Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI



23h40 - Sidney prolonga confinamento mais uma semana

A maior cidade australiana vai prolongar uma semana o confinamento decretado há 15 dias, para tentar conter um surto da contagiante variante Delta do SARS-CoV-2, de acordo com a imprensa local.

Em Sidney habita um quinto dos 25 milhões que compõem a população da Austrália. A cidade enfrenta o surto mais importante do ano até agora, com um total de 330 casos desde o primeiro caso da variante Delta detetado há três semanas.

As autoridades estatais de Nova Gales do Sul impuseram um confinamento a 26 de junho, com término previsto para a próxima sexta-feira, agora adiado para 16 de julho.

Além do confinamento, as restrições incluem o uso obrigatório de máscara tanto no interior como no exterior e em transportes públicos. As escolas irão retomar as aulas com ensino à distância quando terminarem as férias de inverno, referiu um artigo do Sydney Morning Herald.

23H30 - México soma mais 8.000 casos de infeção

As autoridades sanitárias mexicanas anunciaram o maior aumento em novos casos diários de infeção com o SARS-CoV-2 desde 26 de fevereiro de 2021, num sinal de uma nova vaga em simultâneo com uma vacinação lenta.

Foram relatados mais 1.989 casos confirmados de infeção em 24h00, e mais 269 óbitos com Covid-19. O total de casos ascende agora a 2.549.862 e as mortes a 233.958, desde o início da pandemia e de acordo com números oficiais.

23h20 - Mais 1.780 mortes e 62.504 novos casos no Brasil em 24 horas

O Brasil contabilizou 1.780 mortes e 62.504 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde brasileiro no seu último boletim epidemiológico.

No total, o Brasil, com 212 milhões de habitantes é o país lusófono mais afetado pela pandemia, concentra 526.892 óbitos e ultrapassou hoje a barreira dos 18,8 milhões de casos de covid-19 (18.855.015), somados desde fevereiro de 2020, mês em que o primeiro caso foi oficialmente registado em território brasileiro.

A tutela da Saúde dá ainda conta de uma taxa de incidência da doença no país de 251 mortes e 8.972 casos por 100 mil habitantes. Já a taxa de letalidade da covid-19 permanece em 2,8% há várias semanas consecutivas.

O Brasil, que, segundo especialistas, encontra-se a atravessar uma terceira vaga da pandemia, é o segundo país com mais mortes em todo o mundo, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais casos, superado pelos norte-americanos e pela Índia.

23h07 - 36% da população residente em Portugal com vacinação completa

Um total de 3.720.680 pessoas tem a vacinação completa contra a covid-19 em Portugal, o equivalente a 36% da população residente, revela o relatório semanal da vacinação hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Segundo o relatório, que reporta dados até domingo, o número de pessoas com pelo menos a vacinação iniciada ascende a 5.740.878 (56%).

Ao todo, Portugal recebeu 10.994.160 doses e distribuiu 9.207.759 (nestes últimos números não estão incluídas as distribuições feitas nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores).

Com o ciclo de doses completas surgem, à cabeça, as pessoas com 80 ou mais anos (94%, 639.895 utentes), seguindo-se as das faixas etárias dos 65-79 anos (75%, 1.225.131) e dos 50-64 anos (59%, 1.281.540).

Entre as pessoas dos 25 aos 49 anos, 16% (534.840) têm a vacinação completa e 45% (1.501.693) têm pelo menos uma dose administrada.

Na faixa etária dos 18-24 anos, 5% (37.915 adolescentes) têm o esquema de vacinação concluído e 6% (50.274) possuem pelo menos uma dose.

23h00 - `Task force´ apela ao respeito pelos horários dos centros de vacinação

A `task force´ que coordena a vacinação contra a covid-19 apelou hoje ao respeito pelos horários de cada centro de vacinação, de modo a diluir o fluxo de utentes a vacinar nas várias modalidades disponíveis.

“Nos últimos dias, um significativo número de utentes sem agendamento dirigiu-se a alguns centros de vacinação covid (CVC) para serem vacinados nas modalidades “casa aberta” e antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca, sem respeitarem horários estipulados por cada” uma destas estruturas, adiantou a `task force´.

