Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

EPA

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 979 casos e 41 óbitos.

Mais atualizações



23h30 - Um ano de grandes emoções e trabalho

Em entrevista à RTP 3, Graça Freitas explicou que o último ano ficou marcada por uma grande intensidade de acontecimentos trazidos pelo novo coronavírus e a covid-19. "Um ano de grandes emoções e trabalho" de onde se destacam mais de 800 mil casos e 16 mil vidas perdidas.

"Números esmagadores", afirmou a Diretora-Geral de Sáude que revelou ter passado por muitas crises durante a carreira mas nada que se comparasse à pandemia de covid-19 que colocou o mundo em confinamento. "Esses números são muito difíceis porque são pessoas, é pesado, são números muito dolorosos".

Graça Freitas lembrou os dias que antecederam os primeiros casos confirmados de covid-19 em Portugal, descrevendo-os como "dias de muita ansiedade". Admitindo que algumas decisões podiam ter sido diferentes no último ano, Graça Freitas lembrou que o país está a lidar com "um vírus interativo" que em janeiro último ganhou uma grande dimensão.

"Aconteceu uma avalanche em Janeiro, uma bola de neve. Foi um crescimento muitíssimo rápido, atingiu o pico muito alto e não houve planalto", explicou.

A Diretora-Geral de Saúde falou também sobre as vacinas e o momento de esperança que trouxeram não só para Portugal como para o resto do mundo. "O momento mais esperançoso foi quando a primeira vacina foi aprovada. Aí abre-se um novo mundo".

Graça Freitas explicou que teve momentos em que quis desistir do cargo mas garantiu que foram apenas "momentos" trazidos pelo cansaço. "Isso não dura um dia".

22h48 - Ainda ninguém foi infetado na aldeia de Regoufe, Arouca

A pandemia não chegou a alguns pontos de Portugal. É o caso da aldeia de Regoufe, uma localidade isolada na Serra da Freita, em Arouca, onde moram 20 pessoas e nenhuma foi infetada.

O contacto com a Covid-19 foi diário, mas só através das notícias.


22h35 - Essencial ao desenvolvimento. Pediatras pedem reabertura rápida da escola

A Sociedade de Pediatria quer a reabertura rápida das escolas.

Os pediatras pediram prioridade ao ensino pré-escolar e ao primeiro e o segundo ciclos do ensino básico, alertando para as consequências de um encerramento prolongado no desenvolvimento saudável das crianças.

22h15 - Alunos ciganos enfrentam dificuldades acrescidas em ano de pandemia

O número de alunos em risco de abandono escolar aumentou 10 por cento no ano passado.

Mesmo com a distribuição de computadores, o ensino à distancia implica ultrapassar muitos desafios pois na casa de muitas famílias nunca entrou um computador.

Em Portugal, os 25 mil alunos de etnia cigana estão entre os que debatem com maiores dificuldades.

21h50 - Brasil com novo recorde diário: 1910 mortes em 24 horas

Pelo segundo dia consecutivo, o Brasil atingiu esta quarta-feira um novo recorde, com 1910 vítimas mortais registadas em 24 horas. Foram ainda reportados 71.704 novos casos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, o país da América do Sul registou 10,7 milhões de casos e o número de mortes aumentou para quase 260 mil, cerca de dez por cento do total de vítimas mortais por Covid-19 a nível mundial.


21h35 - IPSS e Misericórdias dos Açores rejeitam vacinações indevidas

Os representantes das instituições com lares de idosos nos Açores alegam que só receberam oficialmente o plano de vacinação contra a covid-19 após as primeiras administrações da vacina, mas rejeitam irregularidades no processo.

“Já estamos fartos de ser acusados de ter vacinado indevidamente as pessoas e não foi isso que ocorreu (…) Nós enviámos as listagens para quem nos pediu e a vacinação foi feita em acordo com aquilo que nós recebemos e aquilo que nós tínhamos de fazer”, avançou o presidente da União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social (URIPSSA), João Canedo.

O presidente da URIPSSA e o presidente da União Regional de Misericórdias dos Açores (URMA), Bento Barcelos, foram ouvidos hoje, em audições separadas, na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa dos Açores, por proposta do PS.

21h10 - Vacina da AstraZeneca reduz gravidade da Covid-19 entre os mais idosos

Um estudo em Inglaterra demonstrou a eficácia da vacina da AstraZeneca na população mais idosa.

A investigação deu como demonstrado que só uma dose consegue reduzir as hospitalizações e os casos mais graves de Covid 19 em 80 por cento na população com mais de 70 anos.

21h02 - Madeira com 45 novos casos, 130 recuperações e 118 situações suspeitas

A Madeira registou hoje 45 novos casos de covid-19, 130 recuperações e 118 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 1.037.

Entre os novos positivos, 44 são de transmissão local e um foi importado da região de Lisboa e Vale do Tejo.

A Madeira passa a contabilizar 7.382 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 desde março de 2020, dos quais 1.037 estão ativos.

20h22 - Crises de ansiedade aumentam entre crianças e jovens

Aumentou o número de crianças e jovens que recorreram aos hospitais com crises de ansiedade.

Os médicos relatam mudanças de humor, distúrbios do sono, medo do vírus e distúrbios alimentares.

Só no hospital Dona Estefânia, estes casos aumentaram 50 por cento no início deste ano.

20h14 - Guiné-Conacri recebe 200.000 doses de vacina da chinesa Sinopharm

A Guiné-Conacri recebeu hoje 200.000 doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela chinesa Sinopharm, que permitirão ao país iniciar a sua campanha de vacinação na sexta-feira, anunciaram as autoridades guineenses.

19h58 - Governo francês estima que situação deve melhorar a meio de abril

O Governo francês vê "um horizonte ao fundo do túnel" para esta terceira vaga da covid-19 a partir de meio de abril, embora os números de casos e de pessoas nos serviços de cuidados intensivos continuem a aumentar.

"O regresso à normalidade está à vista, os sítios que constituem a nossa vida social vão abrir, é um horizonte ao fundo do túnel que devemos ter como objetivo", disse hoje o porta-voz do Governo, Gabriel Attal, após o Conselho de Ministros que decorreu no Palácio do Eliseu, em Paris.

Este horizonte deve ser de quatro a seis semanas, segundo estima o Governo, mas até lá devem ser introduzidas novas medidas sanitárias de forma a travar a vaga de covid-19 que se mantém constante, apesar de já haver atualmente mais de 3 milhões de pessoas vacinadas no país.

As medidas que estão a ser estudadas incluem alargar o confinamento ao fim de semana a mais regiões.

As novas medidas devem ser apresentadas já quinta-feira pelo primeiro-ministro, Jean Castex.

Nas últimas 24 horas foram detetados 26.788 novos casos de covid-19, elevando assim para 3.810.316 o número total de casos confirmados no país.

19h49 - Reino Unido regista 315 mortes nas últimas 24 horas

O Reino Unido registou 315 mortes e 6.385 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, uma descida face à véspera, divulgou hoje o Governo britânico.

Na terça-feira tinham sido notificadas 343 mortes e 6.391 casos, mas a média dos últimos sete dias é de 266 mortes e 7.173 infeções.

No total, morreram no Reino Unido 123.783 pessoas entre 4.194.785 casos de contágio confirmados desde o início da pandemia covid-19.

