de comércio encerram até às 22h00, exceto restaurantes, que têm de encerrar até às 22h30; serviços de entrega de refeições no domicílio (os quais não podem fornecer bebidas alcoólicas no âmbito dessa atividade) que devem fechar à 01h00; equipamentos culturais, que devem encerrar às 22h30; e outras exceções como farmácias, consultórios e clínicas, atividades funerárias e áreas de serviço e postos de abastecimento de combustíveis.

23h17 - Marcelo saúda fundo de apoio à cultura e apela a contributos de empresas

O Presidente da República saúda o fundo de apoio a artistas e técnicos do setor da cultura que ficaram sem trabalho durante esta pandemia e apela a instituições e empresas para contribuírem para a angariação de donativos.

Esta posição do chefe de Estado consta de uma nota enviada à agência Lusa, na qual Marcelo Rebelo de Sousa refere que a cultura em Portugal tem sido "particularmente fustigada pelas restrições e os cancelamentos durante a pandemia" de Covid-19.

Segundo a mesma nota, o Presidente da República considera que as dificuldades que este setor atravessa "só podem ser ultrapassadas, ou ao menos minoradas, com o empenho de todos, públicos e privados: Estado, autarquias, empresas, fundações, associações, cooperativas".

"Nesse contexto, Marcelo Rebelo de Sousa saúda a iniciativa lançada pela GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas, juntamente com a Audiogest, que reuniu donativos no valor de 1,35 milhões de euros para um fundo coletivo solidário de apoio aos artistas e técnicos do sector cultural que ficaram sem trabalho nos últimos meses, fundo que será gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa", lê-se no texto.

22h46 - Há 156 bombeiros infetados com o novo coronavírus

Um total de 156 bombeiros estão atualmente infetados com Covid-19, avançou hoje, no parlamento, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

A responsável sublinhou que existem testes de diagnóstico à Covid-19 prioritários para os bombeiros e destacou o trabalho desenvolvido nos últimos meses pelas corporações dos bombeiros voluntários, que “nunca deixaram de responderam às várias solicitações”.

22h44 - Mais 243 mortos e 11.843 casos confirmados no Brasil

O Brasil somou 243 mortos e 11.843 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 160.496 óbitos e 5.566.049 infeções desde o início da pandemia, informaram hoje as autoridades de Saúde brasileiras.

Neste momento, 2.316 mortes permanecem sob investigação no país sul-americano, podendo estar relacionadas com o novo coronavírus.

O Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ultrapassou hoje o patamar dos cinco milhões (5.028.216) de cidadãos recuperados da Covid-19, quando 377.337 pacientes infetados permanecem sob acompanhamento médico.

São Paulo (1.118.544), Minas Gerais (361.156), Bahia (354.983) e Rio de Janeiro (313.089) são os estados brasileiros com maior número de infeções.

22h18 - Centrais sindicais aceitam novo estado de emergência sem prejuízo para trabalhadores

A CGTP e a UGT manifestaram hoje ao Presidente da República a sua concordância com um novo estado de emergência que trave a pandemia de Covid-19, desde que não prejudique mais os trabalhadores.

"O Presidente da República quis ouvir-nos e nós demos-lhe conta das nossas preocupações relativamente ao combate à pandemia, à recuperação da economia e à situação que os trabalhadores estão a viver. Concordámos com a possibilidade de um novo estado de emergência para travar o surto mas não aceitamos que seja feito à custa dos direitos dos trabalhadores", disse à agência Lusa a secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, depois de uma reunião com Marcelo Rebelo de Sousa.

21h35 - ASAE apreendeu mais de 1,3 milhões de máscaras este ano

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu este ano mais de 1,3 milhões de máscaras por incumprimento das regras, revelou hoje aquela polícia criminal.

Os principais motivos de apreensão de máscaras foram a indevida marcação CE (que indica que um produto está conforme as diretivas comunitárias), a falta de requisitos essenciais de saúde e segurança em equipamentos de proteção individual (EPI) e o incumprimento dos requisitos em máscaras “comunitárias” e a contrafação, explicou à agência Lusa a responsável da Divisão de Informação Pública da ASAE.

21h31 - Autarcas do distrito do Porto querem que seja decretado de Estado de Emergência

Os autarcas do distrito do Porto mostraram-se hoje favoráveis a que seja decretado o estado de Emergência e o recolher obrigatório, tendo decidido que o recurso ao teletrabalho só será utilizado quando estritamente necessário.

"Continuamos a achar todos que tem de ser aplicado o Estado de Emergência", assinalou o presidente da Proteção Civil Distrital do Porto e autarca de Gondomar, Marco Martins.

Para os autarcas, a grande preocupação reside atualmente na resposta dos hospitais, cuja capacidade deverá ser reforçada, entre medidas, através da contratação de camas no privado.

21h09 - Hospital da Feira recebeu 48 internamentos só desde domingo

O Hospital São Sebastião tem hoje internados 88 doentes com covid-19, e, segundo revelou a administração desse equipamento de Santa Maria da Feira, 48 deles deram entrada na unidade desde o passado domingo.

20h59 - França regista 430 mortes atribuídas ao novo coronavírus nas últimas 24 horas

França registou 430 mortes em meio hospitalar nas últimas 24 horas atribuídas à Covid-19 e mais 428 nos últimos quatro dias em lares de terceira idade, segundo as autoridades francesas.

Nas últimas 24 horas foram ainda detetados 36.330 novos casos. O número total desde o início da pandemia é agora de 1.502.763.

20h46 - Brasil dá luz verde a testes da vacina da Johnson&Johnson

As autoridades de saúde do Brasil autorizaram esta terça-feira o reinício dos testes, no país sul-americano, da vacina contra a Covid-19 produzida pela norte-americana Johnson&Johnson. O processo havia sido interrompido depois de um voluntário ter apresentado um efeito colateral adverso.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sob a tutela do Ministério da Saúde, informou em comunicado que os testes com essa vacina no Brasil podem ser retomados porque a relação risco-benefício é favorável.

Os testes foram suspensos globalmente a 12 de outubro, logo depois de um voluntário nos Estados Unidos ter apresentado "uma reação adversa grave".

"Após avaliar os dados desse evento adverso, as informações do Comité Independente de Segurança e os dados do órgão regulador dos Estados Unidos (Food and Drugs Administration, FDA), a Anvisa concluiu que a relação risco-benefício se mantém favorável e que o estudo pode ser retomado.

20h38 - Espaços culturais antecipam horários de eventos

Dezenas de equipamentos culturais de diferentes cidades anunciaram esta terça-feira, em comunicado conjunto, que se manterão de portas abertas, mas que, perante as recentes medidas de contenção da pandemia, serão antecipados os horários dos espetáculos mais tardios.

"Continuamos abertos, começamos mais cedo", pode ler-se no comunicado partilhado salas como os três teatros nacionais - D. Maria II, São Carlos e São João - e os teatros municipais de Lisboa e do Porto, passando pelo Centro Cultural de Belém, pelo Theatro Circo, em Braga, pelo Cineteatro Louletano, pelo Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, e pelo Coliseu do Porto.