Face a esta situação, a estrutura que coordena a logística da vacinação, com o objetivo de diluir o fluxo de utentes aos centros, solicitou que “todos os utentes respeitem os horários estabelecidos, quer no agendamento por mensagem SMS e telefonema, quer para as modalidades “casa aberta” e de antecipação da segunda dose da AstraZeneca, definidos para cada CVC”.

22h50 - Cabo Verde com mais 43 infetados e uma morte em 24 horas

Cabo Verde registou mais 43 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, e uma morte, elevando para 32.788 o acumulado de casos desde março de 2020, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 957 amostras desde segunda-feira, com uma taxa de positividade global de 4,5%.

22h42 - São Tomé e Príncipe com mais seis casos quatro dias após início da campanha presidencial

São Tomé e Príncipe registou mais seis casos positivos de covid-19, nas últimas 24 horas, quatro dias depois do início da campanha para as eleições presidenciais de 18 de julho, indicam fontes sanitárias.

22h36 - António Costa admite quarta vaga e apela à vacinação

O primeiro-ministro assumiu que Portugal está a viver a quarta vaga da pandemia. António Costa prevê que nestas duas semanas sejam administradas um milhão e setecentas mil vacinas e avisou que a administração das vacinas não terá a mesma comodidade.


22h29 - Presidente diz que é preciso vacinar em massa


22h16 - Horas de espera nas filas de vacinação covid

As longas filas nos centros de vacinação voltaram a verificar-se durante o dia de hoje, com algumas pessoas a esperarem cinco horas. Esta segunda-feira foi batido um recorde diário de vacinações em Portugal. Foram administradas mais de 141.500 doses.


21h48 - Guiné-Bissau regista mais uma vítima mortal e 20 novos casos

A Guiné-Bissau registou mais uma vítima mortal e 20 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19. Os dados indicam também o registo de mais uma vítima mortal para um total acumulado de 70.

21h32 - Desconfinamento alargado no Reino Unido sem acordo dos especialistas

O Reino Unido vai avançar para um desconfinamento alargado, apesar de ter 28 mil novos casos diários de infeção. Os médicos de saúde pública mostram-se surpreendidos com a decisão britânica.

Em Portugal, os especialistas avisaram que ainda estamos longe desse tipo de desconfinamento e que há uma tempestade perfeita no horizonte: trata-se dos mais jovens por vacinar e das férias.

21h25 - Número de casos na região de Paris volta a subir

Paris é agora a única região em França onde há mais de 50 casos por 100 mil habitantes, um ligeiro aumento que acontece uma semana após o fim da maior parte das restrições sanitárias a 30 de junho.

A variante Delta será responsável por este aumento de casos na região parisiense, que tem agora 54 casos por 100 mil habitantes, uma taxa superior a todas as outras regiões em França.

As autoridades pedem agora aos franceses que continuem a vacinar-se, especialmente a quem já tomou a primeira vacina para não ir de férias sem ser inoculado com a segunda dose.

21h10 - Madeira com 10 novos casos e continua sem doentes hospitalizados

As autoridades madeirenses reportaram 10 novos casos de covid-19 e 79 situações ativas nas últimas 24 horas na região, permanecendo as unidades dedicadas à doença no Hospital do Funchal sem doentes internados, informou a Direção Regional de Saúde (DRS).

“Há a reportar 10 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 9.705 casos confirmados de covid-19 [desde o início da pandemia]”, lê-se no boletim epidemiológico diário.

Segundo a DRS, dos novos doentes dois são casos importados (um da região Norte e outro dos Emirados Árabes Unidos), sendo os outros oito de transmissão local. As autoridades regionais indicam que existem agora 79 casos ativos (24 importados e 55 de transmissão local), dos quais 21 estão a cumprir isolamento numa unidade hoteleira e os restantes em alojamento local.

“A assinalar que zero pessoas se encontram hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça”, realça a DRS.

20h53 - Portugal estima receber 1,8 milhões de vacinas até final do mês

Portugal prevê receber cerca de 1,8 milhões de vacinas contra a covid-19 até ao final deste mês, a grande maioria da Pfizer, anunciou hoje a `task force´, adiantando que mantém uma reserva para as segundas doses.

