Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h00 - Cem detidos durante uma manifestação em Amesterdão

Cerca de 100 manifestantes foram presos hoje durante uma manifestação em Amesterdão, onde perto de duas mil pessoas protestavam contra as restrições ligadas à pandemia de covid-19 e contra o governo dos Países Baixos, que renunciou na sexta-feira.

Os manifestantes reuniram-se à tarde na praça dos museus (Museumplein), no centro da capital, no seguimento de um apelo lançado nas redes sociais: “Nunca mais votem no governo Rutte!”.

Os manifestantes, muitos dos quais não cumpriram as medidas sanitárias impostas, foram expulsos pela polícia, em particular com o uso de canhões de água, afirmou o município de Amesterdão em comunicado.

Alguns manifestantes atiraram pedras aos polícias, acrescentou o município, que contabiliza uma centena de detenções.

22h52 - Bairros isolados em cidade chinesa foco de novo surto

A cidade do norte da China Shijiazhuang tem registado o maior número de casos de um novo surto de covid-19, com “cada bairro fechado ao exterior”, como conta à Lusa um estudante brasileiro.

Júlio Cézar Kattah terminou hoje um período de quarentena, após ter estado em dois dos distritos de Shijiazhuang considerados de alto risco. O jovem teve de abandonar o dormitório e passar duas semanas num hotel, dentro do campus da Universidade Normal de Hebei.

“Agora já posso sair do dormitório, depois da minha temperatura ser medida e anotada, e posso andar pelo campus, mas sempre com máscara”, explicou o estudante, que fez, entretanto, dois testes negativos ao novo coronavírus.

A 6 de janeiro, Shijiazhuang, capital de Hebei, província do norte da China que rodeia a capital, Pequim, foi colocada em confinamento, tal como as cidades de Xingtai e Langfang, partes de Pequim e outras cidades do nordeste.

22h45 - Banco de Fomento abre segunda-feira duas linhas de crédito de 1.100 milhões de euros

O Banco Português de Fomento abre na segunda-feira as candidaturas para duas linhas de crédito de apoio à economia de 1.100 milhões de euros para apoiar a indústria, turismo e eventos, setores afetados pela crise pandémica.

Em comunicado, o Banco Português de Fomento (BPF) refere que as duas linhas de crédito foram criadas com o objetivo de “apoiar o emprego e a manutenção dos postos de trabalho de três setores fortemente afetados pela pandemia – o da indústria, o do turismo e o da montagem de eventos”.

22h30 - CCP apela à vacinação do Presidente da República e do Governo

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) defendeu hoje que o Presidente da República e os membros do Governo devem ser vacinados “com a maior brevidade”, sublinhando que a decisão não deve ser adiada por “populismo”.

“Face à gravidade da situação atual, acrescendo ainda o facto de Portugal assumir a Presidência da União Europeia, é fundamental que os titulares de órgãos de soberania, em particular o Presidente da República, os membros do Governo, o presidente da Assembleia da República, e os principais responsáveis das forças de segurança, devem (…) ser vacinados com a maior brevidade, de forma a que possam cumprir as suas funções nas melhores condições”, defende a CCP em comunicado.

22h10 - CNE recebe queixas de eleitores impedidos no voto antecipado por confinamento

Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu hoje várias reclamações de cidadãos que não podem votar queixando-se de informações incompletas sobre os prazos para a inscrição no voto antecipado em confinamento para as eleições presidenciais.

À agência Lusa, João Tiago Machado, da CNE, confirmou que foram recebidas queixas, sem adiantar números, que vão ser analisadas pela comissão na sua reunião da próxima terça-feira.

22h00 - Brasil aplica primeira dose de vacina minutos após aprovação

O Brasil, um dos países mais afetados pela pandemia de covid-19, aplicou hoje a primeira dose da vacina contra a doença a uma enfermeira, em São Paulo, após a aprovação de duas vacinas pela entidade reguladora brasileira.

A primeira dose da vacina ‘Coronavac’, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e pelo Instituto Butantan, brasileiro, foi aplicada poucos minutos depois de a sua utilização de emergência ter sido aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A primeira inoculação foi aplicada a Mônica Calazans, 54 anos, enfermeira no Hospital das Clínicas na capital paulista, durante uma cerimónia presidida pelo governador de São Paulo, João Doria, o principal rival político do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

21h43 - Madeira com mais 156 casos e um total de 1.600 infeções ativas

A Madeira registou hoje 156 casos de covid-19, elevando o total de infeções ativas para 1.600, das quais 1.481 são de transmissão local, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo também 65 recuperações e 166 situações suspeitas.

Entre os novos positivos, oito são importados - dois provenientes da Região de Lisboa e Vale do Tejo, um da Região Norte e um da Região Centro de Portugal, um da Polónia, um do Luxemburgo e dois dos Estados Unidos da América - e 148 de transmissão local.

A região autónoma contabiliza agora 3.491 casos confirmados de covid-19, com 1.864 recuperados e 1.600 ativos.Há também a assinalar 27 óbitos associados à doença.

21h15 - PSP fez três detenções por desobediência e abertura indevida de estabelecimentos

No primeiro fim-de-semana de confinamento a PSP fez três detenções e 58 contra-ordenações.
Muitas das multas foram aplicadas por consumo de álcool na via pública e por falta de uso de máscara.

21h00 - França com 16.642 novos casos e 141 mortes hospitalares nas últimas 24 horas

A França registou 16.642 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e 141 mortes hospitalares associadas à doença, elevando o total para 2,91 milhões de casos e 70.283 mortes, desde o início da pandemia.

