Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

José Sena Goulão - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h51 – El Salvador dá luz verde à vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford

O Reino Unido anunciou também esta quarta-feira a aprovação desta vacina contra a covid-19.

A Agência Europeia do Medicamento revelou que pediu mais informação científica à AstraZeneca/Universidade de Oxford.

23h48 - Califórnia anuncia primeiro caso confirmado da variante detetada no Reino Unido

A confirmação foi dada pelo Governador Gavin Newsom.

23h16 – Alemanha enfrentará ainda “tempos difíceis” em 2021

Angela Merkel endereçou os votos de ano novo e considerou que a crise “histórica” criada pela pandemia vai prolongar-se em 2021, apesar de a vacina trazer esperança.

Naquela que é a última mensagem enquanto chanceler, Merkel confessou que a pandemia tornou o ano que passou como o mais difícil enquanto esteve à frente do executivo alemão, ao longo de 15 anos. Num raro momento emotivo, Merkel assegurou ainda que irá ser vacinada contra a covid-19 quando esta estiver acessível de forma massiva.

22h46 - O Brasil registou 193.875 mortes e 7.619.200 infeções por covid-19 desde 26 de fevereiro, quando o primeiro caso da doença foi notificado no país. Em 24 horas, o país teve 55.649 novos casos e mais 1.194 óbitos.

22h23 - Agência Europeia do Medicamento quer mais informações sobre vacina da AstraZeneca/Oxford

22h07 - A Madeira registou hoje 67 novos casos de covid-19, o número mais alto desde o início da pandemia, e mais um óbito, elevando para 13 as mortes associadas à doença.

21h12 - Vários artistas portugueses celebram a passagem de ano através de um espetáculo online. Parte das receitas revertem para ajudar os artistas mais afectados pelos efeitos da pandemia.

21h11 - Fim de Ano. Austrália ameaça deportar estrangeiro que violem restrições

21h09 - Novo ano com restrições ainda mais apertadas

Devido à pandemia é proibida a circulação entre concelhos e há recolher obrigatório às 23h00 de 31 de dezembro, estando também proibidos ajuntamentos na via pública e as festas públicas.

21h03 - Cabo Verde registou mais 41 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 11.793 os casos positivos acumulados desde 19 de março.

21h01 - Passagem de ano na Madeira vai ser bem diferente do habitual

20h53 - A agência britânica do medicamento aprovou hoje a vacina da Universidade de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca. As primeiras doses vão começar a ser administradas já a partir da próxima segunda-feira.

20h43 - Rui Rio responsabiliza politicamente António Costa pelas mortes da pandemia

20h27 - Vacinação. Ministra da Saúde entrevistada na RTP

20h23 - Portugal vai receber mais 2,2 milhões de doses da vacina da Pfizer

20h19 - Legais ou ilegais. Governo garante que vai vacinar os idosos em todos os lares

20h17 - Natal. Menos testes, menos infeções registadas

20h15 - António Costa sai do confinamento, país continua em estado de emergência

20h07 - Cabo Verde registou mais 41 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 11.793 os casos positivos acumulados.

20h05 - A França registou nas últimas 24 horas 26.467 novos casos de covid-19, totalizando assim 2.600.498 de casos desde o início da pandemia.

19h39 - O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira que o Estado de Emergência vai manter-se para além do dia 7 de janeiro. António Costa justifica a medida com os eventuais excessos do Natal e Ano Novo.

19h37 - Merkel aponta luta contra a Covid o maior desafio da presidência alemã

19h35 - Angola registou 62 novos casos de covid-19, mais duas mortes e a recuperação de 232 doentes, nas últimas 24 horas.

19h25 - Costa inaugura novo UCI no Hospital Amadora-Sintra

18h37 - Militares vacinados na próxima semana

Os militares que trabalham no Hospital das Forças Armadas de Lisboa, Porto e no Centro de Apoio Militar covid-19 vão ser vacinados durante a próxima semana, de acordo com o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.

"Nós estamos a falar de cerca de 640 profissionais de saúde a trabalhar no Hospital das Forças Armadas de Lisboa, Porto e no Centro de Apoio Militar de covid, o antigo Hospital Militar de Belém. Serão vacinados durante a próxima semana, a semana de 4 de janeiro", garantiu João Gomes Cravinho, que falava aos jornalistas após uma visita à sala de situação do Ministério da Saúde, em Lisboa, onde são coordenadas as ações de acompanhamento do processo de chegada e distribuição das vacinas contra a covid-19.

18h32 - Nova estirpe de covid dissemina-se mais rapidamente do que todas as previsões

A nova estirpe de covid-19 chegou à Irlanda a partir do Reino Unido e está a espalhar-se mais rapidamente do que as previsões mais pessimistas, disse o primeiro-ministro, Micheál Martin.

"Embora a investigação internacional para esta nova variante esteja em curso, é já muito claro que estamos a lidar com uma estirpe da doença que se espalha muito, muito mais rapidamente", disse Martin num discurso televisivo anunciando um endurecimento das restrições à saúde pública para as próximas quatro semanas.

