Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Miguel Figueiredo Lopes, Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal registou nas últimas 24 horas mais de 10 mil novos casos. Morreram mais 91 pessoas.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h18 - Marcelo admite que o Governo possa "agravar estado de emergência"

O Presidente da República admitiu hoje a possibilidade de o Governo, na quinta-feira, "agravar o estado de emergência" para conter a propagação da covid-19, devido ao crescimento dos novos casos de infeção.

Durante um debate enquanto candidato presidencial, na SIC, questionado sobre o recurso continuado ao estado de emergência, Marcelo Rebelo de Sousa assinalou que Portugal atingiu hoje um número máximo de casos diários, de 10.027, e disse que há que "esperar pelo número" desta quinta-feira, dia em que há reunião do Conselho de Ministros.

"Naturalmente que amanhã (quinta-feira) o Governo irá ponderar se é de manter a ideia originária de ser um estado de emergência intercalar ou se é preciso agravar o estado de emergência. Vamos ver. A ideia era esperar pelo dia 15", acrescentou.

23h15 - Brasil contabiliza 1.242 óbitos e aproxima-se das 200 mil vítimas mortais

O Brasil registou 1.242 óbitos nas últimas 24 horas, aproximando-se da marca de 200 mil vítimas mortais na pandemia de covid-19, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde.

Ao todo, a pandemia do novo coronavirus provocou 198.974 óbitos no Brasil.

23h10 - Ministro da Saúde de Cabo Verde não se compromete com datas para vacinação

O ministro da Saúde de Cabo Verde, Arlindo do Rosário, admitiu hoje não poder comprometer-se com datas para o início da vacinação contra a covid-19 no arquipélago, embora garanta que o problema não é falta de financiamento.

"É um processo. Não posso honestamente dizer que no primeiro trimestre já teremos a vacina. Eu gosto de falar quando temos essa certeza. Não temos essa certeza", afirmou o ministro, questionado pelos jornalistas durante uma deslocação ao município de Santa Catarina, ilha de Santiago.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou anteriormente que a vacina contra a covid-19 chegará a Cabo Verde no primeiro trimestre de 2021 e o que o financiamento para a sua aquisição está garantido. Contudo, o ministro de Saúde reconhece que há "um problema a nível mundial", de resposta dos fabricantes à procura internacional, o que condiciona o processo.

"O problema não são os recursos financeiros, já os conseguimos mobilizar. Estamos a fazer os contactos diplomáticos e não só. E vamos aguardar serenamente", acrescentou.

22h45 - Marcelo diz que está em vigilância e impedido de se juntar a aglomerações por 14 dias

O Presidente da República afirmou hoje que está em vigilância e impedido de se juntar a "aglomerações significativas" durante 14 dias, na sequência do contacto com um elemento da sua Casa Civil infetado com o novo coronavírus.

Marcelo Rebelo de Sousa falava antes do debate enquanto candidato presidencial com o líder do Chega e seu adversário na corrida a Belém, André Ventura.

Embora não tenha de cumprir isolamento profilático porque o contacto com o referido elemento da sua Casa Civil foi considerado de baixo risco, o chefe de Estado disse que a determinação das autoridades de saúde lhe "impõe uma vigilância passiva, o que implica não ir para aglomerações significativas durante 14 dias".

"Quer dizer, uma entrevista não é uma aglomeração significativa, um debate também não, mas algumas iniciativas de visitas de instituições já podem ser", apontou.

Este prazo de 14 dias estende-se até dia 18 de janeiro, adiantou Marcelo Rebelo de Sousa, comentando: "É uma limitação grande, mas, enfim, é a vida".

22h30 - Instituto Nacional de Saúde diz que estirpe inglesa pode tornar-se dominante
22h10 - Hospital de Évora apela ao transporte só de doentes urgentes

O afluxo de doentes com covid-19 ao hospital de Évora subiu "40%" entre o início e o fim de dezembro e deverá agravar-se, alertou hoje a responsável hospitalar, apelando ao transporte só de infetados que efetivamente necessitem.

"O apelo" é para que, "quem está positivo, mas que não necessita de cuidados hospitalares", permaneça na sua residência, seja domicílio privado, seja lar, "até efetivamente ter sintomas que justifiquem a necessidade de vir à Urgência do hospital", afirmou a presidente do conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

Segundo Maria Filomena Mendes, em declarações aos jornalistas, o que tem vindo a acontecer, nos últimos tempos, é que muita gente" está a ser transportada para aquela unidade, ainda para mais "muito concentrada".

"Há picos. Chegam muito mais ambulâncias e utentes do que aqueles a que conseguimos dar resposta", admitiu, indicando ter sido "o caso de ontem [terça-feira]" e da altura em que o HESE teve de "pedir ajuda e muitos doentes foram transportados para outros hospitais".

21h55 - Madeira novamente com registo máximo de 110 novos casos

A Madeira regista hoje 110 novos casos de covid-19, tal como na segunda-feira, o valor mais elevado desde o início da pandemia, elevando assim para 2.302 o número acumulado de infetados, revela a Direção Regional da Saúde (DRS).

Segundo este organismo de saúde pública, a região registou igualmente 31 casos recuperados, passando a contabilizar 1.295 recuperações e mantendo os 16 óbitos que já tinha.

Dos 110 novos casos, sete são importados e 103 de transmissão local, indicou a DRS.

Os sete casos importados distribuem-se por quatro do Reino Unido, um de França, um de África do Sul e um da região de Lisboa e Vale do Tejo.

21h35 - Nova variante de coronavírus. Há casos suspeitos em todo o país

21h20 - União Europeia aprova segunda vacina contra a covid-19
21h10 - Ex-presidente dos SPMS acusa Ministério da Saúde de não reforçar SNS24

O ex-presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) Henrique Martins acusou hoje o Ministério da Saúde de ignorar alertas sobre a necessidade de reforçar a linha SNS24 no início da pandemia de covid-19, em março.  

Numa audição por videoconferência na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à covid-19 e do processo de recuperação económica e social, na Assembleia da República, o antigo presidente dos SPMS -- cujo mandato terminou em 05 de março de 2020 -- considerou que "a evolução da pandemia em Portugal podia ter sido diferente" face à reação da tutela aos primeiros casos de infeção pelo SARS-CoV-2, o coronavírus que provoca a doença covid-19.  

"O conselho de administração teve o cuidado de alertar a tutela de que o número de enfermeiros com contrato para dar resposta era insuficiente. Enviei um e-mail, alertando para a urgência de que se mobilizassem enfermeiros para que fossem alocados em 'full time' no serviço do SNS24. Esse reforço não aconteceu na terça-feira (03 de março), não aconteceu na quarta-feira, e houve mais de 20 mil chamadas que não foram atendidas", afirmou.