A taxa de positividade dos testes realizados mantém-se em 6,5%, de acordo com o relatório diário da Agência de Saúde Pública sobre a situação da covid-19 no país.

Nos últimos sete dias, houve 9.631 internamentos hospitalares devido a complicações decorrentes da covid-19, dos quais 1.418 tiveram de ser encaminhados para unidades de cuidados intensivos.

Tal como anunciado na quinta-feira passada, o país iniciou hoje uma nova fase de restrições que durará pelo menos duas semanas, implicando um recolher obrigatório estendido a todo o território.

20h40 - Centro Hospitalar de Lisboa Central começou a administrar a segunda dose da vacina da Pfizer

Os primeiros profissionais de saúde que foram vacinados contra a Covid-19 começaram hoje a receber a segunda dose da vacina. Só o Centro Hospitalar de Lisboa Central avançou já para a segunda toma.


20h12 - Freguesias açorianas sujeitas a cercas testadas a partir de terça-feira

As freguesias açorianas de Ponta Garça e Rabo de Peixe, sujeitas a cercas sanitárias, vão ser alvo de uma operação de testagem a partir de terça-feira, anunciou hoje a Direção Regional de Saúde.

De acordo com a nota de imprensa do Governo dos Açores, a operação tem um prolongamento previsto até ao dia 22 de janeiro, abrangendo a "população residente em locais referenciados como de risco potencial, em ambas as comunidades".

A operação será coordenada pela Direção Regional de Saúde e desenvolvida pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, com "meios humanos e equipamentos próprios e outros do Serviço Regional de Saúde e da Proteção Civil dos Açores".

O Governo Regional já havia realizado operações de testagem em massa na vila da Rabo de Peixe e nos estabelecimentos de ensino daquela vila e de Vila Franca do Campo, ambas localidades da ilha de São Miguel, a ilha mais afetada pela pandemia.

20h12 - Há apenas cinco camas livres nas enfermarias Covid-19 em Coimbra

Para libertar camas, muitos internados deste centro hospitalar estão a ser transferidos para instituições sociais e unidades de saúde privadas.


20h08 - Portugal é país com mais mais novos casos de infeção por Covid-19 da UE


20h05 - Beatriz Ângelo e Garcia de Orta esgotaram capacidade de internamentos

Os hospitais Beatriz Ângelo de Loures e o Garcia de Orta em Almada esgotaram a capacidade de internamentos.
A transferência de doentes para hospitais privados e para o hospital das forças armadas tem sido a solução para aliviar a pressão.

20h01 - Governo convoca Conselho de Ministros extraordinário para segunda-feira

O Governo poderá apresentar novas medidas de confinamento. Em cima da mesa estará a aprovação de novas medidas relacionadas com o confinamento, nomeadamente a proibição de venda de bebidas ao postigo para evitar ajuntamentos à porta dos cafés.

Outra medida em avaliação será a possibilidade de abrir os centros de tempos livres para crianças até aos 12 anos, adiantou a fonte.

20h00 - Estado de emergência vai estender-se até ao fim do mandato presidencial

O Presidente da República e recandidato ao cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que o estado de emergência vai estender-se até ao fim deste seu mandato presidencial, que termina em 9 de março, com três renovações.

19h46 - Conselho de Administração do Garcia de Orta rejeita risco de "pré-catástrofe" apesar de pressão

O presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta rejeitou hoje que a unidade hospitalar esteja em risco de entrar num cenário "pré-catástrofe", apesar da pressão que já esgotou as camas de internamento.

"O Hospital Garcia de Orta [HGO] não está de forma alguma em pré-catástrofe. Temos uma pressão de procura acentuada, mas estamos a conseguir responder com os meios internos e também com a ajuda da ARS [Autoridade Regional de Saúde], transferindo alguns doentes para outras regiões", afirmou Luís Amaro.

No sábado, o HGO admitiu, em comunicado, um "cenário de pré-catástrofe", caso se mantivesse a atual situação de pressão, decorrente da elevada procura de doentes covid-19 e doentes não covid-19.

No entanto, essa hipótese foi hoje rejeitada pelo presidente do Conselho de Administração, que, em declarações aos jornalistas, sublinhou que o hospital ainda tem capacidade de resposta.

"Para estar em pré-catástrofe é preciso que não haja capacidade de resposta e neste momento nós ainda temos capacidade de resposta", disse Luís Amaro, no final de uma reunião com a ministra da Saúde, Marta Temido, naquela unidade hospitalar.

Hoje, o HGO apresentava um total de 173 doentes com covid-19 internados, dos quais 19 em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) e 154 em enfermaria. Em comparação com os números de sábado, são mais quatro doentes internados, no total, um dos quais em UCI.

"Neste momento, as camas que foram criadas para responder aos doentes covid estão todas ocupadas", revelou Luís Amaro.

A pressão sobre o Garcia de Orta já obrigou à transferência de doentes para outras unidades hospitalares: no sábado foram transferidos três doentes e hoje estaria a ser preparada a transferência de mais três, segundo o presidente do Conselho de Administração.

Entretanto, o HGO prepara-se para inaugurar na próxima semana uma nova enfermaria, que vai permitir reforçar a capacidade de internamento com mais 33 camas.

A principal dificuldade, admite Luís Amaro, está na mobilização de recursos humanos, apesar de o hospital já ter realocado alguns dos seus profissionais.

