Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

José Coelho - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


23H03 - O Brasil registou nas últimas 24 horas 17.341 novos casos de covid-19 e 293 mortes pela doença, elevando os totais acumulados no país para 7.733.746 infeções e 196.018 óbitos.

22h21 - Marcelo fala de "laxismo" e mostra-se "preocupado" com evolução da pandemia

O Presidente da República e recandidato ao cargo admitiu hoje estar "preocupado" com a evolução da pandemia em Portugal, dizendo ter a sensação que houve algum "laxismo" na época festiva que pode conduzir a um "galopar" dos números.

22h17 - As autoridades sanitárias de Cabo Verde diagnosticaram mais 37 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando a 11.920 os casos acumulados desde 19 de março.

22h15 - A Madeira regista hoje 99 casos positivos de covid-19, o número mais elevado desde o início da pandemia, contabilizando 799 situações ativas e 45 pessoas internadas no hospital do Funchal.

20h43 - Mais 80 mil doses da vacina covid chegam a Portugal

20h37 - Depois do Natal. Aumentam casos de contágio por Covid-19 nos lares

20h35 - Identificados 16 casos da nova variante da Covid-19 em Portugal Continental

20h20 - A França ultrapassou hoje o total de 65 mil mortos por covid-19 e indicou que foram registados 12.489 novos casos, muito acima dos 3.466 da véspera, um número explicado pelos poucos testes realizados no Ano Novo.

19h37 - PS Madeira diz que o Governo regional já vem tarde para controlar os casos Covid na ilha

19h17 - O Ministério da Saúde de Angola anunciou 39 novas infeções pelo novo coronavírus, uma morte e 34 recuperações, aumentando o total para 17.642 casos positivos, 408 óbitos e 11.223 doentes recuperados.

19h11 - Universidade da Madeira suspende atividades presenciais até 10 janeiro

A Universidade da Madeira informou hoje que todas as atividades letivas presenciais, incluindo avaliações, estão suspensas até 10 de janeiro, aguardando a instituição as medidas que o Governo Regional vai determinar na segunda-feira.

"Todas as atividades letivas presenciais, incluindo avaliações, estão suspensas, até ao próximo dia 10 de janeiro e as aulas que possam ter lugar online, devem decorrer normalmente nesse meio digital", pode ler-se no comunicado divulgado pela academia madeirense.

O Governo Regional da Madeira reuniu-se hoje com elementos das vária entidades de saúde da região e decidiu a reabertura progressiva das aulas, até 11 de janeiro, nos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava, municípios onde se registaram o maior número de casos nos últimos dias, após efetuada a testagem da comunidade escolar, num total de aproximadamente 6.000 pessoas.

18h49 - Anthony Fauci diz que ritmo de vacinação acelerou nos Estados Unidos

O imunologista Anthony Fauci diz que os Estados Unidos aumentaram o ritmo de vacinação contra a covid-19 nos últimos dias após um início mais lento, elevando para 4 milhões o número dos que receberam vacinas.

Fauci disse no programa "This Week" da ABC que a promessa do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, de conseguir que sejam administradas 100 milhões de vacinas nos seus primeiros 100 dias no cargo pode ser alcançada.

18H47 - Pinhel sem aulas presenciais nas próximas duas semanas

O presidente da Câmara de Pinhel, no distrito de Guarda, disse à Lusa que as aulas no concelho não vão ser presenciais nas duas próximas semanas por causa da situação epidemiológica.

Segundo Rui Ventura, falta apenas a confirmação da Direção Regional de Saúde, depois de as autoridades de saúde local e distrital terem concordado com a passagem das aulas presenciais a não presenciais.

O concelho regista 129 casos na comunidade, mais 48 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel, que foi atingido por um surto.

18h19 - Açores com "testagem massiva" em Rabo de Peixe e Vila Franca do Campo

O Governo dos Açores determinou a "testagem massiva" à covid-19 das "comunidades escolares, alunos, docentes e não docentes" das escolas do concelho de Vila Franca do Campo e da vila de Rabo de Peixe.

