Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



00h01 - A American Airlines fez saber que as reservas de bilhetes estão perto de níveis pré-pandemia e que os aeroportos registam mais de um milhão passagens nos 'checkpoints' há 18 dias consecutivos, segundo a Associated Press.

23h21 - O Presidente Nicolás Maduro advogou uma reestruturação integral da dívida venezuelana e dos países em desenvolvimento, perante a pandemia da covid-19. Maduro insiste que as sanções norte-americanas reduziram em 99% os rendimentos da Venezuela.

"É importante que se tenha em conta as condições particulares dos países em desenvolvimento, em especial das economias mais pequenas. Mais que uma suspensão temporária da dívida, é necessário uma reestruturação integral, sem que isso signifique uma cessação de soberania", disse.

22h53 - Covid-19. Governo aponta para crescimento das receitas do turismo de 20 a 30% em 2021
22h12 - Angola com mais 69 casos novos, uma morte e 91 recuperados

Angola registou nas últimas 24 horas mais 69 casos novos de covid-19, bem como uma morte, e recuperou 91 doentes, segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Os novos casos são relativos a 38 pessoas do sexo masculino e 31 do sexo feminino, com idades compreendidas entre oito e 75 anos, sendo 54 da Província de Luanda, sete de Cabinda, cinco do Cuando Cubango, dois do Zaire e um de Benguela.

O óbito foi de um cidadão angolano, de 72 anos, da província de Luanda, com comorbilidades (hipertensão arterial e diabetes mellitus).

Recuperaram 91 pessoas, com idades entre um e 74 anos, sendo 87 da província de Luanda e quatro do Huambo.

Angola acumula 22.132 casos de covid-19, dos quais 1.218 ativos, incluindo seis em estado crítico e oito graves, 534 óbitos e 20.380 recuperados.

21h57 - Espanha mantém restrições até 30 de abril

A Espanha prolongou até 30 de abril a restrição temporária de viagens não essenciais de países terceiros para a União Europeia e países associados ao espaço europeu Schengen.

O país roça o alto risco de transmissão da doença covid-19 (mais de 150 infeções por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias) ao aumentar a incidência média cumulativa para 149,2 casos, segundo dados oficiais publicados hoje.

O Ministério da Saúde contabilizou 15.501 infeções e 189 mortes desde sexta-feira, com o número total de contagiados a atingir os 3.270.825 desde o início da pandemia, em fevereiro do ano passado, e o total de óbitos a subir para 75.199.

21h41 - Foram administradas 536 milhões de doses de vacinas em todo o mundo

As redes de saúde de todo o mundo já administraram 536 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, mas a distribuição continua bastante desigual, com três em cada quatro doses concentradas nos 10 países mais ricos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, recordou que a embora a vacinação já tenha começado em 177 nações, ainda não arrancou em 36 países, e que o fato de 76% das doses inoculadas se concentrar em 10 países é prejudicial para toda a comunidade internacional.

21h33 - Europa considera aumentar restrições para evitar quarta vaga de infeções

O receio que uma quarta vaga de covid-19 provoque um aumento descontrolado de infeções, especialmente durante as férias da Páscoa, levou vários países europeus a considerar medidas mais restritivas para evitar também a saturação nas Unidades de Cuidados Intensivos.

21h19 - Livre-trânsito digital deve ser "incentivo" e não "discriminação negativa"

O eurodeputado socialista espanhol Fernando Aguilar defendeu hoje que o certificado verde digital, proposto pela Comissão Europeia, deve ser um "incentivo" à circulação e não uma discriminação "negativa", devendo estabelecer-se um "prazo" para o uso do mesmo.

Intervindo num 'webinar' para jornalistas sobre o livre-trânsito digital, o eurodeputado, presidente da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos (LIBE) do Parlamento Europeu, começou por frisar ser necessária "confiança" para "restaurar a livre circulação de pessoas na União Europeia" (UE).

Fernando Aguilar ressalvou, no entanto, estar preocupado com a "proteção de todos os direitos fundamentais que potencialmente poderão ser afetados por esta iniciativa, particularmente a confidencialidade dos dados, a privacidade e a consistência da regulação".

21h11 - Idosos nos lares da Madeira voltam a ter visitas de 30 minutos uma vez por semana

As visitas aos utentes dos lares de idosos da Madeira são retomadas na terça-feira, limitadas a 30 minutos e a uma pessoa por semana, que fica obrigada a efetuar um teste antigénio à covid-19 até 72 horas antes.

Estas são algumas das regras que constam da resolução do executivo da Madeira, aprovada na passada semana em reunião do Conselho do Governo, que decidiu manter as restantes medidas restritivas devido aos casos de pandemia covid-19 registados na região, como as limitações de circulação e o recolher obrigatório, na sequência da renovação do estado de emergência.

21h05 - Precários exigem que Governo desbloqueie apoios depois da promulgação de Marcelo

O movimento Precários Inflexíveis exigiu hoje ao Governo que desbloqueie os apoios aos trabalhadores independentes, depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter promulgado o alargamento dos apoios sociais, de acordo com um comunicado.

“Depois da pressão dos últimos dias e da dramatização do Governo, o Presidente da República promulgou este domingo os diplomas que alargam os apoios sociais”, recordou o movimento, acrescentando que “Marcelo justifica a decisão com a ‘necessidade da situação vivida’ e constata que estas alterações estão ‘cobertas, em parte, por legislação do Governo’”.

Na mesma nota, os Precários Inflexíveis dizem que esperam “que o Governo desista desta batalha sem sentido e que finalmente seja desbloqueado o alargamento dos apoios, tão necessário para milhares de pessoas”.

20h53 - Vão manter-se as restrições nas viagens

A partir de 1 de abril, quem chegar de França ou de Itália, por exemplo, passa também a ter de cumprir 14 dias de isolamento. ### 1308357### Quem viajar de avião, terá de apresentar sempre teste PCR negativo.

20h46 - Estudo revela que o primeiro confinamento afetou a aprendizagem

O estudo analisou alunos do 3º, 6º e 9º anos e concluiu que o grupo mais afetado foi o do 6º ano. ### 1308356### Os investigadores descobriram ainda que metade dos alunos têm dificuldades em realizar as tarefas mais elementares.

20h42 - Vacinação de docentes deve estar concluída em abril

Este fim-de-semana foram vacinados mais de 60 mil professores e não docentes. Sábado foi o dia com mais vacinas administradas desde o início do ano.
Os restantes professores serão vacinados no fim-de-semana de 10 e 11 de abril.

20h25 - Marcelo promulga teletrabalho obrigatório até ao fim do ano

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma do Governo que aprova o teletrabalho obrigatório até ao final do ano, segundo uma nota publicada no ‘site’ da Presidência.

“Atendendo aos motivos sanitários invocados, apesar das óbvias limitações que podem resultar para entidades coletivas de trabalhadores e empresários, o Presidente da República promulgou o diploma do Governo que prorroga até 31 de dezembro de 2021 o regime excecional e transitório de reorganização do trabalho e de minimização de riscos de transmissão da infeção da doença covid-19 no âmbito das relações laborais”, lê-se no comunicado.

20h15 - Mais de 60 mil profissionais das escolas vacinados

Mais de 60 mil professores e não docentes do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino público e privado foram vacinados contra a covid-19 no fim de semana, anunciou hoje a `task force´ que coordena a vacinação.

Em comunicado, a estrutura liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo adiantou que, no âmbito da vacinação do pessoal docente e não docente, mais de 71 mil pessoas foram notificadas por mensagem SMS ou por contacto telefónico.

De um grupo inicial de cerca de 78.700 utentes ligados ao setor da Educação, foram excluídos aqueles que já tinham sido vacinados noutros contextos, as grávidas e os que já tinham contraído covid-19, adiantou a `task force´.

No total, foram administradas durante o fim de semana 60.334 vacinas contra o vírus SARS-CoV-2, 46.182 das quais no sábado e as restantes 14.152 no domingo.

20h03 - PM britânico reitera mensagem de cautela após alívio do confinamento

O Reino Unido registou 23 mortes e 4.554 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com dados divulgados pelo Governo britânico, que hoje reforçou a mensagem de cautela para o risco de um novo surto.