“Até ao final de julho, estima-se receber cerca de 1,8 milhões de vacinas”, sendo 1,1 milhões de doses da Pfizer, 300 mil da Moderna, 250 mil da AstraZeneca e 150 mil da Janssen, adiantou à agência Lusa a estrutura que coordena a logística do plano de vacinação.

Neste momento, as “vacinas disponíveis são suficientes para garantir 850 mil doses na presente e na próxima semana”, no âmbito do esforço de vacinação que está em curso em Portugal continental, garantiu a mesma fonte, assegurando que a `task force´ “mantém uma reserva para a administração das segundas doses”.

20h41 - OMS recomenda medicamentos que reduzem risco de morte em doentes graves

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou hoje o tratamento de doentes com casos graves de covid-19 com os medicamentos 'tocilizumab' e 'sarilumab', considerando que permitem reduzir a necessidade de ventilação mecânica e o risco de morte.

“Em pacientes com covid-19 gravemente doentes, o sistema imunológico reage de forma exagerada, gerando citocinas como a interleucina-6. Os ensaios clínicos têm testado se os medicamentos que inibem os efeitos da interleucina-6, como 'tocilizumab' e 'sarilumab', beneficiam os doentes hospitalizados. Esses estudos relataram benefícios”, refere a OMS em comunicado.

A recomendação da OMS surge na sequência de uma investigação hoje publicada no Journal of the American Medical Association, que analisou 27 estudos em 28 países envolvendo cerca de 11 mil doentes, concluindo que o tratamento com os medicamentos que bloqueiam os efeitos da interleucina-6 diminui o risco de morte e a necessidade de ventilação mecânica em doentes hospitalizados.

20h22 - Costa considera festas ilegais e legais “polos de difusão” da nova vaga

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que as festas ilegais e legais que são feitas um pouco por todo o país são os “principais polos de difusão” desta nova vaga da pandemia de covid-19.

“Temos de evitar os comportamentos irresponsáveis de festas clandestinas ou não clandestinas que se desenvolvem sem segurança e que estão a ser os principais polos de difusão desta nova vaga da pandemia”, afirmou António Costa durante uma visita ao Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, em Gaia, no distrito do Porto.

Acompanhado da ministra da Saúde, Marta Temido, o chefe do executivo apelou à “responsabilidade individual” de cada cidadão, insistindo que só comportamentos responsáveis poderão evitar que as infeções cresçam como cresceram em janeiro e fevereiro.

António Costa apelou ao esforço daqueles que vão ser vacinados em “condições menos agradáveis nas próximas semanas” devido ao aumento do número de administrações de vacinas e à “disciplina” de usar máscara, desinfetar as mãos e manter a distância física.

“Hoje estamos melhor preparados, mas isso não nos deve dar tranquilidade porque esta pandemia não acabou, infelizmente continua e vai continuar enquanto o vírus tiver capacidade para se ir diferenciando em múltiplas variantes”, sublinhou.

19h58 - Variante Delta responsável por forte aumento de contágios na Grécia

A Grécia registou hoje 1.797 novos contágios pelo novo coronavírus, quase o triplo de infeções diárias em comparação com a média da semana passada, com o Governo helénico a atribuir esta rápida disseminação à variante Delta do SARS-Cov-2.

Este número diário de novas infeções não era registado na Grécia desde o início de junho. Entre os 1.797 novos contágios, mais de mil foram diagnosticados na capital do país, Atenas.

O balanço diário das autoridades gregas também indicou que o país somou oito óbitos associados à doença covid-19. Nos últimos 10 dias, a Grécia tem vindo a registar um aumento gradual de novas infeções.

19h44 - Aplicações de emissão e leitura do Certificado Digital já estão disponíveis

As aplicações 'Passe Covid' e 'SNS 24' já estão disponíveis nas app stores da Google, Apple e da Huawei, informa o Ministério da Saúde. O objetivo é facilitar a leitura, emissão e consulta dos três certificados digitais: vacinação, teste e recuperação.