A decisão do executivo açoriano para o concelho e a freguesia da ilha de São Miguel, anunciada hoje em nota à imprensa, surge "na sequência da permanente vigilância epidemiológica, que está a cargo das estruturas regionais com competência para o efeito, e tem como objetivo a salvaguarda da defesa da segurança da comunidade e da saúde pública".

Os testes serão realizados a partir de terça-feira, "devendo os estabelecimentos que tiveram interrupção letiva no Natal permanecer em regime de ensino a distância, ate´ estar concluída a testagem", indica o executivo.

Foram detetados nos Açores até hoje 2.058 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 22 mortes e 1.529 recuperações.

18h17 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, a morte de mais um paciente com covid-19, elevando o total para 169, havendo ainda 341 novos casos.

18h13 - Surto em lar de Vendas Novas já provocou sete mortes

O número de óbitos no surto de SARS-CoV-2 no Lar Nossa Senhora da Saúde da Casa do Povo de Vendas Novas, no distrito de Évora, subiu para sete, anunciou o município.

Numa nota informativa publicada na página do município na rede social Facebook é indicado que estão ainda infetados 16 utentes, quatro estão internados no hospital de Évora e um no hospital de Setúbal.

O surto no Lar Nossa Senhora da Saúde, que conta com 53 residentes, foi detetado no dia 14 de dezembro, depois de um funcionário fazer um teste com resultado positivo, por ter sintomas da doença.

17h09 - PS/Madeira critica medidas "avulsas" e "tardias" do Governo Regional

Os socialistas consideram "avulsas" e "tardias" as medidas hoje anunciadas pelo Governo Regional para fazer face ao aumento de casos de SARS-CoV-2 registados no arquipélago.

"As medidas anunciadas pelo Governo Regional ao início da tarde deste domingo confirmam que o Governo liderado por Miguel Albuquerque não teve a capacidade ao longo das últimas semanas para responder de forma atempada, responsável e acertada à evolução da pandemia de covid-19 na região", diz o presidente dos socialistas madeirenses em comunicado.

17h07 - Um surto de infeções com o novo coronavírus na Santa Casa da Misericórdia de Pinhel, no distrito da Guarda, atinge 38 utentes e 10 funcionários, segundo o provedor Luís Videira Poço.

17h05 - Crescendo de infeções em funcionários de lares preocupa Misericórdias

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, assinalou hoje um crescendo de casos de covid-19 em funcionários dos lares de idosos, pedindo cuidados redobrados.

"Os surtos são muito significativos, um bocadinho o que era esperado, mas com o crescendo a situar-se mais nos funcionários do que nos utentes", disse Manuel Lemos, quando questionado sobre o quadro pandémico nos lares após o alívio das restrições de contactos sociais na quadra natalícia.

Prometendo números globais para sexta-feira, o dirigente adiantou os casos específicos de duas instituições, uma delas gerida diretamente pela UMP, onde a relação de infetados é de um utente para cinco funcionários, num dos casos, e de um para oito, no outro.

"Estamos perto da meta", a imunização pela vacina, "pelo que não podemos deixar 'cair' todas as precauções e devemos até reforçá-las", apelou o dirigente da estrutura que agrupa lares para 37 mil utentes e onde já se registaram cerca de 600 óbitos.

"Pedimos que se controlem. Se tiverem dúvidas não vão às instituições. Na dúvida, peçam testes", acrescentou.

17h01 - Primeiro-ministro húngaro critica UE sobre vacinas

A Hungria tem poucas hipóteses de recorrer à vacina russa contra a covid-19 devido à produção limitada da Sputnik V, declarou hoje o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, que criticou a União Europeia sobre a aquisição de vacinas.

Orban, que tem mantido uma relação tensa com Bruxelas, enviou especialistas para acompanhar o desenvolvimento de vacinas na Rússia e na China e recebeu amostras da vacina russa Sputnik V.