“Por causa do relaxamento [das restrições] e abertura das escolas, estamos a começar a ver alguns dos gráficos ligeiramente curvados como sanduíches velhas dos comboios britânicos, subindo um pouco nos grupos mais jovens”, admitiu o primeiro-ministro Boris Johnson numa conferência de imprensa.

Por isso, urgiu, os britânicos devem continuar a ser “cautelosos”, aludindo para os surtos de infeções registados em vários países europeus e o risco de alastrarem para o Reino Unido.

O Governo britânico levantou hoje mais algumas restrições em Inglaterra, permitindo o convívio de grupos de seis pessoas ou dois agregados familiares ao ar livre, bem como desportos em espaços abertos, como ténis, futebol, natação ou golfe.

19h56 - Cabo Verde com mais 65 infetados em 24 horas

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 65 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 17.190 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 411 amostras desde domingo, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 21 infetados (em 62 amostras) com o vírus que provoca a covid-19, contando agora com 467 casos ativos.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de São Miguel (dois), Santa Cruz (dois) e Santa Catarina (um).

Na ilha do Sal, novo foco do vírus no arquipélago, foram confirmados mais seis infetados (em 34 amostras), passando a 178 casos ativos.

Foram ainda registados casos nas ilhas da Boa Vista (16), São Nicolau (10), São Vicente (seis) e Santo Antão (um).

19h50 - França ultrapassa número máximo de doentes graves da segunda vaga

Quase 5 mil pessoas estão internadas em França nas unidades de cuidados intensivos devido à doença covid-19 e as próximas 48 horas vão ser essenciais para as autoridades francesas avaliarem um novo confinamento nacional.

Os números da pandemia em França continuam a subir, com 4.974 pessoas internadas nas unidades de cuidados intensivos e um total de 28.322 pessoas hospitalizadas devido ao vírus.

Só nas últimas 24 horas foram admitidas nos hospitais mais de 2 mil pessoas devido a sintomas da covid-19, segundo as autoridades sanitárias.

O número de pacientes graves nesta terceira vaga já ultrapassa o pico de doentes graves durante a segunda vaga, que aconteceu entre outubro e dezembro de 2020.

19h39 - Autoridades canadianas recomendam suspensão da AstraZeneca a menores de 55 anos

O Comité Nacional de Aconselhamento sobre Imunização do Canadá está a recomendar uma pausa na vacinação da AstraZeneca contra a covid-19 a pessoas com menos de 55 anos, noticiou hoje a agência noticiosa Associated Press (AP).

A agência indica que uma pessoa familiarizada com este dossiê confirmou a informação sob anonimato, com as províncias do Canadá a decidirem de forma autónoma sobre a adoção ou rejeição desta recomendação.

No imediato não foi possível esclarecer o motivo desta recomendação, mas diversos Estados europeus, que suspenderam a administração da vacina pelos receios de que poderia provocar coágulos sanguíneos, retomaram a vacinação após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) ter considerado a vacina segura.

O Canadá deverá receber esta semana dos Estados Unidos 1,5 milhões de doses da AstraZeneca.

19h25 - Uma pessoa vacinada baixa em 30% risco de agregado familiar ficar infetado

Um estudo hoje divulgado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) revela que uma vacina contra a covid-19 num determinado agregado familiar pode reduzir em pelo menos 30% o risco de infeção nos restantes membros.

A informação consta de um relatório sobre o risco de transmissão da SARS-CoV-2 por recuperados ou vacinados contra a covid-19, no qual o ECDC dá conta de um estudo que indica que “a vacinação de um membro do agregado familiar reduz o risco de infeção em membros suscetíveis do agregado familiar em pelo menos 30%”.

Esse estudo destacado pela agência europeia, realizado na Escócia, teve em conta profissionais de saúde e revela também que, como os membros dos agregados familiares destes trabalhadores “poderiam também ter sido infetados por outras vias, a redução do risco de infeção em 30% é provavelmente uma estimativa por baixo e poderia na realidade atingir os 60%”.

“Estas conclusões são consistentes com uma redução substancial do risco de transmissão de indivíduos totalmente vacinados para contactos suscetíveis”, acrescenta o ECDC no relatório.

19h10 - Guterres apela ao alívio da dívida dos países mais pobres

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou hoje à comunidade internacional para a aplicação de “um novo mecanismo” destinado ao alívio da dívida dos países mais pobres, fragilizados pela pandemia.

No decurso de uma conferência de alto nível sobre o financiamento ao desenvolvimento organizada na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Guterres emitiu um “apelo à ação urgente” no contexto “da pior recessão desde a Grande Depressão”.

Os países dos G20 despenderam cerca de 16 biliões de dólares (13,5 biliões de euros) para relançar as suas economias, mas os países em desenvolvimento não têm essa capacidade, lamentou no decurso deste evento organizado com o Canadá e a Jamaica, na presença de representantes de várias dezenas de Estados.

“Os alívios suplementares e direcionados da dívida a favor dos países vulneráveis, incluindo os países com rendimentos intermédios, serão necessários em definitivo”, disse, ao apelar à criação deste “novo mecanismo”.

18h59 - São Tomé regista mais 19 casos desde sábado

São Tomé e Príncipe registou mais 19 casos positivos de covid-19 entre sábado e hoje, elevando o total de infeções pelo novo coronavirus para 2.215 no país, anunciou o Ministério da Saúde.

De acordo com o boletim divulgado, das 19 pessoas infetadas, três foram registadas hoje, sendo uma em São Tomé e duas na ilha do Príncipe, onde os casos têm tendência a aumentar, somando já 12 os pacientes sob vigilância em isolamento domiciliar.

Com estes novos dados, o total de cidadãos infetados com covid-19 e sob isolamento domiciliar totalizam 117, sendo que 104 deles estão na ilha de São Tomé, onde também está internado um doente no hospital de campanha.

De acordo com o ministério da saúde de São Tomé, nas últimas 24 horas foram dadas como recuperadas da doença seis pessoas, aumentando o total para 2.064.

O número de óbitos continua em 34.

18h50 - Restrições agravaram fome em zonas urbanas do Zimbabué

As restrições destinadas à contenção da covid-19 no Zimbabué levaram a um agravamento da fome nas zonas urbanas do país, onde pelo menos 2,4 milhões de pessoas enfrentam dificuldades para satisfazer necessidades alimentares básicas, anunciou hoje a ONU.

Segundo o Programa Alimentar Mundial (PAM), 42% dos agregados familiares urbanos não serão capazes de satisfazer as suas necessidades de cereais este ano, mais 30% que em 2019, noticia a agência France-Presse (AFP).

“As medidas postas em prática para conter a propagação da covid-19 infligiram um duro golpe às populações urbanas, que incluem muitos trabalhadores que vivem do dia-a-dia”, afirmou o PAM num comunicado, que cita um comité especial do Governo do Zimbabué, doadores internacionais, outras agências da ONU e organizações não-governamentais (ONG).

O PAM acrescenta que as restrições à deslocação de pessoas, impediram ainda que trabalhadores que não encontrassem trabalho nas suas cidades pudessem aceitar trabalho sazonal no campo.

18h38 - Novas soluções de logística podem levar vacinas a mais partes do mundo

Equipas de investigadores estão a analisar novas formas de armazenar vacinas contra a covid-19, com o objetivo de ultrapassar a exigência de uma cadeia de ultrafrio, que dificulta a distribuição do fármaco em muitas regiões do mundo.

Em causa estão as vacinas à base da tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), como as das farmacêuticas Pfizer e Moderna, que apresentam um período vida útil de apenas algumas horas se não estiverem armazenadas em temperaturas muito baixas.

Atualmente, a vacina da Pfizer precisa de ser mantida a 80 graus celsius negativos (-80º) para armazenamento de longo prazo e da Moderna a -20º, "requisitos que são difíceis" de cumprir em termos logísticos, adiantou Darrick Carter, diretor científico da HDT Bio, uma empresa de biotecnologia de Seattle, nos Estados Unidos, que desenvolve imunoterapias para regiões desfavorecidas do mundo.

18h23 - Reinfeções são raras mas são precisos mais estudos sobre variantes

Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) disse hoje que as reinfeções por SARS-CoV-2 são “bastante raras”, dado o nível “muito elevado” de proteção até sete meses após a infeção, mas pediu estudos devido às novas variantes.