19h38 - Seleção sub-19 feminina falha Euro2021 de andebol devido a casos positvos

A seleção portuguesa de sub-19 feminina de andebol vai falhar o Campeonato da Europa de 2021, na Eslovénia, devido a “contágios de covid-19 detetados no grupo, no estágio que antecedia a competição”, informou hoje a federação (FAP). De acordo com o comunicado divulgado pelo organismo na página oficial na Internet, a equipa treinada por José António Silva interrompeu o estágio e vai ficar em “isolamento profilático, no período de 04/07 a 18/07/2021, declarado pela Autoridade de Saúde, por motivo de perigo de contágio e como medida de contenção da pandemia”.

A Federação de Andebol de Portugal indicou ainda que a Federação Europeia de Andebol (EHF) e a Federação Eslovena, que vai organizar o torneio na cidade de Celje, “compreenderam a situação complicada de Portugal”.

19h21 - Centro de vacinação de Arcos de Valdevez fechado por falta de procura

O centro de vacinação contra a covid-19 de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, esteve hoje fechado, por falta de utentes, disse fonte da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). Segundo a fonte, para hoje havia apenas dois autoagendamentos, que foram remarcados para sábado.

"Por uma questão de gestão dos recursos humanos, decidimos não abrir hoje o centro de vacinação, porque realmente a procura era quase nula", acrescentou.

19h00 - Moçambique com mais 11 mortes e 1.458 casos, novo recorde diário de infeções

Moçambique registou mais 11 mortes devido ao novo coronavírus e 1.458 casos de infeção, um novo recorde de casos diários registados no país, anunciou hoje o Ministério da Saúde. Segundo o documento, o número de casos diários anunciado hoje é o maior já registado no país, desde 22 de março, quando foi anunciado o primeiro infetado em Moçambique.

18h45 - Costa admite "condições incómodas" para vacinação nas próximas semanas

O primeiro-ministro admitiu esta tarde que as condições de vacinação nas próximas duas semanas serão "mais incómodas", decorrente do esforço de aceleração necessário para enfrentar a quarta da covid-19 que afeta o país, e alertou que a luta não terminou.

"O país está ainda enfrentar esta difícil pandemia, estamos mesmo a enfrentar uma quarta vaga desta pandemia. E não nos podemos distrair, não podemos relaxar, isto exige que aceleremos mesmo o processo de vacinação, vai ser feito um esforço muito grande nas próximas duas semanas, com condições que serão mais incómodas para quem se vacina, mas que reforçará a segurança de todos e particularmente aqueles que vão ver mais rapidamente alcançada a segunda dose da vacinação", declaração António Costa.

O chefe do Governo falava, no Porto, à margem da cerimónia de apresentação da linha Metrobus Boavista -- Império, infraestrutura financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

18h32 - Incidência acumulada em Espanha entre os jovens aumenta para 717 casos

A incidência acumulada em Espanha mantém hoje a tendência de subida, tendo aumentado para 225 casos e, no caso dos jovens entre 20 e 29 anos, para 717 casos diagnosticados por cada 100.000 pessoas nas últimas duas semanas.

Segundo os números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol, a incidência acumulada (nível de contágios) teve uma subida de 21 unidades, tendo passado dos 204 (segunda-feira) para 225 casos (hoje) diagnosticados por cada 100.000 habitantes nas últimas duas semanas.

As comunidades autónomas espanholas com os níveis mais elevados são as da Catalunha (493), Cantábria (341), Castela e Leão (283), Comunidade Valenciana (217) e Andaluzia (201).

Entre os jovens de 20 a 29 anos a incidência acumulada tem tido uma subida acentuada nos últimos dias, estando agora a um nível de 717 pessoas infetadas por cada 100.000 pessoas, nos últimos 14 dias, mais 77 unidades do que na segunda-feira.

O segundo grupo mais atingido é o dos jovens de idades entre 12 e 19 anos, faixa etária em que se registam 653 casos por cada 100.000 cidadãos.

18h00 - Virologista Pedro Simas alerta para a nova variante Lambda

A variante Delta do vírus SARS-CoV-2, associada à Índia e considerada mais transmissível, é responsável por perto de 90% dos casos de infeção em Portugal e registou um forte incremento no Norte, na Madeira e nos Açores.