Até hoje, 20.703.615 pessoas receberam a primeira dose de uma vacina contra o novo coronavírus, das quais 895.412 receberam uma segunda dose, a qual é administrada com um intervalo de até 12 semanas.

19h36 - Áustria recebe doses adicionais de vacina para travar surto de estirpe

A União Europeia (UE) vai enviar doses adicionais de vacinas Pfizer-BioNTech para a Áustria, para imunizar todos os habitantes de uma região gravemente afetada por uma estirpe do novo coronavírus, anunciou o Governo austríaco.

"Receberemos mais 100.000 doses da UE para combater a propagação no distrito de Schwaz", no Tirol, disse o primeiro-ministro da Áustria, Sebastian Kurz, numa conferência de imprensa, explicando que essa região constitui “um dos maiores centros” europeus da variante inicialmente detetada na África do Sul.

O número de casos ativos na Áustria caiu de mais de 200, há algumas semanas, para menos de 100, hoje, após a aplicação de rastreios em massa e medidas de contenção da propagação do novo coronavírus.

Uma comissão de cientistas internacionais, enviada pela UE, acompanhará a campanha de vacinação em Schwaz, para avaliar o seu impacto.

Cada habitante adulto desse distrito, que tem uma população de cerca de 80 mil habitantes, receberá uma vacina a partir de 10 de março.

19h25 - TAP com novo voo do Brasil para Portugal anunciado para 11 de março

A Embaixada de Portugal em Brasília anunciou hoje que se irá realizar, em 11 de março, um novo voo entre São Paulo e Lisboa, em "condições inteiramente idênticas" às da viagem de repatriamento ocorrida no sábado.

O voo será operado pela TAP Air Portugal, companhia que ficará responsável por contactar os passageiros que, "sendo portugueses ou cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, foram afetados pela suspensão dos voos" devido à pandemia de covid-19, e "manifestaram, junto dos postos consulares portugueses no Brasil, necessidade de regresso imediato a território nacional", informou a embaixada.

Numa mensagem publicada na rede social Facebook, a Embaixada de Portugal em Brasília explicou ainda que o contacto com os cidadãos que pretendam embarcar no voo será feito, preferencialmente, por via telefónica, mediante os dados fornecidos previamente aos postos consulares, apelando ainda a que "não sejam feitas tentativas de contacto direto com a TAP".

18h55 - Grécia prolonga confinamento até 16 de março

O Governo grego anunciou esta quarta-feira o prolongamento do confinamento até 16 de março, depois de o país ter registado o maior número de novos casos desde o início do ano.

"Estamos na fase mais dura desta pandemia", disse o ministro da Saúde da Grécia Vassilis Kikilias, alertando que os serviços de saúde em Atenas estão sob uma "pressão insuportável" há semanas.

“Com a taxa de novas hospitalizações, o sistema de saúde está além dos seus limites em termos de infraestrutura e pessoal”, disse o ministro, acrescentando que houve um “aumento importante” de casos da variante detectada pela primeira vez no Reino Unido.

Esta quarta-feira, a Grécia registou 2702 novos casos e 40 mortes.

18h40 - Santos Silva. Comprar vacinas não autorizadas pela EMA seria "trair decisão" europeia

Portugal rejeita a ideia de comprar vacinas fora da União Europeia. Este foi um dos temas do debate setorial do ministro dos Negócios Estrangeiros esta tarde no parlamento.

Augusto Santos Silva sublinhou que optar por tal caminho seria trair uma decisão europeia.

18h14 - Casos voltam a aumentar em Itália com cerca de 21.000 nas últimas 24 horas

Os novos casos de covid-19 voltaram a subir em Itália, com 20.884 infeções e 347 mortes nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde, que mantém fortes restrições para as próximas semanas.

Este número representa um forte aumento de casos em relação aos 17.083 de terça-feira, apesar de o número de exames realizados ter sido ligeiramente superior, 358.884 hoje contra os 336.000 do dia anterior.

O número de mortes permanece estável, com 347 novos óbitos registados hoje, mais quatro do que na terça-feira.

No total, 2.976.274 pessoas foram infetadas no país desde o início da emergência sanitária há um ano, sendo que o número de vítimas mortais é de 98.635.

17h48 - Pandemia recrudesce e estado mais populoso do Brasil aumenta restrições

O governo do estado brasileiro de São Paulo, cujo sistema de saúde está à beira do colapso devido à covid-19, anunciou hoje novas restrições no âmbito do combate à pandemia, que entrarão em vigor no sábado.

Segundo informações divulgadas numa conferência de imprensa liderada pelo governador `paulista`, João Doria, o estado passou para a fase vermelha do seu plano de contenção da doença, que autoriza apenas o funcionamento de setores essenciais como saúde, transportes, supermercados, escolas e templos religiosos.

"Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso. Exige medidas coletivas e urgentes (...) Atendendo à recomendação do centro de contingência reclassificamos todo o estado de São Paulo para a fase vermelha [do plano de combate à covid-19] a partir das 00h00 de sábado", disse Doria na conferência de imprensa.

As medidas deverão manter-se em vigor, pelo menos, até dia 19 de março.

Na cidade de São Paulo, capital do estado, 230 pessoas aguardam uma vaga nos cuidados intensivos, destinados a pacientes em estado grave em hospitais públicos municipais e estaduais para o tratamento da covid-19, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

17h39 - Espanha ultrapassa as 70.000 mortes mas contágios continuam a descer

A Espanha registou mais 446 mortes nas últimas 24 horas atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 70.247, segundo os números divulgados hoje pelo Ministério espanhol da Saúde.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 6.137 novos casos de contágio pelo novo coronavírus desde terça-feira, elevando para 3.136.321 o total de infetados até agora no país.

O nível de incidência acumulada (contágios) em Espanha continua a descer, tendo passado de terça para hoje de 168 para 160 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as de Madrid (261), País Basco (219), Catalunha (199), Astúrias (200), Aragão (187), Castela e Leão (155) e Andaluzia (144).

17h22 - Variante originária do Reino Unido detetada em 58% das amostras do INSA

A variante do coronavírus originária do Reino Unido foi detetada em 58% das amostras analisadas em fevereiro pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), que considera as variantes de África do Sul e Brasil com circulação reduzida em Portugal.

“A variante associada ao Reino Unido foi detetada por sequenciação com uma frequência relativa de 58.2% na amostragem nacional de fevereiro, mostrando um grande incremento relativamente à frequência de 16% observada em janeiro”, refere o relatório sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 que provoca a doença covid-19.

O relatório hoje divulgado, que não faz a estimativa direta da prevalência a nível nacional das variantes, refere também que foram detetados, até ao momento, cinco casos da variante do vírus associada à África do Sul, sendo um destes casos identificado em fevereiro, o que indicia que a sua circulação “é ainda limitada em Portugal”.

Para além dos 7 casos que já tinham sido previamente notificados e que estão associados a uma única cadeia de transmissão, foram detetados, na amostragem de fevereiro, mais três casos da variante originária da região de Manaus, no Brasil, números que, de acordo com o INSA, sugerem que esta variante também tem uma circulação reduzida no país.

16h37 - Associação de Cabeleireiros condena "concorrência desleal" das práticas ao domicílio

A Associação Portuguesa de Barbearias, Cabeleireiros e Institutos de Beleza (APBCIB) condenou hoje a "concorrência desleal" por parte de profissionais que, face ao encerramento obrigatório dos estabelecimentos durante o confinamento, exercem a atividade ao domicílio.

