Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

José Sena Goulão, Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h46 - Ana Gomes não foi ainda contactada por Belém e aguarda instruções da DGS

A candidata presidencial Ana Gomes não foi ainda contactada pela Presidência da República e está a aguardar instruções da Direção Geral de Saúde (DGS), depois de ser tornado público que Marcelo Rebelo de Sousa testou positivo à Covid-19.

"Ana Gomes não foi ainda contactada pelo Palácio de Belém, pela Presidência da República, e está a aguardar instruções da DGS", respondeu fonte da candidatura à Lusa, depois de questionada se a antiga eurodeputada socialista terá ou não de cumprir isolamento profilático, uma vez que teve um debate televisivo no sábado com Marcelo Rebelo de Sousa.

Numa publicação na rede social Twitter, Ana Gomes já tinha desejado ao Presidente da República "um rápido e franco restabelecimento" e que continue sem sintomas.

"Acabo de saber que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa está com Covid. Desejo a continuação de falta de sintomas e rápido e franco restabelecimento", escreveu Ana Gomes.

23h29 - João Ferreira "tranquilo" com teste positivo de Marcelo diz aguardar indicações

O candidato presidencial João Ferreira disse hoje estar "tranquilo" relativamente ao facto de Marcelo Rebelo de Sousa ter tido um resultado positivo num teste à Covid-19, acrescentando que vai aguardar por indicações das autoridades de saúde.

"Estou tranquilo e farei aquilo que me recomendarem as autoridades de saúde. Neste momento estou absolutamente tranquilo", disse o candidato aos jornalistas à margem de uma ação na Padaria do Povo, em Lisboa.

Questionado pelos jornalistas se tenciona alterar a agenda de campanha em função desta situação, o eurodeputado frisou que a sua campanha "foi já alterada em função da mais recente situação epidemiológica", com cancelamentos e alteração de iniciativas.

"Vivemos num momento em que não podemos dar por garantida nenhuma programação de campanha, vamos ter de ir adaptando à evolução da situação, este é um dado que marca a evolução da situação, agora todos concordarão que não podemos também deixar que estas eleições passem ao lado dos portugueses", declarou.

Desejando ao Presidente da República "uma pronta recuperação", o candidato do PCP disse vai aguardar, também, pelas indicações que sairão da reunião de responsáveis políticos e especialistas prevista para terça-feira.

23h12 - Tiago Mayan Gonçalves deseja rápida e forte recuperação a Marcelo Rebelo de Sousa

O candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves, da Iniciativa Liberal (IL), desejou uma rápida e forte recuperação ao Presidente da República após o teste positivo ao novo coronavírus.

"Espero que Marcelo Rebelo de Sousa não venha a desenvolver quaisquer sintomas, desejando-lhe uma rápida e forte recuperação", afirmou Tiago Mayan Gonçalves, numa publicação no Twitter.

23h05 - Vitorino Silva vai aguardar contacto de DGS, Andrè Ventura anuncia isolamento

O candidato presidencial Vitorino Silva disse à Lusa que vai aguardar pelo contacto das autoridades sanitárias para saber se é um contacto de risco, depois de se saber que o Presidente da República está infetado com o novo coronavírus.

"Vou aguardar pelo contacto da Direção-Geral da Saúde (DGS). Estou bem. Estou tranquilo", disse Vitorino Silva.

Já o candidato do Chega, André Ventura, anunciou que entrará em isolamento, depois de ter estado em contacto com Marcelo Rebelo de Sousa num debate na passada quarta-feira. Decidiu cancelar todas as acões de campanha até fazer teste covid e ter indicações da DGS.

23h01 - Marisa Matias já contactou Marcelo e desejou-lhe as melhoras

A candidata presidencial apoiada pelo BE, Marisa Matias, já contactou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e lamentou o teste positivo à covid-19, desejando-lhe as melhoras e rápida recuperação.

"Contactei agora Marcelo Rebelo de Sousa, lamentando que tenha testado positivo à Covid-19. Desejo-lhe as melhoras e faço votos de rápida recuperação", pode ler-se numa publicação do Twitter de Marisa Matias.

 
22h59 - Ana Gomes não esclarece se cumprirá isolamento, após teste positivo de Marcelo

A candidata presidencial Ana Gomes desejou ao Presidente da República "um rápido e franco restabelecimento" e que continue sem sintomas.

"Acabo de saber que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa está com covid. Desejo a continuação de falta de sintomas e rápido e franco restabelecimento", escreveu Ana Gomes numa publicação na sua conta na rede social Twitter.

A Lusa contactou a candidatura de Ana Gomes, que teve um debate na RTP no sábado com Marcelo Rebelo de Sousa, para esclarecer se a antiga eurodeputada já foi informada pelas autoridades sanitárias se terá ou não de cumprir isolamento profilático, mas até agora sem resposta.

22h52 - Primeiro-ministro já falou com o Presidente da República. Revelação foi feita no Twitter. António Costa enviou desejos de rápidas melhoras a Marcelo Rebelo de Sousa.



22h38 - Presidente da República testa positivo à Covid-19, desmarca agenda e falha amanhã debate a sete


22h21 - O Brasil registou em 24 horas 480 mortes e 25.822 novos casos, totalizando já 203.580 óbitos e 8.131.612 por covid-19 desde fevereiro.

22h06 - Presidente da República testa positivo, mas assintomático

Tendo o Presidente da República testado negativo ontem, e apesar do teste antigénio de hoje ser negativo, soube-se agora que o teste PCR deu positivo.

O Presidente da República, que está assintomático, comunicou-o ao Presidente da Assembleia da República, ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde. Encontrando-se a trabalhar em Belém, aí ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico.

Marcelo Rebelo de Sousa cancelou toda a agenda para os próximos dias, a começar com sessão com os peritos no Infarmed e a audição dos Partidos Políticos previstas para amanhã.

22h01 - Covid-19. Em estudo a nova estirpe detectada no Japão

21h59 - Covid-19. Moçambique regista dramática aceleração de contágios

20h58 - África do Sul encerra 20 fronteiras terrestres incluindo com Moçambique

O Presidente anunciou que a África do Sul vai encerrar 20 postos de fronteira terrestres, incluindo o posto de Lebombo, na fronteira com Moçambique, até meados de fevereiro para reduzir o contágio pela covid-19.

"Isso expôs muitas pessoas à infeção enquanto esperavam para serem processadas e tem sido difícil garantir a aplicação dos requisitos de saúde para entrada na África do Sul, com muitas pessoas a chegarem sem o teste à covid-19", disse o chefe de Estado sul-africano numa comunicação ao país.

Nesse sentido, Ramaphosa referiu que "para reduzir o elevado nível de transmissão do vírus", a principal fronteira com Moçambique, juntamente com mais 19 postos de fronteira terrestres, vão encerrar até 15 de fevereiro para "entradas e saídas gerais".

20h55 - Angola registou o maior número de recuperados da covid-19 desde o início da pandemia, num total de 953 pessoas, tendo sido registados 61 novos casos e mais quatro óbitos.