Entre outras variantes de interesse já detetadas em Portugal, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) aponta a circulação da variante com a linhagem B.1.621, detetada inicialmente na Colômbia, a qual apresentou frequências relativas entre 1% e 0.4%, assim como a Lambda, com circulação vincada no Peru e no Chile, a qual foi detetada em apenas dois casos em Portugal, desde abril deste ano.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) considera que é preciso segui-la com particular atenção, até porque há indícios de que esta variante pode ser mais perigosa.

O virologista Pedro Simas, entrevistado esta tarde pela Antena 1, explica o que pode trazer de negativo a variante Lambda.


17h11 - Itália regista 907 novos casos e 24 mortes e tendência de queda "parou"

A Itália registou 907 novos casos de covid-19 e 24 mortes nas últimas 24 horas, indicou o Ministério da Saúde, e o presidente do Instituto Superior de Saúde alertou que a queda de contágios e mortes "parou".

O número de infeções reportadas hoje representam um aumento de 228 casos em relação a terça-feira da semana passada, quando foram contabilizados 679, embora o número de óbitos tenha sido inferior, comparando com os 42 do mesmo dia da semana passada.

O número de contágios e mortes em Itália, em queda desde princípio de abril, "parou" nos últimos dias, afirmou o presidente do Instituto Superior de Saúde, Silvio Brusaferro.

O balanço total de infeções em Itália subiu para 4.264.704 desde o início da pandemia em fevereiro de 2020, enquanto as mortes subiram para 127.704.

16h35 - Governo britânico admite 100 mil casos diários no verão

O Reino Unido registou 37 mortes e 28.773 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o maior aumento diário de infeções desde 29 de janeiro e o maior número de mortes desde 23 de abril.

O Governo britânico admitiu que o número de casos diários deverá chegar aos 100 mil no verão. "Quando chegarmos a 19 de julho, estimamos que o número de casos então seja pelo menos o dobro do que são agora, cerca de 50.000 novos casos por dia", disse em declarações hoje à BBC, o ministro da Saúde britânico, Sajid Javid.

Naquela data o Governo pretende levantar a maioria das restrições em vigor, nomeadamente o uso obrigatório de máscara em espaços públicos fechados, o limite nos ajuntamentos de pessoas e capacidade em salas fechadas e retoma de atividades como discotecas.

Javid reconheceu que essa quarta e última etapa do plano de desconfinamento em Inglaterra deverá resultar num novo aumento de infeções. "À medida que aliviamos e entramos no verão, esperamos que [os contágios] aumentem significativamente e possam chegar a 100.000 casos [por dia]", acrescentou.

16h20 - Vacinados e menores ingleses evitam isolamento após contactos de risco

Pessoas com vacinação completa contra a covid-19 e menores de 18 anos não serão obrigados a isolar-se após um contacto com um infetado, anunciou hoje o Governo britânico, que também vai mudar as regras nas escolas.

Numa intervenção na Câmara dos Comuns, o novo ministro da Saúde, Sajid Javid, disse que, a partir de 16 de agosto, as pessoas que tenham tido um contacto de risco serão aconselhadas a fazer um teste PCR o mais rápido possível "para que possam ter certeza sobre o seu estado [de saúde]".

Jovens com menos de 18 anos, que ainda não são elegíveis para a vacinação, também vão poder evitar o isolamento profilático de 10 dias atualmente obrigatório se o teste tiver um resultado negativo.

15h49 - Variante Delta representa quase 90 por cento dos novos casos em Portugal

O mais recente relatório da diversidade genética do SARS-CoV-2, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), conclui que a variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, é a mais prevalente em Portugal, com uma frequência relativa de 89,1 por cento na semana de 21 a 27 de junho.

Esta nova estirpe é já dominante em todas as regiões do país, com o relatório a destacar o forte crescimento na região Norte, onde a proporção de novos casos associados à variante Delta aumentou de 17,7 por cento na semana 22 para 71,1 por cento na semana 25.

O crescimento desta variante nas regiões autónomas é também alarmante, passando de 12,5 por cento para 85,7 por cento na Madeira. Nos Açores, onde não tinham ainda sido identificados casos da variante Delta, a proporção de infeções associadas a esta estirpe aumentou para 64,7 na semana 25.