"Está a espalhar-se a um ritmo que ultrapassou os modelos mais pessimistas de que dispomos", disse Martin.

18h27 - Incidente entre PSP e GNR em Évora não foi coordenado pela sala de situação-vacinas

O incidente entre a PSP e GNR há dois em dias em Évora sobre quem escoltava lotes de vacinas para o Algarve não foi coordenado pela sala de situação-vacinas. A confirmação foi feita pelo ministro da defesa nacional em declarações à RTP.

João Gomes Cravinho visitou esta tarde precisamente a sala de situação, que cruza todos os organismos que estão envolvidos no processo de distribuição da vacina contra a covid-19 e enalteceu o trabalho exemplar deste serviço.

18h23 - Espanha registou 16.716 novas infeções e 247 mortes atribuídas à covid-19 nas últimas 24 horas, enquanto a incidência acumulada (14 dias) de casos por cada 100.000 habitantes subiu para 265,45, mais dez pontos desde terça-feira.

18h10 - Madeira inicia campanha de vacinação esta quinta-feira

A região vai iniciar a campanha de vacinação contra a covid-19 na quinta-feira, 31 de dezembro, no Hospital Central do Funchal Dr. Nélio Mendonça, indicou o executivo regional.

De acordo com uma nota da Presidência do Governo Regional, o chefe do executivo, Miguel Albuquerque vai estar presente, às 12:00, no Serviço de Formação do Serviço de Saúde da Madeira, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, para o início da campanha de vacinação na região autónoma.

O primeiro lote de vacinas - 9.750 doses - deverá chegar esta noite, cerca das 00:00, ao arquipélago, num voo proveniente de Lisboa, ficando acondicionado em dois ultracongeladores na farmácia do Hospital Central do Funchal.

As 9.750 doses vão permitir vacinar 4.785 pessoas, num universo de 200 mil elegíveis na Região Autónoma da Madeira.

O Plano Regional de Vacinação Covid-19 estabelece três fases, a começar pela população mais idosa e pelos profissionais do sistema de saúde, público e privado, ao que se seguem as pessoas com comorbilidades e, depois, o resto da população.

A estimativa aponta que sejam vacinadas 50 mil pessoas na primeira fase; outras 50 mil na segunda fase, e, por fim, 100 mil pessoas.

18h05 - AstraZeneca fornece dados completos para aprovação europeia da sua vacina

A AstraZeneca disse que já solicitou dados completos para prosseguir com a autorização da Agência Europeia do Medicamento (EMA, no acrónimo original) para a sua vacina covid-19, mas o regulador disse que precisa de informação adicional para a aprovação.

"Podemos confirmar que submetemos um pacote completo de dados para apoiar um pedido para a vacina AstraZeneca COVID-19 à Agência Europeia do Medicamento", disse um porta-voz da AstraZeneca.

"A AstraZeneca tem vindo a apresentar dados numa base contínua e continuará a trabalhar em estreita colaboração com a EMA para dar início a um processo formal de candidatura".

A EMA disse que ainda não tinha informação suficiente para avaliar a vacina que acaba de ser aprovada para situações de emergência na Grã-Bretanha. "O último pacote clínico foi recebido a 21 de dezembro e está a ser avaliado", refere a EMA em comunicado.

"Considera-se necessária informação científica adicional sobre questões relacionadas com a qualidade, segurança e eficácia da vacina para apoiar o rigor necessário a uma autorização, o que foi solicitada à empresa".

17h41 - A Itália reportou 16.202 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, quase mais de 5.000 casos se comparado com terça-feira, informou o Ministério da Saúde italiano, frisando, porém, que o país realizou mais testes de diagnóstico.

17h39 - O Reino Unido registou 981 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, mais do dobro que na véspera, e 50.023 infeções, divulgou o governo britânico, que decidiu alargar a mais regiões o nível mais alto de restrições.

17h37 - Reguengos de Monsaraz oferece vales de compras a quem está na "linha da frente"

A Câmara de Reguengos decidiu oferecer um vale de compras no valor de 30 euros a cada profissional da "linha da frente" no combate à covid-19 que resida ou trabalhe no concelho, prenda que pode ser utilizada "em compras no comércio local".

Ao abrigo desta medida, segundo a autarquia, deverão ser "atribuídos mais de 1.000 vales de compras aos profissionais" de diversos setores de atividade, como os da saúde e farmácias, GNR, PSP e restantes corpos policiais.

Estão igualmente abrangidos profissionais dos três ramos das Forças Armadas Portuguesas, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, da Proteção Civil Municipal, do Agrupamento de Escolas, das instituições particulares de solidariedade social e de outras entidades de apoio aos mais desfavorecidos.

17h32 - António Costa deixa "mensagem de solidariedade" aos portugueses em isolamento profilático

Ele próprio saído de um período de isolamento, o primeiro-ministro deixou uma mensagem de solidariedade aos mais de 91.000 portugueses em isolamento profilático devido à covid-19 e apelou a "muito cuidado" apesar do início do processo de vacinação.