As salas ficarão assim abertas, "garantindo a oferta cultural e seguindo todas as regras de segurança de público e de todos os profissionais envolvidos", mas com uma antecipação do horário de apresentação dos espetáculos "de forma a permitir que o público possa cumprir o seu dever cívico de recolhimento".

"Os novos horários poderão ser consultados nos sites de cada um dos teatros".

20h15 - Madeira. Total de infeções ativas sobe para 197

A Madeira registou esta terça-feira 14 novos casos de Covid-19, uma recuperação e 26 casos suspeitos, de acordo com o Instituto de Administração da Saúde.

"Hoje há 14 novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 485 casos confirmados [acumulados] de Covid-19", indica o instituto em comunicado, acrescentando que se trará de 13 casos importados (cinco provenientes da Polónia, três do Reino Unido, dois de Espanha, dois da Região Norte de Portugal e um dos Países Baixos) e um de transmissão local, associado a outro recentemente diagnosticado na comunidade.

A Região Autónoma passa assim a contar 197 infeções ativas, das quais 167 foram identificadas no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 30 são de transmissão local.

20h10 - Mais 22 utentes e três funcionários infetados na Misericórdia de Sines

Mais 22 utentes e três funcionários da Misericórdia de Sines, distrito de Setúbal, estão infetados com o coronavírus que causa a Covid-19, elevando para 78 o número de casos deste surto.

Segundo a Câmara Municipal de Sines, a Autoridade de Saúde Pública local e a Santa Casa da Misericórdia, após a repetição dos testes à Covid-19 na instituição, detetaram "mais 22 residentes e mais três funcionários com resultados positivos".

"A totalidade dos novos casos pertencem à mesma ala do Lar Prats da Misericórdia onde foram detetados os casos anteriores, ou seja, o surto mantém-se restrito àquela ala da unidade residencial, reforçando-se a convicção da eficácia e da rigorosa aplicação do plano de contingência desde a sua aprovação", adianta as três entidades em comunicado conjunto.

19h45 - Angola reporta mais 349 infeções e duas mortes

As autoridades sanitárias de Angola registaram, nas últimas 24 horas, 349 casos positivos de Covid-19, duas mortes e 58 doentes recuperados.

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, os casos repartem-se por Luanda (229), Namibe (36), Benguela (34), Cabinda (27), Huíla (12), Uíje (08), Cunene (02) e Zaire (01), sendo 238 do sexo masculino e 111 do sexo feminino, com idades entre um e 81 anos.

Os casos mortais foram registadas nas províncias de Luanda e Cabinda, um homem e uma mulher de 76 e 78 anos, respetivamente.

Já ainda registo da recuperação, nas últimas 24 horas, de 58 doentes, todos em Luanda, com idades entre dois e 61 anos.

Angola totaliza 11.577 infeções, 291 óbitos, 5230 recuperados e 6056 doentes ativos, dos quais 16 estão em estado crítico, 31 graves, 156 moderados, 363 leves e 5230 assintomáticos.

19h28 - Números da pandemia até às 19h15

O total de casos de infeção à escala internacional, desde o início da pandemia, é agora de 47.665.042. Morreram vítimas da Covid-19 1.215.830 pessoas.

O total de recuperados é de 34.213.158.

19h24 - Eurogrupo alerta para incerteza económica

O bloco dos ministos das Finanças da Zona Euro veio esta terça-feira sustentar que o crescimento das novas infeções por SARS-CoV-2 na Europa e as medidas restritivas entretanto acentuadas "aumentaram ainda mais a incerteza" sobre a economia e "deverão pesar" na recuperação.

"A recente aceleração na propagação da Covid-19 e as novas medidas de contenção aumentaram ainda mais a incerteza e são suscetíveis de pesar sobre a recuperação", afirmam os ministros em comunicado emitido após uma reunião por videoconferência.

No encontro houve uma "discussão aprofundada sobre as perspetivas económicas, tendo em vista os atuais desenvolvimentos da Covid-19" na Europa. O Eurogrupo foi informado sobre a evolução da situação epidemiológica pela diretora do Centro Europeu de Controlo de Doenças, Andrea Ammon.

"O Eurogrupo está a acompanhar de perto a evolução da situação sanitária e a acompanhar os impactos económicos e as previsões".

19h21 - Guimarães. Lar da Misericórdia com 24 utentes infetados

O Lar Rainha D. Leonor, da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, tem nesta altura 24 utentes que testaram positivo ao novo coronavírus. Encontran-se numa ala criada para o efeito.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Guimarães indica que a instituição tem mais seis boxes para apoio em caso de necessidade de isolamento. Medida tomada em articulação com a delegada de Saúde.

A situação de pandemia nos lares de idosos no concelho de Guimarães "está a ser seguida e controlada", afirma ainda a edilidade.

19h03 - Confinamento apertado nos Países Baixos

Os Países Baixos vão endurecer o confinamento parcial para tentar conter o aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus, encerrando museus, cinemas, jardins zoológicos e outros locais públicos durante duas semanas.

O anúncio partiu do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte.

"As coisas não estão mal, mas também não estão a correr bem. O número de casos deve diminuir mais depressa. É uma mensagem difícil, mas não há outra solução", afirmou o governante.

18h05 - Espanha com 18.669 novos casos e 238 mortes

Espanha registou hoje 18.669 novos casos de covid-19, elevando para 1.259.366 o total de infetados no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 238 mortes atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 36.495.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 2.137 pessoas, das quais 465 na Catalunha, 364 na Andaluzia, e 200 em Madrid.

Em todo o país há 19.943 pessoas hospitalizadas com a doença, o que corresponde a 16% das camas, das quais 2.754 pacientes em unidades de cuidados intensivos, o que corresponde a 29% das camas desse serviço.

17h55 - Governo italiano avalia novas medidas mais restritivas

À medida que a pandemia se agrava, com Itália a registar hoje o número de mortes mais elevado desde maio (353 em 24 horas), o primeiro-ministro Giuseppe Conte anunciou que está a preparar novas restrições.

Segundo a agência Reuters, as medidas mais restritivas vão incluir um toque de recolher obrigatório em todo o país a partir das 22h00 até às 05h00 e o encerramentos de museus e exposições.

O decreto, que deverá ser aprovado até quarta-feira e entrar em vigor até 3 de dezembro, também limitará a circulação entre as regiões mais afetadas, onde os bares, restaurantes e a maioria das lojas serão obrigados a encerrar.

Ginásios, cinemas e teatros já estão fechados em toda o país e os bares e restaurantes estão sob o dever de encerramento às 18h. Estão proibidos ajuntamentos de mais de seis pessoas e as máscaras são obrigatórias em espaços ao ar livre e em edifícios públicos.

O Governo italiano ainda não detalhou quais serão as regiões sujeitas às restrições mais rigorosas, que serão baseadas em 21 critérios, incluindo o número de pessoas com sintomas, taxas de infeção e disponibilidade de camas hospitalares.

A região norte da Lombardia continua a ser a área mais atingida, tendo registado 6.804 novos casos esta terça-feira e 117 óbitos. É, por isso, quase certo que esta região será incluída nas novas medidas a serem anunciadas.