"Isto é completamente proibido. Além de se estar a propagar a pandemia (porque não sabemos o que é que levamos para casa das outras pessoas, nem as condições das pessoas que recebemos em nossa casa), é uma concorrência desleal para com os colegas que estão encerrados e a cumprir o confinamento, para que consigamos abrir todos em conjunto e o mais breve possível", afirmou a secretária-geral da APBCIB em declarações à agência Lusa.

"Isto tem de ser combatido. É uma concorrência desleal que não pode existir e é quase um desprezo dos profissionais para com os outros profissionais que não podem abrir os seus estabelecimentos e que são forçados a cumprir e não querem correr estes riscos", sustenta.

Segundo a dirigente associativa, este tipo de situações "tem aumentado muitíssimo" nas últimas semanas, após o encerramento obrigatório dos estabelecimentos do setor devido à pandemia, sendo numerosos os casos de "pessoas que anunciam os serviços nas redes sociais, com o número de telefone, o horário em que podem atender e o tipo de serviço que fazem".

"Nós denunciamos estas situações às entidades competentes, nomeadamente à GNR ou à PSP, mas os anúncios têm quase sempre apenas um contacto de telemóvel, raramente têm uma morada, pelo que há muita dificuldade em fazer o rastreio dessas pessoas", disse.

Embora "em menor número", a associação diz ter também registo de "casos de estabelecimentos de cabeleireiro que também estão a funcionar à porta fechada" e relativamente aos quais "tem havido denúncias, nomeadamente de proprietários de outros estabelecimentos que estão encerrados".

15h59 - Apenas um em cada quatro hotéis tem reservas para o verão

Apenas um em cada quatro hotéis disse ter reservas para o verão deste ano, revelou um inquérito promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) aos seus associados, hoje divulgado.

De acordo com a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, apesar de se sentir "algum movimento" nas reservas em estabelecimentos hoteleiros, elas são "de uma timidez confrangedora", com apenas cerca de 25% dos inquiridos já com reservas para aquela altura.

Assim, para julho, apenas 23% dos inquiridos disseram ter já reservas registadas, para agosto 24% e para setembro 25%.

"Temos aqui um trabalho enorme pela frente, que é perceber o que é que falta para consolidar estas reservas e reparem o risco que isto é: são reservas também reembolsáveis", sublinhou a responsável.

De acordo com os dados recolhidos pela AHP, em 2020, a hotelaria nacional registou, em média, uma taxa de ocupação de 26% e com um preço médio por quarto de 86 euros.

As perdas foram expressivas, com menos 69% de receitas de alojamento e 73% de receitas totais na hotelaria.

15h39 - Reino Unido estima crescimento de 4% em 2021 e regresso a nível pré-covid em meados de 2022

A economia do Reino Unido deverá crescer 4% em 2021 e voltar ao nível pré-pandemia em meados de 2022, afirmou hoje o ministro das Finanças, Rishi Sunak, ao apresentar o orçamento para o próximo ano fiscal.

A projeção é menos otimista do que as estimativas de novembro passado, que previam um crescimento de 5,5%, mas que não levaram em consideração o confinamento, entretanto, decretado em janeiro pelo Governo.

O ministro, que se baseia nas projeções feitas para o Governo pelo órgão público Office for Budget Responsability (Gabinete de Responsabilidade Orçamental), prevê um crescimento de 7,3% em 2022, mais do que os 6,6% previstos em novembro, e depois 1,7 % em 2023, 1,6 % em 2024 e 1,7% em 2025.

O OBR projeta, assim, uma recuperação "mais rápida" do que o esperado, em meados de 2022 em vez do final do ano.

No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) britânico caiu 9,9% em 2020, o pior desempenho em 300 anos, lembrou Sunak na Câmara dos Comuns.

15h26 - Moçambique regista mais três mortos e ultrapassa 60 mil casos

Moçambique registou mais três mortos devido à covid-19 e 481 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número de casos para mais de 60 mil, anunciou hoje o Ministério da Saúde desse país.

15h16 - Vacinação provoca queda de 95% nos casos em lares de idosos de Espanha

O número de casos de covid-19 caiu 95% entre janeiro e fevereiro nos lares de terceira idade em Espanha após o início da segunda dose da vacina, segundo um estudo publicado por um organismo público.

Os lares de idosos, muito atingidos há um ano durante a primeira vaga da epidemia, registaram 4.439 casos de covid-19 entre 18 e 24 de janeiro último e apenas 215 entre 15 e 21 de fevereiro de 2021, de acordo com um relatório do Instituto de Maiores e Serviços Sociais (Imserso), uma agência governamental espanhola, publicado na terça-feira à noite.

Por outro lado, o número de mortes confirmadas de covid-19 caiu 77% durante o mesmo período nos lares espanhóis para a terceira idade, de 673 para 157.

Esta queda acentuada no número de casos e de mortes em lares de idosos coincide com o início da administração da segunda dose de vacina, em meados de janeiro.

15h09 - CCP quer abertura de atividades económicas a partir de 17 de março

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) defende que é “fundamental” um plano de desconfinamento, e apela para que o dia 17 de março seja a data de início da reabertura das atividades económicas, segundo um comunicado.

Assim, a CCP “considera fundamental que o Governo, face à melhoria da situação pandémica, apresente rapidamente um plano de desconfinamento, ainda que faseado e sujeito a ajustes em função da evolução da pandemia”.

Para a confederação, “só deste modo se permite às empresas ter uma perspetiva sobre a retoma das atividades, nomeadamente para efeitos dos seus custos de estrutura, compromissos financeiros, reposição de 'stocks', produtos sazonais”, entre outros.

A CCP recorda que a “maioria dos países europeus já apresentou os seus planos, sujeitos naturalmente a ajustes em função da evolução da pandemia”, destacando que “a generalidade das empresas do comércio e serviços deram um excelente exemplo de cumprimento das regras que foram sendo estabelecidas, protegendo dessa forma consumidores e colaboradores”.

14h53 - Açores recebem hoje 8.500 doses da vacina da AstraZeneca

Os Açores vão receber hoje 8.500 vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca, transportadas de Lisboa para o arquipélago num avião militar da Força Aérea Portuguesa, informou o Governo Regional.

De acordo com uma nota do executivo açoriano, 4.000 doses foram recebidas esta manhã na ilha Terceira e, durante a tarde, por volta das 14:15 (hora local, 15:15 em Lisboa), chegam 4.500 doses a São Miguel.

14h40 - Vacina indiana tem 81% de eficácia

A Covaxin, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Bharat Biotech, demonstrou uma eficácia de 81%, de acordo com os resultados preliminares da fase final de testes clínicos, disse hoje a empresa indiana em comunicado.

Os ensaios, desenvolvidos em parceria com o Conselho Indiano de Pesquisa Médica, envolveram 25.800 indivíduos e são os maiores já realizados na Índia.

“Hoje é um marco importante na descoberta de vacinas, para a ciência e para a nossa luta contra o coronavírus”, afirma em comunicado o presidente e diretor administrativo da Bharat Biotech, Krishna Ella.

“A Covaxin demonstra uma tendência de alta eficácia clínica contra a covid-19, mas também uma imunidade significativa contra as variantes que emergem rapidamente”, acrescenta.