De acordo com o INSA, do total de sequências da variante Delta analisadas, 55 apresentam a mutação adicional K417N na proteína `spike´ (sub-linhagem AY.1), o que significa que, na amostragem nacional de junho, não tem evidenciado uma tendência crescente.

Relativamente à variante Alpha, associada inicialmente ao Reino Unido e que chegou a ser a predominante em Portugal, o INSA adianta que "continua com forte decréscimo de frequência a nível nacional", apresentando uma frequência relativa de 9.8%.

"A frequência relativa das variantes Beta e Gamma, associadas inicialmente à África do Sul e ao Brasil (Manaus), respetivamente, mantém-se baixa e sem tendência crescente nas últimas amostragens a nível nacional", refere ainda o relatório.

Entre outras variantes de interesse já detetadas em Portugal, o instituto aponta a circulação da variante com a linhagem B.1.621, detetada inicialmente na Colômbia, a qual apresentou frequências relativas entre 1% e 0.4%, assim como a Lambda, com circulação vincada no Peru e do Chile, a qual foi detetada em apenas dois casos em Portugal, desde abril deste ano.

14h38 - Madeira tem 40% da população residente com vacinação completa

Mais de 232 mil vacinas contra a covid-19 foram administradas até domingo na Madeira, tendo a região atingido 40% da população com vacinação completa, informou hoje o gabinete do secretário da Saúde do arquipélago.

"Até ao dia 04 de julho foram administradas na Região Autónoma da Madeira 232.172 vacinas contra a covid-19", lê-se na nota divulgada, que precisa que o plano de vacinação arrancou no dia 31 de dezembro de 2020.

O mesmo documento indica que "40% da população residente tem a vacinação completa e 52% uma dose da vacina".

"Do número total de vacinas administradas, 131.130 correspondem à administração da primeira dose e 101.042 foram segundas doses", especifica.

Na última semana "foram administradas 22.210 vacinas, das quais 9.927 foram primeiras doses e 12.283 segundas doses", refere.

14h07 - Mais uma morte e 2170 casos confirmados em Portugal

O mais recente relatório epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) reporta mais uma morte e 2170 casos confirmados. Lisboa e Vale do Tejo regista 53 por cento dos novos casos (1151). A região norte regista 637 novos casos e um óbito, o centro reporta 166 novas infeções, o Algarve 145 e o Alentejo 52.

O número de internamentos em enfermaria não sofreu alterações em relação à véspera e existem hoje menos três doentes em unidades de cuidados intensivos (UCI). No total, Portugal tem neste momento 613 doentes internados, dos quais 133 em UCI.

O boletim revela ainda que em 24 horas recuperaram da doença 2510 pessoas, aumentando o total para 837.135.

Esta terça-feira há a registar menos 341 casos ativos (38.488 no total) e mais 4580 contactos em vigilância (64.022 no total).

Desde que foi identificado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal já foram confirmados 892.741 casos de infeção e 17.118 óbitos associados à doença.

14h00 - Rússia com recorde de casos e mortes tem apenas 12% da população vacinada

Com muitos países já com os planos de vacinação avançados a cedência de vacinas começa a acontecer de forma mais consistente. Mesmo assim, o número infetados continua a subir em diferentes pontos do globo. Como é o caso da Rússia.
O Reino Unido avança para o final do plano de desconfinamento com o levantamento de quase todas as restrições. No entanto, o ministro da Saúde britânico revela que o país pode registar mais de 100 mil casos por dia, em meados de agosto.

13h45 - Números de internamento disparam. Hospital de Santa Maria está no limite

Lisboa e Vale do Tejo e Algarve são as regiões com maior taxa de ocupação nos internamentos. Em Lisboa ultrapassam os 80 por cento nos Cuidados Intensivos. No hospital de Santa Maria, o serviço de medicina intensiva está mesmo no limite.


13h36 - Administradas 141.500 doses da vacina durante o dia de segunda-feira

Ontem foi batido um recorde diário de vacinações em Portugal. Ao todo foram administradas mais de 141.500 doses. Um valor que deu origem a longas filas em alguns centros de vacinação, tal como já tinha avisado a task-force.