No final da inauguração da nova Unidade de Cuidados Intensivos nível II do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora, António Costa recorreu à sua experiência pessoal, depois de hoje ter terminado um período de isolamento profilático de 14 dias após um contacto com um infetado, o presidente francês, Emmanuel Macron.

"Queria dizer que sei bem que estes 14 dias parecem uma eternidade que nunca mais acabam, mas acabam mesmo", afirmou, desejando a todos os portugueses que neste momento cumprem esse isolamento que o possam completar "em boa saúde", como foi o seu caso.

Questionado como passou estes dias, António Costa explicou que, como não teve qualquer sintoma, teve a "felicidade" de poder continuar a trabalhar.

"Grande parte do tempo foi ocupado a fazer o meu trabalho. Nos momentos que não estive a trabalhar, foi uma sensação ao contrário do habitual... Os tempos livres são mesmo os mais penosos", afirmou.

O primeiro-ministro começou por pedir aos jornalistas que fossem rápidos nas perguntas, explicando: "Têm que ser rápidos que eu tenho saudades mesmo de ir para casa".


O congressista morreu na noite de ontem no hospital de Shreveport, onde estava desde 19 de dezembro, agora internado numa unidade de cuidados intensivos. O médico que estava a tratá-lo com esteróides e com Remdesivir admitiu que Letlow não apresentava outras patologias e afirmou que ele morreu de um "episódio cardíaco".

16h52 - Não haverá tolerância de ponto no Ano Novo por ser necessário "período de contenção"

O primeiro-ministro fez saber que o Governo não dará este ano tolerância de ponto no Ano Novo por ser necessário "um período de contenção" para avaliar os efeitos que poderá ter tido o aligeirar das medidas no Natal.

Em declarações aos jornalistas no final da inauguração da nova Unidade de Cuidados Intensivos nível II do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), na Amadora (Lisboa), António Costa adiantou ainda que, também por esse motivo, "será seguramente prorrogado o atual estado de emergência".

"A administração central não terá este ano tolerância de ponto. Como sabem, optámos por medidas muito restritivas na passagem de ano, já que no período de Natal felizmente pudemos aligeirar e agora precisamos de um período de contenção para avaliar os resultados", afirmou.

16h47 - Primeiro-ministro lembra que "processo de vacinação vai ser longo"

António Costa terminou o isolamento profilático de 14 dias e juntou-se à ministra da Saúde na inauguração de nova unidade de cuidados intensivos no Hospital Fernando Fonseca, na Amadora. Sobre a pandemia, deixou a ideia que a vacinação vai ser um longo processo, pelo que "a covid vai permanecer entre nós".


16h32 - Ministra da Saúde inaugura nova UCI na Amadora

A ministra Marta Temido acaba de inaugurar no Hospital Fernando Fonseca uma nova Unidade de Cuidados Intensivos.


15h47 - África tem até ao momento 64.067 mortos por covid e mais de 2,6 milhões de infetados em 55 países, segundo as últimas estatísticas.

15h45 - A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.791.033 mortos resultantes de mais de 81,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da agência francesa AFP.

15h44 - Moçambique regista mais duas mortes e 113 novos casos

O país anunciou mais dois óbitos de pacientes com o novo coronavírus, elevando o total para 165, indicou o Ministério da Saúde.

O documento revelou ainda mais 113 casos positivos de infeção, subindo o total para 18.485, dos quais 18.169 são de transmissão local e 316 casos são importados.

15h32 - Itália vai sentir impacto da vacina "na primavera"

As vacinas vão começar realmente a ter impacto na disseminação do coronavírus em Itália "na primavera", quando 10 a 15 milhões de pessoas já tiverem sido inoculadas, disse o primeiro-ministro Giuseppe Conte esta quarta-feira.

Itália deu início à campanha de vacinação no domingo, com as proimeiras doses produzidas pela Pfizer-BioNTech. A campanha tem como alvo inicial profissionais de saúde e idosos, seguidos por pessoas com doenças crónicas.

"A primavera vai chegar quando sentirmos o primeiro impacto significativo", disse Conte a jornalistas na habitual conferência de imprensa de fim de ano.

15h22 - Timor-Leste mantém cerca sanitária à região de Oe-cusse Ambeno e regras de entrada

O Governo de Timor-Leste aprovou hoje uma resolução que renova a imposição de uma cerca sanitária na Região Administrativa Especial de Oe-cusse Ambeno (RAEOA) e um decreto que mantém regras para quem queira entrar no país.

No Conselho de Ministros de hoje o executivo timorense aprovou um projeto de resolução, que “renova a imposição de uma cerca sanitária” na RAEOA, “atendendo aos recentes casos diagnosticados com SARS-CoV-2 na região e de modo a acautelar a saúde pública da população” e “a impedir a ocorrência de transmissão comunitária” em território nacional, referiu um comunicado.