Assim como em muitos países europeus, o primeiro-ministro italiano está, no entanto, a evitar um novo confinamento a nível nacional, de forma a salvaguardar a economia.

17h38 - Jovens e mulheres duas vez mais propensos para depressão e ansiedade em confinamento

As mulheres e os jovens apresentaram duas vezes mais propensão para a depressão e ansiedade durante o confinamento imposto para travar a pandemia de covid-19 em Portugal, indicam dados preliminares de um estudo hoje revelados.

Em declarações à Lusa, a responsável pelo estudo em Portugal adiantou que os sintomas depressivos são mais facilmente encontrados em “mulheres e pessoas insatisfeitas com a sua saúde e rendimento económico” e que referiam ser “pouco espirituais”, às quais se acrescentam os jovens, no caso da ansiedade.

“Há prevalência de sintomas depressivos e de ansiedade generalizada mais evidentes em mulheres, duas vezes mais do que nos homens, e quanto mais jovens são, mais se evidencia, sendo duas vezes mais propensos que o resto da população”, revelou Helena José.

O estudo internacional sobre o impacto do confinamento na saúde mental, coordenado em Portugal por investigadores da Universidade do Algarve, baseou-se em inquéritos conduzidos em maio a um total de 918 pessoas, entre os 15 e os 80 anos, residentes em Portugal continental e ilhas.

Os dados parecem revelar que a idade e o casamento são “fatores de proteção”, com a possibilidade de a experiência de vida poder “criar alguma resiliência” às adversidades, assim como uma vida a dois, indicou a investigadora.

“Quanto mais jovens são, mais ansiosos são, sendo que as mulheres acumulam: são mais depressivas e mais ansiosas”, realçou.

17h25 - Lar da Misericórdia de Coruche com 34 infetados

O lar da Misericórdia de Coruche tem 26 dos seus 80 utentes infetados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, tendo igualmente oito funcionários tido resultado positivo nos testes realizados na passada quinta-feira, disse fonte do município.

O presidente da Câmara Municipal de Coruche (no distrito de Santarém), Francisco Oliveira, disse hoje à Lusa que o surto teve origem numa utente que foi fazer um tratamento ao Hospital Distrital de Santarém (HDS) e que acabou por infetar as pessoas que partilhavam o mesmo quarto.

Com o surgimento desses três casos e de uma funcionária no início da semana passada, todos os utentes e funcionários foram testados na quinta-feira, tendo os resultados, conhecidos sábado de manhã, revelado que 26 utentes e oito funcionários estavam infetados, disse.

“A cadeia está identificada e controlada”, declarou o autarca.

A primeira idosa infetada neste lar acabou por morrer, acrescentou.

17h15 - Colégio de Coimbra tem duas docentes infetadas e 150 alunos em casa

Duas professoras do Colégio Rainha Santa Isabel (CRSI), em Coimbra, estão infetadas com o novo coronavírus e 150 alunos do primeiro ciclo cumprem isolamento profilático em casa.


17h06 - Dois idosos de casa de acolhimento de Penela faleceram no hospital

O município de Penela, no distrito de Coimbra, registou hoje duas mortes em utentes de uma casa de acolhimento para idosos que estavam hospitalizados com covid-19, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal.

Sem confirmar que os dois idosos "de idade avançada" faleceram devido à covid-19, Luís Matias referiu que os utentes da casa de acolhimento da Silveirinha, na União de Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, estavam hospitalizados em Coimbra.

Outro utente da mesma casa de acolhimento também se encontra hospitalizado.

Ao todo, segundo Luís Matias, existem 15 casos ativos da covid-19 no concelho de Penela, a maioria na casa de acolhimento.

16h53 - Madeira não tenciona retomar ensino à distância

O Governo da Madeira não tenciona retomar o ensino à distância na região, apesar de sete escolas terem já ativado os planos de contingência devido a casos confirmados ou suspeitos de covid-19, indicou hoje o chefe do executivo.

"Neste momento, isso [o ensino à distância] não está em equação", disse Miguel Albuquerque, sublinhando, no entanto, que o executivo, de coligação PSD/CDS-PP, está "sempre disponível" para adaptar as medidas conforme a evolução da pandemia.

"A ideia será sempre optar pela segurança, salvaguarda da saúde pública e da vida da comunidade e, ao mesmo tempo, manter a economia a funcionar", declarou, remetendo para quarta-feira o anúncio de novas medidas.

As novas orientações do executivo madeirense avançam quando o arquipélago regista um total de 184 infeções ativas e sete estabelecimentos de ensino já ativaram os planos de contingência devido a casos confirmados ou suspeitos de covid-19.

16h38 - Itália com novo recorde diário de óbitos: 353 em 24 horas

Itália registou 353 mortes relacionadas com Covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais elevado desde 6 de maio.

O país registou ainda 28.244 novas infeções, uma subida em relação ao dia anterior.

16h12 - Oito infetados na cadeia de Custóias em Matosinhos

Cinco guardas prisionais, dois enfermeiros e uma médica em serviço no Estabelecimento Prisional do Porto, conhecido por cadeia de Custóias e situado em Matosinhos, estão infetados com o novo coronavírus, informaram hoje os Serviços Prisionais.

De acordo com fonte oficial da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), também no Estabelecimento Prisional do Porto, especificamente numa ala exclusiva para reclusos infetados com covid-19 de todo o país, encontram-se 11 oriundos de outras cadeias.

“Releve-se que neste espaço destinado ao internamento de casos covid-19, o acesso é restrito a profissionais que se encontram equipados com todos os requisitos exigidos pela Direção Geral de Saúde”, afirma a DGRSP.

A Direção Geral sublinha que "não há qualquer surto de covid-19 ativo em nenhum estabelecimento prisional e que os reclusos positivos, genericamente provindos da sociedade (vindos da liberdade e/ou de saídas jurisdicionais) são afetos a distintos estabelecimentos prisionais”.

15h47 - Governo põe Forças Armadas em estado de "prontidão"

O ministro da Defesa Nacional determinou a "prontidão, ativação e colaboração das Forças Armadas (FA) no âmbito da estirpe SARS-CoV-2 do coronavírus", num despacho que foi hoje publicado em Diário da República.

O documento, assinado por Gomes Cravinho e datado de quarta-feira (28 outubro), produziu efeitos desde então.

Segundo o despacho "os ramos das FA contribuirão com os recursos humanos e materiais que se revelem necessários a apoiar as entidades competentes, no âmbito desta emergência de saúde pública", sendo o Chefe do Estado-Maior General das FA incumbido de "reunir e ativar os meios (...), ficando estes na sua dependência", em coordenação com a Proteção Civil, forças e serviços de segurança e outras entidades.

Igualmente na primeira linha de combate à pandemia vai estar o diretor da Saúde Militar, "para o emprego de recursos humanos e materiais relacionados com o Hospital das FA (HFAR), demais unidades de saúde das FA e do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos".

"A presente determinação vigora enquanto se mantiverem as atuais situações de alerta, de contingência ou de calamidade que justificam a prontidão, ativação e colaboração das FA no âmbito desta emergência de saúde pública", lê-se ainda.