20h49 - Burocracia atrasa realização de testes e contribui para acelerar contágios

20h43 - António Costa recusa críticas à demora em tomar medidas de confinamento

20h35 - Profissionais que tratam doentes Covid com prioridade na vacinação

20h25 - Viana do Alentejo. Subiu para 29 o número de mortes num lar de idosos

20h20 - Cuidados Intensivos. Já há hospitais de Lisboa com todas as camas ocupadas

19h42 - OMS admite que não será possível imunidade global em 2021

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que não será possível uma imunização de grupo global contra a covid-19 ainda este ano, tendo em conta o tempo necessário para a produção das várias vacinas.

"Mesmo com a proteção dos mais vulneráveis com as vacinas, não atingiremos um nível de imunidade de grupo em 2021. Mesmo que isso aconteça será apenas em alguns países, não em todo o mundo", afirmou Soumya Swaninatha, cientista chefe da OMS.

A responsável da OMS lembrou que "leva tempo a fabricar" as doses necessárias para permitir uma imunidade de grupo global e apelou à "paciência" e à manutenção das medidas de saúde pública que já demonstraram ser eficazes.

"É importante lembrar os governos e as populações das suas responsabilidades e das medidas que precisamos de continuar a implementar, pelo menos até ao fim deste ano", afirmou Soumya Swaninatha.

19h39 - França regista 310 mortes devido ao vírus

A França registou nas últimas 24 horas 310 mortos devido à covid-19, elevando assim o total desde o início da pandemia para 67.750 mortes. Desde domingo, foram identificados 3.582 novos casos de covid-19, elevando assim o total de infeções desde o início da pandemia para 2.783.256.

19h29 - As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 41 infetados pelo novo coronavírus e um morto, elevando para 12.433 os casos acumulados desde 19 de março.

19h23 - Surto em lar de Gondomar obriga a transferir 12 idosos para Porto

Doze idosos do Centro Social e Paroquial de Baguim do Monte vão ser transferidos esta noite para a Pousada da Juventude do Porto, de forma a ficarem isolados dos utentes que testaram positivo à covid-19 ou apresentam sintomas.

O presidente da câmara de Gondomar, Marco Martins, explicou que "a situação foi detetada hoje", após "sinais de alerta" no fim de semana e que "por a instituição não apresentar condições para separar os idosos" foi decidido "em tempo recorde" fazer a transferência.

Em causa está uma situação com cinco idosos positivos e outros 10 que apresentam sintomas e aguardam o resultado de testes.

19h12 - Liga de clubes acredita que futebol é seguro e não volta a parar

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, manifestou hoje a esperança de que as competições não vão parar, mesmo que Portugal volte a um novo confinamento geral devido à covid-19.

"Com a situação pandémica a agravar-se de forma particularmente intensa neste início de ano, o Governo será forçado a adotar, ao que tudo indica, novo período de confinamento geral. É nossa firme convicção que o futebol profissional, pela forma exemplar como se tem posicionado nas variadas etapas de combate à pandemia, vai prosseguir a sua atividade", escreveu o dirigente nas redes sociais.

19h01 - Joe Biden já recebeu a segunda dose da vacina contra a covid-19

O Presidente eleito dos Estados Unidos recebeu esta segunda-feira a segunda dose da vacina contra a covid-19, em direto, num hospital de Delaware.

“A minha prioridade número um é colocar a vacina nos braços das pessoas o mais rapidamente possível”, declarou Biden.

18h43 - Reino Unido com mais 529 mortes e falta de oxigénio em hospitais

O Reino Unido registou mais 529 mortes e 46.169 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou o governo britânico, que admitiu o risco de falta de oxigénio nos hospitais.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, reconheceu existir o risco de escassez de abastecimento de oxigénio em alguns hospitais espalhados pelo país devido ao elevado número de infetados internados com necessidade de ventilação.

"É uma corrida contra o tempo porque todos podem ver a ameaça que o nosso NHS [serviço de saúde público] enfrenta, a pressão que tem, a necessidade de cuidados intensivos, a pressão em camas com ventilador, até mesmo a falta de oxigénio em alguns sítios", vincou.

Atualmente estão hospitalizados 32.294 pacientes com covid-19, um aumento de 22% face à segunda-feira passada.

O diretor-geral da Saúde de Inglaterra alertou hoje que as próximas semanas vão ser as piores da pandemia de covid-19 no Reino Unido devido à sobrecarga dos hospitais públicos, os quais estão a cancelar outro tipo de tratamentos devido ao elevado número de infetados com necessidade de internamento.

"Este é o momento mais perigoso que tivemos em termos de números no NHS [serviço nacional de saúde britânico", admitiu Chris Whitty à BBC.

Os hospitais ingleses estão atualmente a tratar 55% mais casos de covid-19 do que durante o primeiro pico da pandemia em abril.

18h25 - Guarda começa amanhã vacinação em lares

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda começa esta terça-feira a ministrar a vacina contra a covid-19 nos utentes dos lares de idosos da sua área de abrangência, anunciou o presidente do conselho de administração.

Segundo João Barranca, após a ULS ter vacinado todos os profissionais que eram prioritários, avança agora para a vacinação de idosos institucionalizados.

O responsável adiantou que vão ser vacinados utentes de Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) que não têm surtos ativos neste momento, sendo que os idosos das unidades que tiverem surtos ativos vão ser vacinados "numa segunda altura".

A ULS prevê vacinar cerca de 6.500 idosos em todos os concelhos abrangidos pela ULS da Guarda, começando a vacinação pelos municípios de Guarda e Pinhel.

18h17 - Surto no hospital de Torres Vedras aumenta para 102 infetados

O número de infetados associados ao surto de covid-19 no hospital de Torres Vedras aumentou em 27 casos num dia, situando-se agora num total de 102 infetados.

O boletim epidemiológico do município apresentava no domingo 75 casos de infeção relacionados com o hospital de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, tendo o número aumentado hoje para os 102, com mais 27 novos casos.

Fonte oficial autárquica explicou à agência Lusa que o total de casos de infeção engloba utentes que foram contagiados quando estiveram internados na unidade por outras doenças, mas que estão a recuperar em casa. Os primeiros casos surgiram na semana do Natal, acrescentou.

17h55 - A Espanha registou desde sexta-feira 61.422 novos casos de covid-19, elevando para 2.111.782 o total de infetados até agora no país. Há ainda mais 401 mortes, passando o total de óbitos para 52.275.

17h52 - Câmara de Faro disponibiliza 25 camas ao Centro Hospitalar do Algarve

A Câmara de Faro disponibilizou 25 camas ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) para reforçar o acolhimento a doentes com covid-19, em resposta a uma solicitação das autoridades, anunciou a autarquia.

"Na sequência de uma solicitação do CHUA ao Posto de Comando Distrital para apoio na ampliação da capacidade de acolhimento de doentes Covid-19, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) da Câmara de Faro, em articulação com a direção do Serviço de Urgência, providenciou prontamente a entrega de 25 camas e colchões em tela hospitalar", contextualizou o município algarvio.