Henrique Martins observou que "este erro podia ter sido evitado", já que acabou por culminar em "milhares de pessoas que não tomaram medidas de isolamento, encaminhamento e que, provavelmente, não foram testadas".

21h00 - Renovado o estado de emergência até 15 de janeiro
20h45 - Hospitais da grande Lisboa suspendem toda a actividade não urgente
20h35 - Hospital da Guarda. Urgência Geral entrou em rotura

20h15 - Depois do Natal. Proliferação explosiva de casos de Covid-19
19h50 - Bombeiros de Évora alertam para dificuldades no transporte de doentes

O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora alertou hoje que as corporações estão com dificuldades face ao excesso de doentes com covid-19 transportados de lares e à demora na sua admissão no hospital.

"A questão da covid-19 e da Urgência" do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) "está difícil", porque a unidade "está cheia, tem dificuldades em receber os doentes", disse Inácio Esperança.

O responsável revelou que, fruto disso, "há várias corporações que têm ambulâncias, com doentes, paradas durante horas" no exterior do hospital.

"Há falhas na Saúde", que "está a ser muito pressionada", e "devia-se ter pensado em alternativas e programado as coisas de outra maneira", porque "este grande afluxo era mais do que previsível", argumentou.

Contudo, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora reconheceu também que o aumento do número de doentes com covid-19 "é uma questão global, pelo país", não acontece "só em Évora", nem está apenas ligada aos hospitais.

"Estamos a assistir a um pandemónio nacional e o sistema é que está globalmente a falhar, tudo isto é uma cadeia", frisou.

19h33 - CDS-PP quer saber quantas vacinas vai Portugal adquirir e quando chegam

O CDS-PP questionou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, se o Governo está a negociar a aquisição de vacinas contra a Covid-19, quantas estima adquirir e quando deverão chegar a Portugal.

Numa pergunta endereçada hoje ao Governo através do parlamento, a deputada Ana Rita Bessa pede que a tutela confirme a informação transmitida pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, de que Portugal integra "mecanismos de aquisição" da vacina.

Os centristas querem saber "que mecanismos são esses e com que empresas estão a decorrer as negociações", bem como "quantas encomendas foram, ou serão feitas, ao abrigo destes mecanismos de aquisição de vacinas".

"Que quantidade de vacinas espera o Governo a adquirir?", questiona igualmente o partido, pedindo para conhecer o "calendário previsível para a entrega dessas vacinas".

O CDS pergunta ainda se "são as condições comerciais idênticas às que foram negociadas através da compra conjunta da União Europeia" (UE).

19h25 - Angola com mais 108 infeções e três mortes nas últimas 24 horas

Angola registou 108 novos casos de covid-19 e mais três mortes, aumentando para 17.864 casos positivos e 413 óbitos, informou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Franco Mufinda disse que os novos casos foram registados nas províncias de Luanda (40), Huambo (35), Zaire (18), Bié (06), Cabinda (03), Benguela (02), Huíla (02), Malanje (01) e Cuanza Norte (01), sendo 72 do sexo masculino e 36 do sexo feminino, com idades que variam dos 2 aos 69 anos.

"Infelizmente, registamos nas últimas 24 horas, três mortes, nas províncias de Benguela, Huambo e Luanda, sendo um chinês e dois angolanos, todos do sexo masculino, de 25, 49 e 77 anos", referiu o governante.

No entanto, foram considerados recuperados nas últimas 24 horas 62 doentes em Luanda, 12 no Zaire, 11 em Benguela, nove no Cuanza Sul e sete no Huambo, com idades entre os 6 meses e 77 anos, totalizando assim 11.477 recuperações.

19h15 -França regista mais de 25 mil novos casos

França registou nas últimas 24 horas 25.379 novos casos de covid-19, elevando assim o total desde o início da pandemia para 2.705.618, segundo divulgaram hoje as autoridades francesas.

Ainda desde segunda-feira, morreram nos hospitais franceses 283 pessoas devido ao vírus. O número total de mortos em França é de 66.565 devido à covid-19.

Há atualmente 24.741 pessoas hospitalizadas no país devido à covid-19 e desses pacientes, 2.616 estão internados nos cuidados intensivos.

18h59 - Presidente do Brasil suspende compra de seringas para vacinação

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, suspendeu hoje a compra de centenas de milhões de seringas quando o país necessitará para lançar uma campanha nacional de vacinação contra a covid-19.

Bolsonaro disse nos seus canais nas redes sociais que os preços das seringas dispararam, então "o Ministério da Saúde suspendeu a compra até que os preços voltem ao normal".

O Presidente brasileiro também informou que os estados e municípios possuem estoque suficiente para lidar com a primeira fase da próxima campanha de imunização "porque a quantidade de vacinas no início não é grande".

O Brasil realizou um processo de licitação para comprar 331 milhões de seringas em 16 de dezembro, mas recebeu propostas de empresas aptas a fornecerem apenas oito milhões de unidades até ao prazo final de 29 de dezembro, aparentemente porque as empresas estavam exigindo um preço mais alto do que o montante máximo estabelecido pelo Governo.

Embora outros países da América do Sul tenham iniciado a vacinação, o Ministério da Saúde brasileiro não forneceu uma data para iniciar o seu programa de imunização contra o novo coronavírus.

18h45 -  Presença de anticorpos maior nos estudantes da U. Porto com mais de 30 anos

A prevalência de anticorpos para o SARS-CoV-2 foi superior nos estudantes da Universidade do Porto (U.Porto) com idades entre os 30 e 34 anos e mais de 40, segundo os resultados divulgados hoje do programa de testes serológicos.

A U. Porto avança hoje que quase 10% dos 6512 estudantes testados apresentaram anticorpos da classe IgM e IgG para o novo coronavírus, que provoca a covid-19, numa notícia publicada na sua página da Internet,

Dos estudantes que participaram no rastreio, 558 apresentaram anticorpos IgM, os primeiros anticorpos a serem produzidos pelo organismo assim que existe uma infeção.

A par disso, 380 estudantes (quase 6%) apresentaram anticorpos da classe IgG, ou seja, os que o organismo começa a produzir após a resposta imunitária inicial, feita com anticorpos da classe IgM.

Segundo a U. Porto, mais de metade dos estudantes testados tinham entre 20 e 24 anos mas a prevalência de anticorpos foi superior entre os grupos etários dos 30 aos 34 anos e nos indivíduos com mais de 40 anos.

"Em concordância, a história de diagnóstico prévio de infeção também foi superior nestes grupos etários", refere a U. Porto.