Gomes Cravinho estimou segunda-feira, no parlamento, "para cima de 30 milhões de euros em compromissos assumidos e inopinados com a pandemia", sendo que "ainda faltam dois meses até final do ano", durante a audição sobre o Orçamento do Estado para 2021.

15h38 - Aumento crescente de casos leva regiões espanholas a pedir mais restrições

A região de Castela e Leão, no norte da Espanha, ordenou o encerramento de bares e restaurantes esta terça-feira e exigiu medidas mais duras do governo nacional para derrotar um dos piores surtos do coronavírus na Europa.

O anúncio de Castela e Leão veio um dia depois de a região noroeste das Astúrias ter fechado também os bares e ter pedido autorização para confinamento domiciliário, mas foi rejeitado pelo Ministério da Saúde.

Também a Catalunha adotou uma abordagem mais dura, fechando restaurantes há mais de duas semanas e restringindo viagens através de suas fronteiras.

Enquanto isso, os bares e restaurantes de Madrid, que só são obrigados a respeitar os limites de capacidade e fechar até as 23h, encheram-se de foliões em um longo fim de semana marcado pelo Dia de Todos os Santos.

15h32 - Seis novos casos nos Açores nas últimas 24 horas

Os Açores registaram nas últimas 24 horas seis casos positivos de covid-19, dos quais três em São Miguel, dois na Terceira e um no Faial, na sequência de 1.045 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região.

15h25 - Espaços culturais antecipam horários de eventos para responder a restrições

Dezenas de equipamentos culturais de várias cidades do país afirmou hoje, num comunicado conjunto, que se manterão abertos, mas que, face às recentes medidas de contenção da pandemia de Covid-19, antecipará os horários dos espetáculos mais tardios.

"Continuamos abertos, começamos mais cedo", pode ler-se no comunicado partilhado por dezenas de salas, que vão dos três teatros nacionais (D. Maria II, São Carlos e São João) aos teatros municipais de Lisboa e do Porto, passando pelo Centro Cultural de Belém, pelo Theatro Circo, em Braga, pelo Cine-teatro Louletano, pelo Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, e pelo Coliseu do Porto, entre outros.

As salas permanecerão abertas, "garantindo a oferta cultural e seguindo todas as regras de segurança de público e de todos os profissionais envolvidos", mas com uma antecipação do horário de apresentação dos espetáculos "de forma a permitir que o público possa cumprir o seu dever cívico de recolhimento".

“Os novos horários poderão ser consultados nos ‘sites’ de cada um dos teatros”, acrescentam.

15h22 - Sobe para 44 o número de infetados em lar da Misericórdia da Trofa

O número de infetados com o novo coronavírus no lar Alfredo Carriço, na Trofa, subiu para 44, depois de mais uma colaboradora apresentar um teste positivo, disse hoje a diretora técnica da Santa Casa da Misericórdia local.

15h15 - Bélgica começou a transferir doentes Covid-19 para a Alemanha

A segunda onda da Covid-19 na Bélgica forçou a transferência de alguns pacientes gravemente doentes, muitos a necessitar de ventiladores, para a Alemanha a partir desta terça-feira.

15h05 - Surto com 15 casos no Agrupamento de Escolas de Murça preocupa comunidade

Um surto no Agrupamento de Escolas de Murça, com 15 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus e 135 pessoas em isolamento, preocupa a comunidade local, que defende um reforço de medidas e até um encerramento temporário.

14h56 - Governo recuou na intenção de proibir as feiras e os mercados de levante

A decisão fica agora à responsabilidade de cada autarquia, mediante a avaliação de risco local. Na feira de Pedrouços, na Maia, esta manhã, comerciantes e clientes não escondiam a satisfação. Apesar de haver ainda muitas dúvidas.


14h49 - Portugal com novos máximos de internamentos nas últimas 24 horas

Portugal ultrapassou hoje novamente os valores máximos de internamentos por covid-19 desde o início da pandemia com o registo de 2.349 doentes internados, 320 dos quais em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nas últimas 24 horas foram internadas mais 94 pessoas totalizando agora 2.349 internamentos hospitalares. Relativamente aos cuidados intensivos foram internadas nestas unidades mais 26 pessoas somando 320.

O boletim epidemiológico da DGS hoje divulgado revela ainda que este é o segundo dia com mais mortes ao registar 45 óbitos. Dos 45 óbitos, 21 ocorreram na região Norte, 18 em Lisboa e Vale do Tejo, cinco no Centro e um no Alentejo.

14h45 - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tem 14 casos ativos de Covid-19

Trata-se de um surto na sede, em Barcarena, no concelho de Oeiras. Os casos surgiram no mês passado, depois de uma festa de despedida de uma funcionária administrativa.
Começou com um lanche no interior das instalações, seguido de um jantar no exterior e no qual participaram cerca de 20 pessoas. A Direção Nacional do SEF não foi informada e já ordenou a abertura de um inquérito.

O edifício foi desinfetado. Atualmente, num universo de 1600 funcionários do SEF, em Portugal Continental e Ilhas, 24 testaram positivo à covid-19.

14h40 - Mais de 11 milhões de casos na Europa

A Europa já contabilizou oficialmente mais de 11 milhões de casos do novo coronavírus desde o início da pandemia, indica uma contagem da agência noticiosa France-Presse (AFP) referente às 13h30 de hoje.

Segundo a contagem, a Europa contabiliza 11.008.465 contaminações e 284.149 mortes no continente.

Quase metade dos casos está concentrada nos quatro países europeus mais afetados pela pandemia – Rússia (1.637.686), França (1.466.433), Espanha (1.240.697) e Reino Unido (1.053.864).

14h17 - Portugal tem mais 2.596 casos e 45 óbitos

Portugal registou mais 2.596 infeções pelo novo coronavírus e 45 mortes, nas últimas 24 horas. Há ainda a registar 60.219 casos ativos, menos 744 do que ontem - a maior queda de casos ativos desde 20 de outubro.

O relatório da Direção-Geral da Saúde indica também que há mais 3295 pessoas que recuperaram. há ainda a registar que estão internadas 2349 pessoas (mais 94 do que ontem), das quais 320 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (mais 26 do que segunda-feira).

A região que registou maior número de novos casos foi, novamente, o Norte com 1547 infeções, seguida região de Lisboa e Vale do Tejo com 626 novos casos. A região Centro contabilizou mais 292 casos, o Alentejo mais 57 e o Algarve mais 47.

No arquipélago dos Açores há ainda a registar mais oito infeções e na Madeira mais 19.

Desde o início da pandemia, Portugal já contabiliza 149.443 casos confirmados de Covid-19 e 2.635 óbitos.

14h09 - Ana Gomes em isolamento depois de estar em contacto com pessoa infetada

A candidata presidencial Ana Gomes anunciou esta terça-feira que está em siolamento profilático devido a um contacto com uma pessoa que está infetada com o novo coronavírus.

Numa mensagem divulgada nas redes sociais, Ana Gomes revela que fez um primeiro teste que deu negativo e que não tem qualquer sintoma da Covid-19, mas vai permanecer em isolamento porque considera um "sentido de dever e de responsabilidade".