Assim, continuam a estar proibidas as deslocações, por via terrestre e marítima, entre aquela região e os restantes municípios de Timor-Leste, até às 23:59 de 18 de janeiro de 2021. Durante este período, apenas será permitido o transporte de mercadorias para a RAEOA.

15h15 - PSD quer saber como foram definidas prioridades da vacinação

O PSD quer saber como foram definidas as prioridades do plano de vacinação contra o vírus SARS-CoV2 por parte do Governo e Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os deputados sociais-democratas argumentam que "os idosos com mais de 80 anos, quando saudáveis e não residentes em lares, bem como portadores de doenças graves" não devem ser excluídos da "primeira fase de vacinação contra a Covid-19".

Para o PSD, trata-se de "opções cujos fundamentos ético científicos se desconhecem e que, de resto, divergem do que sucede em outros países europeus, como são os casos da Alemanha, da Itália, da Espanha, de França ou mesmo do Reino Unido, para dar só alguns exemplos".

15h10 - China apela a trabalhadores que não viagem durante Ano Novo Lunar

O Governo chinês está a encorajar dezenas de milhões de trabalhadores migrantes a não regressarem à terra natal durante as férias do Ano Novo Lunar, a principal festa das famílias chinesas, para evitar a propagação do novo coronavírus.

A medida da Comissão Nacional de Saúde, conhecida hoje, não é uma proibição formal de viajar, mas constitui uma recomendação excecional, na única época do ano em que milhões de trabalhadores migrantes podem estar com as suas famílias.

A comissão disse que está a encorajar os governos provinciais a persuadirem os trabalhadores a seguirem aquela sugestão. A mesma fonte apontou que os trabalhadores que ficarem nos locais onde trabalham devem receber pagamento extra e tirar férias noutra altura.

Recorde-se que a ausência de um bloqueio nas vésperas do Ano Novo Lunar este ano foi responsável pela propagação do vírus por todo o país e, a seguir, por outras partes do mundo.

15h04 - Profissionais de saúde que rejeitam vacina são "claramente residuais"

Os profissionais de saúde que têm rejeitado a vacina contra a covid-19 são "claramente residuais", disse hoje, em Guimarães, o secretário de Estado coordenador da Região Norte no âmbito da Declaração do Estado de Emergência, Eduardo Pinheiro.

No decorrer de uma visita ao Hospital Senhora da Oliveira, onde acompanhou a vacinação dos profissionais de saúde, o governante observou ainda desconhecer quaisquer reações adversas à vacina.

"O facto de termos tantos profissionais de saúde a ser vacinados é um bom exemplo [da segurança e da importância da vacinação]", referiu.

Segundo Eduardo Pinheiro, há uma "grande aceitação e vontade" dos profissionais de saúde em relação à vacina, sendo "claramente residuais" aqueles que a recusam.

"Maioritariamente, todos querem ser vacinados, os casos de não vacinação são claramente residuais, é uma ótima notícia para todos", sublinhou.

O governante admitiu como "natural" que haja "algum receio" face à vacina, por se tratar de uma novidade, mas adiantou que até ao momento não há conhecimento de qualquer reação adversa.

14h48 - Açores têm hoje 50 novos casos e quatro novas cadeias de transmissão

Os Açores detetaram 50 novos casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas, dos quais 42 são em São Miguel, cinco na Terceira e três em São Jorge, e quatro novas cadeias de transmissão.

14h37 - Grande desafio de 2021 é juntar 4 mil milhões para vacinas, diz OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que o grande desafio no combate à pandemia da covid-19 em 2021 é juntar os quatro mil milhões de dólares que considera necessários para garantir acesso a vacinas para os países mais pobres.

Numa mensagem vídeo divulgada hoje, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, apontou as vacinas já aprovadas e as restantes candidatas em avaliação como "a grande esperança para virar o curso da pandemia", mas para isso é preciso "garantir que todas as pessoas em risco em todo o Mundo sejam imunizadas".

A iniciativa global de partilha e acesso equitativo às vacinas promovida pela OMS, a Covax, "precisa de mais de quatro mil milhões de dólares urgentemente para comprar vacinas para os países de baixos e médios rendimentos", reiterou.

"É o desafio que precisamos de superar no novo ano", considerou, indicando que o objetivo é garantir o acesso a dois mil milhões de doses das várias vacinas candidatas contra o novo coronavírus.

Ghebreysesus declarou que há "uma escolha simples mas profunda" a fazer no próximo ano: "ignoramos as lições de 2020 e deixamos prevalecer a insularidade, sectarismo, teorias da conspiração e ataques à Ciência ou caminhamos juntos os últimos quilómetros desta crise, partilhando as vacinas de forma justa?".

"Em 2020 vimos como as divisões políticas e entre comunidades alimentam o vírus e fomentam crises", lamentou.