A Câmara de Faro sublinhou que tem outras "75 camas disponíveis para a eventual necessidade de instalar hospitais de campanha, nomeadamente o previsto para o Pavilhão Desportivo Municipal da Penha".

"Recorde-se que, no âmbito do combate à pandemia na região, e em articulação com as autoridades de saúde, a autarquia adquiriu, em abril, um total de 100 camas hospitalares para apoio de retaguarda às comunidades e apoio das unidades de saúde", acrescentou o município.

O anúncio da disponibilização pela Câmara de Faro de 25 camas ao CHUA surge depois de, no domingo, o centro hospitalar também ter anunciado a abertura, no Pavilhão Arena, em Portimão, de um hospital de campanha covid-19 com capacidade de até 100 camas.

17h42 - Madeira com recolher obrigatório de segunda a sexta entre as 19:00 e as 5:00

O Governo da Madeira aprovou hoje o recolher obrigatório de segunda a sexta-feira entre 19:00 e as 5:00 e a suspensão das aulas presenciais no 3.º ciclo e no secundário entre quarta-feira e 31 de janeiro.

O executivo regional decidiu manter em vigor, também no âmbito das medidas de contenção da pandemia de covid-19, o recolher obrigatório aos fins de semana entre as 18:00 e as 5:00, anunciado na semana passada.

"Até ao dia 31 de janeiro todas as atividades de natureza industrial, comercial e de serviços na Região Autónoma da Madeira manter-se-ão em funcionamento com os devidos condicionamentos, mas terão, imperativamente, de encerrar às 18:00 durante os dias da semana", anunciou o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, numa comunicação aos jornalistas.

17h35 - O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, afirmou que tomará a vacina contra a covid-19, após ter contraído a doença, posição contrária à do Presidente, Jair Bolsonaro, que tem recusado a imunização por já ter estado infetado.

17h17 - Candidaturas a apoios para vinha prolongadas até fevereiro

O Instituto da Vinha e do Vinho prolongou o prazo de apresentação das candidaturas ao regime de apoio à restruturação da vinha, que tem 50 milhões de euros de dotação na campanha 2021-2022, até fevereiro, perante a evolução da pandemia.

"Face ao previsível condicionamento de mobilidade, por força da evolução da pandemia de covid-19, o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) prorrogou o prazo de apresentação das candidaturas ao Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha (VITIS)", indica o Ministério da Agricultura.

As candidaturas para a campanha de 2021-2022 podem assim ser submetidas até 1 de fevereiro, através do site do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).

17h07 - A Itália registou 448 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, um número dentro da média dos últimos dias, e 12.532 novos casos, enquanto o governo finaliza novas medidas para enfrentar um possível aumento depois do Natal.

17h05 - Governo regional do Píncipe cancela eventos e reforça medidas de prevenção

Após ter estado reunido com comité de crise, o presidente do governo regional do Príncipe decidiu cancelar os próximos eventos, assim como suspender a aulas até dia 15. Medidas reforçadas após terem sido registados novos casos da covid-19 na ilha, encerrando um ciclo de sete meses sem novas infeções.

17h03 - Comité de Crise são-tomense decidiu redobrar a vigilância epidemiológica

Em São Tomé e Príncipe, devido ao aumento de casos positivos de covid-19 nos primeiros oito dias do ano, o Comité de Crise reuniu de emergência e decidiu redobrar a vigilância epidemiológica e as medidas de prevenção.

Segundo o ministro da Saúde, Edgar Neves, o aumento do número de Covid-19 nos últimos dias no arquipélago é bastante preocupante.

16h32 - Pais contra ensino à distância, alertam para mais desigualdades

Pais e encarregados de educação estão contra a hipótese do regresso do ensino à distância e avisam que o aumento de novos casos de covid-19 disparou após as férias de Natal, quando as escolas estavam encerradas.

O agravamento da situação epidemiológica em Portugal pode levar a um novo confinamento semelhante ao que aconteceu na primavera, mas as medidas concretas só serão conhecidas na quarta-feira.

O primeiro-ministro afirmou hoje que, entre os peritos, a posição mais consolidada aponta no sentido de manter os estabelecimentos de ensino abertos, sendo também essa a vontade do Governo.

No entanto, nos últimos dias, chegou a ser levantada a hipótese de os alunos mais velhos voltarem ao ensino à distância, deixando pais e encarregados de educação preocupados.

"O ensino à distância não é uma boa solução, porque aumenta ainda mais as desigualdades que já existem entre os alunos mais carenciados", defendeu o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) em declarações à Lusa.

Jorge Ascenção lembrou que "as escolas sempre mostraram serem locais seguros, com poucos casos de contágio".

Uma opinião partilhada pelos diretores escolares contactados pela Lusa: "O primeiro período foi relativamente calmo", recordou o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANADEP), Filinto Lima.

16h19 - Mais cinco pessoas morreram vítimas do novo coronavírus em Moçambique, elevando o número de óbitos para 197, tendo ainda 395 novos casos.

16h15 - António Costa invoca peritos para manter escolas abertas no confinamento

O primeiro-ministro afirmou que, entre os peritos, a posição mais consolidada aponta no sentido de manter os estabelecimentos de ensino abertos num novo confinamento e adiantou que é também essa a vontade do Governo.

Em conferência de imprensa, António Costa recusou-se a antecipar o teor das decisões a tomar pelo Governo na quarta-feira, no âmbito da regulamentação do novo decreto presidencial de prorrogação do estado de emergência em Portugal.

"Mas a posição mais consolidada por parte dos peritos não aponta para a necessidade de encerramento dos estabelecimentos escolares. A vontade do Governo é que a atividade escolar possa continuar a decorrer com normalidade", declarou António Costa.

16h04 - PSP acaba com festa de aniversário em bar de Ovar

A PSP pôs na sexta-feira fim a uma festa de aniversário num bar em Ovar, no distrito de Aveiro, com a presença de quase 20 pessoas. Em comunicado, a PSP esclarece que na sexta-feira, pelas 21:00, no âmbito de uma fiscalização de rotina a estabelecimentos de restauração e bebidas de Ovar, verificou que num bar estava a decorrer uma festa de aniversário.

De acordo com a Polícia, encontravam-se no local "pessoas em número superior ao permitido, de acordo com as regras impostas pelo Governo, a fim de travar a pandemia da covid-19". Por esse motivo, foram levantados autos de
contraordenação ao proprietário e aos clientes que se encontravam na festa, num total de 17 autos.

15h51 - Portugal mais do que duplica concelhos em risco extremo

O número de concelhos em risco extremo mais do que duplicou, passando de 25 para 57 na análise hoje divulgada sobre a incidência cumulativa de covid-19 referente ao período entre 23 de dezembro e 5 de janeiro.

Cinquenta e sete concelhos registaram uma taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 por 100 mil habitantes, entre 23 de dezembro e 5 de janeiro.

No relatório da Direção-Geral da Saúde de 4 de janeiro, com dados relativos ao período entre 14 e 27 de dezembro, existiam 25 concelhos com aquela incidência de casos.