18h30 - Marcelo aprova renovação do estado de emergência

Em nota publicada na página da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa anuncia a renovação por oito dias do estado de emergência em Portugal a partir do dia 8 até ao dia 15 de janeiro e explica as razões que o justificaram. Em particular "os números de casos e de mortos nos últimos dias".

"A pandemia continua a ir mais depressa do que a vacinação", resume Marcelo.

Acabo de renovar, por um período de oito dias, o estado de emergência. Faço-o com os seguintes fundamentos:

1.º Escassos são ainda os dados que possam ser relacionados com o período decorrido entre 23 e 27 de dezembro, ou seja, o período de alívio de medidas pelo Natal, bem como do período seguinte, de Ano Novo, embora os números mais recentes sejam muito preocupantes, demonstrando a imperiosidade das medidas de emergência.

2.º Só no dia 12 serão ouvidos os especialistas acerca dessa matéria e projeções da sua evolução imediata.

3.º Não obstante, os números de casos e de mortos nos últimos dias impõem uma cuidadosa contenção, ou seja, permanência por uma semana do regime em vigor, até que, entre o dia 12 e o dia 13, se possa decidir acerca de eventual nova renovação, sua duração e conteúdo.

Sendo vontade de todos nós que o estado de emergência cesse logo que não seja estritamente necessário e tendo o começo da vacinação trazido acrescida esperança, a pandemia continua, ainda, a ir mais depressa do que a vacinação.

O que explica os sacrifícios que nos continuam a ser pedidos e a paciente coragem com que têm sido enfrentados, que se impõe a todos, a começar pelo Presidente da República.

18h14 - Alunos de Enfermagem em ensino clínico devem ser prioritários para vacinação

A Ordem dos Enfermeiros (OE) defendeu hoje que os estudantes de enfermagem em ensino clínico devem considerados prioritários para a vacinação contra a covid-19, alegando que estão expostos aos mesmos riscos que os outros profissionais de saúde.
  
A OE diz em comunicado que, na sequência da última reunião com o coordenador da 'task force' da vacinação contra a covid-19, foi informada de que estes estudantes "estão excluídos dos grupos prioritários para vacinação, apesar de estarem expostos aos mesmos riscos dos restantes profissionais de Saúde, por estarem envolvidos na prestação de cuidados a doentes e, como tal, serem também possíveis veículos de transmissão".

Na sequência desta decisão, a bastonária da OE, Ana Rita Cavaco, enviou um ofício à ministra da Saúde, Marta Temido, a apelar para que corrija esta situação, incluindo estes estudantes na lista dos prioritários para a vacinação, "cumprindo as melhores boas práticas de promoção e prevenção de saúde".

18h09 - Irlanda encerra escolas até final do mês

O vice-primeiro-ministro irlandês, Leo Vararadkar anunciou o encerramento dos estabelecimentos escolares do país até o fim do mês devido à multiplicação de casos Covid-19.

Varadkar aconselhou ainda os proprietários de bares e restaurantes a planear cenários de encerramento até finais de março devido às restrições da pandemia.

18h00 - Enfermeiros alertam que Hospital dos Covões em Coimbra está "em rutura"

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses alertou hoje que o Hospital dos Covões, em Coimbra, está "em rutura" e considerou que o aumento de camas para doentes com covid-19 tem de ser acompanhado por um reforço de profissionais.

O Hospital Geral, conhecido como Hospital dos Covões, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), está "em rutura e sem condições de trabalho e segurança", havendo cerca de 30 doentes com covid-19 "a necessitarem de ser internados sem que para tal haja lugar", afirmou o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), em nota de imprensa.

Para o coordenador regional do SEP, Paulo Anacleto, a medida carece de um reforço também de recursos humanos, nomeadamente enfermeiros.

"O conselho de administração diz que não há profissionais no mercado para contratar, mas há um dispositivo que não aumenta o número de enfermeiros, mas que dá a possibilidade de o CHUC aumentar o número de horas de cuidados de enfermagem para todos os doentes, que é o regime de horário acrescido", frisou Paulo Anacleto.

17h54 - Primeiras vacinas da Moderna em Portugal nos "próximos dias"

As primeiras vacinas da Moderna, cuja comercialização foi hoje autorizada pela Comissão Europeia, chegam a Portugal nos "próximos dias", anunciou o coordenador da "task-force" para o plano de vacinação contra a covid-19.

"A chegada das vacinas da Moderna está prevista para os próximos dias e não deverá tardar mais do que uma semana", afirmou Francisco Ramos numa resposta escrita à Lusa, adiantando que ainda está a "ser definido" quando terá início a vacinação com este fármaco.

Francisco Ramos disse que estão previstas chegarem a Portugal "8.000 doses na semana de 11 de janeiro e 11.000 na semana de 25 de janeiro" da vacina da Moderna, que integrarão a primeira fase do plano de vacinação que se iniciou com a vacina da Pfizer e BioNTech.

A entrega das vacinas estará "a cargo da Moderna", referiu o coordenador do grupo de trabalho para o plano de vacinação, ao adiantar que cada pessoa a vacinar receberá sempre as duas doses da vacina produzida pelo mesmo laboratório.

17h35 - Camas de cuidados intensivos do Norte com ocupação de 78,3%

A ocupação das camas dedicadas à covid-19 nos hospitais do Norte era na segunda-feira de 78,3% nos cuidados intensivos, de acordo com dados da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) a que a Lusa teve hoje acesso.

Dados com data de segunda-feira revelam que estavam internados em Cuidados Intensivos na região Norte 213 doentes infetados com o novo coronavírus, sendo que 137 desses doentes estavam ventilados, correspondendo a 64,3% do total.

A taxa de ocupação de camas em cuidados intensivos nos hospitais do Norte é de 78,3%.

Os dados da ARS-Norte mostram que existem 1.175 camas dedicadas a doentes covid-19 nos hospitais da região.

Na segunda-feira estavam internados 852 doentes em enfermaria, o que corresponde a uma taxa de 72,5%.

Na região Norte existem 16 equipamentos de saúde: nove centros hospitalares, quatro hospitais e três unidades de saúde local.

17h29 - Lar Residencial de Évora de Alcobaça com 31 infetados

Vinte e quatro utentes e sete funcionários do Lar Residencial de Évora de Alcobaça, no distrito de Leiria, estão infetados com o novo coronavírus, informou hoje a direção técnica da instituição.

"Há dois utentes que se encontram hospitalizados entre os 24 que tiveram resultados positivos", disse à agência Lusa Christelle Matias, diretora técnica do Lar Residencial de Évora de Alcobaça, onde estão também infetados com covid-19 sete funcionários.

O surto foi detetado no dia 01 e levou à testagem dos 68 utentes (34 residentes no lar de idosos e outros 34 alojados numa residência para adulto com deficiência) e 50 funcionários do lar integrado na Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, no distrito de Leiria.