"Sabemos que a vacina russa é boa, mas não há em número suficiente e sabemos que pode ser insuficiente no futuro, dada a sua capacidade de produção limitada", indicou Orban numa entrevista à rádio pública.

Em comparação com a Sputnik V, "a (vacina) da China é mais promissora, parece que estará disponível mais cedo e em maiores quantidades", afirmou.

"Idealmente, seria cada qual a escolher se queria vacinar-se com uma vacina ocidental ou chinesa", acrescentou.

Em novembro, a Hungria vangloriou-se de ser o primeiro país a receber amostras de testes da vacina russa.

16h22 - Medidas mais restritivas na Madeira com aumentos de casos Covid-19

16h18 - Regresso às aulas com testes a professores e auxiliares para evitar males maiores

16h17 - Covid obriga a arranque faseado de segundo período lectivo em algumas regiões

15H51 - Sobe para sete o número de mortes no lar da Misericórdia de Mértola

Três utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola morreram nas últimas horas, na sequência do surto de SARS-CoV-2 registado naquela unidade, subindo para sete o número de óbitos, disse o provedor da instituição.

José Alberto Rosa indicou à agência Lusa que morreu no sábado à noite uma utente e hoje mais dois, um homem e uma mulher.

De acordo com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mértola, duas das três vítimas mortais estavam internadas no hospital de Beja.

Num universo de 71 utentes (incluídos os sete óbitos) do lar estão nesta altura infetados 59, que permanecem na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) de Mértola, criada no Pavilhão Desportivo Municipal da vila.

14h45 - Portugal regista 3384 novos casos e 73 óbitos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou 3384 novos casos confirmados, aumentando o total para 427.254 infeções desde o início da pandemia.

Foram ainda registados 73 mortos, para um total de 7118.

Do total de novas infeções, 1232 foram registadas em Lisboa e Vale do Tejo, 1218 no norte, 605 no centro, 155 no Alentejo e 133 no Algarve.

Relativamente aos óbitos, 36 foram reportados em Lisboa e Vale do Tejo, 17 no norte, dez no centro, nove no Alentejo e um no Algarve.

Portugal tem ainda mais 186 pessoas internadas e oito nos cuidados intensivos. No total, há 3044 pessoas internadas, das quais 500 em unidades de cuidados intensivos.

14h40 - Reino Unido é o país em que a pandemia alastra mais rapidamente

O Reino Unido vai receber 530 mil doses da vacina da Oxford AstraZeneca. O país é, neste momento, o segundo em todo o mundo com o maior aumento de novos casos de Covid-19. E quer administrar dezenas de milhões de vacinas nos próximos três meses.


14h25 - Governo da Madeira adota medidas mais restritivas para conter aumento de casos

O Governo da Madeira aprovou hoje novas medidas para conter os contágios com o vírus SARS-CoV-2 que incluem a proibição de circulação entre as 23:00 e as 05:00, a abertura progressiva das escolas e reforço de fiscalização.


14h15 - Surto na Santa Casa da Misericórdia da Mêda com dois mortos e 90 infetados

Num dos lares da instituição já morreram dois utentes. No total, 90 utentes e funcionários estão infetados com o novo coronavírus. Dada a situação epidemiológica no concelho nas próximas duas semanas não haverá aulas presenciais.


13h53 - Açores com 30 novos casos divididos por três ilhas

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 30 novos casos de covid-19, 25 dos quais na ilha de São Miguel, a mais populosa, avançou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

São Miguel tem 25 novos casos, a Terceira tem quatro novos doentes e o Faial tem um novo caso registado, números resultantes de 662 análises realizadas nas últimas 24 horas nos laboratórios de referência da região e em laboratórios privados, indica a autoridade.

Atualmente, estão internadas 23 pessoas na região com a doença: 21 no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (dois dos quais em Cuidados Intensivos) e dois no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (ambos em Cuidados Intensivos).