15h35 - Costa quer "máxima velocidade" institucional para que país reforce confinamento

O primeiro-ministro afirmou que o calendário institucional de decisão será cumprido com "grande velocidade" para que o país entre rapidamente num confinamento mais severo e defendeu que tem preparado os cidadãos para essas medidas mais restritivas.

António Costa assumiu estas posições numa conferência de imprensa conjunta com o líder do executivo grego, Kyriakos Mitsotakis, depois de questionado sobre a possibilidade de o Governo português anunciar medidas de confinamento geral na quarta-feira à tarde, fazendo com que entrem em vigor logo às 00:00 de quinta-feira.

"O calendário de tomada de decisão é institucionalmente complexo, mas que vamos cumpri-lo na máxima velocidade", declarou o primeiro-ministro.

Segundo Costa, na terça-feira, de manhã, haverá a reunião no Infarmed, em Lisboa, para ouvir os especialistas - uma ocasião em que o Governo acredita que já terá "o acerto dos números" relativamente à situação epidemiológica do país.

Na parte da tarde de terça-feira, o Presidente da República ouve os partidos com representação parlamentar e deverá enviar o projeto de decreto presidencial de estado de emergência. Ainda na terça-feira, segundo António Costa, o Governo fará um Conselho de Ministros extraordinário para dar o parecer sobre o projeto de decreto do Presidente da República.

Na quarta-feira de manhã, reúne-se então a Assembleia da República para aprovar a renovação do estado de emergência e, a seguir, o Conselho de Ministros, entre a manhã e a tarde desse dia, reunirá para aprovar o decreto de regulamentação do Presidente da República.

15h26 - BioNTech aponta a produção de dois mil milhões de doses de vacina até ao fim do ano

A empresa alemã de biotecnologia BioNTech diz estar em condições de produzir dois mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até ao final de 2021, muito acima do anterior objetivo de 1,3 mil milhões.

A PME alemã, associada ao gigante americano Pfizer, chegou à nova estimativa tendo em conta o "novo padrão" que permite a administração de seis doses por frasco, em vez de cinco, conforme um documento publicado na sua página de Internet.

A BioNTech conta igualmente com a "expansão das instalações atuais", incluindo a entrada em funcionamento, prevista para o final de fevereiro, de outra unidade de produção europeia, em Marburg, na Alemanha.

Esta nova fábrica, classificada como fulcral para a empresa, vai acrescentar até 750 milhões de doses à capacidade anual de produção.

A quantidade de doses disponíveis é um dos maiores desafios de uma estratégia de vacinação contra a covid-19, a nível mundial.

A unidade de Marburg, a segunda na Alemanha, poderá desde já fornecer 250 milhões de doses suplementares no primeiro semestre, reforçando a fábrica belga de Puurs, onde são produzidos os lotes destinados à União Europeia (UE).

A aliança germano-americana conta ainda com três locais de produção nos Estados Unidos.

15h24 - Federação de Setúbal pede urgência na vacinação de bombeiros

A Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal (FBDS) deixou um apelo à vacinação urgente dos bombeiros, que diz serem o maior agente de proteção civil do país, face ao agravamento da pandemia de covid-19.

"Visto ainda não existir informação concreta sobre o início da vacinação aos bombeiros e dentro do nosso espaço de intervenção, estamos a solicitar às autoridades competentes urgência na vacinação pela necessidade de salvaguardar os nossos bombeiros no combate a esta pandemia", refere um comunicado da FBDS.

"Devido ao aumento significativo de casos diários e, consequentemente, dos transportes de diversos casos suspeitos e confirmados, é urgente avançar com a vacinação (dos bombeiros) o mais rapidamente possível", acrescenta o documento.

Para a federação, os bombeiros "não podem ficar para trás" porque constituem o maior agente de proteção civil do país e o maior responsável pela resposta ao socorro das populações".

15h22 - Centros Comerciais querem ajudas diretas se houver novas restrições

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) defende ajudas diretas do Estado se houver medidas mais restritivas ao setor, o qual "já despendeu mais de 600 milhões de euros no apoio aos logistas" devido à pandemia.

15h18 - Bloco de Esquerda preocupado com sobrecarga laborar dos profissionais de Saúde

15h15 - "Compreendo que haja impaciência mas temos de manter-nos focados" na vacinação

Em visita a Lisboa para a inauguração oficial da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, Charles Michel anunciou a vontade de criar um Tratado Internacional das Pandemias para "enfrentar outras crises sanitárias" que possam surgir no futuro.
14h45 - Zimbabué restringe rituais funerários e proíbe transporte de cadáveres entre cidades

O Zimbabué proibiu os familiares de parentes mortos de transportarem os corpos entre cidades, entre outras novas medidas para impedir os rituais funerários tradicionais, que se acredita estarem a aumentar a propagação de covid-19 no país.

A decisão põe fim ao costume das famílias de levarem os corpos de entes queridos mortos para as suas áreas de nascimento, onde são realizadas cerimónias e enterro. A polícia também proibiu a exibição pública dos corpos e a tradição de o cadáver passar uma noite na casa da família antes do enterro.

“A polícia apenas autorizará que os corpos sejam deslocados para enterro diretamente das funerárias ou mortuárias hospitalares para o local do enterro", explicou hoje o porta-voz da polícia Paul Nyathi, em declarações ao jornal estatal Herald.

O Zimbabué, tal como muitos outros países africanos, registou inicialmente números baixos de covid-19, mas sofreu recentemente um pico de novos casos de contágio pelo novo coronavírus, que causa a doença.

O Zimbabué registou 21.477 casos e 507 mortes em 10 de janeiro, contra pouco mais de 10.000 casos e 277 mortes no início de dezembro, de acordo com números governamentais.

14h33 - Mais de 39 mil alunos regressam às aulas em regime presencial na Madeira

O governo regional decidiu apenas testar os professores e funcionários das escolas dos seis concelhos com risco elevado de transmissão.
Os encarregados de educação querem que os filhos também sejam testados.

14h23 - Portimão Arena transformado em hospital de campanha

Nove das 100 camas desta estrutura algarvia já estão ocupadas, numa região onde o Centro Hospitalar está no limite da capacidade de internamento.


14h07 - Portugal com mais 5604 infetados e 122 óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 5604 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando 489.293 vo total acumulado desde o início da pandemia no país. Foram ainda contados 122 novos óbitos no último dia, para um total de 7.925.

Este é o dia com maior número de mortes diárias registadas desde o inicio da pandemia, em março de 2020, superando o recorde registado na sexta-feira quando os dados davam conta da morte de 118 pessoas.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, dos novos casos detetados, região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou um maior aumento, com mais 2.158 novos casos, seguindo-se a região Norte (1498), a região centro (997), Alentejo (519). Algarve (233. Os Açores registaram mais 138 novos casos e a Madeira mais 61.

Dos 122 óbitos, 47 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo, 34 na região Norte, 28 na região Centro, nove no Alentejo e os outros quatro no Algarve.