A fórmula da Covaxin, ou BBV152, feita a partir do isolamento da Sars-Cov-2, é estável entre os dois e os oito graus Celsius e enviada numa formulação líquida pronta para uso.

O frasco pode estar aberto até 28 dias, “reduzindo assim o desperdício de vacina em aproximadamente 10% a 30%”, informa o comunicado

14h34 - Reforço do serviço público de saúde “ficará para o futuro”

O secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, considerou hoje que o reforço feito pelo Governo na estrutura do serviço público de saúde no combate à pandemia causada pela covid-19 “ficará para o futuro”.

“E aquilo que nos parece uma reforma conjuntural, porque surgiu em função de uma necessidade imperiosa que foi a pandemia, poderá ser muito bem uma grande reforma estrutural do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, afirmou António Lacerda Sales, na Guarda, na cerimónia de entrega de 15 unidades móveis de saúde aos municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE).

Na sua intervenção, o secretário de Estado Adjunto da Saúde, disse que o esforço feito pelo Governo, ao nível do SNS, para combater a pandemia, “ficará para o futuro"

“Os profissionais de saúde que serão necessários, a nossa rede de expansão laboratorial, onde investimos mais de 8,4 milhões de euros pela expansão da rede de laboratórios públicos, a nossa capacidade de digitalização e de tecnologia digital, o nosso reforço na estrutura de saúde pública, tudo isto ficará para o futuro”, assumiu.

Segundo o governante, “muito do que é, do que parece, uma reforma conjuntural, e foi uma reforma em função de uma conjuntura, poderá, com certeza, ser uma reforma estrutural”.

“O que teria sido desta pandemia, se não fosse a capacitação do SNS?”, questionou.

Entre outros exemplos, lembrou que em 2020 o Governo reforçou o SNS em mais de 8.400 profissionais, as unidades de cuidados intensivos e a capacidade das enfermarias (que têm hoje mais de 19 mil camas).

14h25 - Malta lidera lista de países da UE com mais doses de vacinas administradas

Malta é de entre os 27 Estados-membros da UE o país onde foram administradas mais doses de vacinas contra a doença covid-19, com 18,54 vacinas por cada 100 habitantes, segundo dados recolhidos pelo portal ourworldindata.org até 02 de março.

Portugal registou, na última semana, um aumento de cerca de 25% na administração de doses de vacinas, passando de 12.º país da UE com maior média de imunizados para o 7.º lugar, com 8,52 doses por cada 100 habitantes em Portugal, valor que fica acima da média dos 27 que, no seu conjunto, deu 7,70 doses de vacina por cada centena de cidadãos.

Depois de Malta, segue-se a Dinamarca, com 10,97 doses por centena de pessoas.

Os últimos lugares dos 27 são ocupados pela Bulgária, com 3,22%, e a Letónia, com 3,41%.

14h11 - Portugal com mais 979 casos e 41 óbitos

Houve mais 979 novos casos de infeção por Covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas, elevando para 806626 o número total desde o início da pandemia no país.

Registaram-se ainda mais 41 vítimas mortais da doença, para um total de 16430.

Dos novos casos de infeção no último dia, 217aconteceram no Norte do país, 118 no Centro, 426 em Lisboa e Vale do Tejo, 31 no Alentejo, 37 no Algarve, 10 nos Açores e 140 na Madeira.

Quanto a recuperados, há hoje mais 1934 por todo o país, o que significa um total de 725.399 desde o início da pandemia.

O número de internamentos desceu, havendo menos 170 do que na véspera, num total de 1827. Em Unidades de Cuidados Intensivos estão menos 31 pacientes do que ontem (415 no total).

14h10 - Polónia regista duplicação do número de contágios nas últimas 24 horas

Os casos de covid-19 na Polónia duplicaram nas últimas 24 horas, atingindo os 15.698, e 309 pessoas morreram na terça-feira, tendo as autoridades sanitárias alertado que a terceira onda da pandemia "está a ganhar força".

O vice-ministro da Saúde, Waldemar Kraska, disse hoje na rádio pública que os "resultados de hoje mostram que a terceira vaga não é apenas um facto: está a ganhar força", referindo-se ao aumento do número de contágios.

"O número de infeções é um sinal inquietante", disse Kraska.

Segundo a atualização de dados, a Polónia registou até agora 44.360 mortes por coronavírus e mais de 1,7 milhões de casos de infecção detetados, dos quais cerca de 250 mil estão ativos e 1.600 em situação considera crítica.

14h09 - Surto na Casa do Artista com 11 infetados dos quais um está internado

O número de infetados no surto de covid-19 na Casa do Artista, em Lisboa, é de 11 pessoas, uma das quais está internada, disse hoje à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Segundo a mesma fonte, em resposta enviada à Lusa, entre os residentes da instituição há "seis casos ativos, cinco dos quais estão na Casa do Artista, devidamente separados dos negativos, e um está internado".

Além disso, há cinco casos ativos entre os funcionários daquela instituição, que "estão a cumprir isolamento nas respetivas casas".

Desde o início surto na Casa do Artista, durante o mês de janeiro, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) registou 11 óbitos de residentes daquela instituição.

14h01 - Concertos de Skunk Anansie em Portugal voltam a ser adiados

Os concertos que os britânicos Skunk Anansie tinham marcados para maio nos coliseus do Porto e de Lisboa voltaram a ser adiados, para março de 2022, revelou hoje a promotora.

É a segunda vez que as duas datas são alteradas, por via da situação pandémica da covid-19. As primeiras datas tinham sido marcadas para novembro de 2020, numa nova digressão europeia da banda.

Assim, o concerto de 05 de maio no Coliseu do Porto passa para 18 de março de 2022. A atuação no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, passa de 6 de maio deste ano para 19 de março de 2022.

Os bilhetes já comprados mantêm-se válidos para as novas datas.

13h50 - Milhares de vacinas falsas apreendidas na África do Sul e China

A Interpol, organização policial de combate a crimes internacionais, anunciou hoje que as autoridades sul-africanas e chinesas apreenderam milhares de vacinas falsas contra a covid-19 nos seus países, tendo feito pelo menos 85 detenções.

Na África do Sul, as autoridades apreenderam 2.400 doses, num armazém na cidade de Germiston, na província de Gauteng, onde também confiscaram uma grande quantidade de máscaras de proteção individual, tendo detido três cidadãos chineses e um da Zâmbia.

Na China, a polícia desmantelou uma rede criminosa que vendia vacinas falsas, tendo detido 80 pessoas suspeitas e apreendido mais de três mil doses das vacinas.

13h48 - Falta de vacinas em África ameaça recuperação económica mundial

A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional alertaram hoje que o fornecimento "insuficiente e tardio" de vacinas ao continente africano vai prejudicar a recuperação económica mundial e ter repercussões negativas na crise económica e sanitária.

"O fornecimento insuficiente e tardio de vacinas na África subsaariana prejudicará os esforços para pôr termo à pandemia, não apenas a nível regional, mas também à escala internacional, com repercussões negativas significativas para a situação sanitária, o crescimento e o comércio no resto do mundo", lê-se numa nota assinada pela diretora executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e pela comissária da União Europeia responsável pelas Parcerias Internacionais.