14h03 - Equipamentos culturais nos 121 concelhos de risco encerram às 22h30

São medidas já a partir de amanhã. Teatros, cinemas e salas de espetáculos ficam assim sujeitos ao mesmo horário dos estabelecimentos de restauração e similares.
A Resolução do Conselho de Ministros retoma ainda as orientações da Direção-Geral da Saúde para estes espaços.

E obrigatória a higienização das instalações, o distanciamento físico, o uso de máscara, a limitação do número de pessoas e a criação de sentidos de entrada e saída dos recintos.

13h58 - Desde o início de maio que não havia tantos portugueses a ficar em casa

Desde o início de maio, na primeira fase do desconfinamento, que não havia tantos portugueses a ficar em casa. Este domingo, 57 por cento da população evitou deslocações. Os dados são de uma consultora, que desenvolveu um sistema para avaliar a mobilidade em tempo de pandemia.


13h52 - Hospitais das Forças Armadas tratam doentes covid

Num esforço de apoio ao serviço nacional de saúde, os hospitais das Forças Armadas estão a colaborar no tratamento e acolhimento de doentes covid. No Porto, o hospital militar já recebeu 39 pessoas desde setembro.


13h45 - Suécia regista 10.177 novos casos desde sexta-feira

A Suécia, que evitou confinamentos durante a pandemia, registou na terça-feira 10.177 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, registados desde sua atualização anterior na sexta-feira, revelam estatísticas da Agência de Saúde.

A Suécia registou também 31 novas mortes, elevando o total para 5.969 durante a pandemia.

13h41 - Hospital de Penafiel lançou pedido de ajuda

Em rutura assumida, o hospital de Penafiel lançou um pedido de ajuda à Administração Regional de Saúde e ao Governo. Pede médicos de família para conseguir assegurar as urgências.
As transferências de doentes aumentam para hospitais vizinhos, que admitem estar a chegar também ao limite da capacidade.

13h38 - Presidência da República e Governo acertaram medidas para o estado de emergência

Uma colaboração para acelerar o processo que terá ainda de passar pela Assembleia da República. A aprovação está já garantida com o sim anunciado do PS e do PSD, mas a renovação requer votações com maioria no Parlamento a cada 15 dias.


13h32 - Hospital de Leiria vai ter área para doentes com suspeita de infeção respiratória

O Hospital de Leiria vai ter uma Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infeção Respiratória nos Serviços de Urgência, para responder ao "expectável agravamento da afluência" à unidade de saúde devido à pandemia, foi hoje anunciado.

Numa nota de imprensa, o Centro Hospitalar de Leiria, que integra aquele hospital mais os de Pombal e de Alcobaça, informa que "está a criar uma Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infeção Respiratória nos Serviços de Urgência" (ADR-SU), no Hospital de Santo André, em Leiria. O objetivo é "garantir resposta adequada ao expectável agravamento da afluência devido ao crescimento epidémico da covid-19 e o aumento previsível da incidência de outras infeções respiratórias agudas".

A nota refere que "as obras de construção terão início brevemente" e que a ADR-SU e nova área de internamento covid-19 vão "ocupar parte da área afeta atualmente ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação".

O espaço vai contar com uma sala de emergência, uma área de receção e espera, um gabinete de triagem, três gabinetes médicos, uma sala de tratamento e uma sala de observação com sete cadeirões e 10 macas. O investimento contempla também "uma enfermaria com capacidade para alocar 20 camas, três quartos de isolamento e uma sala de raio-X portátil".

A nova área "terá um acesso externo próprio, o que permite a separação dos circuitos dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda face aos restantes", adianta a mesma nota.

13h19 - Misericórdia de Grândola com mais 13 utentes e cinco funcionários infetados

Mais 13 utentes e cinco funcionários da Misericórdia de Grândola (Setúbal) estão infetados com o vírus que provoca a covid-19, elevando para 45 o número de casos relacionados com este surto, foi hoje revelado.

13h15 - Câmara de Castelo Branco autoriza realização de feiras e mercados

O presidente da Câmara de Castelo Branco afirmou hoje que vai autorizar a realização de feitas e mercados no concelho, com o reforço da supervisão e das medidas de segurança.

"Vamos manter a realização das feiras e mercados no concelho de Castelo Branco, sendo que vai haver uma maior supervisão por parte da autarquia e das forças de segurança", afirmou José Augusto Alves.

O autarca explicou que no concelho está em causa, acima de tudo, a realização da feira semanal de Castelo Branco e dos mercados municipais de Castelo Branco e de Alcains.

13h11 - Moreirense deteta novos casos de infeção e suspende treinos

O Moreirense suspendeu hoje os treinos, após ter detetado mais casos de infeção pelo novo coronavírus.

A mais recente bateria de testes, realizada na segunda-feira, revelou novos testes positivos em toda a estrutura, acentuando um cenário que já abrangia os guarda-redes Miguel Oliveira, Kewin e Nuno Costa, o defesa Matheus Silva e o médio Galego.

13h05 - Pandemia do novo coronavírus já matou 1.206.525 no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.206.525 no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro, de segundo o levantamento feito hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais às 11h00.

Mais de 46.958.530 casos de infeções foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 31.166.300 pessoas já foram consideradas curadas.

13h00 - Guiné-Bissau com mais um caso e número de vítimas mortais sobe para 42

A Guiné-Bissau registou na última semana mais um caso positivo para covid-19 e o número de vítimas mortais aumentou para 42, segundo os dados divulgados hoje pelo Alto-Comissariado para a Covid-19.

Segundo os dados, foram realizados entre 26 de outubro e 01 de novembro 1.321 testes, 757 dos quais a viajantes, tendo sido detetado apenas um caso positivo para o novo coronavírus.

A Guiné-Bissau regista um total de 2.414 casos positivos desde março.

12h48 - População do distrito de Bragança já pode fazer teste em todos os concelhos

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste anunciou hoje que já é possível fazer o teste de deteção do novo coronavírus, que provoca a covid-19, em todos os 12 concelhos do distrito de Bragança. A medida vai acabar com as deslocações de dezenas de quilómetros a que estavam obrigados os habitantes de vários concelhos quando eram sujeitos a rastreio, já que o único centro de testes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) disponível desde o início da pandemia está localizado em Macedo de Cavaleiros.

A entidade responsável pela Saúde na região divulgou hoje que decidiu descentralizar este serviço à população com a instalação de espaços para colheita em todos os concelhos do distrito de Bragança e em parceria com as autarquias locais.

"Tendo em conta a dispersão geográfica, e prevendo-se um aumento significativo de testes durante a época outono/inverno, foram implementadas áreas de colheita em todos os municípios do Nordeste Transmontano, com equipas especializadas, numa ótica de proximidade com a população", revelou a ULS do Nordeste.

A estes espaços, segundo a instituição, "podem deslocar-se os utentes previamente referenciados para a realização de teste de despiste à Covid-19".