Foram dadas como recuperadas da doença mais 2498 pessoas nas últimas 24 horas, passando o total acumulado para 327.056

Estão internadas mais 213 pessoas em hospitais do país, num total de 3983, das quais 567 em unidades de cuidados intensivos, mais nove do que na véspera.

Há mais 2534 casos ativos, passando o total acumulado para 109.312.

Estão sob vigilância por parte das autoridades de saúde mais 3802 pessoas do que ontem. São agora 120.292 os contactos em vigilância.

14h05 - Ministra não descarta requisição civil de meios privados para combater pandemia

A ministra da Saúde não descarta o recurso à requisição civil, apesar de ainda haver camas disponíveis fora do Serviço Nacional de Saúde para receber doentes doentes com Covid-19. As Forças Armadas abriram o hospital de campanha e aumentaram o dispositivo para pessoas infetadas. São no total 67 camas.

13h57 - Total de vítimas mortais no Lar da Misericórdia de Mértola sobe para 21

Mais dois utentes morreram no surto de covid-19 no lar da Misericórdia de Mértola, entre eles o fundador desta estrutura residencial para idosos, subindo de 19 para 21 o número de vítimas mortais, foi hoje divulgado.

Os dois idosos, utentes do lar, um homem e uma mulher, de 97 e 98 anos, respetivamente, morreram no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, onde estavam internados, disse à agência Lusa José Alberto Rosa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM).

O idoso de 97 anos é João da Costa Pereira, que foi o fundador do lar e provedor da SCMM e sócio fundador do Clube Futebol do Guadiana e da Associação de Defesa do Património de Mértola, no distrito de Beja, disse José Alberto Rosa.

Segundo o provedor, na passada sexta-feira, foram feitos novos testes de despiste do vírus da covid-19 a funcionários e utentes do lar, o que permitiu detetar a infeção em mais três funcionárias.

Estes novos casos fizeram subir de 101 para 104 o número total de infetados no surto, nomeadamente 65 utentes - 21 dos quais morreram - e 39 funcionários, precisou.

Atualmente, referiu, há 44 utentes infetados, sendo que dois estão internados no hospital em Beja e os restantes alojados na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) de Mértola, criada no Pavilhão Desportivo Municipal da vila.

13h44 -Lar de comunidade religiosa em Elvas com 27 infetados

Um surto de covid-19 no Lar Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, no concelho de Elvas (Portalegre), já infetou pelo menos 27 pessoas, entre utentes, funcionários e religiosas, revelou a Arquidiocese de Évora.

Neste lar, da Comunidade Santa Beatriz da Silva, da congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, estão infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2 um total de 15 utentes, oito funcionários e as quatro religiosas pertencentes à instituição, explicou hoje à agência Lusa fonte da Arquidiocese de Évora.

De acordo com a mesma fonte, o Lar Nossa Senhora do Paço conta com um total de 25 utentes, 25 funcionários e quatro religiosas.

13h31 - Açores com novo máximo diário de 132 casos

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 132 novos casos positivos de covid-19, todos na ilha de São Miguel, o maior número diário registado no arquipélago desde o começo da pandemia, foi hoje anunciado.

O número mais elevado de diagnósticos na região num só dia tinha sido verificado em 05 de dezembro, quando se registaram 105 novos casos.

De acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde açoriana, os 132 novos casos foram detetados "em 1.089 análises realizadas nos laboratórios de referência da região".

Dos 132 casos detetados na ilha de São Miguel, a maior dos Açores, 131 foram em contexto de transmissão comunitária e um caso é referente a um residente com histórico de viagem e análise de rastreio ao sexto dia.

Ainda de acordo com a Autoridade de Saúde Regional, nas últimas 24 horas recuperaram da doença quatro pessoas na Terceira: três na Praia da Vitória e uma em Angra do Heroísmo.

Nos Açores estão atualmente internadas 24 pessoas, mais três do que no domingo.

Em São Miguel estão internados 21 doentes no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, cinco das quais em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), e três na Terceira, no Hospital de Santo Espírito em Angra do Heroísmo (dois dos quais em UCI).

13h23 - Táxis e TVDE mantêm separador entre condutor e passageiro até 30 junho

Os táxis e os veículos de plataformas eletrónicas vão manter até 30 de junho o uso de separadores entre o condutor e os passageiros para proteção contra a covid-19, segundo uma deliberação governamental hoje publicada.

De acordo com a deliberação publicada em Diário da República, o transporte em táxi e no transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (TVDE) deverá manter o uso de um separador até 30 de junho de 2021.

A medida agora publicada é uma prorrogação da inicialmente tomada em 7 de abril, altura em que foi adotado o procedimento simplificado que permite a instalação, em táxis e nos TVDE, de separadores entre o condutor e os passageiros transportados no banco da retaguarda, para proteção dos riscos inerentes à transmissão da covid-19.

13h10 - Deputados da Madeira obrigados a usar máscara quando usarem da palavra

Os deputados da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) vão usar máscara quando discursarem nos plenários e nas reuniões das comissões especializadas, anunciou hoje o gabinete da presidência do parlamento regional.

“A máscara passa a ser obrigatória na hora de discursar” a partir de terça-feira, dia de plenário, pode ler-se na informação divulgada sobre esta medida acrescentada pelo presidente da ALM, o centrista José Manuel Rodrigues, ao plano de contingência do principal órgão de governo próprio da Madeira, aprovado em fevereiro de 2020.

“A decisão tomada pelo presidente do parlamento madeirense tem em conta a atual situação epidemiológica da covid-19, em que se verifica uma evolução crescente da transmissão do vírus na Região, no país e no mundo”, salienta.

No documento, José Manuel Rodrigues considera, na nota informativa enviada aos deputados madeirenses, que esta “é mais uma medida para evitar a sua propagação” do novo coronavírus.

“Nessas precauções passaremos a incluir nos trabalhos parlamentares, na prevenção à propagação da covid-19, o uso de máscara aquando do uso da palavra nas discussões do plenário e nas comissões”, menciona.

13h08- Diretores aceitam aulas em casa para mais velhos e pedem vacinação de profissionais

Os diretores escolares concordam com a reativação do ensino à distância para os alunos mais velhos, mantendo os restantes na escola, mas pedem que professores e funcionários sejam considerados prioritários na vacinação contra a covid-19.

O agravamento da situação epidemiológica em Portugal levantou a hipótese de os alunos do ensino secundário deixarem de ter aulas presenciais, uma medida compreendida pelos diretores escolares contactados pela Lusa.

“Nada substitui a presença em sala de aula, mas perante a situação que o país atravessa neste momento percebemos que é preciso tomar medidas”, contou à Lusa Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), defendendo o “ensino misto para os mais velhos”.

A posição é corroborada pelo presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANADEP), que lembrou que menos alunos na escola significam menos pessoas nos transportes públicos.

Filinto Lima explicou que é melhor que sejam os mais velhos a ficar em casa, uma vez que têm mais maturidade para acompanhar as aulas online.

Além disso, estes alunos foram os primeiros a receber os computadores prometidos pelo Governo. Os 100 mil equipamentos que começaram a ser distribuídos no final do ano passado já terão sido entregues a todos os estudantes do ensino secundário com Apoio Social Escolar (ASE).