13h27 - Ministra da Saúde diz que não é possível "afastar nenhum tipo de medidas"

Dentro de duas semanas, Portugal poderá ter mais de quatro mil novos casos diários de Covid-19. As projeções do Governo apontam ainda para mais de 800 internamentos nessa altura.


13h05 - Costa admite "condições incómodas" para vacinação nas próximas semanas

O primeiro-ministro admitiu hoje que as condições de vacinação nas próximas duas semanas serão "mais incómodas", devido ao esforço de aceleração necessário para enfrentar a quarta da covid-19 que afeta o país, e alertou que a luta não terminou.

"O país está ainda a enfrentar esta difícil pandemia, estamos mesmo a enfrentar uma quarta vaga desta pandemia. E não nos podemos distrair, não podemos relaxar, isto exige que aceleremos mesmo o processo de vacinação. Vai ser feito um esforço muito grande nas próximas duas semanas, com condições que serão mais incómodas para quem se vacina, mas que reforçará a segurança de todos e particularmente daqueles que vão ver mais rapidamente alcançada a segunda dose da vacinação", disse António Costa.
O primeiro-ministro salientou que o esforço de aceleração do processo de vacinação contra a covid-19 não permite "qualquer distração" quanto ao comportamento social da população, impondo a manutenção das regras de higiene e afastamento físico.

"Esta é uma luta que não terminou, é uma luta que tem de continuar e que temos de a travar", disse.

12h04 - Mais de 141.500 vacinas administradas na segunda-feira, batido novo recorde

Mais de 141.500 doses de vacinas contra a covid-19 foram administradas na segunda-feira em Portugal continental, avançou hoje à Lusa a `task force´ que coordena o plano de vacinação.

Segundo a 'task force' para o Plano de Vacinação contra a covid-19, na segunda-feira foi atingido o recorde diário de vacinas administradas em Portugal continental.

11h38 - Ordem dos Médicos defende uma nova matriz de risco

Miguel Guimarães considera que é necessário uma nova matriz de risco, não só para proteger a saúde mas também a economia. O bastonário da Ordem dos Médicos reconhece que se vive hoje uma situação epidemiológica "complicada", mas que já não é a mesma que se vivia há alguns meses, antes da vacinação.

O bastonário da Ordem dos Médicos assinalou ainda que é necessário continuar a usar a máscara e a cumprir o distanciamento, apesar dos avanços no processo de vacinação.

Miguel Guimarães destaca a importância de acelerar o processo de vacinação e simplificar o acesso às inoculações.


11h34 - Primeiro-ministro do Luxemburgo no hospital com Covid-19. Situação é "séria, mas estável"

Xavier Bettel ficou infetado após uma cimeira da União Europeia.

11h28 - Covid-19: Ordem dos Advogados alerta para surgimento de novos casos nos tribunais

O bastonário da Ordem dos Advogados (OA), Luís Menezes Leitão, alertou hoje para o surgimento de novos casos de covid-19 nos tribunais portugueses, com quatro a serem reportados desde dia 30.

11h18 - Tóquio a rever regras para a abertura dos Jogos Olímpicos

Os organizadores dos Jogos Olímpicos, com início marcado para 23 de julho, estão a sopesar a limitação de público na cerimónia de abertura a convidados VIP.

O limite inicial seria de dez mil pessoas no estádio em Tóquio.

11h08 - Alemanha olha para o pós-restrições

A Alemanha deverá levantar todas as restrições sociais e económica logo que seja declarada uma abrangente vacinação, indica o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas.

O país, aventou o governante, poderá entrar nessa fase em agosto.

10h56 - Quarta vaga de Covid-19. "A mortalidade vai aumentando"

O presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia alerta que mais casos diários de Covid-19 acabarão por ditar um aumento das mortes. Isto se Portugal chegar às quatro mil infeções por dia.


10h55 - "Temos de nos habituar a viver com a Covid"

O professor de saúde pública internacional Tiago Correia diz que é preciso seguir de perto os serviços de saúde e o número de mortos para perceber a evolução da pandemia.

Tiago correia sublinha que esta é uma nova fase da pandemia, com muitas incertezas, e que vai ser preciso que as pessoas se habituem a viver com a Covid-19 e encontrar um ponto de equilíbrio.