12h35 - Sobe para 20 número de infetados no segundo surto no hospital de Beja

O número de infetados no segundo surto de covid-19 no hospital de Beja aumentou para 20, com a confirmação de infeção em mais quatro profissionais, disse hoje à agência Lusa a presidente da unidade local de saúde.

Os quatro novos casos de infeção confirmados são de dois enfermeiros e dois assistentes operacionais, precisou a presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Conceição Margalha.

Com a confirmação de mais quatro casos, subiu de 16 para 20 o total de infetados no segundo surto no hospital, entre os quais há 14 profissionais de saúde dos serviços de Medicina, Urgência Geral e Endoscopia, nomeadamente oito enfermeiros e seis assistentes operacionais, todos em isolamento em casa, e seis doentes.

12h17 - Castela e Leão fecha restauração e centros comerciais e isola lares

A região espanhola de Castela e Leão, que faz fronteira com o nordeste de Portugal, decidiu fechar ao público a partir da meia-noite de sexta-feira os restaurantes, bares e cafés, autorizando apenas o serviço de entregas em casa.

O presidente do Governo regional de Castela e Leão, Alfonso Fernández Manueco, anunciou a decisão, acrescentando que os centros comerciais também vão encerrar e as visitas aos lares de idosos serão suspensas, para evitar o contágio da covid-19.

Na declaração institucional que fez, Alfonso Fernández Manueco insistiu que esta comunidade autónoma espanhola está em "risco máximo" e pediu ao Governo central que assumisse a responsabilidade de tomar medidas que o executivo regional não pode no atual quadro normativo.

A região, que tem uma dimensão superior a Portugal (94.226 km2) e apenas cerca de 2,4 milhões de habitantes (Portugal tem mais de 10 milhões), vai tomar estas medidas por um período inicial de duas semanas, que pode prolongá-las caso a situação epidemiológica na região não melhore.

O nível de incidência acumulada em Castela e Leão subiu na segunda-feira para 829 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, quando a média em Espanha está nos 521 casos.

12h03 - "Grande maioria" das câmaras do Norte vai autorizar feiras

O presidente da Associação Feiras e Mercados da Região Norte (AFMRN) disse hoje à Lusa que "a grande maioria" das câmaras vai permitir a realização de feiras, agora que o Governo recuou na sua decisão de proibição.

Embora desconheça o número exato de autarquias que vão autorizar a realização de feiras, Fernando Sá citou como exemplo as autarquias do Vale do Sousa, nomeadamente Lousada, Paços de Ferreira e Felgueiras (onde foram antecipadas medidas mais restritivas para conter a epidemia de covid-19, devido ao elevado número de casos), mas também Guimarães, Gondomar, Caminha e Espinho.

"Esperamos que esta decisão se mantenha, caso seja decretado o estado de emergência", sublinhou.

11h45 - Infeções na Rússia podem atingir pico em meados de novembro

Os casos de Covid-19 na Rússia podem atingir o seu pico em meados de novembro, segundo estimativas do órgão de vigilância da saúde do consumidor do país, conforme as autoridades relataram mais de 18.000 novas infeções em todo o país.

O pico será em meados de novembro, disse Alexander Gorelov, vice-diretor de um instituto de pesquisa em Rospotrebnadzor, segundo a agência de notícias Interfax.

"É difícil fazer uma previsão mais precisa, pois muitos fatores afetam o desenvolvimento do processo epidemiológico", disse.

Autoridades disseram, no entanto, que a Rússia não pretende impor novamente as rígidas restrições de confinamento que estavam em vigor na primavera, apesar do aumento de casos e mortes em todo o país.

11h15 - Feirantes de Lisboa congratulam-se com realização de mercados autorizados pelas autarquias

A Associação de Feirantes do Distrito de Lisboa congratulou-se hoje com o facto de as autarquias ficarem responsáveis por autorizar a realização de feiras e mercados, lembrando que se aproxima uma época que anteriormente era boa para o setor.

"Claro que é uma boa noticia, o que é que havia de dizer, ficarmos fechados por mais 15 dias seria mais tempo para correr mal", disse José Luís, dirigente da Associação dos Feirantes do Distrito de Lisboa.

De acordo com o responsável, já teve contatos por parte da Câmara de Lisboa, adiantando que as feiras da Ladra, das Galinheiras e do Relógio vão poder realizar-se, acrescentando que já teve conhecimento também das autorizações para a feira de sábado de Monte Abraão (Sintra) e da feira da Povoa de Santa Iria e Forte da Casa (Vila Franca de Xira).

11h07 - África com mais 245 mortes e passa 1,8 milhões de casos de infeção

África passou hoje 1,8 milhões de infetados pelo novo coronavírus, tendo registado nas últimas 24 horas mais 245 mortes devido à Covid-19, aumentando para 43.421 o total de vítimas mortais, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nos 55 Estados-membros da organização registaram-se nas últimas 24 horas mais 7.844 casos de Covid-19, para um total de 1.802.351.

10h57 - Alemanha prepara salas de exposição e equipas móveis para programa de vacinação

A Alemanha está a ponderar usar salões de feiras e terminais de aeroporto para usar como potenciais centros de vacinação em massa, enquanto desenha planos para inocular o país assim que a primeira vacina contra o novo coronavírus receber aprovação europeia, disseram autoridades de saúde estaduais à Reuters.

Berlim espera que as primeiras vacinas estejam disponíveis no início de 2021 e deu aos 16 estados do país um prazo até 10 de novembro para detalhar os endereços de 60 instalações que podem servir como centros de entrega para os fabricantes.

De acordo com a estratégia nacional de vacinação, aprovada por seu gabinete na semana passada, a Alemanha pediu aos estados que identificassem centros centrais de vacinação, que serão complementados por equipas móveis que vão para as casas de saúde. A abordagem centralizada ressalta os desafios logísticos em potencial que os governos enfrentam, incluindo suprimentos limitados, frascos multidoses e requisitos complexos de armazenamento.

Em cidades-estados mais pequenas, como Hamburgo e Bremen, as autoridades estão a procurar locais centrais que sejam fáceis de alcançar, como salas de exposições, onde as vacinas possam ser armazenadas.

"Estamos a procurar locais maiores, localizados centralmente e espaçosos. Pode muito bem ser o aeroporto ou feira comercial", disse um porta-voz do Ministério da Saúde de Hamburgo, acrescentando que nenhuma decisão final foi tomada.

Estados maiores e mais rurais como Baden-Wuerttemberg e Schleswig-Holstein planeiam distribuir injeções de um local de entrega centralizado para distritos e cidades, disseram porta-vozes das autoridades de saúde.

A Alemanha pediu ao comité de vacinas do Instituto Robert Koch para identificar quais são os grupos vulneráveis ​​da população que deveriam tomar as vacinas primeiro, embora os profissionais na linha de frente devam ser uma prioridade.

Numa segunda fase, quando mais vacinas estiverem amplamente disponíveis em frascos de dose única, a Alemanha espera administrar a população mais ampla em consultórios médicos.

10h48 - Liverpool inicia sexta-feira programa de testes maciço

Liverpool, com 500 mil habitantes, vai ser alvo de um programa maciço de testes para o novo coronavírus que abrangerá os residentes e trabalhadores da cidade de 500 mil habitantes, anunciou hoje o Governo do Reino Unido.