13h00 - Pandemia faz crescer problemas financeiros nas Misericórdias de Viseu

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias alertou hoje para a “pancada financeira” que as instituições estão a ter com a pandemia e disse que no distrito há algumas que estão abaixo da linha de água.

“A verdade é que, para quem tem surtos, o esforço e a pancada financeira são muito grandes, porque os custos aumentam de forma exponencial, quer pela via do consumo de equipamentos de proteção individual, quer pelo trabalho suplementar que acontece”, explicou à agência Lusa José Tomás.

O também provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, atualmente com dois surtos, um na Residência Sénior e outro no Lar da Sra. do Amparo, destacou que teve de “contratar dois médicos e enfermeiros para fazer face aos casos” nas instituições.

“Há um reforço de recursos humanos, que traz um brutal aumento de custos e, por outro lado, há uma redução significativa da receita, também porque não há admissões neste período, enquanto houver casos ativos”, reconheceu.

José Tomás lembrou que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), e não só as da Misericórdia, “antes da pandemia, já viviam com muitas dificuldades e com resultados negativos”, resultados que “não são por má gestão, mas sim por subfinanciamento do Estado e por dificuldades das famílias” dos utentes.

12h53 - Surto em lar de Alverca do Ribatejo com 43 infetados

Um surto de covid-19 no lar de idosos da Fundação CEBI, em Alverca do Ribatejo, regista 43 pessoas infetadas, entre utentes e funcionários, disse à Lusa fonte da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

A fonte adiantou que, dos 43 infetados, 35 são utentes e oito funcionários, acrescentando que o surto foi detetado na sexta-feira.

"Estamos a falar de um universo de 82 utentes e 76 funcionários. Trinta e cinco utentes e oito funcionários tiveram teste positivo. Todos estão sem sintomas", disse.

De acordo com fonte da câmara, o lar da Fundação CEBI, em Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, já separou utentes infetados dos não infetados e "a situação está para já controlada".

12h46 - Marta Temido admite "situação mais pesada e complexa" da pandemia

"Estamos numa situação mais pesada e complexa do que as duas anteriores que passámos, mas estamos também num momento em que começamos a perspetivar aquilo que serão os resultados da vacinação, que só se alcançarão num prazo de vários meses. Mais um esforço adicional é indispensável para ultrapassarmos esta fase", afirmou a governante, em Lisboa, à saída de uma reunião com a `taskforce` constituída para a coordenação da vacinação.

O trabalho de identificação de pessoas segundo a idade e respetivas comorbilidades continua em curso, de acordo com a ministra, bem como a preparação de eventuais centros de vacinação adicionais, com o intuito de acelerar o processo de vacinação. A ministra acrescentou ainda que o país tem integrado todos os processos europeus de aquisição de vacinas.

"O país já manifestou o seu interesse nas quantidades adicionais que foram noticiadas e em outras que estão em discussão. Precisamos de continuar com o nosso esforço conjunto de aquisição de mais quantidades e depois completar o processo pela efetiva distribuição e administração", referiu, aludindo à reserva pela Comissão Europeia de mais 300 milhões de doses, das quais Portugal teria direito a cerca de seis milhões, sendo que já foi contratualizada a aquisição de 22 milhões de doses.

12h37 - Surto em lar de freguesia rural de Nisa com 35 infetados

Um surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural de Nisa, no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 35 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

De acordo com a vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo (SCMAT), Alice Martins, estão infetados "24 utentes e 11 funcionários" da instituição.

"Só temos um utente hospitalizado, mas não é por causa da covid-19, embora esteja também infetado. Na instituição, nós temos 24 utentes infetados e há uma utente que vai realizar novamente o teste porque resultou inconclusivo", explicou.

"Os nossos utentes estão todos assintomáticos, normais. Nós temos aqui uma brigada da Segurança Social a ajudar-nos e os utentes estão isolados numa parte do lar, estão a ser bem tratados", acrescentou.

O lar da SCMAT, cujo surto foi detetado na terça-feira, conta com um universo de 26 utentes e 22 funcionários.

12h29 - Centro Hospitalar Lisboa Central sobe nível de contingência

Os hospitais da Grande Lisboa sentem a necessidade de dar resposta ao aumento do número de casos de covid-19 e e o centro hospitalar aumentou o nível de contingência devido a uma "pressão exagerada" e uma alocação de meios do hospital só para este tipo de patologia. O Centro Hospitalar Lisboa Central inclui os hospitais São José e o Curry Cabral.

Trata-se um plano pré-estabelecido que está a ser seguido.

Capacidade a partir de hoje passa a ser de 225 vagas, 42 em cuidados intensivos. No limite, o centro hospitalar pode chegar às 300 camas. Algo que Pedro Soares Branco, diretor clínico do Centro Hospitalar Lisboa Central espera que não venha a ser necessário.

O responsável considera que a população tem, como tem desde o início da pandemia, a “obrigação de não adoecer”. Uma “obrigação” que é agora “redobrada” porque todos podemos ter, em última instância, de uma cama hospitalar.

Houve doentes a serem transferidos para outros hospitais, mas são doentes não covid.

12h22 - Pandemia já matou mais de 1,93 milhões de pessoas no mundo

A covid-19 já matou pelo menos 1.934.693 pessoas no mundo desde o início da pandemia, em dezembro de 2019, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais às 11h00.

Mais de 90.196.880 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 55.592.800 pessoas foram consideradas curadas.

Os números baseiam-se nos levantamentos comunicados diariamente pelas autoridades de saúde de cada país e não têm em consideração as revisões efetuadas posteriormente por organismos de estatística, como na Rússia, Espanha e Reino Unido.

12h13 - UTAD cria teste rápido com tecnologia que identifica castas dos vinhos

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a criar um biossensor para deteção rápida do SARS-CoV-2, concebido a partir da tecnologia utilizada para a identificação molecular das castas dos vinhos, foi hoje anunciado.

Segundo a nota divulgada pela universidade com sede em Vila Real, o protótipo, em vias de conclusão, garante resultados “em 20 minutos na deteção do SARS-CoV-2, desde o momento da recolha da amostra e não requer pessoal especializado para a realização dos testes”.

A equipa de investigadores considera possível a utilização em massa do novo protótipo em 2021, acrescenta.

12h10 - Secretário da Agricultura da Madeira testou positivo

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Regional da Madeira, Humberto Vasconcelos, testou positivo para a Covid-19 e está em confinamento, informou hoje a presidência do executivo madeirense.

“O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Regional, após um quadro de sintomatologia suspeito, testou positivo à Covid-19”, pode ler-se na nota distribuída na região.

O executivo insular adianta que, devido a esta situação, Humberto Vasconcelos “encontra-se em confinamento”.

“Os restantes membros do Governo Regional da Madeira realizaram testes, todos eles com resultado negativo”, lê-se na nota.