"Temos tido a necessidade de transformar camas, fundamentalmente camas cirúrgicas em camas médicas, e temos tido a necessidade, de facto, de transferir [profissionais] de atividades cirúrgicas para o atendimento a doentes covid", explicou.

19h28 - Presidente do Governo dos Açores testa negativo mas vai ficar em isolamento

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, contacto próximo de Artur Lima, vice-presidente, que testou positivo para o novo coronavírus SARS-CoV-2, registou negativo na despistagem, mas vai manter-se em isolamento.

Segundo uma nota do gabinete de imprensa do executivo açoriano, "na sequência da testagem dos contactos de alto risco do vice-presidente do Governo Regional, o presidente do Governo Regional também já realizou teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2, sendo o resultado negativo".

José Manuel Bolieiro cancelou toda a agenda para esta semana, mantendo-se "em isolamento e a trabalhar a partir da sua residência", tendo recomendado, "a todos os açorianos, que se protejam a si e aos outros e que cumpram com as recomendações da Autoridade de Saúde Regional".

Todos os restantes membros do executivo açoriano realizaram testes de despiste, "sendo que mais nenhum obteve resultado positivo" para o novo coronavírus SARS-CoV-2.

19h14 - Cabo Verde com mais 92 infetados em 24 horas

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 92 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 12.993 os casos acumulados desde 19 de março, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 729 amostras desde sábado, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 24 infetados (em 261 amostras), passando a ter 191 casos ativos.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Catarina (7), Santa Cruz (4) e Tarrafal (2).

Na ilha de São Vicente foram confirmados 43 novos infetados (em 148 amostras), sendo atualmente o principal foco da doença no arquipélago, com 278 casos ativos. Face à situação, o Governo cabo-verdiano decretou na sexta-feira a situação de calamidade para aquela ilha, a única do país nesse estado.

Os restantes casos positivos registaram-se nas ilhas de Santo Antão (8), Maio (2) e Fogo (2).

18h43 - Brasil autoriza uso de emergência das vacinas Sinovac e AstraZeneca

A agência reguladora sanitária brasileira (Anvisa) autorizou hoje o uso de emergência das vacinas contra a covid-19 produzidas pelo laboratório chinês Sinovac e pela farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, o último passo para iniciar a imunização no Brasil.

O Brasil é um dos países mais afetados pela pandemia, com 209.296 mortes associadas à covid-19 e 8.455.059 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o relatório divulgado no sábado pelo Ministério da Saúde.

Com três votos a favor da autorização - e com dois membros da direção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda por votar -- a entidade reguladora aprovou o uso de emergência das duas vacinas, após uma reunião de cinco horas, que foi transmitida em direto.

Durante a reunião, os cinco membros da direção da Anvisa analisaram as opiniões e pareceres de 50 especialistas de três áreas técnicas, segundo relataram as agências internacionais.

18h15 - Governo afirma que escolas amadoras de dança e música têm de fechar

As escolas amadoras de dança e música têm de encerrar durante o período de confinamento, em vigor desde as 00h00 de sexta-feira, informaram à agência Lusa os ministérios da Cultura e da Educação.

18h02 - Itália regista 12.415 novos casos e 377 óbitos nas últimas 24 horas

A Itália registou 12.415 novas infeções pelo novo coronavírus e 377 óbitos associados à doença covid-19 nas últimas 24 horas, foi hoje divulgado, num momento de preocupação no país por causa do atraso anunciado nas entregas da vacina Pfizer/BioNTech.

Com a contabilização destes novos contágios, Itália soma, até à data, 2.381.277 casos de pessoas que ficaram infetadas pelo novo coronavírus, de acordo com os dados do Ministério da Saúde italiano.

Em termos de vítimas mortais, o número total de mortes registadas no país desde o início da crise pandémica, em 21 de fevereiro do ano passado, sobe para 82.177, de acordo com a mesma fonte.

Existem 553.374 casos positivos que estão atualmente ativos em Itália, menos 4.343 em comparação com sábado, segundo a mesma fonte.

No que diz respeito aos recuperados, o país regista um total de 1.745.726, um aumento de 16.510 face ao dia anterior.

A pressão sobre os hospitais italianos continua a dar sinais ligeiros de algum abrandamento.

17h43 - Reclusos palestinianos vão ser vacinados

As autoridades prisionais israelitas anunciaram hoje a vacinação rápida contra a covid-19 do conjunto dos reclusos, incluindo os palestinianos, depois de pedidos repetidos da justiça, de organizações não-governamentais e de responsáveis da Palestina.

De acordo com a agência France-Presse (AFP), o ministro da Segurança Pública de Israel, Amir Ohana, sugeriu recentemente que os reclusos não fossem vacinados contra o coronavírus ao mesmo tempo que Israel acelera a sua campanha de vacinação.

17h30 -Morreu Phil Spector, o produtor de "Let it Be" dos The Beatles

O produtor Phil Spector, um dos mais conhecidos da indústria discográfica desde a década de 1960, criador da designada "parede de som", morreu no sábado aos 81 anos, informaram hoje os serviços prisionais da Califórnia.

Phil Spector, que produziu álbuns como "Lei it be", dos The Beatles, morreu devido a complicações relacionadas com a covid-19, que contraiu na prisão, segundo aqueles serviços.

O produtor musical fora diagnosticado com covid-19 há quatro semanas, e morreu no sábado num hospital para onde fora transferido devido a complicações respiratórias, acrescentaram os serviços prisionais.