A nota, divulgada durante o Fórum Africano sobre Finanças Públicas, que começou terça-feira e termina hoje em formato virtual a partir de Washington e Bruxelas, salienta que "a África subsaariana continua a enfrentar uma crise sanitária, social e económica sem precedentes, em que a pandemia comprometeu anos de árduos ganhos de desenvolvimento e abalou as vidas e os meios de subsistência de milhões de pessoas".

13h33 - Quase metade das reservas na hotelaria foram canceladas em 2020

Quase metade das reservas na hotelaria foram canceladas no ano passado, em média a nível nacional, sobretudo no segundo trimestre, quando os cancelamentos subiram para 60% a 100%, segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), hoje divulgado.

De acordo com o inquérito "Balanço 2020 & Perspetivas 2021", hoje apresentado aos jornalistas pela presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, a média nacional de cancelamentos de reservas na hotelaria foi de 48% no ano passado.

“O grosso dos cancelamentos ocorreu no segundo trimestre, com o primeiro confinamento a bater-nos forte”, período no qual 80% dos inquiridos disse ter tido cancelamentos entre os 60% e os 100%.

Por regiões, naquele período Lisboa foi a mais afetada pelos cancelamentos, bem como a Região Autónoma da Madeira e o Centro.

13h26 - Mundo regista subida de novos casos e óbitos nas últimas 24 horas

A pandemia do novo coronavírus provocou a nível mundial 10.558 mortes nas últimas 24 horas, enquanto o número de novos casos de infeção se situou nos 406.096, indica o balanço diário da France-Presse (AFP).

Estes números representam uma subida significativa em relação aos valores relativos a segunda-feira (e divulgados na terça-feira pela agência noticiosa francesa), dia em que foram recenseados 6.800 mortos e 298.141 casos da doença covid-19 em todo o mundo.

No total, e desde que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi identificado na China em dezembro de 2019, a doença covid-19 já provocou pelo menos 2.549.910 mortes entre os mais de 114.713.590 casos de infeção oficialmente diagnosticados em todo o mundo.

A grande maioria dos pacientes recupera da doença, mas uma parte destas pessoas (grupo que ainda necessita de uma investigação mais aprofundada) ainda relatam sentir alguns sintomas associados durante semanas ou mesmo até meses, segundo a AFP, que não divulga hoje o número total de casos de infeção pelo SARS-CoV-2 recuperados no mundo.

13h19 - OMS adverte que não se deve pedir aos viajantes que provem estar vacinados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que os aeroportos e outros pontos de entrada num país não devem pedir aos viajantes que provem estar vacinados contra a covid-19.

No relatório epidemiológico que publica semanalmente sobre a pandemia, a OMS insiste que as vacinas contra a doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2 não podem ser um requisito para viajar, uma vez que ainda não são conhecidos os seus efeitos na redução dos contágios, na duração da imunidade que proporcionam, ou se protegem contra formas leves da covid-19.

Além disso, "dar prioridade aos viajantes pode ter como consequência uma administração inadequada de doses da vacina em pessoas com alto risco de contrair formas graves de covid-19", acrescentou a agencia da ONU.

A OMS realçou ainda que a utilização de "certificados de imunidade" para viajantes internacionais (tanto para os que foram vacinados como para os que possuem anticorpos após superar a doença) não é recomendável "nem está sustentada atualmente por provas científicas".

No relatório, a OMS reitera que as pessoas com mais de 60 anos, ou com doenças crónicas, ou pertencentes a outros grupos de risco, devem evitar viajar para países com risco elevado de transmissão da covid-19.

Por outro lado, sublinha que os viajantes internacionais "não devem ser considerados como casos suspeitos de covid-19".

13h13 - Hotelaria fecha 2020 com perda de 3.270 milhões de euros na receita total, menos 73%

A hotelaria nacional fechou o ano passado com uma perda total de receita de 3.270 milhões de euros, o que representa uma quebra de 73% face a 2019, revelou hoje um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

“Fechamos nos 73% [de quebra], ou seja, 3.270 milhões de perda total de receita na hotelaria”, disse aos jornalistas a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, durante a apresentação do inquérito "Balanço 2020 & Perspetivas 2021".

Relativamente às receitas de alojamento, a perda total a nível nacional foi na ordem dos 69%.

Segundo os dados da AHP, a taxa de ocupação hoteleira anual foi “mísera”, fixando-se nos 26%, tendo sido Lisboa, Açores, Madeira e a zona Norte as regiões mais afetadas.

13h04 - Governo da Madeira diz que "não negligenciou" a pandemia

O secretário da Saúde e Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, assegurou hoje na Assembleia Legislativa que a região "não negligenciou" a pandemia da covid-19, nem a primeira e segunda vagas da doença.

"A Madeira não negligenciou esta pandemia e preparou-se atempadamente para o seu aparecimento", declarou o governante, no debate potestativo requerido pelo JPP, subordinado ao tema "Serviço Regional da Saúde na Região Autónoma da Madeira (SESARAM) em período de pandemia".

Pedro Ramos referiu que o SESARAM tem "trabalhado incansavelmente" para a população da região, lembrando o que o executivo madeirense tem feito ao longo dos últimos 45 anos, tendo nos últimos cinco investido dois mil milhões de euros nesta área.

"A pandemia veio interromper um pouco este ciclo novo que iniciamos há alguns anos e pôs à prova o SESARAN, mas os seus profissionais souberam dar resposta", declarou.

O responsável salientou ainda que este serviço protegeu a Madeira e o Porto Santo "em termos de saúde pública e a economia" nesta altura da pandemia.

12h53 - República Checa será o terceiro país da UE a receber vacinas russas

A República Checa será o terceiro país da União Europeia a receber vacinas russas Sputnik V, contra a covid-19, depois da Hungria e da Eslováquia.

No final de março, o governo checo receberá as primeiras 20 mil doses da vacina russa, segundo o jornal Lidové Noviny, uma publicação que pertence - através de um fundo fiduciário - ao primeiro-ministro, Andrej Babis.

A Sputnik V ainda não recebeu a aprovação da agência estatal para o controle de medicamentos da República Checa, nem da Agência Europeia de Medicamentos.

Adrej Babis iniciou negociações com o ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Mantúrov, para adquirir as vacinas, das quais foram solicitadas 500 mil doses para vacinar 250 mil pessoas, de acordo com o jornal Lidové Noviny.

A operação contou com o apoio do chefe de Estado checo, Milos Zeman, que tem defendido a compra da vacina russa para controlar a crise sanitária no país que tem a segunda maior incidência de mortes com covid-19 na UE.

12h46 - Sindicatos aguardam estratégia para vacinação de trabalhadores das escolas

Os professores e o pessoal não docente esperam ver concretizado o quanto antes um plano de vacinação contra a covid-19 que os inclua entre os grupos prioritários, mas ainda desconhecem qualquer estratégia nesse sentido.

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu na terça-feira que os professores e o pessoal não docente possam ser incluídos como prioritários para a vacinação, ao considerar que as escolas são um "serviço essencial".

"Quando falamos de serviços essenciais - e as escolas são de alguma forma na nossa abordagem social um serviço essencial - poderá fazer sentido que os adultos que trabalham nestes locais tenham uma vacinação diferenciada", afirmou Marta Temido em entrevista ao Jornal da Noite da SIC.

Contactado hoje pela agência Lusa, o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, afirmou esperar que a possibilidade admitida pela ministra passe a "uma certeza" e que daqui a duas ou três semanas não surja uma ideia em contrário.