“Há provas de que a reinfeção [por covid-19] continua a ser um acontecimento raro”, refere o ECDC num relatório sobre o risco de transmissão da SARS-CoV-2 por recuperados ou vacinados contra a covid-19.

A agência europeia precisa que “estudos que acompanharam pessoas durante cinco a sete meses após a recuperação de uma infeção pelo SARS-CoV-2 estimaram que o efeito protetor da infeção anterior é muito elevado durante esse período, entre 81% a 100%”.

Ainda assim, “a proteção contra a reinfeção é menor em indivíduos com 65 anos ou mais”, acrescenta.

O ECDC alerta, porém, que “muitos destes estudos foram realizados antes do aparecimento das variantes preocupantes do SARS-CoV-2”, nomeadamente as que tiveram origem no Reino Unido, no Brasil e na África do Sul.

“À medida que o número de indivíduos que adquirem imunidade natural aumenta, espera-se que o número total de infeções diminua significativamente, levando a uma diminuição geral da transmissão, a menos que as alterações genéticas nas variantes circulantes induzam a uma fuga imunitária significativa”, assinala.

Em nota de imprensa, a diretora do ECDC, Andrea Ammon, diz ser “muito encorajador ver que as reinfecções do SARS-CoV-2 são bastante raras”.

“Embora o efeito das novas variantes nos padrões de transmissão deva ser acompanhado de perto, ainda esperamos que o número total de infeções diminua significativamente à medida que a cobertura vacinal aumenta”, adianta Andrea Ammon.

18h14 - Ordem reclama vacinação prioritária de médicos infetados há mais de 90 dias

A Ordem dos Médicos insistiu hoje na necessidade de incluir nos primeiros grupos de vacinação os profissionais de saúde e as pessoas com 80 anos ou mais que já tiveram covid-19 há mais de 90 dias.

A Ordem reclama, em comunicado, a rápida revisão da norma da Direção-Geral da Saúde que “impede a vacinação prioritária de médicos que já tiveram covid-19”.

A instituição defende que os médicos e outros profissionais de saúde com infeção prévia a SARS-CoV-2 contraíram a doença, na maioria dos casos, no exercício profissional e encontram-se novamente em risco, devido à “possibilidade de reinfeção”.

Podem também, de acordo com a Ordem, “ser veículo de transmissão da doença na comunidade”, em particular a doentes mais fragilizados que necessitam de cuidados de saúde por patologia não-Covid.

“A evidência científica disponível documenta um risco crescente de reinfeção após os 90 dias, sobretudo nos indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos e nos imunodeprimidos”, defende a Ordem dos Médicos .

18h07 - Itália regista 417 mortes nas últimas 24 horas e aumento de hospitalizações

A Itália contabilizou 417 mortes devido à doença covid-19 nas últimas 24 horas e um aumento da pressão hospitalar, enquanto 12.916 novas infeções foram registadas, segundo dados do Ministério da Saúde.

Os novos casos baixaram em comparação com os últimos dias, devido à menor realização de testes nas últimas 24 horas, com 156.692 testes – incluindo os de antígenos – em comparação com os 357.154 de domingo.

Porém, as mortes subiram, já que passaram de 297 no dia anterior para 417 hoje.

O número de óbitos em Itália desde o início da emergência sanitária, em fevereiro do ano passado, subiu para 108.350, num total de 3.544.957 infeções.

Dos 565.993 atualmente contagiados, 32.884 estão hospitalizados, mais 504 do que na véspera, e 3.721 estão internados em Unidades de Cuidados Intensivos, mais 42 do que no domingo.

18h00 - Espanha registou desde sexta-feira 15.501 novos casos e 189 mortes

A Espanha registou desde sexta-feira 15.501 casos de covid-19, elevando para 3.270.825 o total de infetados até agora no país, numa altura em que continua a tendência ascendente de novos contágios, segundo números oficiais divulgados hoje.

O Ministério da Saúde espanhol também contabilizou mais 189 mortes atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 75.199.

O nível de incidência acumulada (contágios) em Espanha teve um aumento significativo durante o fim de semana, passando de 139 (sexta-feira) para 149 casos hoje diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as de Madrid (255), País Basco (233), Catalunha (208), Astúrias (159) e Aragão (140).

17h45 - Sociedades médicas pedem inclusão dos doentes neuromusculares na 1.ª fase de vacinação

As Sociedades Portuguesas de Pneumologia, Pneumologia Pediátrica e Sono, Neurologia e Neuropediatria apelaram hoje à inclusão dos doentes neuromusculares na primeira fase de vacinação contra a covid-19.

"Este pedido conjunto das quatro sociedades médicas surge na sequência da identificação destes doentes como indivíduos com um risco de infeção grave e de mau prognóstico a SARS-CoV-2", revelaram em comunicado as entidades.

Os especialistas apontam para que fatores como a fraqueza dos músculos respiratórios, a dependência de suporte ventilatório, o envolvimento cardíaco e a associação frequente a algumas comorbilidades como a obesidade, hipertensão arterial e diabetes, contribuem para que o risco nestes doentes seja muito elevado.

"As doenças neuromusculares são um grupo heterogéneo de patologias caracterizadas pela fraqueza muscular e com uma prevalência entre 1 a 10/100.000 e na sua maioria não têm cura", destacaram as sociedades médicas, que enviaram uma carta conjunta para a ‘task force' que coordena a vacinação a nível nacional, liderada por Henrique Gouveia e Melo.


17h35 - Moçambique regista mais cinco óbitos e 95 novos infetados

Moçambique registou a morte de mais cinco pessoas vítimas do novo coronavírus e outras 95 foram infetadas nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

As cinco vítimas, todas de nacionalidade moçambicana, morreram entre quinta-feira e domingo, referiu Benigna Matsinhe, diretora adjunta de Saúde Pública, durante a atualização de dados sobre a pandemia de covid-19.

Os pacientes tinham entre 39 e 76 anos, acrescentou a diretora.

Com os novos dados, Moçambique contabiliza cumulativamente 769 óbitos por covid-19 e 67.292 casos, 82% destes recuperados da doença.

17h23 - Pandemia prejudicou mais alunos do 6.º e mais novos ganharam com apoio dos pais

Os alunos do 6.º ano foram os mais prejudicados com o ensino à distância provocado pela pandemia de covid-19, que afetou menos os estudantes mais novos que contaram com o apoio familiar, revela estudo nacional.

Estes são alguns dos resultados preliminares do estudo diagnóstico realizado pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) divulgado hoje e que tinha como objetivo avaliar o impacto da suspensão das atividades presenciais nas escolas a 16 de março do ano passado entre os alunos do ensino básico.

Em janeiro, mais de 23 mil alunos (23.340 alunos) do 3.º, 6.º e 9.º ano realizaram um conjunto de tarefas para perceber o estado das aprendizagens em três áreas: literacia matemática; literacia científica e literacia de leitura e informação.

Os resultados mostram que os alunos que agora estão no 6.º ano foram os mais afetados pelo ensino à distância enquanto os mais novos (do 3.º ano) tiveram mais facilidades em continuar a aprender em casa.

17h15 - Feirantes esperam retomar 2.500 mercados e feiras por mês

A Federação das Associações de Feirantes estima que a partir de 5 de abril cerca de 2.500 mercados e feiras voltem a realizar-se todos os meses e apela aos municípios que isentem os feirantes do pagamento de taxas.

“Na grande maioria dos municípios está tudo preparado, por parte dos presidentes de câmara, para a partir do dia 5 de abril se dar a reabertura dos mercados de produtos não alimentares, não se esperando que haja intransigência das autarquias”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Federação Nacional das Associações de Feirantes (FNAF), Joaquim Santos.

A data para a reabertura das feiras e os mercados de venda de produtos não-alimentares, cuja realização se encontra suspensa desde o dia 15 de janeiro devido à pandemia de covid-19, foi anunciada no passado dia 11, pelo primeiro-ministro, António Costa, mas a medida fica sujeita a autorização municipal, à semelhança do que já aconteceu no primeiro confinamento, no ano passado.