"Excluindo os dois hospitalizados, todos os utentes se encontram estáveis e foram mantidos na instituição, em alas separadas", afirmou a diretora técnica.

17h25 - Moderna deverá iniciar entrega de vacinas à Europa na próxima semana

Em nota de agradecimento pela autorização hoje dada pela Comissão Europeia à comercialização da sua vacina contra a Covid-19, a farmacêutica norte-americana Moderna anunciou que as primeiras entregas da vacina em países da Europa deverão começar na próxima semana.

Até à data a Comissão Europeia assegurou 160 milhões de doses da vacina da Moderna contra a COVID-19, lembra o mesmo comunicado.

"Quero agradecer à Comissão Europeia pela aprovação e à EMA por esta recomendação, que é outro momento importante na história da nossa empresa", disse Stéphane Bancel, CEO da Moderna.

"Os responsáveis da EMA e do CHMP, que trabalharam durante as férias, forneceram uma revisão minuciosa e um conjunto de recomendações à medida que trabalhávamos lado-a-lado para conseguir esta autorização. Estou orgulhoso do papel que a Moderna tem sido capaz de desempenhar a nível mundial para ajudar a enfrentar esta pandemia".

17h15 - Lar em São João da Pesqueira com "toda a gente  infetada" e assintomática

O presidente da Câmara de São João da Pesqueira disse hoje que os mais de 60 utentes e funcionários do lar Pesqueira Amiga estão todos com teste positivo para o novo coronavírus e "todos assintomáticos".

"Segundo informações que tenho por parte do responsável do lar é que está toda a gente infetada, num universo superior a 60 pessoas, todos tiveram teste positivo, e estão todos assintomáticos, estão bem", afirmou hoje à agência Lusa o presidente daquele município do norte do distrito de Viseu, Manuel Cordeiro.

O presidente da Câmara referiu que no âmbito dos "testes que a Segurança Social de Viseu faz todos os meses aos funcionários dos lares do distrito com mais de 50 utentes, foi detetado um caso positivo" naquela instituição de São João da Pesqueira, na semana passada.

Neste sentido, foram realizados testes a todos os funcionários e utentes "do único lar que existe no concelho - Pesqueira Amiga - e os resultados saíram ontem [terça-feira] à noite e chegaram todos positivos", explicitou.

"Estou em contacto permanente com o responsável, seja de hora a hora ou de minuto a minuto, e a informação que tenho é que, para já, está tudo bem, e assintomático, mas na Câmara estamos já preparados para ajudar no que for necessário", assumiu.

17h09 - Itália soma 20.331 novos casos e 548 mortes em 24 horas

Itália somou mais 20.331 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, período em que também contabilizou 548 mortes associados ao novo coronavírus, anunciou hoje o Ministério da Saúde italiano.

O número de novos infetados é de cerca de 5.000 mais do que terça-feira, mas também foram realizados mais 43.000 testes de diagnóstico do que no dia anterior (178.000 contra 135.000).

Segundo os dados oficiais, a taxa de positividade (percentagem de positivos em relação aos testes realizados) situou-se hoje nos 11,3%.

Com os novos números, Itália acumulou 2.201.945 casos de infeção e 76.877 mortes desde fevereiro de 2020.

Atualmente, 23.174 pessoas estão hospitalizadas, 2.571 em unidades de cuidados intensivos.

17h05 - Câmara de Lobos eleva alerta municipal para laranja

O Centro de Coordenação Operacional do município de Câmara de Lobos elevou hoje o alerta neste concelho para laranja devido ao aumento de casos nos últimos dias.

A autarquia anunciou ainda uma plataforma de gestão da covid-19, instrumento que visa "integrar, em tempo real, toda a informação relativa à situação pandémica no concelho".

De acordo com os dados divulgados pela Direção Regional de Saúde, os concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Porto Santo são os municípios na região que apresentam o maior número de casos, o que levou o Governo Regional a adotar medidas mais restritivas, nomeadamente a reabertura progressiva das aulas do 2.º período, após testagem dos elementos das respetivas comunidades escolares.

17h00 - Presidente não fica em isolamento profilático

O contacto de Marcelo Rebelo de Sousa com uma pessoa da Casa Civil que testou positivo para a SARS-CoV-2 foi considerado de baixo risco pelas autoridades de saúde.

Marcelo Rebelo de Sousa estará presente no debate desta noite frente a André Ventura, para as próximas eleições presidenciais.

De acordo com a nota publicada pelos serviços da Presi^dencia, o Presidente da República retoma atividade normal.

A Direção do Departamento de Saúde Pública da ARS de Lisboa e Vale do Tejo acaba de comunicar à Presidência da República, que foi considerado de baixo risco o contacto que o Presidente da Republica teve, na segunda-feira passada, com um elemento da Casa Civil (que veio a testar positivo ao SARS-CoV-2), pelo que não é necessário isolamento profilático. Na sequência desta decisão da Autoridade de Saúde, o Presidente da República, que já hoje testou negativo, retomou o seu programa de trabalho.

16h55 - Alentejo tem 16 surtos com 750 infetados em lares revela presidente da ARS

O Alentejo contabiliza hoje 16 surtos de covid-19 em lares de terceira idade, com cerca de 750 utentes infetados, que centram as preocupações das autoridades de saúde, disse o presidente da Administração Regional de Saúde da região.

Em declarações à agência Lusa, José Robalo considerou que o elevado número de surtos em estruturas residenciais para idosos (ERPI) "faz com que a incidência" de infeções na região "suba muito", uma vez que "esta proliferação de infeções se faz de forma mais fácil em ambientes fechados", e demarcou o elevado número de surtos dos casos existentes na comunidade.

"Por exemplo, no Alentejo Central, que é um pouco um espelho do que se passa noutras áreas, temos neste momento cerca de 300 pessoas infetadas em lares. E se olharmos para o número de colaboradores destas instituições, andarão à volta de 150", justificou o presidente da ARS Alentejo.

Números que fazem com que as "preocupações" estejam "essencialmente nos lares" e que, apesar do início da campanha de vacinação nestas estruturas, levam José Robalo a redobrar os apelos para que as pessoas continuem a seguir as indicações básicas da Direção-Geral da Saúde (DGS).

"Se não continuarmos a solicitar às pessoas para garantir o distanciamento físico, para ter os cuidados de higiene, particularmente com as mãos, utilizando desinfetantes de base alcoólica e se não insistirmos em usarem máscaras, mesmo com as vacinas vamos ter dificuldades para evitar esta proliferação", advertiu José Robalo.

Até porque, lembrou o presidente da ARS Alentejo, "uma das coisas que não se tem conhecimento é se uma pessoa que foi vacinada consegue transmitir o vírus".