17h11 - Reino Unido soma mais 38.598 novos casos e 671 óbitos

O Reino Unido registou hoje 671 óbitos associados à doença covid-19 e 38.598 novos contágios pelo novo coronavírus confirmados em laboratório, um decréscimo face aos valores do dia anterior (41.346), divulgou o Governo britânico.

No total, foram notificadas, até à data, 89.261 mortes de covid-19 no Reino Unido, uma estatística que inclui apenas óbitos que ocorreram dentro de 28 dias após o primeiro teste do paciente positivo, de acordo com a informação disponível na página `online` do executivo britânico.

Desde o início da pandemia, o país contabiliza um total de 3.395.959 casos de contágio confirmados após teste positivo.

17h05 - Estamos muito próximos do limite

A ministra da Saúde diz que o sistema de está sob uma pressão elevadíssima. Marta Temido visitou esta tarde o Hospital Garcia de Orta e deixou um apelo aos portugueses para quem ajudem os profissionais neste momento em que os hospitais estão em extremo sobre esforço.

A Ministra da Saúde apela aos portugueses. “Por favor, fiquem em casa”.

“Estamos a pôr todos os meios que existem no país a funcionar, mas há um limite e estamos muito próximos do limite. E os portugueses precisam de saber disso”, afirmou Marta Temido.

Em declarações aos jornalistas, a ministra da Saúde referiu os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde, que revelam 10.385 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e um novo recorde no número de internamentos, para sublinhar a gravidade da situação epidemiológica no país.

“É um sinal de elevada preocupação”, afirmou, reforçando que a saúde está “numa situação de extremo esforço.

16h50 - Áustria alarga confinamento para responder a subida de contágios

Áustria vai alargar o atual confinamento comercial e social, pelo menos até 07 de fevereiro, em resposta ao elevado número de novos contágios diários de covid-19, anunciou hoje o Governo.

O chanceler federal, Sebastian Kurz, explicou hoje, em conferência de imprensa, que o reforço das medidas se devem sobretudo à expansão da mutação de origem britânica do vírus que, segundo os especialistas, já representa cerca de 15% das infeções na Áustria.

Este país registou uma incidência de 130 infeções pelo novo coronavírus por 100.000 habitantes em sete dias.

Além de estender o confinamento, em vigor desde 26 de dezembro, o executivo austríaco reforçou algumas medidas preventivas, principalmente a utilização obrigatória de máscaras do tipo FFP2 em supermercados e nos transportes públicos.

A distância física entre pessoas que não pertencem ao mesmo agregado familiar aumentou de 1,5 metros para dois metros e as empresas devem optar por ter os seus funcionários em teletrabalho sempre que seja possível.

O plano do Governo prevê a abertura gradual do comércio essencial e das escolas a partir de 08 de fevereiro, embora saliente que vai depender da evolução da pandemia.

16h35 - Surto em lar de Castelo de Vide com 24 infetados

Um surto de covid-19 num lar da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide (SCMCV), no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 24 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição.

“Nós detetámos um funcionário com sintomas, fizemos logo testes e temos 20 utentes infetados e quatro funcionários”, disse o provedor da SCMCV, João Filomeno.

De acordo com o responsável, o Lar de Santo Amaro, em Castelo de Vide, conta com um universo de 35 utentes e “mais de 20 funcionários”.

João Filomeno explicou que os infetados estão confinados numa área isolada do lar, estando a maioria “assintomáticos”.

16h23 - Hospital de Loures transfere doentes internados e em quimioterapia

A administração do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em Loures, admitiu hoje ter de enviar os doentes em tratamento de quimioterapia para outros hospitais devido à necessidade de libertar profissionais e espaços para reforçar os meios destinados à covid-19.

Esta unidade hospitalar da Grande Lisboa tem hoje 204 doentes covid internados, 19 dos quais em cuidados intensivos, correspondendo ao maior número desde o início da pandemia, o que obriga à transferência de doentes para outros hospitais.

"Neste momento está em análise a possibilidade de os doentes em quimioterapia poderem vir a fazer os seus tratamentos fora do HBA, com toda a segurança e sem qualquer perturbação para a continuidade desses tratamentos, de maneira a libertar mais alguns profissionais de saúde e espaços necessários ao reforço de meios destinados à covid-19", refere o HBA.

Em comunicado, o hospital refere que todos os dias tem sido possível transferir alguns doentes covid-19 para hospitais públicos e privados, estando hoje previstas transferências para o Hospital dos Lusíadas (1), para o Hospital das Forças Armadas (ainda não definido o número) e para Portimão (5).

16h06 - Vacinação nos lares da Mealhada arranca na terça-feira

A Câmara Municipal da Mealhada, no distrito de Aveiro, anunciou hoje que a vacinação vai arrancar nos lares do concelho, na terça-feira, tendo garantido para o efeito 20 mil vacinas e uma viatura de apoio.

A vacinação "irá arrancar, nos lares, no dia 19 de janeiro (terça-feira), tendo a autarquia já adquirido mais de 20 mil vacinas - número superior ao da população do concelho - e uma viatura de apoio aos serviços de saúde, que será entregue pela Comunidade Intermunicipal (CIM) -- Região de Coimbra", de acordo com um comunicado hoje divulgado.

O município "vai distribuir mais 30 mil máscaras cirúrgicas por funcionários municipais, instituições particulares de solidariedade social (IPSS), bombeiros, GNR e serviços de saúde do concelho e onze mil folhetos de sensibilização à população", assinala o comunicado.


15h42 - Açores registam 42 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2

Os laboratórios da região e privados dos Açores realizaram 1.380 análises nas últimas 24 horas das quais resultaram 42 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, anunciou hoje a Autoridade de Saúde.