17h03 - OIT defende manutenção de apoios sociais a trabalhadores e empresas

diretora do Departamento das Atividades dos Trabalhadores da OIT, Maria Helena André, defendeu hoje como “fundamental” a manutenção dos apoios sociais às empresas e aos trabalhadores, receando um “choque retardado” caso sejam retirados pelos Governos.

A responsável da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que participava na conferência “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, organizada pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), disse ser “fundamental que se mantenham os esforços contínuos, tanto a nível nacional, como a nível da UE, para apoiar todos os trabalhadores e empresas”.

“Os programas económicos e financeiros implementados pelos Governos e pela UE têm sido bem-sucedidos nos apoios às empresas e aos trabalhadores”, sublinhou.

Embora reconheça que esses apoios contribuem para “aumentar a pressão sobre as finanças públicas no futuro”, Maria Helena André receia “um choque retardado, tanto para as empresas como para os trabalhadores, caso os Governos retirem esses apoios à economia”.

“Se analisarmos os relatórios de monitorização da OIT, aquilo que se vê é que quanto maiores são os estímulos orçamentais em percentagem do PIB [produto interno bruto], menores as perdas de horas de trabalho”, apontou.

16h52 - Palestinianos recebem 100 mil doses de vacina chinesa

Os palestinianos receberam hoje 100 mil doses da vacina chinesa contra o coronavírus Sinopharm, dadas por Pequim e que constitui o maior lote de vacinas recebidas desde o início da pandemia.

Estas doses “representam a promessa feita pela China de colocar as vacinas ao serviço do mundo e de apoiar plenamente os esforços da Autoridade Palestiniana no seu combate ao coronavírus”, afirmou o embaixador chinês junto da Autoridade Palestiniana, Guo Wei, numa conferência de imprensa em Ramallah.

Este lote de 100 mil doses vai “contribuir muito para acelerar a campanha de vacinação”, congratulou-se a ministra da Saúde palestiniana, Mai al-Kaila, que recentemente tinha alertado para um recrudescimento dos casos de covid-19 na Cisjordânia, ocupada por Israel desde 1967.

A Autoridade Palestiniana iniciou a 21 de março a vacinação das pessoas com mais de 75 anos e das que sofrem de algumas doenças, alguns dias depois de ter recebido um primeiro lote de 60 mil vacinas anti-coronavírus através do mecanismo COVAX destinado às regiões desfavorecidas.

16h43 - PSP encerra casino ilegal e detém 14 pessoas em Torres Vedras

PSP desmantelou um casino ilegal e deteve 14 pessoas por jogo ilegal em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, anunciou hoje o Comando Metropolitano.

No âmbito de uma investigação policial, com mandado de busca do Ministério Público, a PSP "procedeu ao desmantelamento de um casino ilegal a operar na cidade de Torres Vedras, numa operação que decorreu na noite de sexta-feira".

Em declarações à RTP, o proprietário da garagem usada para o jogo, Pedro Vaza, afirmou que "o espaço não se pode equiparar a um casino ilegal", uma vez que não foram encontradas máquinas de jogos, nem quantidades avultadas de dinheiro.

O proprietário admitiu que, por juntar algumas pessoas, estaria a violar as regras do decreto do estado de emergência por causa da pandemia de covid-19.

As autoridades policiais encontraram no seu interior 14 pessoas, entre os 22 e os 58 anos, que foram detidas em flagrante delito pela prática de jogo ilegal.

16h30 - Portugal com 32 concelhos com incidência acima do limite para desconfinar

Portugal tem 32 concelhos com mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias, um valor acima das metas nacionais definidas pelo Governo para o desconfinamento, segundo a Direção-Geral de Saúde.

Em 11 de março, na apresentação do plano de desconfinamento, o primeiro-ministro, António Costa, avisou que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os “120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias” ou sempre que o Rt - o número médio de casos secundários que resultam de um caso infetado pelo vírus - ultrapasse 1.

O boletim da Direção-Geral de Saúde de hoje revela que 32 concelhos tinham uma incidência cumulativa, entre 10 e 23 de março, acima dos 120 novos casos por 100 mil habitantes.

Destes 32 concelhos, nove têm valores acima dos 240 casos por 100 mil habitantes, destacando-se Alcoutim com 417 casos e Machico com 601 casos, este último classificando-se num risco muito elevado.

No anterior boletim o concelho madeirense de Machico já se encontrava em risco muito elevado, ou seja, com uma incidência entre 480 e 959,9 casos por 100 mil habitantes.

Saíram desta lista de risco muito elevado os concelhos madeirenses de Ponta do Sol e de Santa Cruz (548) e o concelho alentejano de Alcoutim.

16h20 - Resposta económica da UE à crise ascende a pelo menos 3,7 biliões de euros

A resposta económica da União Europeia à crise da covid-19 já ascende a, pelo menos, 3,7 biliões de euros, incluindo 2.553 mil milhões de euros em medidas de liquidez e ajudas estatais devido às regras mais flexíveis.

A informação é divulgada pela Comissão Europeia na sua página da internet, na qual observa que “os Estados-membros já adotaram várias medidas orçamentais, de liquidez e políticas para aumentar a capacidade dos seus sistemas de saúde e proporcionar alívio aos cidadãos e setores particularmente afetados” pela crise da covid-19, o que combinado com os apoios das instituições da UE já gerou uma mobilização de pelo menos cerca de 3,7 biliões de euros.

Este montante não tem em conta o Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros (a chamada ‘bazuca’ europeia) nem o orçamento da União Europeia (UE) a longo prazo de 1,1 biliões de euros, o pacote de ajuda sem precedentes de 1,8 biliões de euros acordado pelos líderes europeus em julho de 2020 e que, em parte, deverá começar a chegar aos países em breve, após a apresentação e aprovação dos planos nacionais de resiliência.

16h09 - Multadas 124 pessoas no distrito de Leiria por violarem confinamento

A GNR multou 124 pessoas no fim de semana no distrito de Leiria por incumprimento das medidas para contenção da pandemia de covid-19, elevando para meio milhar o número de pessoas autuadas nos três últimos fins de semana.

Num comunicado, o Comando Territorial de Leiria da GNR informa hoje que no sábado e no domingo “identificou 124 pessoas por incumprimento das medidas vigentes para a contenção da pandemia covid-19, com especial atenção para a limitação de circulação entre concelhos e para o dever geral de recolhimento domiciliário, em diversos concelhos do distrito de Leiria”.

“No âmbito da Operação covid-19 ‘Recolhimento +’, os militares da Guarda realizaram diversas ações de patrulhamento e de fiscalização rodoviária direcionadas para os locais de grande afluência de pessoas e para os limites de concelhos, tendo sido identificadas 124 pessoas que se encontravam em incumprimento das medidas impostas pelo estado de emergência, resultando na elaboração dos respetivos autos de contraordenação”, adianta o comunicado.

15h53 - ProDouro diz que é tempo de preparar a vindima e pede antecipação de medidas

A Associação de Viticultores Profissionais do Douro – ProDouro defende a manutenção e antecipação das medidas implementadas em 2020 para atenuar os afeitos da pandemia, como as ajudas ao armazenamento e a reserva qualitativa para o vinho do Porto.

“Estamos no final de março, ainda não há nenhuma novidade e nós achamos que é mais do que hora de começar a preparar a colheita, porque a vindima está aí à porta”, afirmou hoje à agência Lusa Rui Soares, presidente da ProDouro.

O setor foi “apanhado de surpresa” em 2020 pela covid-19. “Este ano já sabemos o que é a pandemia, já conhecemos os efeitos na saúde e na economia e temos condições para nos prepararmos antecipadamente”, salientou.

15h40 - Governo rejeita que bons resultados da sinistralidade estejam todos associados à pandemia

A secretária de Estado da Administração Interna rejeitou hoje que os “bons indicadores da sinistralidade” registados em 2020 estejam todos relacionados com a pandemia, existindo outros sinais que devem ser valorizados.

“2020 é um ano com indicadores positivos e nem todos estão relacionados com a pandemia e redução da mobilidade. Há outros sinais que devem ser valorizados”, afirmou Patrícia Gaspar, na cerimónia de apresentação do Relatório Anual de Sinistralidade a 24 horas e Fiscalização Rodoviária de 2020 da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Segundo o documento, os acidentes rodoviários com vítimas diminuíram cerca de 25% em 2020 face ao ano anterior e os mortos e os feridos graves registaram uma redução de 20%.