16h50 - Aprovado prolongamento do estado de emergência

A renovação do estado de emergência por uma semana de 8 a 15 de janeiro foi aprovada no Parlamento, com os votos do PS, do PSD e da deputada Cristina Rodrigues.

Votaram contra o PCP, o Chega, o IL, o PEV, e a deputada Joacine Katar Moreira.

PAN, CDS-PP, BE abstiveram-se.

Esta votação é igual à da anterior autorização da renovação estado de emergência, realizada no dia 17 de dezembro.

16h37 - Planos de contingência em Lisboa elevados para nível máximo

A ministra da Saúde mandou suspender toda a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa.

Num e-mail enviado à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Marta Temido ordena que todos os hospitais concentrem os recursos humanos na área dos cuidados intensivos. A medida tem efeitos imediatos.

A medida foi tomada na sequência da recomendação da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a Covid-19 (CARNMI) numa reunião de trabalho na terça-feira para "análise da situação epidemiológica regional e da ocupação de camas na Região de LVT", adianta o Ministério da Saúde (MS) numa resposta à agência Lusa.

"Considerou-se necessário que os hospitais da região escalassem os seus planos de contingência para dar resposta a necessidades de internamento decorrentes de uma procura potencialmente crescente", sublinha.

Segundo o Ministério, "o que se pretende é assegurar que, sendo necessário, existe aumento da capacidade de resposta ao doente crítico".

O Ministério da Saúde lembra que estas orientações já tinham sido dadas em outras fases da pandemia, mas, neste caso, são dirigidas especialmente à Região de Lisboa e Vale do Tejo.

16h29- Reino Unido regista mais de mil mortos em 24h

O Reino Unido registou mais 62.322 novos casos de covid-19, um novo máximo, além de 1.041 óbitos dentro do período de 28 dias deste o primeiro teste positivo ao vírus.

Quinta-feira tinham sido registados mais 60.916 casos e 830 mortes com Covid-19.

O número de óbito é o mais elevado no Reino Unido num só dia desde abril.

O Estado britânico é um dos países da Europa com maior número de óbitos devido à pandemia e regista agora um total de 77.346 mortos com Covid-19 e 2.836.801 casos de contágio, de acordo com dados oficiais.

16h10 - Comissão Europeia aprova vacina da Moderna

Depois da Agência Europeia do Medicamento ter dado a sua anuência, esta manhã, a Comissão Europeia emitiu uma autorização provisória de comercialização da vacina anti Covid-19 desenvolvida pela Moderna.

É a segunda vacina autorizada no espaço da União Europeia.

"Hoje, a Comissão Europeia concedeu uma autorização condicional de comercialização para a vacina da covid-19 desenvolvida pela Moderna, a segunda na UE", informa o executivo comunitário em comunicado.

A instituição precisa que esta autorização, o último passo formal antes da entrada do fármaco da Moderna no espaço comunitário, "segue uma recomendação científica positiva baseada numa avaliação exaustiva da segurança, eficácia e qualidade da vacina pela Agência Europeia do Medicamento [EMA] e é aprovada pelos Estados-membros".

Também hoje, a EMA deu `luz verde` à utilização da vacina da farmacêutica Moderna contra a covid-19 na UE, ao ter recomendando à Comissão Europeia "a concessão de uma autorização condicional de comercialização da vacina covid-19 Moderna para prevenir a doença do coronavírus 2019 em pessoas a partir dos 18 anos de idade".

Esta aprovação surge depois de o comité de medicamentos para uso humano da EMA ter "avaliado exaustivamente os dados sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina e ter recomendado por consenso a concessão de uma autorização formal condicional de comercialização pela Comissão Europeia", adiantou o regulador comunitário na nota de imprensa.

A vacina da Moderna, com uma eficácia comprovada superior a 90%, foi a segunda a ter aval da EMA, após a aprovação, a 21 de dezembro de 2020, do fármaco desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que está a ser utilizado no espaço europeu desde 27 de dezembro.

Segundo o executivo comunitário, a Moderna vai disponibilizar à UE o montante total de 160 milhões de doses da vacina entre o primeiro e o terceiro trimestres de 2021, como anteriormente acordado entre Bruxelas e a farmacêutica.

A estes acrescem 300 milhões de doses da vacina distribuída pela Pfizer e BioNTech.

A Comissão Europeia já tem uma carteira com seis outras potenciais vacinas, que além destas duas incluem as desenvolvidas pela AstraZeneca, Sanofi-GSK, Johnson & Johnson e CureVac.

Até ao momento, apenas a Moderna e a Pfizer e BioNTech pediram autorização à EMA.

16h00 - Doze concelhos a Norte com taxa de incidência superior a 960 novos casos

Nos últimos 14 dias, entre a terceira semana (de 15 a 21) e a última semana de dezembro (de 29 de dezembro a segunda-feira, 04 de janeiro), foram 12 os concelhos da região Norte que registaram uma taxa de incidência superior a 960 novos casos por 100 mil habitantes, indica o relatório sobre a evolução da situação epidemiológica.

A taxa de incidência da região Norte fixa-se atualmente nos 660 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, segundo o documento.

Dos 12 concelhos com uma taxa superior a 960 novos casos, três são no distrito de Bragança: Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Mogadouro.

Miranda do Douro é o município a Norte que apresenta a maior taxa de incidência: 2.620,8 novos casos por 100 mil habitantes.

Barcelos, Esposende, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde, no distrito de Braga, registaram taxas de incidência de 1.105, 1.185, 1.065 e 982,7, por 100 mil habitantes, respetivamente.

No distrito do Porto, os concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde também registaram taxas de incidência superiores a 960 novos casos, com as mesmas a fixarem-se nos 1.048 e 1.012, respetivamente.

Os concelhos de Ponte da Barca (no distrito de Viana do Castelo), Montalegre e Peso da Régua (ambos no distrito de Vila Real) também acompanharam estes valores, com as taxas a fixarem-se nos 1.055, 1.800 e 1.394 novos casos por 100 mil habitantes.

15h48 - Marcelo Rebelo de Sousa testa negativo à Covid-19

O Presidente da República fez hoje teste PCR e antigénio com resultado negativo à Covid 19, depois de ter estado em contacto com um elemento da Casa Civil, cujo resultado positivo ao SARS-CoV-2.

Marcelo Rebelo de Sousa continua a aguardar indicações da Direção-Geral da Saúde e permanece em isolamento profilático.

O Presidente da República disse à RTP que "está à espera das indicações das autoridades de saúde".

Marcelo Rebelo de Sousa explicou ainda que "como candidato e Presidente espera manter a atividade e agenda", mas que este é o momento de aguardar pela decisão.