12h05 - Perto de 53 mil pessoas inscritas para votar antecipadamente

O voto antecipado está a ser um êxito para as presidenciais. Já se inscreveram perto de 53 mil pessoas para votar antecipadamente.
Isso significa que houve mais inscrições no primeiro dia em que abriram - ontem - do que as que votaram antecipadamente para a AR em 2019 que foram menos de 50.638

Quem quiser votar já no próximo domingo tem de se inscrever até quinta-feira. O processo da eleição do presidente da República começa hoje.

A votação antecipada começa nas prisões e nos Hospitais. Nas cadeias, inscreveram-se para o voto antecipado, 2.451 reclusos. Representam 25 por cento da população prisional.

Nos hospitais, inscreveram-se 160 doentes internados.

A recolha de votos será feita até quinta-feira.

11h52 - Associação defende que os ginásios devem permanecer abertos

A Portugal Activo|AGAP, associação que representa as empresas de ginásios, defende que é fundamental para os portugueses continuarem a praticar exercício físico e que os ginásios devem manter-se abertos, mesmo em caso de um novo confinamento geral.

Em comunicado enviado à Lusa, a AGAP revela que "está a acompanhar com toda a atenção a evolução da situação pandémica em Portugal" e que, mesmo perante um cenário de um novo confinamento geral, "é fundamental permitir aos portugueses que continuem a praticar exercício físico".

"Acreditamos que estão reunidas todas as condições para que os clubes de fitness possam manter-se abertos e estar à disposição para a prática de atividade física. O impacto de um novo confinamento pode representar uma situação irreversível para a saúde dos portugueses", alerta a associação.

11h43 - Surto em lar de Alter do Chão com 70 infetados

Um surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão, no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 70 utentes e funcionários, anunciou hoje a mesa administrativa.

Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão (SCMAC), Vasco da Cruz, explicou que, atualmente, estão infetados no Lar Nossa Senhora da Assunção 49 utentes e 21 colaboradores.

"Inicialmente estavam infetados 22 funcionários, mas já recuperou um desde o início do surto", explicou.

"Tínhamos tido o resultado positivo de uma trabalhadora, o que despoletou a realização de testes rápidos e em que encontrámos quatro utentes e mais duas trabalhadoras infetados. Depois, numa questão de dois dias, começou tudo a ter sintomas, ou seja, a primeira testagem deu imensos falsos negativos ", acrescentou.

O provedor da instituição revelou ainda que a "maioria" dos utentes "apresenta sintomas, mas com um quadro clínico estável".

11h30 -Portugal já vacinou 74.099 pessoas

Portugal recebeu 159.900 doses de vacinas da Pfizer já foram distribuídas 67.160 doses e estão reservadas 73.240 doses. Até sexta-feira foram vacinadas 74.099 pessoas.

Depois de esta manhã terem chegado a Portugal mais 79.950 doses da vacina da Pfizer, deverão chegar no decorrer da semana as primeiras 8.400 doses da vacina da Moderna, acrescentou Marta Temido no final de uma reunião da task force do Plano Nacional de Vacinação.
Sobre estas novas vacinas, a ministra da Saúde esclareceu que estas serão "afetadas a profissionais de saúde de privados que têm colaboração com o Serviço Nacional de Saúde (SNS)" no tratamento de doentes Covid-19.

11h20 - Madeira quer população vacinada até ao início de 2022

O Governo da Madeira pretende ter a população da região vacinada contra a covid-19 até ao final do ano ou princípio de 2022, estando excluídos do plano, entre outros, os jovens até aos 18 anos e as grávidas.

O objetivo é que nesse prazo sejam administradas já as duas doses a todas as pessoas incluídas no processo, declarou o secretário da Saúde e Proteção Civil da Madeira, numa entrevista por videoconferência à agência Lusa.

Pedro Ramos salientou que a Madeira adquiriu duas arcas ultracongeladoras que permitem o armazenamento entre -70 a -80 graus, estando capacitadas para "receber todas as doses de vacina para a população da Madeira".

Está prevista a sua administração em 206 mil habitantes (a região tem cerca de 267 mil residentes), “porque não se vacina antes dos 18 anos, nem as grávidas”, já que os estudos não são suficientes para incluir estes grupos.

11h00 - Pneumologista teme que SNS esgote capacidade em breve

Os hospitais estão a acusar a pressão causada pelo aumento de doentes com Covid-19. O médico pneumologista António Diniz considera que a resposta à crise foi mal gerida.
O especialista receia que o Serviço Nacional de Saúde não aguente e não compreende que tenha havido desconfinamento no Natal.

10h52 - África com mais 584 mortes e 29.267 casos nas últimas 24 horas

África registou nas últimas 24 horas mais 584 mortes por covid-19 e 29.267 novos casos de infeção, elevando os números totais para 72.705 e 3.051.036, respetivamente, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de recuperados nos 55 Estados-membros da organização nas últimas 24 horas foi de 15.940 para um total de 2.466.432 desde o início da pandemia.

10h39 - Infeções em Bruxelas aumentaram 62 por cento numa semana

A capital belga tem registado um aumento significativo de novos casos de Covid-19 desde o final de dezembro. Na semana entre 31 de dezembro e 6 de janeiro o aumento foi de 62 por cento, em comparação com os 11 por cento registados no resto do país.

Desde o início da pandemia, a Bélgica já reportou mais de 660 mil infetados e 20 mil óbitos.

10h20 - China reportou o primeiro óbito há um ano

A 11 de janeiro de 2020, as autoridades chinesas anunciaram a primeira morte relacionada a “um novo vírus”, que mais tarde viria a ser identificado como SARS-CoV-2.

“Um homem de 61 anos morreu de pneumonia na cidade chinesa de Whuan num surto ainda não identificado, enquanto outros sete estão em estado crítico”, recorda a Al-Jazeera.

10h12 - No Reino Unido “as próximas semanas serão as piores”, alerta especialista

Chris Whitty, consultor do Governo britânico alertou, em entrevista à BBC, que “as próximas semanas serão aos piores desta pandemia, em termos de números para o serviço nacional de saúde”.

O especialista frisa que nas próximas semanas o número de novos casos e de óbitos vão atingir níveis recordes.

As mortes pelo novo coronavírus no Reino Unido já ultrapassaram as 81 mil e mais de três milhões de pessoas tiveram teste positivo.

10h05 - Exército desenvolve protótipo para descontaminação de máscaras

O Exército criou um projeto para descontaminar máscaras de proteção respiratória.
O protótipo desenvolvido no Centro de Investigação da Academia Militar já foi testado, e permite prolongar o ciclo de vida dos equipamentos de proteção pessoal.

9h53 - China com o maior aumento diário de casos em cinco meses

As autoridades chinesas reportaram mais 103 novos casos de infeção por Covid-19, o maior aumento em cinco meses. O último recorde tinha sido atingido a 30 de julho com 127 novas infeções.

Na província de Hubei, perto de Pequim, foi a que registou uma subida mais acentuada.