14h20 - Rui Rio responsabiliza António Costa pelas mortes geradas pela pandemia

Em entrevista à Antena 1, o presidente do PSD acredita que no final do próximo ano vai haver uma crise política com legislativas antecipadas em 2022.
Para já, considera que o Partido Socialista é o grande derrotado das presidenciais e que será mau para o país se André Ventura tiver uma votação expressiva em janeiro.

14h16 - Mortes de surto num lar de Vendas Novas sobem para cinco

O número de óbitos no surto de covid-19 num lar de Vendas Novas, no distrito de Évora, subiu para cinco, mas os casos ativos na instituição estão a diminuir, disse hoje o presidente do município.

"Já se nota uma inversão na tendência do surto", porque "há colaboradores que estavam positivos e que já testaram negativo, e estão a regressar à sua vida laboral normal", afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Vendas Novas, Luís Dias.

14h10 - Timor-Leste aprova medidas de execução do estado de emergência

O Governo de Timor-Leste aprovou hoje as medidas de execução do Estado de emergência, renovado pelo Presidente, que vigorará a partir das 00h00 de 03 de janeiro e se prolonga até às 23h59 de 1 de fevereiro.

O Conselho de Ministros, reunido hoje, em Díli "aprovou o projeto de Decreto do Governo, apresentado pelo Primeiro-Ministro em exercício, José Maria dos Reis, referente às medidas de execução do estado de emergência, renovado pelo Decreto do Presidente da República (…), de 30 de dezembro", para evitar a propagação da pandemia de covid-19, refere o executivo em comunicado após o encontro.

"O estado de emergência, agora renovado, abrange todo o território nacional e vigora entre as 00h00 horas do dia 3 de janeiro de 2021 e as 23h59 horas do dia 1 de fevereiro de 2021", esclarece o documento.

14h05 - Vacinação nos lares arranca na próxima semana

Desde domingo e até ao final do dia de terça-feira foram vacinados em Portugal 16.701 profissionais de saúde. Na próxima semana, as autoridades avançam também para 150 lares de idosos nos 25 concelhos com maior incidência de Covid-19.


13h48 - Portugal tem mais 6.049 casos confirmados e 79 mortos nas últimas 24 horas

O boletim epidemiológico desta quarta-feira indica que há mais 6.049 casos de infeção e 79 vítimas mortais em Portugal, nas últimas 24 horas. Segundo o relatório da DGS, há mais 2.748 casos ativos hoje.

Há ainda a registar mais 3.222 recuperados e menos 51 contactos em vigilância do que ontem.

A região Norte continua a registar o maior número diário de infeções, contabilizando mais 2.390 casos nas últimas 24 horas. Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com 2.097 novos casos, a região Centro com 1.063, o Algarve com 220 e o Alentejo com mais 201.

Também nos Açores há a registar um aumento de 47 novos casos e na Madeira de 31.

Há ainda uma ligeira descida no número de internamentos em enfermaria (menos 34 do que ontem), mas mais um internamento em cuidados intensivos.

No total, Portugal já contabilizou 406.051 casos de Covid-19 e 6.830 óbitos, desde o início da pandemia.

13h43 - Profissionais de saúde devem estar vacinados até março

Esta manhã já estavam vacinados 7500 profissionais de saúde na região Norte. Só aqui chegaram 11.680 vacinas, que foram distribuídas por todos os 15 hospitais e outras unidades que atendem doentes Covid-19.
Prevê-se que até março estejam vacinados todos os profissionais de saúde, sejam do setor público ou privado.

13h31 - Privados já foram contactados para definir vacinação dos profissionais de saúde

Os hospitais privados revelaram hoje que já foram contactados pelo Ministério da Saúde para definir a forma como vai decorrer a vacinação contra a covid-19 dos cerca de 15.000 profissionais de saúde que ali trabalham.

Numa nota enviada à agência Lusa, a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) diz que recebeu esta semana os primeiros contactos do Ministério da Saúde e sublinha que a inclusão dos profissionais de saúde que trabalham no setor privado no mesmo nível de prioridade dos do setor público é "decisiva no esforço nacional conjunto para conter e, mais à frente, vencer o vírus que interrompeu subitamente o nosso modo de vida".

Segundo a APHP, estes cerca de 15 mil profissionais "asseguram o tratamento e a assistência a mais de quatro milhões de doentes por ano".

"Durante estes 10 meses, os profissionais de saúde têm assumido plenamente a dever de assegurar o tratamento de todos os doentes em todas as circunstâncias, assumindo, naturalmente, todos os riscos que, deste modo, também afetam as respetivas famílias", acrescenta a associação.

Segundo o plano de vacinação, os profissionais de saúde (incluindo os do setor privado) serão vacinados na primeira fase, que deverá prolongar-se até ao final de março de 2021. Até terça-feira tinham sido vacinados 16.701 profissionais de saúde.

13h23 - Reino Unido. Nova vacina recebe luz verde

A Agência britânica do Medicamento aprovou hoje a vacina da Universidade de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca. Esta vacina vai começar a ser administrada a partir da próxima segunda-feira.
O Reino Unido passa, assim, a ser a primeira região da Europa a ter disponíveis duas vacinas contra a Covid-19.