Os casos registados na ilha de São Miguel, a mais afetada do arquipélago, foram 40, dois não residentes com histórico de viagem e análise positiva ao sexto dia, e 38 dos quais em contexto de transmissão comunitária, tal como os dois registados na ilha Terceira.

Registaram-se 86 recuperações e 22 internamentos, havendo duas cadeias de transmissão ativas, uma em São Jorge - "sendo que o último elemento que integra esta cadeia foi evacuado para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira - prevendo-se que a situação seja temporária", e outra no Faial.

Existem 831 casos ativos na região, sendo 794 em São Miguel, 28 na Terceira, três no Faial, um no Pico e cinco nas Flores, e foram detetados até hoje 3.034 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, verificando-se 23 óbitos e 2.082 recuperações.

15h27 - ANA diz estar a fazer o possível para dar as melhores condições a passageiros retidos

A ANA Aeroportos de Portugal disse hoje à Lusa que está a disponibilizar "as melhores condições possíveis" aos passageiros retidos no aeroporto de Lisboa enquanto aguardam o resultado de testes à covid-19, cujo caso foi conhecido no sábado.

Passageiros provenientes de voos de Cabo Verde, que chegaram a Lisboa no sábado, ficaram retidos no aeroporto da capital portuguesa à espera do resultado de testes à doença covid-19 realizados à chegada, sem terem sido previamente avisados de que tal iria acontecer, segundo relatou à agência Lusa um cidadão, vindo da cidade da Praia, que preferiu não ser identificado.

"Sendo o bem-estar dos passageiros uma preocupação, perante estas circunstâncias, a ANA disponibilizou as melhores condições possíveis a uma situação desta natureza", respondeu a empresa gestora dos aeroportos nacionais, numa declaração por escrito, quando questionada hoje pela agência Lusa sobre esta situação.

Portugal prorrogou até final do mês de janeiro as medidas restritivas relativas ao tráfego aéreo de fora da União Europeia (UE) e do Espaço Schengen, que continua limitado a "viagens essenciais" e sujeito a teste prévio negativo à covid-19.

15h20 - Comissão de Proteção Civil de Moura apresenta proposta para encerrar escolas

A comissão municipal de Proteção Civil de Moura, Beja, aprovou, por unanimidade, uma proposta de recomendação às autoridades de saúde pelo encerramento de algumas escolas por um período de 15 dias, devido à pandemia da covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a comissão explica que reuniu no sábado (incluindo os diretores dos agrupamentos de escolas) e, face à situação que se verifica no seio da comunidade escolar, levou a que fosse aprovada a proposta.

A comissão alerta para a subida substancial ("subiram substancialmente"), na última semana, do número de casos ativos e do número de pessoas em vigilância ativa nos estabelecimentos de ensino de escola de Moura e de Amareleja.

De acordo com o documento, a comissão propõe que sejam encerrados em Amareleja todos os níveis de ensino na escola sede, mantendo-se em funcionamento as escolas polo (1.º ciclo e pré-escolar) de Póvoa de São Miguel, Safara e Santo Aleixo da Restauração.

15h00 - Ministro da Economia em isolamento após contacto com ministro das Finanças

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, está em isolamento profilático “como medida de mera precaução”, uma vez que esteve em contacto com o ministro da Finanças, que está infetado com o SARS-CoV-2, anunciou hoje o Governo.

De acordo com um comunicado divulgado pelo gabinete do governante, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital “entrou hoje em isolamento profilático, determinado pelas autoridades de saúde”, já que “teve um contacto” com o minitro das Finanças, João Leão.

“Mesmo tendo sido sempre salvaguardadas todas as normas de segurança, foi considerado, como medida de mera precaução, que o ministro cumprisse um isolamento profilático, apesar de não ter sido testado e não apresentar quaisquer sintomas”, prossegue a nota.

14h51 - Profissionais do hospital de S. João dizem esperar uma avalanche de casos

Hospitais do Porto podem deixar de conseguir receber doentes de outras regiões já esta semana. Os internamentos não param de aumentar pelo que esperam esgotar também as vagas de Cuidados Intensivos. Os profissionais do hospital de S. João dizem estar a preparar-se para uma avalanche de casos.


14h42 - Profissionais de saúde começaram a receber a segunda dose da vacina contra a covid-19

Os primeiros profissionais de saúde que foram vacinados contra a covid-19 começam hoje a receber a segunda dose da vacina da BioNTech/Pfizer. Só o Hospital de S. José, em Lisboa, avança este domingo para essa toma.

Nos Hospitais de Santa Maria, Coimbra e S. João acontece no próximo fim de semana, no Santo António a partir de quinta-feira.

Esta segunda dose abrange quase 30 mil profissionais de saúde prioritários de hospitais e cuidados de saúde primários.

O ministério da saúde já confirmou que a nova remessa de vacinas prevista para amanhã foi parcialmente afetada mas que as indicações da farmacêutica apontam para cumprir as quantidades contratadas para o primeiro trimestre.

Desde 27 de dezembro e até sexta-feira foram vacinadas cerca de 106 mil pessoas em Portugal continental, incluindo também utentes e funcionários de lares de idosos.

14h14 - Portugal regista 10.385 novos casos e 152 óbitos

Depois de terem sido atingidos novos máximos no sábado, nas últimas 24 horas, Portugal registou uma ligeira descida nos números, com 10.385 novos casos de infeção e 152 mortos. Ainda assim, este é o quinto dia consecutivo acima da barreira das dez mil infeções.

Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada neste momento, com 4190 novas infeções e 59 óbitos. Segue-se o norte do país, com 3448 novos casos e 33 óbitos, o centro, com 1862 casos e 42 mortos, o Alentejo, com 388 novos casos e 12 óbitos e o Algarve, com 348 infeções e três vítimas mortais.

Os Açores registaram também 31 novos casos e a Madeira contabiliza este domingo 118 novos casos e três óbitos.

Portugal tem agora 4889 pessoas internadas (mais 236 do que no dia anterior), das quais 647 estão em unidades de cuidados intensivos (mais nove do que no sábado). São novos máximos em ambos os casos.

Desde o início da pandemia, Portugal regista 549.801 casos confirmados de Covid-19, dos quais 406.929 recuperaram da doença (mais 4387 nas últimas 24 horas). Há ainda um total de 8861 óbitos.

Neste momento, Portugal reporta 134.011 casos ativos, mais 5846 do que no dia anterior.

14h10 - Hospital Garcia de Orta quer abrir em breve enfermaria em contentores no exterior do hospital

O hospital de Almada está a ultimar uma enfermaria em contentores, no exterior do edifício principal da unidade. A administração do hospital espera poder contar com essas 33 camas dentro de poucas semanas. É a única forma de alagar os internamentos, já que todas as camas possíveis já foram convertidas para receber doentes covid-19.

O hospital tem 40% do total de camas ocupadas com doentes covid-19, depois de reconverter a resposta em muitos serviços do hospital.

13h48 - Hospitais da região de Lisboa alertam que há um limite humano e estrutural para aumentar

Vários Hospitais da região de Lisboa estão no limite, em ruptura ou em risco de pré-catástrofe. Isto, perante a pressão dos números de doentes com covid-19. Os hospitais tentam aumentar capacidade de internamento, mas alertam que há um limite humano e estrutural.


13h42 - Surto no Hospital de Alcobaça com 23 infetados entre utentes e profissionais

O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira regista um surto de covid-19, com 23 infetados, informou hoje o Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

Em comunicado, o CHL adiantou que se encontram infetados 16 utentes -- que continuarão internados - e sete profissionais - "três enfermeiros, três assistentes operacionais e um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, que se encontram em isolamento no domicílio".

O surto, cuja origem ainda não é conhecida e está a ser averiguada, foi detetado na sexta-feira no Serviço de Medicina Interna do hospital e, segundo o CHL, "está controlado".

"Foram tomadas todas as medidas adequadas, que salvaguardam a saúde e segurança dos profissionais e doentes, e seguidos todos os protocolos estabelecidos, bem como está a ser efetuada a devida articulação com as entidades de Saúde Pública", segundo o comunicado.

13h20 - Hospitais da ARSLVT com 2.054 doentes internados

Os hospitais da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo têm hoje internados 2.054 doentes com covid-19, dos quais 1.808 em enfermaria e 243 em Unidades de Cuidados Intensivos, disse à Lusa fonte da ARSLVT.

Há ainda três doentes em hospitalização domiciliária, segundo a mesma fonte.

Em resposta a questões colocados pela Lusa, a ARSLVT afirmou que no atual contexto de pandemia, possui acordos para internamento de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com as seguintes instituições dos setores privado, social e militar: Doentes covid -- CUF Tejo, Hospital da Luz, Hospital das Forças Armadas e Centro de Apoio Militar (CAM/Belém) e doentes não-covid -- Hospital do SAMS, CUF Sintra, Hospital da Cruz Vermelha, Residências Montepio, Santa Casa da Misericórdia (SCM) do Entroncamento, SCM de Leiria, Montepio Caldas da Rainha, Clinigrande, Sanfil-Leiria, Clínica de S. João de Deus, SCM de Lisboa -- Hospital Ortopédico de San`tana.

"Em breve terá início o acordo com o Hospital Trofa Saúde Amadora", acrescentou, justificando que os hospitais da região têm estado a "adaptar a sua resposta à evolução epidemiológica".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.022.740 mortes, resultantes de mais de 94,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.709 pessoas em 532.416 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

13h15 - Autoridades interditam acesso ao paredão de Cascais

As autoridades interditaram os acessos ao paredão de Cascais depois de no sábado, segundo dia de confinamento geral, terem sido muitos os que por lá passearam, disse hoje à agência Lusa fonte do município.

De acordo com a mesma fonte, a interdição surgiu após ter sido "notório" e "visível" uma forte afluência de pessoas ao paredão, tendo a operação para interditar o espaço sido levada a cabo pela PSP de Cascais, Capitania do Porto de Cascais, com o apoio da polícia municipal.

O paredão da praia de Cascais está interdito desde as 22:00 de sábado, situação que vai manter-se "até as autoridades considerarem necessário".

A mesma fonte acrescentou ainda que "mantém-se aberto" o acesso aos restaurantes dessa zona, para que as pessoas possam levantar refeições em regime de "take-way".

12h40 - Infeções superam os 94 milhões e há mais 13 mil mortes no mundo

A pandemia de covid-19 ultrapassou hoje os 94 milhões de casos de infeção, com o número de mortes a aumentar mais de 13 mil nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da agência France-Presse (AFP).

No total, a pandemia de covid-19 fez pelo menos 2.022.740 mortes no mundo desde o início do reporte de casos, de acordo com um balanço estabelecido pela AFP às 11:00 de hoje.

Mais de 94.450.660 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 57.561.300 são hoje considerados como curados.