9h39 - França deveria fechar fronteiras com o Reino Unido, defende epidemiologista francês

Arnaud Fontanet, conselheiro do Governo francês para o combate à pandemia de Covid-19, defendeu que o país devia considerar o encerramento das fronteiras com o Reino Unido e outros países onde exista uma forte presença da nova variante do SARS-CoV-2.



Em França, a nova variante foi detetada no porto mediterrâneo de Marselha e nos Alpes.

9h22 - Indonésia aprova uso da vacina da Sinovac

As autoridades de saúde indonésias aprovaram a vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac Biotech, e tornou-se o primeiro país fora da China a dar luz verde à vacina chinesa.

Testes provisórios realizados na Indonésia apontam para uma eficácia de 65,3 por cento.

9h15 - Japão poderá estender estado de emergência para Osaka Kyoto e Hyogo

8h45 - Canceladas cebrações de Ano Novo Lunar em várias províncias da China

Por causa de surtos de Covid-19, as autoridades chinesas decidiram cancelar as celebrações do Ano Novo Lunar em várias províncias do país.

As celebrações foram canceladas em Sichuan, Liaoning e Heilongjiang, onde se registaram surtos, bem como em Yunnan, Hubei, que tem Wuhan - cidade onde foi pela primeira vez identificado o SARS-CoV-2 - como capital, Ningxia, Gansu e Shanxi.Macau apelou entretanto aos trabalhadores não residentes chineses para que evitem deslocar-se à terra natal durante o Ano Novo Lunar.


Os festejos ficam também proibidos em Pequim.

Nas últimas 24 horas, a China identificou 103 casos de Covid-19, o número mais elevado desde finais de julho.


8h35 - Rússia acima dos 23 mil novos casos

As autoridades sanitárias da Rússia reportam esta segunda-feira mais 23.315 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 4646 em Moscovo. O país acumula 3.425.269 casos desde o início da pandemia. É o quarto maior balanço à escala mundial.

Em 24 horas, morreram mais 436 pessoas em território russo vítimas da Covid-19, para um total de 62.273.

8h30 - Micronésia regista primeiro caso

Os Estados Federados da Micronésia, dos poucos países do até agora poupados ao novo coronavírus, identificaram o primeiro caso de Covid-19.

O Presidente da Micronésia considerou a notícia "alarmante" para o arquipélago de 100 mil habitantes. Ao mesmo tempo, garantiu que a pessoa infetada está em rigorosa vigilância.

"Por esta razão, os cidadãos devem manter a calma", apelou David Panuelo, acrescentando que a situação "está sob controlo".

Em causa está um marinheiro de um navio governamental, o Chief Mailo, que havia sido enviado às Filipinas para reparações.

Em março de 2020, a Micronésia, formada pelos Estados de Pohnpei, Kosrae, Cuuk e Yap, no Pacífico, implementou apertadas restrições a visitantes, proibindo a entrada a quem tivesse estado num país onde houvesse pelo menos um caso de Covid-19.

8h11 - Mais 12.497 infeções na Alemanha

O número de casos confirmados de infeção na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 12.497, para um total de 1.921.024 desde o início da pandemia.

Os mais recentes dados do Instituto Robert Koch para doenças infecciosas referem ainda mais 343 mortes, para um total de 40.686.

7h53 - Japão deteta nova estirpe

As autoridades de saúde do Japão detetaram, em passageiros provenientes do Brasil, uma nova estirpe do coronavírus que causa a Covid-19 diferente daquelas que foram identificadas no Reino Unido e na África do Sul.

Os doentes infetados, um homem na faixa dos 40 anos, uma mulher de cerca de 30 e dois adolescentes, tiveram resultado positivo nos testes efetuados à chegada ao aeroporto internacional de Tóquio, no dia 2 de janeiro.

Três manifestaram sintomas da doença, como dificuldades respiratórias, febre e dores de garganta, durante o confinamento obrigatório.

Apesar de a variante detetada "ter semelhanças com as estirpes" identificadas no Reino Unido e na África do Sul, "que são motivo de preocupação por serem mais contagiosas", o tipo de vírus em causa não parece ter sido identificado antes, indicam as autoridades nipónicas.

7h25 - Ponto de situação

A partir desta segunda-feira, já é possível votar para eleger o Presidente da República. A votação antecipada começa nas prisões e nos hospitais.A recolha de votos antecipados para as eleições presidenciais será feita até quinta-feira.

Nas cadeias, inscreveram-se para o voto antecipado 2451 reclusos. Representam 25 por cento da população prisional.

O voto antecipado é também para os doentes internados em hospitais. Neste caso, inscreveram-se 160 pessoas.

O ministro da Administração Interna indicou ontem que os idosos vão ter direito a voto antecipado em casa e nos lares. Eduardo Cabrita explicou ainda que as pessoas em isolamento também podem votar por antecipação.
O governante afirmou que haverá um reforço do número de assembleias de votos para o dia das eleições, 24 de janeiro.
País prepara-se para novo confinamento
O calendário para a aprovação das novas medidas já está já definido.

Na terça-feira de manhã, há reunião com especialistas na sede do Infarmed. À tarde, o Presidente da República recebe os partidos com assento parlamentar e emite o decreto para o novo estado de emergência. O documento será votado na manhã de quarta-feira, na Assembleia da República.

Na quarta-feira à tarde, reúne-se o Conselho de Ministros para definir e anunciar as novas medidas. Tudo indica que serão aprovadas medidas semelhantes àquelas que vigoraram em março e em abril, mas as escolas devem permanecer abertas.
O comércio não essencial deve voltar a fechar.
Rui Rio e José Silvano em isolamento
Rui Rio e o secretário-Geral do PSD José Silvano vão ficar em isolamento preventivo. Estiveram em contacto com o vice-presidente do partido e autarca de Ovar, Salvador Malheiro, que está infetado com o SARS-CoV-2.
O líder dos social-democratas, Silvano e Malheiro estiveram juntos na Comissão Permanente do PSD. As autoridades de saúde consideraram o contacto de risco.
Segunda vacina a caminho
A vacina da Moderna chega esta semana a Portugal. O prineiro lote é de oito mil doses. Depois, na semana de 25 de janeiro, chegam mais 11 mil vacinas.

A vacina da Moderna foi a segunda a ser autorizada pela Agência Europeia do Medicamento. Tem uma eficácia de 90 por cento.
Os números da linha SNS24
A linha SNS24 está a receber todos os dias quase 30 mil chamadas. Em 2020, recebeu quatro milhões de chamadas, o triplo do ano anterior.

O jornal Público noticia também que a pandemia está a levar ao limite o Serviço Nacional de Saúde: em Novembro, 85 mil doentes aguardavam por uma cirurgia em prazos dilatados, fora do normal.
O quadro em Portugal
Morreram mais 102 pessoas entre sábado e domingo, para um total de 7803 desde o início da pandemia, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Houve registo, no mesmo período, de mais 7502 casos confirmados de infeção.

Portugal registou o segundo maior aumento de internados desde o inicio da pandemia: mais 215.

Nos cuidados intensivos estão mais 18 pessoas, para um total de 558.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou já pelo menos 1.926.570 mortos resultantes de mais de 89 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.