15h22 - Portugal continua a descer em estatísticas de novos casos e mortes por milhão

Dois meses depois de ter sido um dos países do mundo com mais novos casos e novas mortes por covid-19 por milhão de habitantes, Portugal está dezenas de lugares abaixo na tabela desses indicadores e abaixo das médias europeia e mundial.

De acordo com o ‘site’ estatístico Our World in Data, Portugal apresentava hoje uma média diária de 40,31 novos casos por milhão de habitantes face a 373,6 de média diária a sete dias da União Europeia e a 71,68 de média mundial.

Mesmo na Europa, países como a França apresentam uma média diária de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 confirmados por milhão de habitantes muito superior (551,51), a par de outras nações no leste da Europa como a Hungria (920,77), Estónia (886,19) ou Bulgária (520,77).

Quanto ao número de mortes nos últimos sete dias atribuídas à covid-19 por milhão de habitantes, um indicador em que Portugal também já esteve entre os piores países do mundo, hoje apresentava uma média diária de 0,97.

A Hungria é hoje o pior país nesse indicador, com 25,29 novas mortes diárias por milhão de habitantes nos últimos sete dias, enquanto a média da União Europeia é de 5,74 e a média mundial é 1,25.

15h10 - Conselho Estratégico da Saúde pede orçamento suplementar para o SNS

O Conselho Estratégico Nacional da Saúde defendeu hoje um orçamento suplementar para 2021 que contemple as “reais necessidades” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e um plano para recuperar a atividade assistencial e reduzir as listas de espera.

Citando dados da Direção-Geral do Orçamento (DGO), o Conselho Estratégico Nacional da Saúde da Confederação Empresarial de Portugal (CENS-CIP) afirma em comunicado que o financiamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) está aquém do necessário e as dívidas aumentaram 38,5 milhões de euros.

“O subfinanciamento do SNS tem colocado em causa a sua resiliência e sustentabilidade e o problema é particularmente agudo num contexto de luta contra a pandemia [de covid-19] e quando se sabe que os pressupostos de elaboração do OE2021 [Orçamento do Estado] não previa uma situação sanitária tão grave este ano”, salienta.

14h58 - GNR encerrou restaurante em Baião com nove pessoas no interior

A GNR encerrou em Baião, distrito do Porto, um estabelecimento de restauração e bebidas que estava a funcionar com nove pessoas no interior, informou hoje fonte policial.

Em comunicado, a GNR indicou que a ação decorreu no domingo, após "denúncia que dava conta de um estabelecimento com clientes no seu interior".

Os militares deslocaram-se ao local, onde verificaram que oito clientes estavam a consumir bebidas alcoólicas, violando as normas em vigor para a contenção da pandemia e para a redução do risco de contágio da covid-19.

Segundo a autoridade policial, foram identificadas nove pessoas, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação, um por violação da suspensão de atividade de prestação de serviços em estabelecimento aberto ao público e oito por incumprimento ao dever geral de recolhimento domiciliário.

14h45 - PR da África do Sul anuncia 30 milhões de novas doses da vacina da Johnson & Johnson

O Presidente Cyril Ramaphosa anunciou hoje que a África do Sul vai receber em abril 30 milhões de doses da vacina da Johnson & Johnson, apelando ao fim do atual ’apartheid’ global do imunizante contra a covid-19.

O chefe de Estado sul-africano disse que a remessa de novas vacinas faz parte de um primeiro lote de 220 milhões de doses que a farmacêutica norte-americana garantiu fornecer a partir de abril a todo o continente africano.

"A Johnson & Johnson confirmou ontem o fornecimento de 220 milhões de doses da vacina para todo o continente africano, para começar, e antecipamos que aumentará para 400 milhões de doses", declarou o Presidente sul-africano, salientado que o país irá “receber 30 milhões de vacinas".

Cyril Ramaphosa defendeu ainda o fim do "’apartheid’ da vacina", salientando que o acesso às vacinas contra a covid-19 deve ser "rápido e equitativo" no combate global para superar a pandemia causada pelo novo coronavírus.

14h37 – Hungria é o primeiro país da UE em vacinação e em mortes per capita

A Hungria é o país da União Europeia com o maior número de população vacinada, mas um dos piores do mundo em número de mortes por covid-19 per capita, de acordo com um organismo da UE.

O país da Europa central administrou a primeira dose da vacina a pelo menos 21,6% dos seus 9,8 milhões de habitantes, indicou o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), à frente da pequena ilha de Malta e ultrapassando em 12,3% a média dos 27 Estados-membros do bloco europeu.

No entanto, a alta taxa de vacinação da Hungria, motivada por uma estratégia que garantiu doses provenientes da China e Rússia para além das fornecidas pela UE, não conseguiu evitar um novo surto pandémico que implicou a mais elevada taxa de mortalidade per capita do mundo em duas semanas, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

O primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán tem sido muito crítico face ao ritmo de vacinação da UE e rompeu com a aparente unidade do bloco para assegurar contratos de vacinas em direção a Leste.

"Estamos numa posição muito boa, à frente da fila, e quer os russos quer os chineses estão a efetuar as entregas de forma apropriada", disse Orbán na sexta-feira em entrevista a uma rádio.

14h34 – Apenas um concelho português em risco muito elevado

Segundo o mais recente boletim da DGS, apenas o concelho de Machico se encontra em risco muito elevado de contágio pelo SARS-CoV-2, por possuir uma incidência cumulativa a 14 dias superior a 480 casos por 100 mil habitantes.

Em risco elevado (mais de 240 casos por 100 mil habitantes) estão agora oito concelhos.

14h27 - Arranca toma da segunda dose de vacina em Moçambique

A administração da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus arrancou hoje em Moçambique e deverá abranger mais de 60.000 profissionais de saúde, anunciaram as autoridades.

“Apanhando as duas doses a eficácia da vacina na proteção do indivíduo é máxima. Portanto, recomendo a todos os colegas a irem rapidamente apanhar a segunda dose de acordo com o calendário proposto para cada um de nós”, disse aos jornalistas Armindo Tiago, ministro da Saúde, após tomar a segunda dose da vacina.

Além dos profissionais de saúde, serão também abrangidos idosos em lares, trabalhadores em morgues e coveiros, grupos que tomaram a primeira dose da vacina entre 8 e 12 de março, quando foi lançada a campanha de vacinação no país.

14h17 – R(t) nacional muito perto de 1

A taxa de incidência do novo coronavírus em Portugal é, neste momento, de 70,0 casos de infeção por 100 mil habitantes.

Já o R(t), indicador da transmissibilidade do vírus, fixa-se agora em 0,94.

Estes dados mantêm o país na zona verde do quadro de risco desenhado pelo Governo, apesar de estar muito próximo da zona amarela.

14h06 - Portugal com 309 novos casos e seis óbitos em 24 horas

Foram registados, nas últimas 24 horas, mais 309 casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, elevando para 820716 o número total desde o início da pandemia no país.

Contam-se ainda mais seis vítimas mortais da Covid-19, para um total de 16843.

O mais recente boletim da Direção-Geral de Saúde aponta ainda para mais 458 pessoas dadas como recuperadas da doença. Há agora um total de 775849 recuperados no país.

Dos novos contágios registados no último dia, 93 ocorreram na região Norte, 25 no Centro, 139 em Lisboa e Vale do Tejo, 16 no Alentejo, 19 no Algarve, nove nos Açores e oito na Madeira.

O número de hospitalizações diminuiu, havendo hoje menos dez pessoas internadas do que na véspera, num total de 623. Em Unidades de Cuidados Intensivos estão atualmente 136 pacientes, menos seis do que no dia anterior.

14h05 - SARS-CoV-2 terá passado de morcegos para seres humanos através de outro animal

A conclusão é apontada como a mais provável no relatório dos peritos da Organização Mundial de Saúde, que está praticamente pronto. Os cientistas rejeitam a tese de fuga laboratorial.