Se tiver mesmo que ficar 14 dias em isolamento profilático espera fazer os debates já marcados através de videoconferência.

Revelou ainda à RTP que os contactos com o elemento da Casa Civil que testou positivo foram breves sempre com máscara, apenas para dar indicações de serviço.

15h42 - Parlamento vota novo período do estado de emergência

A aprovação da proposta enviada pelo Presidente da República à Assembleia da República tem aprovação garantida com os votos favoráveis já anunciados, do PS e do PSD.

O novo período abrange, pela primeira vez, apenas oito dias.

15h35 - Situação "verdadeiramente má" na Suíça

O Governo suíço sublinhou ser necessário consultar os cantões sobre um eventual endurecimento das medidas restritivas, como a obrigatoriedade de trabalhar no domicílio, o encerramento dos estabelecimentos comerciais e outras restrições suplementares relativas a ajuntamentos e iniciativas de cariz privado.

"Reunido numa sessão extraordinária, o Conselho Federal [Governo] decidiu que será tomada uma decisão a 13 deste mês, após consultas com os diferentes cantões", anunciou o executivo suíço num comunicado.

"A situação não é boa. Ela é verdadeiramente má", declarou o ministro da Saúde suíço, Alain Berset.

15h29 - Surto no hospital de Torres Vedras com cinco mortos e 50 casos ativos

O número de infetados associados ao surto de covid-19 no hospital de Torres Vedras subiu para 50, registando-se ainda cinco mortos e dois recuperados, disse hoje fonte oficial da câmara, citando dados do delegado de saúde.

A mesma fonte explicou à agência Lusa que o total de 57 casos de infeção engloba utentes que foram contagiados quando estiveram internados na unidade por outras doenças, mas que estão a recuperar em casa.

Os casos mais antigos surgiram na véspera de Natal.

Elsa Baião, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), a que pertence a unidade, esclareceu hoje à Lusa que dentro do hospital estão infetados 17 doentes e seis profissionais.

Foram testados 131 profissionais e 76 doentes dos serviços associados ao surto.

O centro hospitalar diz estar a cumprir todas as regras impostas pela autoridade de saúde, nomeadamente a transferência dos doentes infetados para espaços de internamento dedicados à covid-19 e a desinfeção dos serviços.

Mais 12 doentes estão em isolamento.

15h19 - Empresas privadas dos EUA perdem empregos em dezembro, pela 1.ª vez desde abril

15h14 - Suíça pondera prolongar restrições até ao fim de fevereiro

O Governo suíço está a ponderar prolongar até ao final de fevereiro as medidas de luta contra a propagação da covid-19, numa altura em que país regista um elevado número de casos de contágio.

15h02 - Sobe para 13 o total de mortes do surto no lar da Misericórdia de Mértola

O número de vítimas mortais do surto de covid-19 no lar da Misericórdia de Mértola, no Alentejo, subiu para 13, com a morte de mais um utente, disse hoje à agência Lusa o provedor.

O utente morreu no hospital de Beja, onde estava internado, precisou José Alberto Rosa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM), no distrito de Beja.

Devido ao surto no lar, já foram infetadas 101 pessoas com o vírus que provoca a doença covid-19, nomeadamente 65 utentes - 13 dos quais morreram - e 36 funcionárias, precisou.

14h52 - PCP quer bolsa de recrutamento de trabalhadores para travar surtos em lares

14h43 - Açores com 70 novos doentes que elevam para 500 o número de ativos

Os Açores diagnosticaram nas últimas 24 horas 70 novos casos positivos de covid-19, 66 em São Miguel, três na Terceira e um nas Flores, elevando para 500 o número de positivos ativos na região, foi hoje anunciado.

No boletim diário, a Autoridade de Saúde dos Açores informou que estes novos casos foram detetados "em 1.570 análises realizadas nos laboratórios de referência da região e de um número indeterminado realizado em laboratórios privados", acrescentando que se registaram nas últimas 24 horas seis recuperações, todas na ilha de São Miguel.

14h24 - Mais de 600 jornalistas morreram em todo o mundo devido à Covid-19 - ONG

Mais de 600 jornalistas morreram em todo o mundo devido à covid-19, alertou esta semana a organização suíça Press Emblem Campaign (PEC, sigla em inglês), pedindo às autoridades prioridade na vacinação aos funcionários do setor.

14h23 - ISEG prevê queda de 8,4% do PIB em 2020

14h17 - Europa enfrenta cenário de rápida propagação da doença
14h16 - Charles Michel quer Tratado Internacional das Pandemias

O presidente do Conselho da União Europeia considera que não é possível criar uma verdadeira Europa da Saúde mas avança com a ideia da criação de um Tratado Internacional das Pandemias.

Charles Michel diz ainda que cabe à Presidência Portuguesa implementar o novo acordo do Brexit durante os próximos seis meses.
 13h57 - Portugal com mais 10.027 casos e 91 mortos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 10.027 casos de Covid-19. A zona norte com mais 3857, Lisboa e Vale do Tejo com mais 3333, o centro do país com mais 1932, o Alentejo com mais 439 e o Algarve com mais 307.

Morreram ainda mais 91 pessoas. 34 no norte, 14 no centro, 27 em Lisboa e Vale do Tejo, 15 no Alentejo e uma no Algarve.

O número de pessoas internadas também cresceu. São mais 33 para um total de 3293. Em Unidades de Cuidados Intensivos está mais uma pessoa. 513 no total.

Há também a registar nas últimas 24 horas a recuperação de 3115 pessoas. No total, há neste momento 87.004 casos ativos de Covid-19 no país.

13h49 - Autarca de Alcácer do Sal preocupado com aumento dos casos ativos no concelho

Segundo os boletins epidemiológicos divulgados pelo município, entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, no concelho de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, aumentou de 18 para 105 o número de casos ativos.

13h45 - Erros na definição de quem deveria ser vacinado no hospital de Coimbra

Há profissionais de saúde em Coimbra que, apesar de estarem diariamente expostos à Covid-19, não foram chamados no primeiro período de vacinação.
O conselho de administração do hospital admite que houve erros no cumprimento dos critérios de prioridade.

13h43 - Prossegue a imunização nos lares de idosos

Com a vacina da Pfizer, prossegue a imunização nos lares de idosos e unidades de cuidados continuados. Em Barcelos, no centro social de Silveiros, onde nunca se registou um único caso positivo desde o início da pandemia, o momento foi registado como sinal de esperança.

13h35 - AC Milan com dois futebolistas infetados

Os futebolistas Ante Rebic e Rade Krunic, do AC Milan, testaram positivo para o novo coronavírus na terça-feira.