"Já formalizámos esta proposta três vezes [vacinação prioritária], incluindo junto do ministro da Educação e não tivemos resposta", recordou Mário Nogueira.

12h36 - Açores com dez novos casos em São Miguel e seis recuperações

Os Açores detetaram nas últimas 24 horas dez novos casos positivos de covid-19, todos na ilha Miguel, a maior e mais populosa do arquipélago, resultantes de 1.403 análises, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No seu boletim diário, a Autoridade de Saúde dos Açores assinala ainda que se registaram seis recuperações, sendo uma no concelho da Horta, ilha do Faial, e cinco na ilha de São Miguel.

Quanto aos novos casos detetados nas últimas 24 horas, foram identificados, em concreto, no concelho da Ribeira Grande sete novos doentes na vila de Rabo de Peixe, que se encontra parcialmente sob cerca sanitária.

De acordo com o comunicado da Autoridade de Saúde açoriana, foram ainda detetados três novos casos no concelho da Lagoa (São Miguel), dos quais três na freguesia de Nossa Senhora do Rosário.

"Todos os casos resultam de transmissão comunitária", refere a Autoridade de Saúde Regional. O arquipélago continua hoje sem doentes de covid-19 internados e tem atualmente 956 vigilâncias ativas.

12h26 - Comissão Europeia alerta para os "riscos" da segurança dos jornalistas durante a pandemia

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Vera Jourová, sublinhou hoje a necessidade de "melhorar a segurança dos jornalistas" na União Europeia, dado que a pandemia de covid-19 "evidenciou os riscos" que estes profissionais enfrentam.

A responsável pela pasta dos Valores e Transparência do executivo comunitário alertou ainda que a pandemia de covid-19 "exacerbou ainda mais" a crise económica dos 'media'.

"A saúde dos meios de comunicação social europeus é uma questão extremamente importante, pois a sua saúde está diretamente relacionada com a saúde das nossas democracias", sublinhou Vera Jourová, acrescentando que a covid-19 "demonstrou mais do que nunca o papel fundamental dos jornalistas na informação e no desempenho da democracia".

Por outro lado, a pandemia de covid-19 "evidenciou também os riscos que os jornalistas enfrentam, como ameaças e insultos nas redes sociais", apontou.

12h07 - É claro que economia europeia ainda necessitará de apoios em 2022

O comissário europeu da Economia defendeu hoje a suspensão das regras de disciplina orçamental também em 2022 por considerar “claro” que no próximo ano a economia ainda necessitará de apoios, que não devem ser retirados cedo demais.

“A nossa decisão de março do ano passado de ativar a cláusula de derrogação foi um reconhecimento da gravidade da crise em curso. Foi também uma demonstração da nossa determinação em tomar todas as medidas para fazer face à pandemia e apoiar o emprego e as empresas. Um ano volvido, a batalha contra a covid-19 ainda não está ganha e temos de assegurar que não repetimos os erros de há uma década, ao retirar os apoios demasiado cedo”, disse Paolo Gentiloni.

Segundo o comissário da Economia, que falava numa conferência de imprensa em Bruxelas para apresentação de uma comunicação do executivo comunitário com orientações de política orçamental dirigidas aos Estados-membros, com base nas atuais previsões económicas, “para 2022, é claro que o apoio orçamental ainda será necessário” e “mais vale pecar por excesso do que por defeito”.

“Tomaremos a nossa decisão final para 2022 em maio, juntamente com o Conselho, e com base nas nossas previsões económicas da primavera. Mas sentimos que era importantes providenciar estas orientações prévias agora, para dar alguma previsibilidade aos Estados-membros, antes de submeterem os seus programas nacionais de estabilidade e convergência e os seus planos orçamentais de médio prazo à Comissão no próximo mês” de abril, apontou.

11h50 - Centro de investigação de Coimbra testa dois mil fármacos contra o novo coronavírus

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra está a testar cerca de dois mil fármacos contra a covid-19, utilizando uma espécie de réplica do novo coronavírus.

Até ao momento, o CNC já testou 700 de uma biblioteca de dois mil fármacos existentes no mercado para tratar outras doenças, tendo registado "resultados promissores" em mais de uma dezena, afirmou à agência Lusa o presidente do centro, Luís Pereira de Almeida.

11h39 - Bruxelas favorável a manter suspensão das regras orçamentais em 2022

A Comissão Europeia manifestou-se hoje favorável a manter a suspensão das regras de disciplina orçamental também em 2022, face ao ritmo de recuperação da economia europeia no quadro da crise da covid-19, embora reserve uma decisão definitiva para maio.

A posição do executivo comunitário, que vai ao encontro do desejo de muitos Estados-membros, como Portugal, que defendiam que a aplicação flexível das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) fosse mantida também no próximo ano, consta de uma comunicação hoje adotada pelo colégio da Comissão com orientações atualizadas de política orçamental para os Estados-membros.

11h22 - Linha de apoio às micro e pequenas empresas turísticas reforçada para 120 milhões de euros

A linha de apoio às micro e pequenas empresas turísticas, para fazer face aos efeitos da pandemia, foi reforçada para uma dotação de 120 milhões de euros e o início do reembolso adiado para junho de 2022.

De acordo com um despacho hoje publicado em Diário da República, "a dotação máxima disponível para financiamento das operações ao abrigo da presente linha de apoio financeiro é de (euro) 120.000.000 (cento e vinte milhões), assegurada com recurso ao saldo de gerência do Turismo de Portugal, I. P.".

Adicionalmente, a data de início do reembolso dos empréstimos concedidos ao desta linha de financiamento, cujos períodos de carência terminem até dia 31 de março de 2022, foi diferida para 30 de junho de 2022.

Este apoio, criado em março de 2020, já tinha sido reforçado duas vezes: uma em agosto e outra em janeiro deste ano, para uma dotação de 100 milhões de euros.

11h14 - Japão estende estado de emergência a Tóquio até 21 de março

10h59 - Conselho aprova pacote legislativo de 330 mil milhões de euros para a coesão

O Conselho da União Europeia (UE), atualmente presidido por Portugal, aprovou hoje um pacote legislativo para a alocação de mais de 330 mil milhões de euros para a execução de projetos regionais e locais entre 2021 e 2027.

Em comunicado, a estrutura onde estão representados os Estados-membros explica que estas verbas irão “ajudar a reduzir as disparidades económicas e impulsionar a recuperação da pandemia” de covid-19.

10h40 - África com mais 370 mortos e 8.108 infetados nas últimas 24 horas

África registou mais 370 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 104.382 óbitos, e 8.108 novos infetados pelo novo coronavírus, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infeções subiu para 3.914.044 e o de recuperados nos 55 Estados-membros da organização foi superior ao de novos casos - 11.736 - nas últimas 24 horas, para um total de 3.496.382.

A África Austral continua a ser região mais afetada, com 1.840.951 infetados e 56.784 mortos. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.514.815 casos e 50.271 mortos.

O Norte de África é a segunda zona mais afetada pela pandemia, com 1.167.563 infetados e 33.127 vítimas mortais.

A África Oriental contabiliza 409.227 infeções e 7.631 mortos, enquanto na África Ocidental o número de infeções é de 391.709 e há 5.035 mortos.

A África Central tem 104.594 casos e 1.805 óbitos.