14h03 - Guterres defende que vacinas devem ser consideradas um bem público mundial

O secretário-geral das Nações Unidas critica o armazenamento excessivo de vacinas por parte dos países ricos. Diz mesmo que esse nacionalismo pode pôr em risco a saúde de todos.

13h54 - As exceções à proibição de circulação entre concelhos

Está em vigor até 5 abril a medida que impede a circulação entre concelhos com as devidas exceções. Há mais duas que importa sublinhar. É o caso de quem tem uma segunda residência noutro município e também quem se desloca para a Madeira ou os Açores.

A RTP encontrou esta manhã, no aeroporto do Porto, várias famílias que vão de férias por uns dias.

13h51 - Várias operações no país para fiscalizar circulação não autorizada entre concelhos

Não estranhe se hoje se cruzar com autoridades policiais na estrada. São várias as operações no país a fiscalizar a circulação não autorizada dos automobilistas entre concelhos.

A RTP acompanhou os militares na EN1, onde foram fiscalizadas centenas de viaturas e várias pessoas foram multadas.

13h44 - Voos de e para o Brasil e o Reino Unido mantêm-se suspensos até ao dia 15 de abril

O Governo decidiu prolongar as restrições ao tráfego aéreo. Quem chega a Portugal, de avião, têm de apresentar um teste PCR negativo para a Covid-19.

Os passageiros que estejam abrangidos pelas exceçõestêm de cumprir isolamento profilático de 14 dias.

A medida tem de ser cumprida agora também por quem chega, por via terrestre de países considerados de alto risco.

13h38 - PSD considera que PR deu razão ao parlamento ao promulgar apoios

O PSD considerou hoje que o Presidente da República "veio dar razão ao parlamento" ao promulgar as leis de reforço dos apoios sociais, esperando que o Governo não deixe "as pessoas para trás" no atual contexto de pandemia.

"O governo deixou as pessoas para trás porque não acautelou os apoios sociais que eram necessários para fazer face a este período particularmente difícil. E no parlamento, incluindo naturalmente o grupo parlamentar do PSD, apresentámos propostas que entendemos virem a dar resposta a estas necessidades", apontou a deputada Helga Correia à Lusa.

13h28 - Londres. Primeiro dia sem mortes em seis meses

No domingo, pela primeira vez em seis meses, não houve qualquer vítima mortal na cidade de Londres, no Reino Unido.

É a primeira vez que os números diários da Covid mostram zero mortes na capital desde setembro.

Londres é responsável por 12 por cento de todas as mortes por Covid-19 no Reino Unido e foi o epicentro da primeira onda da pandemia no ano passado.

13h02 - Bruxelas junta 300 empresas de 25 países para acelerar fabrico de vacinas

A Comissão Europeia promove, entre hoje e quarta-feira, o primeiro evento pan-europeu de parceria com mais de 300 empresas participantes de 25 Estados-membros para expandir as capacidades de produção de vacinas contra a covid-19 na União Europeia.

Em comunicado, o executivo comunitário explica que o evento de `matchmaking`, realizado à distância, visa "acelerar as ligações entre produtores de vacinas e empresas de serviços, tais como organizações de desenvolvimento e de fabrico, produção de materiais e de acabamentos, fabricantes de equipamento e outros, com vista a melhorar o planeamento da produção atual e futura de vacinas na Europa".

Ao mesmo tempo, a ocasião tem o intuito de "resolver os estrangulamentos na produção e na cadeia de abastecimento", acrescenta a instituição.

Citada pela nota, a vice-presidente da Comissão Europeia com a pasta digital e da concorrência, Margrethe Vestager, observa que "o número e a variedade de participantes no evento de `matchmaking` mostra a importância de ter uma indústria farmacêutica vibrante e competitiva na UE", numa alusão à participação de mais de 300 empresas de 25 países.

"A cooperação para combinar recursos complementares e aumentar a capacidade de vacinação pode ser decisiva para acelerar a vacinação dos cidadãos europeus e ultrapassar o surto", assinala Margrethe Vestager, adiantando que, por essa razão, a Comissão Europeia "emitiu uma carta de alívio das regras anticoncorrenciais que facilita a criação de parcerias entre empresas, ao mesmo tempo que protege a concorrência leal".

12h54 - Bruxelas confia que calendário do plano de recuperação será cumprido

A Comissão Europeia manifestou-se hoje confiante de que o calendário de execução do plano de recuperação acordado pelos 27 para superar a crise da covid-19 não será comprometido pela suspensão da sua ratificação na Alemanha, decidida pelo Tribunal Constitucional.

Na passada sexta-feira, no mesmo dia em que o parlamento alemão, o Bundestag, aprovou a decisão de recursos próprios – que permite à Comissão ir aos mercados emitir dívida comum para angariar os 750 mil milhões de euros que financiarão o Fundo de Recuperação -, o Tribunal Constitucional alemão proibiu o Presidente, Frank-Walter Steinmeier, de assinar a lei que ratifica o Fundo de Recuperação até que os juízes se pronunciem sobre um recurso apresentado por um grupo ‘animado’ pelo partido de extrema-direita Alternativa pela Alemanha (AfD), a questionar a sua constitucionalidade.

Na conferência de imprensa diária de hoje do executivo comunitário, o porta-voz com a pasta do Orçamento assegurou que “a Comissão está convencida de que a legalidade da decisão sobre os recursos próprios está em ordem” e nota também que “a validade da decisão sobre recursos próprios não foi colocada em causa pelo Tribunal Constitucional”.

Reiterando que “é crucial que a decisão dos recursos próprios seja rapidamente aprovada por todos os Estados-membros” e notando que “16 países já completaram este processo”, o porta-voz Balazs Ujvari acrescentou que “a Comissão crê que o Tribunal Constitucional decidirá rapidamente” e, como tal, acredita que o calendário previsto para que o Fundo de Recuperação chegue ao terreno, com os primeiros desembolsos a terem lugar em julho, será cumprido.

“Continuamos confiantes, nesta fase, de que o calendário para angariar o dinheiro [nos mercados] e para os desembolsos não será afetado”, disse por seu lado a porta-voz Dana Spinant, que dirigiu a conferência de imprensa.

12h41 - Pandemia já matou 2,78 milhões de pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.784.276 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

Mais de 127.085.080 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

No domingo, 6.450 novas mortes e 467.650 novos casos foram registados em todo o mundo.

Os países que registaram o maior número de novas mortes nos seus mais recentes levantamentos foram o Brasil com 1.656 novas mortes, Estados Unidos (493) e Itália (297).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 549.335 mortes em 30.262.380 casos, de acordo com o levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 312.206 mortes e 12.534.688 casos, o México com 201.623 óbitos (2.226.550 casos), a Índia com 161.843 mortes (12.039.644 casos) e o Reino Unido com 126.592 óbitos (4.333.042 casos).

12h36 - Governo aplicará leis dos apoios sociais “na estrita medida do que está previsto no Orçamento”, diz Costa

O primeiro-ministro declarou esta segunda-feira que o Governo aplicará “na estrita medida do que está previsto no Orçamento” as leis que reforçam os apoios sociais, promulgadas no domingo pelo Presidente da República.

António Costa referiu que o teor das leis “é algo bastante inovador do ponto de vista da ciência jurídica”, pelo que “o Governo tem o dever de meditar nesta mensagem antes de decidir o que fazer”.

O chefe de Governo frisou que o que o Presidente da República diz na sua mensagem de promulgação “é que não há preto e branco, não há normas que violem a lei-travão e normas que não violem a lei-travão”.

Questionado sobre a hipótese de uma crise política, o primeiro-ministro disse não crer que “haja qualquer crise política no horizonte, não faz o menor sentido”.

“Aquilo em que o país tem de se concentrar é vencer a pandemia e iniciar a recuperação do país”, considerou. “É isso que temos pela frente para fazer e não temos tempo a perder com crises políticas e absurdos do género”.

11h48 - PCP avisa Governo para cumprir medidas em vez de "poupar" para défice

O PCP saudou hoje a promulgação, pelo Presidente, das leis que reforçam os apoios sociais devido à pandemia, avisou o Governo que tem de as cumprir em vez de andar a "poupar preocupado com os números do défice".