13h30 - Há lares que ainda aguardam indicação para início da vacinação

É o caso de um lar em Famalicão.

13h23 - Portugal vai cumprir a indicação da Pfizer sobre data da segunda dose da vacina

A segunda dose da vacina contra a COVID-19 será dada 21 dias depois da primeira toma. A garantia é dada pelas autoridades nacionais que gerem todo o processo de vacinação.
A ministra da Saúde diz que as doses para a segunda toma estão asseguradas.

13h14- Ministra da Saúde fala de momento crítico na pandemia

Marta Temido alertou esta manhã para a gravidade da situação, numa visita em Mora.

13h09 - PR em isolamento profilático

"O Presidente da República, que teve contacto, na passada segunda-feira, com um elemento da Casa Civil, cujo resultado positivo ao SARS-CoV-2 foi conhecido esta manhã, encontra-se em isolamento profilático preventivo, aguardando as diligências das autoridades de saúde, que estão a proceder à análise de risco", lê-se no site da Presidência.

O Presidente da República disse à RTP que "está à espera das indicações das autoridades de saúde".

Marcelo Rebelo de Sousa explicou ainda que "como candidato e Presidente espera manter a atividade e agenda", mas que este é o momento de aguardar pela decisão.

Se tiver mesmo que ficar 14 dias em isolamento profilático espera fazer os debates já marcados através de videoconferência.

Revelou ainda à RTP que os contactos com o elemento da Casa Civil que testou positivo foram breves sempre com máscara, apenas para dar indicações de serviço.
 13h09 - Hospital da Guarda já ultrapassou capacidade

13h08 - Assembleia da Madeira dá parecer favorável à renovação do estado de emergência

A Comissão Especializada Permanente de Política Geral e Juventude do parlamento madeirense deu hoje parecer positivo ao diploma presidencial que renova o estado de emergência até 15 de janeiro, anunciou a Assembleia Legislativa.

13h06 - Governo suíço ordena o encerramento em todo o país de restaurantes, espaços culturais e locais de entretenimento no país devido ao aumeto de casos de Covid-19

12h43 - Suíça com mais 4.808 casos e 65 vítimas mortais

12h25 - Boas notícias para os "nossos esforços de fazer chegar mais vacinas para a Covid-19 aos europeus", diz no Twitter von der Leyen.

Presidente da Comissão Europeia garante que estão a "trabalhar em máxima velocidade para aprovar" a vacina da Moderna "e torná-la disponível na União Europeia.
12h18 - Agência Europeia de Medicamentos aprova vacina da Moderna
A vacina da Moderna para a Covid-19 foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos. Torna-se assim na segunda vacina aprovada pelo regulador europeu.

Após esta luz verde da EMA, a comissão Europeia terá que aprovar a vacina, o que deverá acontecer muito em breve.

12h06 - Ministra do Trabalho admite falta de recursos humanos disponíveis para responder à pandemia de Covid-19

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, reconheceu hoje a dificuldade de encontrar recursos humanos disponíveis para responder à pandemia de covid-19, sobretudo no interior, apesar de mais de 12 mil pessoas terem sido colocadas nas instituições.

"Neste momento, temos mais de 12.250 pessoas colocadas em instituições, através de um programa especial que criámos exatamente para isto, para ajudar as instituições a terem um reforço de recursos humanos" para fazer face à covid-19, disse.

Mas, questionada pelos jornalistas em Mora (Évora), Ana Mendes Godinho reconheceu que "a falta de recursos humanos, nomeadamente nesta área de resposta à pandemia", é "um problema transversal" existente "em todo o país".

12h04 - Número de mortes relacionadas com surto no lar de Alcáçovas sobe para 20

O número de mortes relacionadas com o surto de covid-19 no lar da Misericórdia de Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo, subiu na terça-feira para 20, disse hoje o provedor da instituição.

Duas mulheres morreram no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e um homem "com quase 100 anos" perdeu a vida nas instalações do lar da Santa Casa da Misericórdia, especificou João Penetra, em declarações à agência Lusa.

11h44 - Vacina em Portugal. 32 mil foram administradas

Portugal já recebeu mais de 140 mil doses da vacina contra a covid-19, das quais quase metade já foi distribuída e, destas, 32 mil foram administradas, revelou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

"Das cerca de 140.400 doses de vacinas" que Portugal recebeu, "mais de 66.700 doses já foram distribuídas" e, até às 17:30 de terça-feira, "já tinham sido administradas mais de 32 mil doses", indicou a governante.
 11h41 - Presidente do Eurogrupo adia visita a Portugal devido a agravamento da pandemia na Irlanda

O presidente do fórum de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), o irlandês Paschal Donohoe, adiou a deslocação a Lisboa prevista para quinta-feira devido à situação da pandemia de covid-19 na Irlanda.

De acordo com a porta-voz, o presidente do Eurogrupo decidiu não viajar para Lisboa esta semana, como estava previsto, devido à "evolução recente da situação de saúde pública na Irlanda relacionada com a covid", mas tenciona deslocar-se a Portugal "assim que a situação o permitir".

11h37 - Ministro alemão da Saúde disse que espera primeiras entregas da vacina da Moderna na próxima semana

Ministro afirmou ainda que o país, no total, encomendou mais vacinas do que o necessário.

11h18 - Hospital de Santarém no limite da capacidade prevista mas com margem para mais camas

 O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista de internamento para doentes infetados com o vírus SARS-CoV-2, mas assegura que tem ainda margem para alargar o número de camas.

Em informação prestada hoja à Lusa, o Hospital Distrital de Santarém (HDS) afirma que tinha, no início da semana, 63 internados em enfermaria, estando previstas 62 camas no plano de contingência, e nove na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que dispõe de 10 camas, mas que tem margem para instalar mais, seja em quartos que suportam uma terceira cama, seja, se necessário, com a abertura de mais uma ala para doentes covid.

Segundo o HDS, houve um acréscimo de internamentos devido ao período natalício e ao facto deste hospital ter recebido doentes covid do Centro Hospitalar do Oeste, além de estar a apoiar as urgências de outros hospitais, como é o caso do Centro Hospitalar do Oeste ou do Hospital de Vila Franca de Xira.

10h59 - Bares e restaurantes da Madeira contestam medidas de restrição
 10h58 - Marta Temido admite intensificação na gestão hospitalar nos próximos dias
 10h15 - A reunião da EMA já começou

A Agência Europeia de Medicamentos já está reunida para avaliar a aprovação da vacina para a Covid-19 da Moderna.

10h14 - África com mais 827 mortos e 27.183 casos nas últimas 24 horas

09h29 - Número de doentes nos hospitais irlandeses já superou o número da primeira onda de Covid-19

09h22 - Situação dramática em Los Angeles

A situação nesta região dos EUA é tão complicada que os hospitais só aceitam pessoas com possibilidade de sobrevivência.