No dia de sábado, 13.870 novas mortes e 658.387 novos casos foram registados no mundo. Os países que registaram mais mortes nos seus últimos balanços foram os Estados Unidos, com 3.761 novas mortes, o Reino Unido (1.295) e o México (1.219).

Os Estados Unidos são o país mais afetado tanto em número de mortes como em casos, com 395.851 mortes em 23.758.856 casos registados, de acordo com a contagem da universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 208.296 mortes e 6.455.059 casos, a Índia, com 152.274 mortes em 10.557.985 casos, o México, com 140.241 mortos e 1.630.258 casos, e o Reino Unido, com 88.590 mortes em 3.357.361 casos.

12h21 - África com mais 629 mortes em 24 horas

África registou nas últimas 24 horas mais 629 mortes por covid-19, alcançando um total de 78.313, e 27.559 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados é de 3.235.198 e o de recuperados nos 55 Estados-membros da organização nas últimas 24 horas foi de 32.410, para um total de 2.649.520 desde o início da pandemia.

A África Austral continua como a região mais afetada, registando 1.511.696 infetados e 39.840 mortes. Só a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.325.659 casos e 36.851 mortes.

12h00 - Surto com 40 infetados em mais um lar de Torres Vedras

Um surto de covid-19 com 40 infetados foi identificado na Casa de Repouso Enseada da Harmonia, no Casal Barreirinha, em Torres Vedras, segundo o último boletim epidemiológico deste concelho do distrito de Lisboa.

De acordo com o boletim, dos 40 infetados, 31 são utentes e nove são funcionários, tendo sido testados 33 utentes e 16 funcionários.

11h20 - Lar de freguesia rural de Campo Maior com 19 infetados

Um surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural de Campo Maior, no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 19 utentes e funcionários, informou hoje a direção da instituição.

11h05 – Especialistas garantem que aumento dos infetados é efeito do relaxamento no Natal

Os especialistas insistem que compete a cada um de nós controlar a pandemia. O infecciologista António Silva Graça e o penumologista Agostinho Marques garantem que o aumento de infetados é reflexo do relaxamento no Natal.

O boletim epidemiológico deste sábado registou os piores dados diários desde o início da pandemia, com 166 mortos e 10 947 novos casos.

10h50- Desaceleração nos contágios e mortes na Alemanha

As autoridades alemãs comunicaram hoje números relacionados com a covid-19 inferiores aos dos últimos dias, com 13.882 novos casos e 445 mortes, o que estará relacionado com o cálculo parcial feito ao fim de semana e com alguma desaceleração.

Desde o início da pandemia, o número total de mortes relacionadas com a covid-19 é de 46.419 e o de infeções atinge os 2.033.518, de acordo com dados do Instituto Robert Koch (RKI) de virologia.

A incidência cumulativa de casos novos, por uma semana e 100 mil habitantes, permanece em 136.

O número máximo diário de mortes foi registado na quinta-feira (1.244) e o de contágios em 18 de dezembro (33.777). Já a incidência máxima foi atingida em 22 de dezembro, com 197,6 casos em sete dias por 100 mil habitantes.

10h30 - Mais de 10 mil pessoas em confinamento já pediram para votar

Mais de dez mil pessoas em confinamento devido à covid-19 já se inscreveram para o voto antecipado nas eleições presidenciais do próximo domingo, informou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

O prazo para as inscrições termina hoje ao fim do dia e até às 24:00 de sábado a administração eleitoral tinha recebido 10.334 pedidos, segundo informação do MAI.

Os eleitores em confinamento obrigatório determinado pelas autoridades de saúde devido à covid-19 têm mais um dia, hoje, para manifestar a sua intenção de votar antecipadamente. Os idosos a viver em lares também o poder fazer.

No entanto, só poderão fazer este pedido os eleitores a quem tenha sido decretado confinamento pelas autoridades de saúde pública até quinta-feira, 14 de janeiro, dez dias antes das presidenciais.

10h15 - Áustria estende o terceiro confinamento no país até 8 de fevereiro

O governo quer começar a aliviar restrições a partir de 8 de fevereiro, mas avisou que a área da restauração e do turismo não deverão abrir ainda em fevereiro.

O país, com 8,9 milhões de habitantes, está no terceiro confinamento, apenas com as lojas essenciais abertas. Tem quase 390 mil casos de covid-19 reportados desde o início da pandemia e quase sete mil mortos.

9h35 - Vacinas de refrigeração a baixas temperaturas não são solução para África, diz especialista

O professor catedrático Reynaldo Dietze defende que as vacinas covid-19 que precisam de refrigeração a baixas temperaturas não são solução para África, considerando como opção ideal as de vírus inativados sobre as quais, no entanto, falta informação.

Em entrevista à agência Lusa, Reynaldo Dietze, que dirige a Unidade de Ensino e Investigação Clínica de Medicina Tropical, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), explicou, por outro lado, que entre as vacinas de RNA mensageiro já aprovadas - Pfizer/Biontech e a Moderna/Universade de Oxford -, a segunda seria uma opção melhor para um clima como o do continente africano.

"Para África, o ideal seria uma vacina como a da Moderna e vacinas de vírus inativados", disse Reynaldo Dietze, adiantando que a vacina da Moderna pode ser refrigerada a 20 graus negativos e conserva-se durante um mês fora do frio.

9h10 - Reino Unido espera poder aliviar medidas de restrição em março

O governo britânico espera conseguir atingir os objetivos de vacinação e estar em posição de aliviar as medidas restritivas em março, disse Dominic Raab, ministro dos Negócios Estrangeiros, na Sky News.