12h55 - Pandemia fez até hoje 1.791.033 mortos em todo o mundo

A pandemia de covid-19 fez pelo menos 1.791.033 mortos, depois de a OMS ter detetado a doença na China em dezembro de 2019, de acordo com o balanço elaborado hoje pela France-Presse com base em dados oficiais.

Mais de 81.933.390 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, sendo que 51.570.000 doentes foram considerados curados da doença.

12h36 - Surto em lar da Misericórdia de Castelo de Vide "está resolvido"

O surto de covid-19 num dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, "está resolvido", disse hoje o provedor da instituição, João Filomeno.

"No lar João José Le Cocq já regressaram todos os utentes que estavam internados no hospital e os restantes utentes estão a ter alta médica. Eu acho que o surto está resolvido", disse.

12h28 - Alemanha avisa que melhoras trazidas pelas vacinas vão demorar meses

As autoridades alemãs lembraram hoje que o coronavírus está disseminado em todas as camadas da população e alertaram que a melhora da situação epidemiológica devido à campanha de vacinação iniciada recentemente demorará meses.

"A propagação do vírus já atingiu todas as idades", disse o presidente do Instituto Robert Koch (RKI), Lothar Wieler, depois de a entidade, que é responsável pelo controlo e prevenção de doenças no país, ter contabilizado 1.129 vítimas mortais causadas por covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando, pela primeira vez na Alemanha, a barreira de mil mortes num só dia.

A campanha de vacinação "é a maior da história da Alemanha", disse o ministro da Saúde, Jens Spahn, que descreveu o seu início como um sucesso e lembrou que, nos três primeiros dias, foi injetada a primeira dose da vacina em 60 mil pessoas.

O objetivo do Governo alemão é distribuir cerca de 1,3 milhões de doses até ao final do ano e 14 milhões no primeiro trimestre de janeiro, tendo como meta a disponibilização da vacina a todos os cidadãos que o desejarem – "será gratuita e voluntária", segundo sublinhou – a meio do próximo ano. No entanto, disse, a Alemanha "ainda está muito longe" de voltar "à normalidade" avisando que a situação atual não permite voltar "ao período anterior às restrições".

Spahn defendeu que serão necessárias "muitas vacinas seguras" e que o aumento da produção depende da sua diversificação.

Até agora, lembrou, a vacinação limita-se à vacina da alemã BioNTech e da sua parceira norte-americana Pfizer, mas aguarda-se a aprovação da vacina da Moderna na próxima semana. Ainda assim, alertou Lothar Wieler, “os efeitos sobre a evolução epidemiológica da vacina vão demorar meses”.

12h17 - Mais cinco mortes no lar de Alcáçovas elevam para oito as vítimas do surto

Cinco utentes do lar da Misericórdia de Alcáçovas que estavam infetados com covid-19 morreram na terça-feira, elevando para oito o número de vítimas mortais do surto naquela instituição, confirmou hoje à Lusa o provedor, João Penetra.

Duas destas cinco vítimas morreram nas instalações do lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, enquanto outras três vítimas foram registadas no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), onde se encontram internados, agora, quatro utentes da instituição.

12h05 - Coimbra desenvolve simulador que prevê risco de contágio no interior de edifícios

Um cientista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveu um simulador "capaz de prever a quantidade de vírus SARS-CoV-2 inalada pelas pessoas em ambientes no interior de edifícios", foi hoje anunciado.

O simulador, designado "Covid-19 - calculador da dose de exposição", foi desenvolvido pelo cientista Manuel Gameiro da Silva. Segundo a Universidade de Coimbra (UC), "considerando a intensidade da fonte, a dimensão do espaço, o caudal de ar existente - que possa atenuar a carga viral -, o uso ou não de máscara e o tempo de permanência previsto", o modelo informático desenvolvido pelo investigador da FCTUC, "consegue determinar a quantidade de vírus inalada no período de permanência nesse ambiente".

O catedrático, citado numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, refere que a ferramenta pode ser "muito útil" para a gestão de edifícios (escolas, escritórios, etc.), pois "consegue prever os mais diversos cenários, possibilitando assim a adoção de medidas para evitar o risco de contágio".

11h48 - Costa sai do isolamento

Em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro adianta que António Costa "testou negativo para a Covid-19 no teste que efetuou ontem e termina hoje o período de isolamento profilático de 14 dias que havia sido determinado pela autoridade de saúde".

"O primeiro-ministro, que manteve toda a atividade executiva e a agenda de trabalho não presencial, sairá hoje do confinamento que cumpriu na Residência Oficial, em São Bento, retomando a atividade pública regular", acrescenta-se no texto.

11h26 - PSD questiona Governo sobre vacinação no Hospital das Forças Armadas

O PSD questionou esta quarta-feira os ministros da Defesa e da Saúde sobre a vacinação dos militares do Hospital das Forças Armadas contra a Covid-19, uma vez que estão também na linha da frente do combate.