"É absolutamente essencial que o Governo não ande a cortar ou a poupar nos apoios sociais, preocupado com os números do défice. Não estamos numa situação em que isso seja aceitável", afirmou à Lusa o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, num comentário à promulgação de domingo de Marcelo Rebelo de Sousa às leis aprovadas no parlamento.

João Oliveira saudou a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa, afirmando que era essa "a expectativa" que os comunistas já tinham, e aproveitou para deixar alertas e críticas ao Governo, que admitiu enviar os diplomas para o Tribunal Constitucional (TC) por violarem a chama "norma-travão".

11h31 - União Africana compra até 400 milhões de vacinas à Johnson & Johnson

A União Africana vai comprar até 400 milhões de vacinas contra a covid-19 à farmacêutica Johnson & Johnson, alcançando metade do objetivo de vacinar 750 milhões de pessoas, anunciou hoje o Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank).

"Todos os países membros da União Africana vão ter acesso a 200 milhões de doses da vacina da Johnson & Johnson contra a covid-19, com o potencial de poderem encomendar mais 180 milhões de doses adicionais, através de um acordo assinado a 28 de março através do Fundo Africano de Aquisição de Vacinas", lê-se numa nota do Afreximbank.

"A maioria será produzida no gigantesco laboratório da África do Sul operador pela Aspen Pharma e as vacinas serão disponibilizadas aos países africanos através da Plataforma Africana de Fornecimento de Equipamentos Médicos num período de 18 meses", acrescenta-se ainda no texto.

A transação foi possível através do fundo de 2 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) aprovado pelo Afreximbank, que agiu como intermediário financeiro em toda a operação, diz o banco, agradecendo "o apoio da Comissão Económica das Nações Unidas para África e do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF)".

11h28 - África com 186 mortos em 24 horas pelo segundo dia consecutivo

África registou mais 186 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, o mesmo número do dia anterior, totalizando 111.919 vítimas mortais desde o início da pandemia e 4.187.097 infetados, segundo os dados oficiais mais recentes na região.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se 11.088 novos casos de covid-19 nos 55 Estados-membros da organização.

Desde o início da pandemia foram dados como recuperados 3.692.992, um valor revisto em baixa pelo África CDC, que no dia anterior tinha contabilizado 3.749.809 recuperados.

A África Austral continua a ser região mais afetada, registando hoje 1.904.971 infetados e 59.791 mortos por contágio com a doença. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.545.431 casos e 52.663 mortes.

O Norte de África é a segunda zona mais atingida pela pandemia, com 1.236.791 infetados e 35.570 vítimas mortais.

A África Oriental contabiliza 488.691 infeções e 8.840 mortos, enquanto na África Ocidental o número de infeções é de 431.046 e o de mortes ascende a 5.642. A África Central tem 125.628 casos e 2.076 óbitos.

10h52 - BE apela ao Governo que "faça chegar o quanto antes" apoios promulgados pelo PR

A coordenadora do BE apelou hoje ao Governo para que faça chegar "o quanto antes" os apoios aos trabalhadores promulgados pelo Presidente da República, estranhando que o PS queira fazer agora o contrário do que fez durante a troika.

"É tão importante que o parlamento tenha aprovado uma medida que faz o que o Governo prometeu, mas não cumpriu, e garanta aos trabalhadores independentes, aos sócios-gerentes e a outros trabalhadores sem acesso ao subsídio de desemprego e cuja atividade foi cancelada ou suspensa, o acesso a um apoio para compensar a perda de rendimentos, comparando os rendimentos que tinham antes da pandemia com os rendimentos que têm agora", disse Catarina Martins aos jornalistas, em reação à promulgação do Presidente da República conhecida no domingo de três diplomas do Governo.

Na perspetiva da líder do BE, "é muito importante" que Marcelo Rebelo de Sousa tenha promulgado este diploma, como "é muito importante que o Governo faça tudo para que estes apoios cheguem o quanto antes às pessoas que dele precisam".

10h14 - Índia com 291 mortes e mais de 68 mil casos nas últimas 24 horas

A Índia contabilizou 291 mortes provocadas por covid-19 e 68.020 casos nas últimas 24 horas, com o estado de Maharashtra, o mais afetado pela nova vaga, a registar mais de 40 mil casos, informaram as autoridades.

Este é o terceiro dia consecutivo em que o país ultrapassa as 60 mil infeções diárias, confirmando a curva ascendente da pandemia e atingindo os piores registos desde outubro do ano passado.

A Índia tinha conseguido travar a progressão da pandemia, depois de atingir o pico de infeções em meados de setembro de 2020, quando foram diagnosticados 97.894 casos num só dia, mas as infeções voltaram a aumentar no último mês.

9h52 - A origem do SARS-CoV-2

A transmissão do SARS-CoV-2 de morcegos para humanos, através de outro animal, é o cenário mais provável para explicar o início da pandemia. A conclusão consta do relatório da OMS e da China, que considera "extremamente" improvável um incidente em laboratório.

Segundo o relatório, a transmissão do vírus SARS-CoV-2 para humanos a partir de um animal intermediário é uma hipótese "provável a muito provável".

Na versão final do relatório, à qual as agências AP e AFP tiveram acesso, os especialistas estimam que, "perante a literatura sobre o papel dos animais de criação como hospedeiros intermediários de doenças emergentes, é necessário realizar outros levantamentos, inclusive numa maior extensão geográfica".

9h27 - Apoios sociais. Governo pode recorrer ao Constitucional

Depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter promulgado as leis que aumentam os custos com apoios sociais, o executivo de António Costa pode agora recorrer ao Tribunal Constitucional.
Antena 1

O primeiro-ministro já tinha afirmado que a aprovação das medidas, no Parlamento, à revelia do PS, representava uma violação na norma-travão que impede que os restantes partidos aumentem a despesa pública.

9h16 - Johnson & Johnson acerta envio de vacinas para África

A Janssen Pharmaceutica, unidade da Johnson & Johnson, anunciou um acordo tendo em vista o envio de até 220 milhões das suas vacinas de dose única para países-membros da União Africana.

Segundo a agência Reuters, as primeiras remessas deverão ser concretizadas no terceiro trimestre deste ano.

8h54 - Mais 21 casos positivos em Díli

Timor-Leste registou 21 novas infeções, todas em Díli. É um novo máximo, de acordo com os dados do Centro Integrado de Gestão de Crise.

Estes 21 casos elevam para 350 o total de casos detetados em Díli desde 7 de março e para 342 o número de casos ativos no país.

Em 565 pessoas testadas, 16 pessoas estão infetadas com o SARS-CoV-2 e assintomáticas, com cinco a terem alguns dos sintomas da Covid-19.

8h40 - China soma 15 casos oriundos do exterior

Os casos foram diagnosticas na área metropolitana de Xangai (leste) e nas províncias de Cantão (sudeste), Mongólia Interior (norte), Sichuan (centro) e Hunan (centro).

As autoridades chinesas indicam que, até à meia-noite (17h00 de domingo em Lisboa), o número total de infetados ativos na China continental se fixou em 172.

Desde o início da pandemia, segundo o balanço oficial, 90.182 pessoas ficaram infetadas, tendo morrido 4636 doentes.

8h38 - Inglaterra levanta restrições

O Reino Unido avança para a porta de saída do confinamento em vigor há três meses, com o fim, em Inglaterra, da ordem para ficar em casa. As autoridades mantêm, no entanto, uma mensagem de cautela.

As pessoas podem agora juntar-se em grupos de seis ao ar livre e retomar a prática de desportos em espaços abertos, como ténis, golfe ou natação. É a primeira etapa do plano de desconfinamento.

As restrições continuam ao convívio de agregados familiares diferentes dentro de casa e, apesar de não existirem instruções claras sobre a distância que se pode viajar dentro do país, continua a ser proibido pernoitar fora da residência principal.

O comércio não essencial continuará fechado até 12 de abril e os restaurantes e cafés só poderão servir dentro de portas a partir de 17 de maio, altura em que o Governo admite levantar as restrições de viagem para o estrangeiro.

8h17 - Páscoa em compasso de espera

Por causa da Covid-19, muitos rituais religiosos estão proibidos, tal como aconteceu no ano passado. É o que acontece com o lava-pés, ou o ato de beijar a cruz. São tradições da Semana Santa que a Conferência Episcopal não vai permitir.
Antena 1

Com o país em ritmo de desconfinamento, a Páscoa tem sido apontada como um momento-chave para determinar a evolução da pandemia em Portugal.