“Queremos sair deste confinamento nacional o mais depressa possível”, argumentou. “No início da Primavera, esperemos que em março, estaremos em posição de tomar essa decisão. Não será um ‘big bang’”, avisa.


8h40 - Apoio à redução da atividade pode ser pedido entre 1 e 10 de fevereiro

Os trabalhadores independentes, empresários em nome individual e sócios-gerentes podem voltar a pedir o apoio à redução da atividade entre os dias 1 e 10 de fevereiro, segundo informação publicada na página da Segurança Social.

Os formulários para o apoio extraordinário à redução da atividade económica, apoio entre 219,4 euros e o valor do salário mínimo nacional (665 euros) e para o incentivo à atividade profissional "encontram-se disponíveis na Segurança Social Direta de 1 a 10 de fevereiro, com referência ao mês de janeiro", pode ler-se no site oficial.

Estes apoios terminaram em 2020, mas foram entretanto recuperados pelo Governo face à evolução da pandemia de covid-19 e ao novo estado de emergência, que entrou em vigor na sexta-feira e termina no dia 30.

Os apoios são válidos apenas enquanto durar o estado de emergência, tal como já tinha referido a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

8h20 - Carlos Carreiras nomeado para autarca do ano pela The City Mayors Foundation

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, foi nomeado para o prémio World Mayor 2020/21 (autarca do ano) pelo trabalho desenvolvido no combate à pandemia de covid-19.

O prémio é atribuído pela The City Mayors Foundation, uma fundação criada em 2004 por municípios de todo o mundo e que irá escolher o "autarca do ano" entre os 81 candidatos agora nomeados.

A edição de 2020/21 vai premiar o autarca cuja liderança mais se destacou no apoio às populações em contexto de pandemia de covid-19.

"Esta nomeação, a exemplo de outros prémios que a câmara recebeu, prestigia essencialmente a capacidade de resiliência de Cascais, a determinação das suas gentes e a sua capacidade de se unir nos momentos difíceis. Paradoxalmente, é uma distinção que dispensávamos, pois significaria que não teríamos este pesadelo da pandemia da covid-19", disse Carlos Carreiras, numa declaração à Lusa.

8h12 - Brasil volta a ter mais de mil mortes num dia e aproxima-se das 210 mil

O Brasil registou mais de mil mortes por covid-19 em 24 horas, pelo quinto dia consecutivo, com os óbitos a aproximarem-se dos 210.000 e as infeções a ultrapassarem os 8,4 milhões, segundo dados oficiais.

De acordo com o último relatório do Ministério da Saúde, com 1.050 mortos no último dia, o número de mortes causadas pela covid-19 atingiu 209.296, quando o país enfrenta uma segunda vaga da pandemia e numa semana em que o sistema de saúde pública em Manaus, a maior cidade da Amazónia brasileira, entrou em colapso.

Desde sábado passado, 9 de janeiro, foram registadas mais de 6.600 mortes no gigante sul-americano, e desde terça-feira, mais de mil morreram diariamente.

7h45 - Profissionais de saúde começam hoje a receber segunda dose da vacina

Os primeiros profissionais de saúde que foram vacinados contra a covid-19 no final do ano vão começar a receber hoje a segunda dose do fármaco da BioNTech/Pfizer.

Segundo uma nota do Ministério da Saúde, começam a ser administradas as segundas doses das vacinas contra a covid-19 aos quase 30 mil profissionais de saúde de contextos prioritários de hospitais e cuidados de saúde primários.

A 27 de dezembro iniciou-se a primeira fase da vacinação contra o vírus SARS-CoV-2.

Desde então e até sexta-feira, cerca de 106 mil pessoas já foram vacinadas em Portugal continental, incluindo também utentes e funcionários de lares de idosos.

Ambulâncias voltam a avolumar-se no hospital de Santa Maria depois do pior dia da pandemia
Na última noite, registaram-se mais filas de ambulâncias à porta do hospital de Santa Maria, em Lisboa. As viaturas aglomeram-se junto às urgências para doente covid.

A situação continua a demonstrar que a pressão se mantém elevada nesta unidade de saúde, em particular à noite, como já tinha acontecido na sexta-feira. Nas últimas duas semanas, a procura aumentou 70%.

A administração do hospital de Santa Maria já admitiu que pode não aguentar muito tempo estas condições.
Em Almada, o hospital Garcia de Orta anunciou um estado de pré-catástrofe porque já tem todas as camas covid ocupadas.

O São Francisco Xavier, em Lisboa já só tinha uma vaga nos cuidados intensivos, ontem.

O diretor do hospital admite que os doentes estão a ser tratados como é possível e não como seria ideal.

No hospital de Torres Vedras foi criada mais uma enfermaria e alguns doentes tiveram de ser transferidos. Na sexta à noite, houve filas de ambulâncias e algumas viaturas estiveram cinco horas à espera.

Portugal atingiu ontem recordes de mortos, infetados e internamentos por covid. Morreram mais 166 pessoas. São já 8.709 vítimas mortais.

Foram registados 10.947 casos.

Entraram mais 93 pessoas para os hospitais. Estão internados 4.653 doentes. Nos cuidados intensivos, estão 638.

Recuperaram da doença mais 8.477 pessoas.
Situação dramática em Manaus, Brasil
O governo brasileiro começou a enviar para o estado do Amazonas aviões carregados de botijas de oxigénio.

A situação é dramática e muitos doentes não resistem.