Morre uma pessoas por Covid1-19 a cada 10 minutos.

09h18 - Queda do emprego foi maior nos precários, jovens e menos instruídos - BCE

A queda do emprego na zona euro observada até final do primeiro semestre do ano passado, foi maior nos trabalhadores com vínculos mais precários, nos mais jovens e menos instruídos, segundo o Banco Central Europeu (BCE).

"O declínio no emprego foi mais forte para os empregados temporários, os mais jovens e trabalhadores com baixos níveis de educação" até junho de 2020, período de maior impacto da pandemia de covid-19, pode ler-se num artigo publicado pelo BCE no seu Boletim Económico, hoje divulgado.

Segundo o documento, o emprego "dos trabalhadores com um alto nível de educação foi praticamente não afetado pela pandemia, ao passo que os trabalhadores com um baixo nível de educação viram um declínio agudo no seu emprego".

"Do mesmo modo, os trabalhadores jovens foram desproporcionalmente afetados quando comparados com trabalhadores mais velhos. O emprego também declinou mais para as mulheres do que para os homens, embora a diferença seja relativamente pequena", pode ler-se no artigo redigido pelos economistas Robert Anderton, Vasco Botelho, Agostino Consolo, António Dias da Silva, Claudia Foroni, Matthias Mohr e Lara Vivian. (Lusa)

08h50 - Covid-19. Diretora-geral da Saúde garante capacidade de resposta do SNS ao aumento de novos casos
 08h25 - Administradores hospitalares dizem que cenário nos hospitais vai agravar-se nos próximos dias
 08h13 - Alemanha com mais 21.237 casos e 1019 vítimas mortais

08h10 - República Checa com mais 17.278 casos, um número recorde no país

08h09 - Tóquio com um número recorde de novos casos, mais 1591

08h07 - China aperta medidas para controlar surto nos arredores de Pequim

As autoridades chinesas impuseram restrições de viagens e proibiram ajuntamentos na cidade da capital da província de Hebei.

Diz a Reuters que a província entrou em "estado de guerra" depois de lá terem sido detetados 20 de 23 novos casos locamente transmitidos.

08h03 - Rússia com mais 24.217 casos e 445 mortes em 24 horas

08h02 - Covid-19: Perda de olfato atinge mais os doentes ligeiros - estudo

Um estudo hoje divulgado revela que a perda do olfato, um dos sintomas da covid-19, prevalece mais nos doentes ligeiros.

O estudo, publicado na revista da especialidade Journal of Internal Medicine, analisou a prevalência da perda do olfato e a sua recuperação em 2.581 doentes, desde os mais ligeiros aos mais graves, em 18 hospitais europeus.

A perda do olfato é um dos sintomas mais comuns da covid-19, uma doença respiratória causada por um novo coronavírus.

De acordo com o estudo, que se baseou em avaliações clínicas, a perda do olfato foi identificada em 54,7% dos casos de covid-19 ligeiros e em 36,6% dos casos moderados a graves. (Lusa)

08h01 - Regulador europeu volta hoje a reunir peritos para decidir sobre vacina da Moderna

A Agência Europeia do Medicamento volta hoje a reunir os seus especialistas para decidir se aprova ou não a vacina experimental contra a covid-19 produzida pela empresa de biotecnologia norte-americana Moderna.

08h00 - Timor. Polícia detém várias pessoas por não usarem máscara

7h31 - Ponto de situação

A morte da funcionária do IPO do Porto vacinada há dois dias não estará relacionada com a vacina contra a Covid-19.

A conclusão resulta dos dados preliminares da autópsia realizada à assistente operacional, divulgados em comunicado pelo Ministério da Justiça.

A autópsia foi realizada na terça-feira. O Ministério sublinha que relatório sobre a causa da morte está abrangido pelo segredo de justiça.A mulher de 41 anos foi vacinada a 30 de dezembro e morreu no dia 1 de janeiro.

"Considerando a fase inicial de vacinação contra a Covid-19 em que nos encontramos e considerando as preocupações e dúvidas apresentadas sobre se a causa de morte de cidadã Portuguesa vacinada na data de 30-12-2020 se deveu à vacina contra a Covid-19 a que se submeteu, informa-se, sem qualquer referência à causa da morte que se encontra abrangida pelo segredo de justiça, que os dados preliminares resultantes da autópsia médico-legal hoje realizada não evidenciam qualquer relação entre a morte e a vacina a que foi sujeita", lê-se na nota enviada às redações.

O IPO do Porto esclareceu também que a assistente operacional não registou qualquer reação adversa à vacina.
O apelo de Graça Freitas
A diretora-geral da Saúde pediu ontem aos portugueses que durante as festas conviveram com membros da família com quem não vivem para estarem atentos a eventuais sintomas.

Graça Freitas afirma que, se tiverem alguma suspeita, devem contactar a linha SNS24.
O quadro em Portugal

Terça-feira foi o quarto dia com mais mortes desde o início da pandemia. Morreram mais 90 pessoas vítimas da Covid-19 em Portugal. Foram também reportados 4956 novos casos.

Há mais 89 doentes internados. Nos cuidados intensivos estão mais dois, para um total de 512.Mais 4691 pessoas conseguiram recuperar da doença.


O país tem neste momento 417 surtos ativos e os lares continuam a ser a grande preocupação. Só na região da Grande Lisboa há 284 surtos ativos.

A taxa de contágio está a descer nas grandes cidades como Lisboa e Porto e a aumentar no interior.

Os concelhos do Atentejo têm vindo a liderar a tabela de casos por 100 mil habitantes: o primeiro é Mourão, com quase 3400; seguem-se Mora, com perto de 2700 e Vidigueira, com quase dois mil.

Este aumento da taxa de incidência está relacionado com os surtos em lares.
Médicos avisam que vêm aí mais internamentos
O epidemiologista Henrique de Barros afirma mesmo que os hospitais têm dez dias para se prepararem.

O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou mais de 1,8 milhões de mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A Agência Europeia do Medicamento volta esta quarta-feira a reunir os peritos, pelo segundo dia consecutivo, para determinar se aprova a vacina experimental contra a Covid-19 produzida pela empresa de biotecnologia norte-americana Moderna.

O regulador europeu adiantou ontem que os especialistas estavam "a trabalhar arduamente para esclarecer questões pendentes com a empresa".

Se a Agência Europeia do Medicamento avalizar a vacina da Moderna, esta será a segunda a ser autorizada na União Europeia, depois da vacina do consórcio Pfizer-BioNTech, que começou a ser administrada a 27 de dezembro em Portugal.