Há 71 cadeias de transmissão da doença ativas, e nas últimas 24 horas recuperaram da covid-19 35 pessoas.

13h30 - Pandemia causou até hoje 1.835.824 mortos em todo o mundo

A pandemia de covid-19 fez pelo menos 1.835.824 mortos, desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou a doença na China em dezembro de 2019, segundo o balanço elaborado hoje pela agência France-Presse.

A partir de dados oficiais, a AFP indica que foram diagnosticados oficialmente 84.508.990 casos de infecção a nível global e que 54.001.300 doentes foram considerados curados.

Nas últimas 24 horas, foram registados 8.133 óbitos e 578.676 novos casos de infeção, sendo de salientar que os países mais afetados neste período foram os Estados Unidos, com 2.378 mortes, a Rússia (504) e o Reino Unido (445).

A universidade norte-americana Johns Hopkins indica que os Estados Unidos são o país mais afetado tanto em número de óbitos (350.214) como de infeções (20.430.088 casos) desde o começo da pandemia.

O Brasil regista 195.725 mortes e 7.716.405 casos, a Índia 149.435 mortes e 10.323.965 casos, o México 126.851 mortes e 1.443.544 casos, e a Itália com 74.985 mortes e 2.141.201 casos.

13h08 - Já circula em Portugal continental a nova variante da Covid-19

A RTP sabe que foram identificados 16 casos para além dos 18 inicialmente detetados na Madeira. Está tudo num relatório do Instituto Ricardo Jorge que já foi enviado ao governo.

Foi no Funchal que surgiram os primeiros casos, em Portugal. O arquipélago vive, nesta altura, os piores dias desde o início da pandemia.

Os especialistas acreditam que o número mortos por Covid-19 vai aumentar nas próximas semanas.

12h19 - Vacinação em lares na Madeira arranca segunda-feira após surto no Funchal

O Governo da Madeira anunciou hoje para segunda-feira o início da vacinação da covid-19 nos lares da região, que enfrenta o primeiro surto num estabelecimento do Funchal, onde 11 utentes e três funcionários testaram positivo.

"Na próxima semana, vai ser iniciado o plano de vacinação contra a covid-19 nos lares da região", disse a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Augusta Aguiar, num comunicado enviado às redações, na sequência do surto detetado no Lar do Vale Formoso, onde 11 utentes e três funcionários testaram positivo.

12h41 - Escolas em Mêda sem aulas presenciais nas próximas duas semanas

O Agrupamento de Escolas de Mêda, no distrito da Guarda, anunciou hoje que, nas próximas duas semanas, as aulas do segundo período letivo não serão presenciais devido "à atual situação epidemiológica" da covid-19 no concelho.

Numa informação divulgada hoje de manhã, nas redes sociais, o presidente do Agrupamento, Luís Filipe Lopes, salienta que se trata de uma "medida preventiva e de mitigação".

12h04 - Dois mortos em lar da Santa Casa da Misericórdia da Mêda

A Santa Casa da Misericórdia da Mêda, no distrito da Guarda, anunciou hoje que morreram duas pessoas na sequência de um surto de covid-19 num dos três lares da instituição.

Segundo o provedor da instituição, que publicou a informação nas redes sociais, tratam-se de dois utentes com "patologias graves associadas", que residiam no lar Joaquim Nunes Saraiva - Fase 1.

Na quinta-feira foi divulgado a existência de um surto de infeções com o novo coronavírus naquele espaço que infetou 65 utentes e 26 funcionários, situação que se mantém hoje inalterada "no número de casos ativos".

De acordo com o provedor Anselmo Sousa, que também é o presidente da Câmara Municipal de Mêda, foi ainda detetado um caso positivo no lar Nossa Senhora de Fátima.