A partir de sexta-feira, os cerca de 500 mil habitantes de Liverpool, no norte da Inglaterra, assim como os que trabalham na cidade, passarão a fazer testes regulares e rápidos para a covid-19, independentemente de apresentarem sintomas. Cerca de 2.000 soldados serão destacados para organizar este programa, que começará no dia seguinte ao início do novo confinamento de quatro semanas no país, anunciado no sábado pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Os habitantes de Liverpool, uma das cidades mais afetadas pela segunda vaga do novo coronavírus, poderão beneficiar de diversos tipos de rastreios, inclusive um particularmente rápido, que indica os resultados em uma hora, sem recorrer a um laboratório.

"Estes testes ajudarão a identificar os milhares de pessoas na cidade que não apresentam sintomas, mas que podem infetar outras pessoas sem saber. Com base no sucesso obtido em Liverpool, buscaremos distribuir milhões desses novos testes rápidos até o Natal e capacitar as comunidades locais para usá-los para reduzir a transmissão nas suas áreas", disse Boris Johnson em um comunicado. "Ainda estamos no começo, mas este tipo de teste em grande escala tem potencial para ser uma nova arma poderosa na nossa luta contra a covid-19", argumentou o líder conservador.

10h38 - Universidade da Beira Interior entrega refeições a alunos em isolamento

Os estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) que se encontrem em isolamento devido à covid-19 vão dispor de um serviço de entrega de refeições, anunciou aquela instituição com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco. A ‘Linha de Apoio a Estudantes em Isolamento’ está a ser desenvolvida pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), pela UBI e pela ESN - Erasmus Student Network Covilhã.

"Através do preenchimento de um formulário disponível ‘online’, os alunos que se encontrem em quarentena receberão em casa refeições da cantina universitária, colmatando uma das maiores dificuldades de quem se encontra deslocado da sua zona de origem", refere uma nota de imprensa enviada à agência Lusa.

De acordo com a informação, a entrega será gratuita e os alunos terão apenas de pagar o preço social da refeição da cantina em regime de "take away", no valor de 1,5 euros.

A equipa deste projeto será constituída por estudantes voluntários, que podem inscrever-se através de um formulário igualmente disponível ‘online’.

10h25 - Barém aprovou uso de emergência de potencial vacina contra Covid-19

O Barém concedeu aprovação de emergência para o uso de uma vacina candidata contra a covid-19 em profissionias da linha de frente esta terça-feira, disse a agência de notícias estatal BNA, relatando um anúncio do ministro da Saúde.

Em setembro, os Emirados Árabes Unidos permitiram o uso de emergência semelhante da mesma vacina para funcionários da linha de frente com alto risco de infeção pelo novo coronavírus.

A vacina candidata, próxima ao final dos testes de fase III no Egito, Barém e Jordânia, é uma parceria entre o China National Biotec Group (CNBG) da Sinopharm e a empresa de inteligência artificial e computação em nuvem baseada em Abu Dhabi Group 42 (G42).

10h00 - Polónia ultrapassou os 400 mil casos de Covid-19

O número total de pessoas infetadas pelo novo coronavírus na Polónia ultrapassou os 400.000 esta terça-feira, informou o Ministério da Saúde, depois de os números terem duplicado em menos de duas semanas. O Ministério relatou 19.364 novos casos hoje, abaixo do recorde de 21.897 registado no último sábado.

O número de pessoas infetadas desde o início da pandemia subiu assim para 414.844, e o número total de mortes subiu para 6.102.

9h41 - Lar de Mogadouro regista quatro casos positivos

A Estrutura Residencial São João Batista, tutelada pela Misericórdia de Mogadouro, no distrito de Bragança, tem três funcionários e uma utente que testaram positivo para o novo coronavírus.

João Henriques, o provedor da instituição, adiantou que foram testados no domingo um total de 97 pessoas, dos quais 50 são utentes/idosos e 47 funcionários.

"Após a realização de 97 testes de diagnósticos à covid-19, foram detetados quatro casos positivos: uma utente e três funcionárias", concretizou o provedor.

O responsável explicou que, logo após a detenção de um primeiro caso positivo para a covid-19, foram solicitados testes de rastreio para todos os utentes e funcionários da Estrutura Residência São João Batista.

9h35 - Sete militares da UEPS/GNR infetados em Vila Real

Sete militares da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, que prestam serviço no centro de meios aéreos de Vila Real, tiveram teste positivo para o novo coronavírus, disse fonte oficial da Guarda.

A GNR referiu que mais dez militares se encontram em isolamento e que as instalações foram descontaminadas pela Unidade de Emergência, Proteção e Socorro (anteriormente GIPS - Grupo de Intervenção Proteção e Socorro). O efetivo total instalado no centro de meios aéreos de Vila Real é de 24 militares e, segundo a fonte das relações públicas do comandando nacional, a atividade operacional não foi afetada, encontrando-se a mesma a ser assegurada por militares das subunidades adjacentes.

A UEPS é uma unidade especializada da GNR que tem como missão específica a execução de ações de prevenção e de intervenção, em todo o território nacional, em situações de acidente grave e catástrofe, designadamente nas ocorrências de incêndios rurais, matérias perigosas, cheias, de sismos, busca, resgate e salvamento em diferentes ambientes.

A GNR informou ainda que, no Comando Territorial de Vila Real, atualmente há três militares que se encontram positivos ao novo coronavírus, num efetivo global de 639 militares.

9h28 - Indonésia reporta 2.973 novos casos de Covid-19 e mais 102 mortes

A Indonésia relatou 2.973 novos casos de coronavírus, elevando o número total de infeções para 418.375, mostraram dados do Ministério da Saúde do país. Também foram relatadas mais 102 mortes, elevando o número total de mortes para 14.146.

A Associação Médica da Indonésia (IDI) disse esta terça-feira que 161 médicos, incluindo nove dentistas, morreram devido ao vírus entre março e outubro.

9h19 - Moçambique regista máximo de 194 hospitalizações em outubro

O número de hospitalizações devido à Covid-19 atingiu um novo máximo (194) no mês de outubro em Moçambique, concentradas na capital, Maputo, segundo a mais recente análise epidemiológica publicada pelo Instituto Nacional de Saúde (INS).

O recurso às unidades de saúde aumentou, apesar de ter havido uma descida do total mensal de casos registados de infeção por Covid-19, de 4.812 em setembro para 4.141 em outubro. O número de óbitos por mês desceu também de 38 em setembro para 31 em outubro, com a taxa de letalidade a fixar-se em 0,7 por cento.

Os internamentos em Moçambique mantiveram-se na casa dos 30 até agosto, mas em setembro dispararam para 160 motivando alertas das autoridades para os riscos que a subida implica num sistema de saúde pública fragilizado.

9h13 - Ucrânia regista novo recorde de casos diários

A Ucrânia registou um recorde de 8.899 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, disse o Ministério da Saúde esta terça-feira, ante a alta de 30 de outubro de 8.312.

O total de infeções é de 411.093, com 7.532 mortes.