7h49 - Alemanha acima dos 9800 casos diários

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 9872, para um total de 2.782.273 desde o início da pandemia.

O Instituto Robert Koch reportou mais 43 mortes ocorridas no mesmo período, para um total acumulado de 75.913.

7h36 - Restrições ao tráfego aéreo

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna adianta que o Governo prolongou, até às 23h59 do dia 15 de abril, "as medidas restritivas do tráfego aéreo".

"Algumas das medidas passam também a ser aplicadas na fronteira terrestre, com a obrigatoriedade de cumprir isolamento profilático de 14 dias para quem chegue a Portugal vindo do Reino Unido, Brasil, África do Sul ou de países com taxa de incidência igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes (como é o caso de França ou Itália)", lê-se na nota.

"Todos os cidadãos que cheguem a Portugal por via aérea (exceto as crianças que não tenham completado 24 meses de idade) têm de apresentar comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARSCoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque", prossegue o documento do gabinete do ministro Eduardo Cabrita.

"Os passageiros que chegam a território nacional sem o comprovativo de realização do teste para despiste da infeção por SARSCoV-2 têm de o realizar no interior do aeroporto, a expensas próprias, através de profissionais de saúde habilitados para o efeito, e têm de aguardar o resultado no próprio aeroporto".
Brasil e Reino Unido. Voos suspensos
"Os voos de e para o Brasil e o Reino Unido estão suspensos – apenas estão permitidos os voos de repatriamento - e os cidadãos que cheguem ao nosso país provenientes destes países, bem como da África do Sul, nos voos de repatriamento ou através de escalas, têm não só de apresentar o comprovativo de teste negativo como cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias", indica o mesmo comunicado.

"Os passageiros provenientes de países onde se regista uma taxa de incidência igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes só podem efetuar viagens essenciais e também estão sujeitos a isolamento profilático de 14 dias. Na lista destes países constam a Bulgária, Chéquia, Chipre, Eslovénia, Estónia, França, Hungria, Itália, Malta, Polónia e Suécia".

"Os passageiros provenientes de países onde se regista uma taxa de incidência igual ou superior a 150 casos por 100 mil habitantes também só podem efetuar viagens essenciais. Na lista destes países constam a Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Finlândia, Grécia, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Roménia e Suíça".

"Nos voos provenientes de países terceiros apenas são permitidas viagens essenciais".

O Governo indica ainda que, "no âmbito do controlo da fronteira terrestre com Espanha, os cidadãos nacionais ou com residência legal em território nacional provenientes do Reino Unido, Brasil, África do Sul ou de países com taxa de incidência igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes, terão de cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias".

"Recorde-se que, no quadro das medidas em vigor na fronteira terrestre, está limitada a circulação entre Portugal e Espanha - e somente nos Pontos de Passagem Autorizados - ao transporte internacional de mercadorias, de trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e de veículos de emergência e socorro e serviço de urgência, não sendo permitidas deslocações para efeitos de turismo".

"A proibição de circulação entre concelhos, em vigor no âmbito do Decreto que regulamenta o Estado de Emergência, aplica-se a todos os cidadãos, independentemente da nacionalidade".

7h23 - Timor-Leste

O Governo timorense renovou a cerca sanitária aplicada aos municípios de Baucau e Viqueque, com confinamento obrigatório, até 2 de abril, data do final do atual período de estado de emergência.

7h14 - Presidente do Chile propõe adiamento de eleições

O Presidente chileno anunciou no domingo o adiamento para maio das eleições previstas para 10 e 11 de abril, devido ao aumento de casos de Covid-19, uma decisão que ainda tem de ser ratificada pelo Parlamento.

"Enviaremos ao Congresso um projeto de Reforma Constitucional para adiar, por cinco semanas, as eleições constituintes, presidentes de câmaras municipais, senadores e governadores. Se este projeto for aprovado, as eleições previstas para os dias 10 e 11 de abril serão realizadas em 15 e 16 de maio", anunciou Sebastián Piñera a partir do Palácio Moneda, sede do Governo chileno.

"A segunda volta da eleição de governadores, prevista para 9 de maio, será em 4 de julho", acrescentou.

O Presidente chileno enunciou duas razões para o adiamento: proteger a saúde dos chilenos, num período em que se registam recordes diários de contágios por Covid-19, e "a saúde da democracia".

7h00 - Venezuela disposta a trocar petróleo por vacinas

O Presidente venezuelano afirmou ontem que o país está disponível para trocar parte da produção petrolífera por vacinas contra a Covid-19.

As declarações de Nicolás Maduro surgem num momento em que se regista uma vaga de contágios e o Governo tem dificuldades em aceder a recursos financeiros milionários congelados no estrangeiro.

"A Venezuela tem os petroleiros, tem os clientes para comprar petróleo e dedicaria parte da sua produção para garantir todas as vacinas de que necessita", disse Maduro durante a avaliação semanal do combate à Covid-19.

6h41 - Ponto de situação

Oitenta por cento das pessoas com mais de 80 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com dados obtidos pela RTP junto do Ministério da Saúde, a marca foi atingida no fim de semana.

Até ao momento, foram administradas mais de milhão e meio de vacinas. Quase 468 mil portugueses já têm a vacinação completa.

No sábado, primeiro dia da vacinação de professores e funcionários das escolas, foram administradas 62 mil vacinas.
O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador do plano de vacinação, admite que, quando o processo ganhar maior dimensão, poderá ser necessário contratar mais profissionais de saúde.
Fiscalização nas estradas
Desde a passada sexta-feira, no âmbito do estado de emergência e com a restrição de circulação entre concelhos, a GNR fiscalizou 148.977 viaturas e levantou 3287 contraordenações leves, graves e muito graves.

Cento e quarenta e cinco condutores foram autuados por falta de habiltação legal para conduzir e 135 por conduzirem com excesso de álcool no sangue.

Quanto à falta de utilização do cinto de segurança e a falta de seguro, foram autuados 133 automobilistas.
Agrava-se estado de saúde do presidente da Câmara de Viseu
António Almeia henriques foi internado no início deste mês com Covid-19.

Em nota de imprena enviada à agência Lusa, o município refere que, nas últimas horas, registou-se uma evolução desfavorável com agravamento do estado clínico.

O autarca está internado nos cuidados intensivos do Hospital de São Teotónio, em Viseu.
Apoios sociais
O Presidente da República promulgou os três diplomas de aumento de apoios sociais que o Governo considerou inconstitucionais.
Os diplomas foram aprovados no Parlamento sem os votos do PS. O Governo considera que as medidas violam a chamada lei-travão do Orçamento do Estado.


Marcelo Rebelo de Sousa considera que o Executivo deve dialogar com a oposição e alerta os partidos que ninguém ganharia com um afrontamento político nesta altura.

Um dos diplomas em causa aumenta para 100 por cento os apoios a pais em teletrabalho com filhos em casa.

Outro alarga os apoios a trabalhadores independentes com a atividade suspensa. Passam agora a ser calculados através dos rendimentos médias auferidos em 2019 e não em 2020, quando a pandemia já tinha parado parte da atividade.

O terceiro diploma diz respeito aos profissionais de saúde: estende o âmbito das medidas excecionais à recuperação dos cuidados primários e hospitalares não relacionados com a Covid-19.
O quadro em Portugal
Morreram mais dez pessoas com Covid-19 em Portugal, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de domingo. Foram também confirmadas 365 novas infeções.

Havia ontem registo de mais 15 doentes nas enfermarias - 633 no total. Nos cuidados intensivos estavam 142, menos seis do que no dia anterior.

Foram dadas como recuperadas mais 384 pessoas. Portugal tem agora 28.179 casos ativos.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.777.761 mortes, resultantes de mais de 126,6 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Cinco mil pessoas puderam assistir a um concerto de música em Barcelona sem qualquer distanciamento.Foram obrigados a fazer testes à Covid-19 antes do espetáculo e utilizaram máscaras.
Um projeto piloto que pode servir de teste para futuros grandes espetáculos em tempo de pandemia.