10h39 - África com mais de 50 mil novos casos e 1.355 mortes

África registou mais de 50 mil novos casos e 1.355 mortes em 24 horas, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

A mais recente atualização das estatísticas sobre a pandemia no continente, que esta semana têm registado um atraso de alguns dias, revela que, a 01 de janeiro (sexta-feira), os 55 estados membros da União Africana contabilizavam 2.785.548 de infeções (+56.946) e 66 145 mortes (+1.355).

10h34 - Mais de 84,5 milhões de casos de infeção

Mais de 84,5 milhões de casos de infeção pela covid-19 foram diagnosticados desde o início da pandemia, e morreram 1.835.788 pessoas, revelou hoje a universidade norte-americana Johns Hopkins.

Estes dados publicados pela universidade pressupõem que houve um aumento de mais de 1,1 milhões de contágios desde o começo do ano novo.

Segundo a universidade, a mais recente contagem indica que já houve um total de 84.588.500 casos de infeção pelo novo coronavírus, desde que foi declarada a pandemia. Na sexta-feira, este valor situava-se nos 83.474.757 casos.

09h55 - Presidente da Confederação suíça reconhece erros na gestão da pandemia

O presidente da Confederação suíça, Guy Parmelin, que assumiu o cargo a 01 de janeiro, reconheceu erros na gestão da pandemia, numa entrevista publicada hoje pelo jornal SonntagsBlick.

"Entre julho e setembro, subestimámos a situação", disse.

"Pensámos que podíamos controlar o vírus", acrescentou Parmelin, reconhecendo que as autoridades "estiveram longe disso [controlo]".

Guy Parmelin, do Partido Popular Suíço (direita), é este ano pela primeira vez o presidente da Confederação, cargo rotativo ocupado a cada ano por um ministro do Conselho Federal.

Parmelin assumiu o cargo a 01 de janeiro, mas como conselheiro federal responsável pela economia, pasta que irá manter, desempenhou um papel importante na gestão da crise sanitária durante o ano passado.

A Suíça viveu uma primeira vaga relativamente moderada em comparação com a violência com que a pandemia estava a atingir os seus vizinhos europeus, mas desde o outono que o país tem vindo a registar uma segunda vaga de infeções muito mais forte.

Desde há semanas, o país de 8,6 milhões de habitantes tem vindo a registar mais de 4.000 novas infeções e cerca de 100 mortes diárias.

09h47 - Parlamento retoma actividade renovando estado de emergência

O primeiro plenário do parlamento em 2021 realiza-se na quarta feira. Os trabalhos começam com a discussão da renovação do estado de emergência. Se for aprovado, será o oitavo desde março.

Na segunda-feira, o presidente da República vai receber os partidos políticos com assento parlamentar.

O estado de emergência em vigor termina na próxima quinta-feira. Como já ouvimos, Marcelo Rebelo de Sousa revelou ontem na RTP que deverá propor a renovação por uma semana.


09h47 - Bruxelas admite insuficiência de vacinas na Europa

A União Europeia está pronta a ajudar a aumentar a produção. A BioNTech espera iniciar a produção a partir de fevereiro numa nova unidade de produção em Marburg, na Alemanha.

Será capaz de fornecer 250 milhões de doses adicionais no primeiro semestre de 2021, um acrescento à produção atual que é feita na fábrica belga de Puurs.

Em vários países o arranque da vacinação tem sido alvo de críticas, pela escassez de doses. 



09h01- Várias mortes em lares de idosos no distrito de Beja

Houve também um aumento de casos positivos de Covid que até obrigaram a encerrar a Urgência Básica de Moura. Neste serviço foi detetado um surto com 10 casos. A reabertura do serviço está já a ser preparada mas de forma condicionada.

Também em Moura, foram detetados casos positivos na equipa de futebol senior do Atlético Clube. São nove jogadores e três funcionários. 


Em Mértola, morreram três idosos no lar da Misericórdia; 62 utentes estão infetados.

Na Misericórdia de Serpa, o lar registou a 15ª morte por Covid.