9h05 - Um parisiense é infetado a cada 30 segundos, diz ministro francês da Saúde

Um parisiense está a ser infetado pelo novo coronavírus a cada 30 segundos, enquanto a cada 15 minutos há um parisiense a dar entrada no hospital por causa da Covid-19, disse o ministro da Saúde, Olivier Veran, esta terça-feira.

Veran fez os comentários à RTL Radio em resposta às demandas da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, para abrir pequenas livrarias e outras lojas menores para tentar manter o comércio e a atividade social a funcionar, apesar de haver um novo confinamento no país.

Veran disse que qualquer movimento desse tipo era muito arriscado, dadas as altas taxas de infeção de Covid-19 na capital francesa.

"Ela não pode ignorar o facto de que a cada 15 minutos, nos hospitais de Paris, há alguém que foi hospitalizado com Covid. Ela não pode ignorar o facto de que a cada 30 segundos, há um parisiense que foi contaminado", disse Veran.

"Queremos salvar os parisienses e os franceses e fazemos isso com determinação e consistência", acrescentou.

8h53 - Marcelo Rebelo de Sousa admite Estado de Emergência com medidas limitadas

O Presidente da República admite decretar o Estado de Emergência mas afasta um confinamento total. Na entrevista à RTP, Marcelo Rebelo de Sousa disse que houve erros na gestão da pandemia e atrasos na preparação da segunda vaga.

O Presidente da república assumiu a responsabilidade "suprema" pelos erros cometidos.

8h45 - Reino Unido registou mais 136 mortes e 18.950 novas infeções

O Reino Unido registou mais 136 mortes por Covid-19 e 18.950 novas infeções nas últimas 24 horas, de acordo com os últimos números oficiais divulgados pelo governo britânico, numa semana em que a Inglaterra avança para um novo confinamento.

Segundo autoridades sanitárias, o número total de mortes por coronavírus chegou a 46.853 desde o início da pandemia, enquanto o número total de casos atingiu os 1.053.864.

As infeções estão a acelerar em toda a Inglaterra, o que forçou o governo a decretar um novo confinamento, a partir de quinta-feira e até o próximo dia 2 de dezembro, embora escolas, universidades, supermercados e farmácias continuem abertos.

8h40 - Alemanha regista 15.352 novas infeções e 131 mortos em 24 horas

As autoridades alemãs registaram 15.352 infeções do novo coronavírus nas últimas 24 horas, após o último máximo de 19.059 no sábado, e 131 mortes, segundo o mais recente balanço do Instituto Robert Koch (RKI).

Os casos positivos contabilizados desde o anúncio do primeiro contágio no país, no final de janeiro, somam 560.379 e 10.661 mortes.

8h36 - França considera impor novamente recolher obrigatório em Paris

O governo francês vai reimpor o recolher noturno obrigatório em Paris, e possivelmente na região de Ile-de-France ao redor da capital, para lidar com o aumento dos números da Covid-19, disse o porta-voz do governo Gabriel Attal esta terça-feira.

"Vamos restabelecer o toque de recolher em Paris, e talvez na Ile-de-France. O Ministério do Interior especificará os detalhes no final do dia e será emitido um decreto", disse Attal à TV BFM.

A França relatou um recorde de 52.518 novos casos de Covid-19 na segunda-feira e o número de hospitalizados aumentou em mais de 1.000 pela quarta vez em oito dias, já que a pandemia não mostra sinais de diminuir, apesar do novo bloqueio.

O número de mortos no COVID-19 na França aumentou em 416 para 37.435, em comparação com um aumento de 231 no domingo e uma média móvel de sete dias com um mês de alta de 345.

8h15 - Infarmed suspendeu comercialização de máscaras que tinham indicação CE indevida

O Infarmed suspendeu a comercialização de máscaras cirúrgicas do fabricante Interespuma - Indústrias de Poliuretanos, Lda por apresentarem de forma indevida a marcação CE, anunciou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Numa nota divulgada no `site`, o Infarmed explica que as máscaras em causa (da marca Orthia, do fabricante Interespuma - Indústrias de Poliuretanos, Lda) ostentam a marcação CE indevidamente pois a documentação técnica está incompleta face ao estabelecido na lei.

"O Infarmed determinou a imediata suspensão da comercialização no mercado nacional dos referidos dispositivos", informa a Autoridade Nacional do Medicamento, acrescentando, no entanto, que "poderão ser escoados e utilizados os produtos que já se encontrem no circuito de comercialização".

PR reúne-se com parceiros sociais para avaliar declaração de estado de emergência

As centrais sindicais, UGT e CGTP, assim como a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) são recebidas pelo Presidente da República para debater a situação da pandemia e o eventual estado de emergência.

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu na segunda-feira o primeiro-ministro, António Costa, e os partidos. O primeiro-ministro pediu ao Presidente que este declarasse o estado de emergência para enfrentar a pandemia, mas de âmbito mais limitado do que o que vigorou em Portugal entre 19 de março e 2 de maio.
PS e PSD aprovam estado de emergência
PSD e PS já a anunciaram que vão aprovar o estado de emergência, caso o Presidente da República o declare. Marcelo Rebelo de Sousa procura consensos, e a viabilização já está garantida.

Os votos do PS e do PSD bastam para aprovar o decreto presidencial.
Marcelo realça dificuldade do combate e assume "responsabilidade suprema" por erros

O Presidente da República, em entrevista à RTP, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, disse compreender "as críticas, as angústias e o estado de espírito dos portugueses, muitos", que "apontam erros, atrasos, contradições, ziguezagues" na resposta a esta pandemia.

No entanto, salientou que desde março "a pandemia nunca parou" e interrogou: "Quem é que pode planear quando os problemas estavam a surgir todos os dias? Planeava-se, mas no dia seguinte já estava ultrapassado. Eu era o primeiro a dizer: tem de se planear".

"Eu não estou a absolver erros nem a dizer que não houve erros. Eu sou o maior responsável por eles, porque o Presidente da República é o maior responsável por aquilo que corre mal em Portugal", acrescentou o chefe de Estado.

Confrontado com o facto de o Presidente não ter funções executivas, contrapôs: "Mas dá cobertura política. Portanto, eu sou o maior responsável por o que aconteceu".
Termina proibição de circular entre concelhos
A proibição de circular entre concelhos terminou às 6 da manhã. Vigorava desde a meia-noite do dia 30 de outubro, abrangendo o fim de semana do dia de Todos os Santos.

De norte a sul do país, PSP e GNR estiveram as patrulhar as estradas

As autoridades revelaram que a maioria dos automobilistas cumpriram as regras em vigor.

A partir de quinta-feira, vão ser aplicadas medidas especiais em 121 concelhos que têm mais de 240 casos de infeção por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, incluindo um "dever de permanência no domicílio", teletrabalho obrigatório, e encerramento do comércio até às 22h00 e dos restaurantes até às 22h30.
Europa. Pandemia permanece fora de controlo
Os países europeus agravaram as restrições sanitárias, mas a segunda vaga da pandemia permanece fora de controlo.
Apesar do reforço das medidas, França e Espanha voltaram a registar novos máximos de contágios.