"Segundo informação que recebemos, o HFAR ainda não recebeu qualquer vacina, nem tem indicação do momento em que tal irá ocorrer porque, segundo indicação oficial, estes profissionais não integram o Serviço Nacional de Saúde (SNS)", lê-se no requerimento do grupo parlamentar laranja.

O maior partido da oposição questiona João Gomes Cravinho e Marta Temido sobre se confirmam a referida informação e sobre "qual a data em que está prevista a vacinação dos profissionais de saúde do HFAR".

11h14 - Cientistas britânicos pedem confinamento total

Com o Reino Unido a bater recordes de infeções por Covid-19, um grupo de peritos científicos defende um confinamento total imediato para evitar "dezenas de milhares de mortes" e o colapso do Serviço Nacional de Saúde britânico.
Pedro Guilherme - Antena 1

11h07 - "Vai acelerar o processo de imunização"

A Associação de Médicos de Saúde Pública congratula-se com a aprovação da vacina de Oxford no Reino Unido e acredita que "dentro de um mês" ela será homologada a nível europeu.
Alexandre David - Antena 1

10h55 - África com mais 723 mortos e 19.411 infetados em 24 horas

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o Continente Africano regista agora 2.697.083 infetados. O número de recuperados nas últimas 24 horas foi de 17.047, para um total de 2.256.070.

A África Austral é a região mais afetada, com 1.145.496 casos e 29.525 mortes. A África do Sul, o país mais atingido pela Covid-19 no Continente, soma um total de 1.021.451 infeções e de 27.568 mortes.

O Norte de África é a segunda região mais afetada pela pandemia, com 917.582 casos de infeção e 23.930 óbitos.

A África Oriental regista 319.689 infeções e 5924 mortos, na África Ocidental o número de infeções é de 240.696 e o de mortes ascende às 3220. A África Central regista 73.620 casos e 1468 óbitos.

10h27 - Leiria. Segundo dia da vacinação dos profissionais de saúde

A equipa de reportagem da RTP acompanhou a vacinação de um profissional do INEM, que expressou o desejo de "voltar o mais rápido possível à vida normal".
Maria Fernanda Cunha, responsável pela vacinação no Hospital de Leiria, adiantou, por sua vez, que a expectativa passa por administrar o que falta das 530 doses ali recebidas.

10h10 - Vacinação prossegue em Amarante. "Há aqui um simbolismo"

Na Unidade Hospitalar de Amarante, do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, vão ser administradas, ao todo, 130 vacinas. Sessenta profissionais de saúde foram inoculados com a primeira dose no primeiro dia.

O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, coordenador para a resposta à Covid-19, acompanhou este processo.
"O Tâmega e Sousa foi uma das regiões em que a situação esteve mais complexa, com taxas de incidência muito elevadas, e houve um grande esforço por parte dos profissionais de saúde", assinalou o governante, antes de seguir para Lousada e Guimarães.

10h04 - Mais de 2900 mortes e Inglaterra e Gales

Na semana concluída a 18 de dezembro morreram 2986 pessoas vítimas da Covid-19 em Inglaterra e no País de Gales, segundo o gabinete britânico de estatísticas (ONS). É um aumento de oito por cento face à semana anterior.

9h52 - Morre nos Estados Unidos congressista eleito

O republicano Luke Letow, eleito pelo Estado do Louisiana para o Congresso norte-americano, morreu vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Tinha 41 anos.

9h17 - Vacinação em Israel

Segundo o diário Haaretz, Israel quer tornar-se um dos primeiros países do mundo a vacinar a quase totalidade da população contra a Covid-19.

Se conseguir manter o atual ritmo, o Estado hebraico terá vacinado a maior parte da população considerada de risco até ao fim de janeiro. Excluindo os menores com idades inferiores a 16 anos, a maior parte da população deverá estar vacinada em meados de março do próximo ano.

No passado domingo, 99 mil israelitas receberam a primeira dose da vacina da Pfizer e da BioNTech. Ao anoitecer de segunda-feira estavam vacinadas 495 mil pessoas.

O objetivo, escreve o jornal israelita Haaretz, é vacinar 150 mil pessoas por dia.

8h50 - Austrália implementa restrições para a passagem de ano

As autoridades australianas decidiram restringir movimentos e prevenir ajuntamentos em Sydney, numa tentativa de evitar uma vaga de contágios durante a passagem de ano. Isto depois de terem sido identificados novos surtos de Covid-19.

As reuniões em casa estão limitadas a cinco pessoas, enquanto que no exterior o limite é de 30.

Os lares não terão visitas nos próximos dias.

8h42 - Turquia recebe primeiros lotes de vacinas

Chegou nas últimas horas à Turquia o primeiro carregamento de vacinas contra a Covid-19 produzidas pela chinesa Sinovac. As autoridades sanitárias turcas aprovaram a administração universal desta vacina há quase uma semana.