10h27 - Cançonetista Maria José Valério morre aos 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à “Marcha do Sporting”, morreu hoje em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista.

A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) morreu no Hospital de Santa Maria, onde se encontrava internada.

De seu nome completo Maria José Valério Dourado, nasceu a 03 de maio de 1933 na Amadora e protagonizou outros êxitos como “Olha o Polícia Sinaleiro” e “As Carvoeiras”.

10h11 - Espanha alarga quarentena a 12 países entre os quais Moçambique

Espanha decidiu prolongar o período de quarentena para passageiros chegados do Brasil e da África do Sul e alargou esta medida a outros dez países, incluindo Moçambique, a fim de evitar a propagação de novas variantes da covid-19.

De acordo com a resolução do Ministério da Saúde publicada hoje no Boletim Oficial do Estado (correspondente ao Diário da República em Portugal), a medida vai entrar em vigor às 00h00 de 8 de março por um período de 14 dias.

O período de quarentena é alargado a pessoas chegadas das repúblicas do Botswana, União das Comores, Gana, Quénia, Moçambique, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué, Peru e Colômbia.

A quarentena será obrigatória para todos os viajantes que chegam destes países, com ou sem escalas intermédias, a qualquer aeroporto espanhol, durante os dez dias após a chegada, que serão sete no caso de o passageiro ser submetido a um teste diagnóstico de infeção aguda para despistar o vírus e este ser negativo.

Durante o período de quarentena, os viajantes devem permanecer na sua casa ou alojamento, bem como limitar o acesso a terceiros.

10h00 - Cabo Verde recebe 108 mil doses da vacina AstraZeneca produzidas na Índia e 5.850 da Pfizer

Cabo Verde vai receber 108 mil doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, produzidas na Índia, e 5.850 doses da vacina da Pfizer, ao abrigo da iniciativa Covax, mas os prazos de entrega ainda não estão oficialmente definidos.

De acordo com informação prestada à Lusa por fonte da Organização Mundial da Saúde (OMS), a calendarização dessa entrega a Cabo Verde - oficialmente a acontecer até maio - ainda não está definida com “exatidão”, mas no caso do arquipélago, as 108.000 doses da vacina da AstraZeneca serão provenientes dos laboratórios próprios e do instituto indiano Serum (maior produtor mundial), autorizado a produzir a mesma vacina.

Ainda ao abrigo da iniciativa Covax, foram atribuídas a Cabo Verde 5.850 doses da Pfizer, segundo a listagem oficial consultada pela Lusa e confirmada por fonte da OMS, embora igualmente sem concretizar datas para entrega.

9h33 - Sinovac com eficácia de 83,5 por cento, segundo estudo turco

A vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech tem uma eficácia de 83,5 por cento com base em testes finais da fase III, segundo um estudo da Universidade Hacettepe.

9h11 - Centro Hospitalar Lisboa Central recebeu há um ano o primeiro dos 3.316 doentes tratados

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) recebeu o primeiro doente com covid-19 há um ano e desde então já tratou 3.316 doentes, 313 dos quais crianças e jovens, segundo dados avançados hoje à agência Lusa.

No dia 3 de março de 2020, o Hospital Curry Cabral, um dos seis hospitais que integram o CHULC, recebia o primeiro doente com diagnóstico com covid-19, um dia depois de terem sido diagnosticados os primeiros dois casos no Porto, um no Hospital de Santo António e o outro no Hospital São João.

9h03 - FACIM em formato digital

A edição de 2021 da Feira Internacional de Moçambique (FACIM), principal mostra de atividades económicas do país, vai realizar-se em formato virtual devido à covid-19, de 30 de agosto a 5 de setembro, anunciou o Governo.

“A feira será feita de forma virtual" ou, "se os números indicarem uma redução significativa [do impacto de infeções], poderá haver uma mescla", com alguns eventos presenciais, disse o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimone Suazi, no final da reunião de terça-feira.

O certame avança para a 56.ª edição, depois de, em 2020, as autoridades moçambicanas terem decidido cancelar o evento como forma de tentar evitar a propagação da covid-19.

8h48 - Centros de vacinação devem ter capacidade para vacinar cerca de 50 pessoas por hora

Os centros a criar para acelerar a vacinação da população contra a Covid-19 devem ter capacidade para vacinar cerca de 50 pessoas por hora, uma sala de emergência e um médico para caso de reações adversas.

De acordo com a orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS), estes Centros de Vacinação Covid-19 (CVC) deve ter, como referência, um ou mais módulos de vacinação, cada um com cinco postos, para que cada enfermeiro consiga vacinar uma pessoa a cada 6-10 minutos.

Devem ser espaços amplos e arejados, ter rede de frio adequada às especificidades de cada vacina instruções do fabricante, profissionais de saúde com treino e formação para vacinar e atuar em caso de reações anafiláticas e equipamento de emergência para tratar estas situações.

8h40 - Explosão perto de um centro de testes nos Países Baixos

Um engelho explosivo rebentou perto de um centro de testagem em Bovenkarpse, no norte do país, revelou a polícia holandesa.


"Perto do centro de despistagem do serviço local de Saúde Pública de Bovenkarspel deflagrou um explosivo, por volta das 6h55 (5h55 em Lisboa). Os vidros das janelas partiram-se, mas não há feridos. A polícia está a investigar e o perímetro está vedado", disse a polícia em comunicado.

Os serviços de desminagem foram enviados para o local para determinarem se há mais material explosivo na zona, referiu a televisão pública holandesa.

Em janeiro, após a entrada em vigor do novo confinamento um centro de despistagem de SARS CoV-2 foi incendiado na cidade de Urk, província de Flevoland.

8h29 - Rússia reporta 10.535 novos casos e 452 óbitos

A Rússia registou mais 10.535 casos de infeção por SARS-CoV-2, dos quais 1284 em Moscovo, elevando o total nacional para 4.278.750.

O número de mortos desde o início da pandemia é agora de 87.348.

8h15 - Ordem dos Médicos defende administração da vacina AstraZeneca acima dos 65 anos

A Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje o alargamento da vacina contra a covid-19 da AstraZenca aos maiores de 65 anos, sublinhando que os dados mais recentes são robustos e suficientes para que a decisão seja tomada.

Em comunicado, o bastonário e o Gabinete de Crise para a Covid-19 da OM consideram ainda benéfico o alargamento do intervalo entre as duas doses da vacina da Pfizer, anunciado esta semana pelo Governo.

8h07 - Sociedade Portuguesa de Pediatria pede reabertura urgente das escolas

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das crianças.

uma posição conjunta, a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), a direção do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos e a Comissão Nacional da Saúde Materna, da Criança e do Adolescente, consideram urgente que os decisores equacionem a reabertura das escolas e a integração das crianças em atividades adequadas às suas reais necessidades.

"A aproximação ao normal poderá ter de ser faseada, com avaliação contínua e adequada, mas tem de ser rápida e programada de forma consistente", referem.

Para aquelas entidades, a urgência é maior no ensino pré-escolar e nos primeiro e segundo ciclos do ensino básico, seja pelo importante papel que o contacto com os educadores e com outras crianças tem no desenvolvimento psicomotor de competências básicas, seja pelo maior impacto no funcionamento em sociedade e pelo menor risco de contagiosidade comunitária.