O primeiro lote inclui três milhões de doses, num processo que fará chegar à Turquia pelo menos 50 milhões.

O ministro turco da Saúde, Fahrettin Koca, adianta que as inoculações terão início dentro de 14 dias, após a realização de testes.

Desde março, a Turquia reportou mais de 2,1 milhões de infeções pelo SARS-CoV-2. Morreram mais de 20 mil pessoas.

8h14 - Rússia reporta novos números

As autoridades sanitárias da Rússia registaram, nas últimas 24 horas, 26.513 novos casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2, incluindo 5105 na capital Moscovo.

O total de infeções em território russo, desde o início da pandemia, é de 3.131.550.

Desde terça-feira morreram mais 599 pessoas na Rússia, para um total de 56.426.

7h52 - Reino Unido aprova vacina da Oxford/AstraZeneca

Os reguladores britânicos aprovaram a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela empresa farmacêutica AstraZeneca.

É a segunda vacina a entrar no programa iniciado a 8 de dezembro no Reino Unido. O país tinha já aprovado uma autorização de emergência para a vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech.

O responsável da AstraZeneca Pascal Soriot já veio afirmar que "hoje é um dia importante para milhões de pessoas no Reino Unido que vão ter acesso a esta nova vacina", que "tem demonstrado ser eficaz, bem tolerada, simples de administrar e é fornecida pela AstraZeneca sem qualquer lucro".

7h22 - Alemanha com mais de mil mortos em 24 horas

A Alemanha reportou 1129 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando assim, pela primeira vez, a barreira do milhar de óbitos diários.

O Instituto Robert Koch para doenças infecciosas reportou também 24.740 infetados com o novo coronavírus no mesmo período, um número abaixo do máximo diário de 33.777 atingido em meados de dezembro.

O total de contágios confirmados desde o início da pandemia aumentou para 1.687.185, dos quais 1.302.600 foram dados como recuperados. O número acumulado de óbitos subiu para 32.107.

7h03 - Ponto de situação

Portugal vai receber mais cerca de dois milhões de doses da vacina da Pfizer e da BioNTech além do que estava previsto, apurou a Antena 1 junto do Ministério da Saúde.

É parte que cabe a Portugal na nova encomenda de 100 milhões de doses feita pela União Europeia. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia na conta oficial na rede social Twitter.


No total, os 27 Estados-membros vão receber 300 milhões de doses.
Balanço da vacinação
No total, desde domingo, foram já vacinados 16.701 profissionais de saúde.
Na terça-feira, ao fim do terceiro dia da campanha de vacinação, a ministra da Saúde fez um balanço positivo.

Marta Temido adiantou ainda que, até agora, não foi detetado nenhum caso de reação grave. Foram relatadas apenas reações leves, mas que não motivaram qualquer notificação.
A campanha prossegue nos hospitais e centros de saúde de Portugal continental. É o quarto dia do processo. Esta primeira fase só deverá estar concluída amanhã.

O plano de vacinação contra a Covid-19 prevê que, até abril, sejam vacinadas cerca de 950 mil pessoas dos grupos prioritários.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse ontem na conferência de imprensa que espera que o país consiga controlar a Covid-19 a médio prazo.
Restrições na passagem de ano
O ano novo vai ter mais restrições do que o Natal e as medidas são para todo o país.

No dia 31 de dezembro, o recolher obrigatório começa às 23h00.

Não haverá fogo de artifício, nem concertos ao ar livre, e não são permitidas festa na rua nem em estabelecimentos de diversão noturna.
Nos dias 1, 2 e 3 de janeiro, o recolher obrigatório é a partir das 13h00. Os restaurantes podem permanecer abertos a partir dessa hora, mas apenas para entregas ao domicílio.

Os ajuntamentos estão limitados a seis pessoas e é obrigatório usar máscara e garantir o distanciamento físico.
O quadro em Portugal
Morreram mais 74 pessoas com Covid-19 em Portugal, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de terça-feira.

O país soma 6751 óbitos desde março.

Há ainda a registar mais 3336 novos casos de infeção.

Estavam ontem internados 2930 doentes, menos 37 do que na véspera. Nos cuidados intensivos estão 486 - menos 17.

Mais 6112 pessoas conseguiram recuperarar da doença e há 65.457 casos ativos.

A variante do SARS-CoV-2 identificada na Inglaterra pode também já estar a circular em Portugal continental.
A hipótese foi ontem admitida por João Paulo Gomes, especialista do Instituto Dr. Ricardo Jorge, que confirmou ainda que, na Madeira, há pelo menos 18 casos.O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou já pelo menos 1.775.272 mortes resultantes de mais de 81,5 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Foi igualmente detetada nos Estados Unidos a variante do coronavírus a circular em Inglaterra. O primeiro caso foi diagnosticado no Colorado.

A estirpe já foi também encontrada em França, na Jordânia, na Coreia do Sul e no Chile.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças alertou para o facto de a nova estirpe ser mais contagiosa, apesar de não causar agravamento de infeção.