"A abertura das escolas para as restantes fases de ensino poderá ter de seguir uma progressão gradual, por ciclos de ensino, deixando os mais diferenciados, em que o os métodos de ensino não presencial colocam menos dificuldades, para mais tarde. Mas não esqueçamos a necessidade de socialização dos adolescentes, cuja saúde mental está em risco", sublinham.

Aquelas entidades consideram que os planos definidos para o início do presente ano letivo mostraram-se eficazes, com boa adesão de profissionais escolares e de alunos, não se tendo verificado surtos relevantes com origem nos estabelecimentos de ensino.

Por isso, defendem que o reforço da vigilância epidemiológica, pelos serviços de saúde, permitirá minimizar o risco associado à abertura das escolas, assegurando que uma atuação direcionada permitirá o controlo da disseminação da doença, sem que se torne necessário regressar a medidas mais agressivas.

7h59 - Saúde mental

Em entrevista à Lusa, o psiquiatra Ricardo Gusmão afirma que, na sequência da pandemia da Covid-19, pode haver grupos de risco futuro em termos de saúde mental, designadamente doentes que estiveram internados, idosos, pessoas que testemunharam a morte de familiares ou profissionais de saúde.

"As pessoas que perderam e testemunharam a morte, os familiares das pessoas que estiveram doentes, e passaram mal ou morreram, são um grupo que têm de facto um aumento de risco para luto e o luto muitas vezes complica-se e dá doença depressiva e stresse pós-traumático", sustentou o investigador do Instituto de Saúde Pública do Porto.

7h52 - Alemanha com mais de nove mil casos em 24 horas

O número de infeções na Alemanha aumentou em 9019, para um total de 2.460.030 casos reportados desde o início da pandmia pelo Instituto Robert Koch.

Morreram mais 418 pessoas, para um total acumulado de 70.881.

7h47 - Um recado de Durão

As farmacêuticas devem concentrar-se em acabar com a fase mais aguda da pandemia da Covid-19, ao invés de procurarem ganhar mais dinheiro com acordos bilaterais para venda, defende o presidente da Aliança Global para as Vacinas.

"Os fabricantes devem comprometer-se a ajudar a acabar com a fase aguda da pandemia e isso significa trabalhar diretamente com a [plataforma internacional de distribuição equitativa de vacinas] Covax em vez de buscar maiores ganhos financeiros por meio de acordos bilaterais", afirma Durão Barroso, em entrevista por escrito à agência Lusa.

O antigo primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia salienta que "este vírus não respeita fronteiras" e que o caminho para acabar com a pandemia que desencadeou "não é entrar em competição desenfreada entre uns e outros".

A plataforma global Covax prevê entregar em todo o mundo 2,3 mil milhões de doses de vacinas em 2021, adiantou ainda Durão.

7h16 - Concertação Social

O Governo reúne-se esta quarta-feira com as confederações patronais e sindicais, no quadro da Concertação Social, tendo em vista discutir questões relacionadas com a pandemia.

O encontro foi convocado pelo Conselho Económico e Social (CES), a pedido do gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Nesta reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, será feito o ponto de situação das medidas criadas para enfrentar a crise pandémica. Será ainda analisado o resultado do trabalho sobre formação profissional que tem vindo a ser feito ao nível de um grupo especializado, com vista a um acordo tripartido.

6h46 - Ponto de situação

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras já detetou 16 testes à Covid-19 falsos nos aeroportos portugueses.

O último caso foi detetado no domingo no Porto. No total, já foram identificados dez no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e seis no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O primeiro destes casos surgiu em dezembro do ano passado.


Os testes falsos foram apresentados por cidadãos estrangeiros, mas também por portugueses. Vinham de países como França, Reino Unido, Áustria, Brasil, Senegal e Turquia.

Quem é detetado com um teste falso fica retido no aeroporto, é obrigado a fazer um teste e incorre num crime de falsificação de documento. O caso é depois reportado ao Ministério Público para ser investigado.

O infrator pode ter de pagar uma multa e incorre numa pena de até três anos de prisão.
O impacto económico da pandemia
As consequências de um ano de pandemia são visíveis a nível económico. Depois de um crescimento de 2,2 por cento em 2019, a pandemia fez com que a economia registasse uma queda histórica de 7,6 por cento em 2020.
Um dos sectores mais afetados foi o turismo. Depois de bater novos recordes em 2019, Portugal teve menos 17 milhões de turistas em 2020. As receitas caíram 67 por cento, mais de dois terços face ao ano anterior.
O Estado recebeu menos e gastou muito mais. O total dos apoios anunciados chegou a 22 mil milhões de euros. Ainda assim, metade desse dinheiro não foi ainda introduzido na economia porque diz respeito a linhas de crédito e moratórias bancárias.

A secretária de Estado do Turismo garante que o Governo poderá melhorar os apoios às empresas do sector.
Em entrevista à RTP, Rita Marques adiantou também que o Executivo está a preparar um plano para a retoma.
Vacinação de pessoal escolar
A ministra da Saúde afirma que o Governo está a ponderar incluir professores e funcionários das escolas no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

Em entrevista à SIC, Marta Temido sublinhou que as escolas podem ser equiparadas a um serviço essencial e que, por isso, o pessoal docente e não docente poderá ter uma vacinação diferenciada.

A governante afirma ainda que a hipótese está a ser ponderada em Portugal e noutros países.

Na mesma entrevista, Marta Temido confirmou que está a ser analisada a hipótese de o processo de desconfinamento começar pelo regresso às aulas presenciais dos alunos dos primeiros anos de ensino.
Balanço do processo
Segundo o mais recente relatório, 265.281 portugueses já têm a vacinação completa contra a Covid-19. Receberam a primeira dose 603.486 pessoas.

Até dia 28 de fevereiro, Portugal recebeu mais de um milhão de doses das vacinas. Foram administradas cerca de 933 mil.

É no grupo etário das pessoas com mais de 80 ano que o processo vai mais adiantado: 34 por cento já receberam a primeira dose e nove por cento têm a vacinação completa.
Ansiedade entre crianças e jovens
O número de casos de crianças e jovens com ansiedade disparou nos hospitais do país devido à situação pandémica.

No Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, o atendimento nas urgências aumentou 50 por cento em janeiro e fevereiro deste ano, comparado com igual período do ano passado.

Já no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, os casos de ansiedade diminuíram, mas as tentativas de suicídio e as perturbações de comportamento alimentar foram mais graves.

No Hospital de São João, no Porto, a percentagem de diagnósticos na urgência pediátrica por perturbações de ansiedade passou a barreira dos 70 por cento.

Os dados foram disponibilizados pela Administração Central do Sistema de Saúde ao jornal Público.
O quadro em Portugal
Morreram mais 38 pessoas com Covid-19 em 24 horas, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de terça-feira. São 16.389 desde o início da pandemia.

Foram também identificados 691 novos casos confirmados de infeção, para um total de 805.647.

Continuam internadas nas enfermarias 1997 pessoas, menos 170 do que na véspera. É o valor mais baixo desde 30 de outubro.

Nos cuidados intensivos estão 446 doentes, menos 23.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.539.505 mortes, resultantes de mais de 114,3 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Um estudo desenvolvido na Escócia concluiu que a vacina da AstraZeneca é eficaz em pessoas com mais de 65 anos.
Esta vacina mostrou ser capaz de reduzir a hospitalização por Covid-19 em 94 por cento um mês após a inoculação.