10h54 - Abertura da Alemanha ainda é curta para o turismo

A Alemanha repensou e volta a levantar a restrições de viagens para Portugal. Deixa de haver necessidade de quarentena para quem viaja entre os dois países.

Uma nova posição do Governo de Berlim que é aplaudida pelo presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

Na Madeira a notícia também é bem recebida, mas Eduardo Jesus, o secretário regional para o Turismo, diz que ainda tem sabor a pouco.


10h35 - Indonésia com 31189 novos casos e 728 vítimas mortais

Valores recorde em apenas 24 horas.

10h29 - Ministro do Ambiente em isolamento após contacto de risco

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, está em isolamento profilático, após ter tido um contacto de risco com uma pessoa infetada com covid-19, anunciou hoje fonte do ministério.

De acordo com a mesma fonte, Matos Fernandes não tem sintomas e encontra-se bem, mas foi aconselhado pelas autoridades de saúde a ficar em isolamento, tal como aconteceu com o primeiro-ministro, António Costa, após contacto de risco.

A presença do governante era esperada na cerimónia de lançamento do concurso público internacional de conceção/construção do sistema de Bus Rapid Transit (BRT) do Metro do Porto, que inicialmente estava previsto para 21 de abril.

10h17 - A pandemia de covid-19 "aumentou a severidade" dos casos de violência doméstica nos Açores, região com uma elevada taxa de incidência destas situações que podem estar relacionadas com "resquícios bastante acentuados de uma sociedade patriarcal", segundo especialistas.

Dados avançados de 2019 avançados à agência Lusa indicam que o gabinete de Ponta Delgada (ilha de São Miguel) da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou um total de 1.011 atendimentos a 285 vítimas de 1.048 crimes.

Maria José Raposo, coordenadora da UMAR -- União de Mulheres Alternativa Resposta/Açores alerta que a pandemia originou casos com "contornos mais severos", por exemplo de mulheres "com mais de 60 anos, que toda a vida tiveram na conjugalidade comportamentos graves de violência e chegaram uma altura em que, física e psicologicamente, já não conseguem suportar tamanha violência".

Para a responsável, a elevada incidência de casos de violência doméstica nos Açores poderá ser justificada por padrões de uma "sociedade patriarcal" incutidos e "transmitidos pela mãe ou pelo pai".

09h28 - Ministro alemão dos Negócios Estrangeiros diz que a Alemanha deve levantar todas as restrições assim que todas as pessoas estejam vacinadas, o que na Alemanha deve acontecer durante o próximo mês

09h10 - Rússia com mais 23.378 casos e um número recorde de vítimas mortais em 24 horas - mais 737

08h54 - China suspende voo da Air France para Tianjin por duas semanas depois de terem sido detetados seis passageiros infetados com Covid-19

08h40 - "Ainda estamos longe da imunidade de grupo". As explicações do pneumologista Vítor Fonseca

O pneumologista Vítor Fonseca abordou no Bom Dia Portugal a questão do isolamento profilático para pessoas vacinadas e explicou que a taxa de eficácia da vacina não é de 100 por cento, pelo que mesmo quem está vacinado tem risco de contrair a doença e de a propagar. Por isso, para já mantêm-se as regras de quarentena em caso de contacto de risco. Vítor Fonseca admite no entanto que essas regras mudem quando for atingida a imunidade de grupo.


08h34 - Japão vai doar milhões de vacinas Covid-19 a Taiwan e países vizinhos asiáticos

08h08 - China administrou 12.9 milhões de vacinas a 5 de julho, para um total até agora 1318 milhões de doses

08h01 - Porto e Algarve. Projeções admitem mais contágios e internamentos

O Algarve e o Porto são as zonas do país onde a pandemia pode evoluir de forma mais negativa nas próximas semanas. As duas regiões deverão atingir os números de contágios e internamentos da terceira vaga.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa está a acompanhar a evolução dos indicadores e a fazer projeções, indica Carlos Antunes.


7h47 - "O vírus não fica sem fazer nada à semana"

O bastonário da Ordem dos Médicos defende que há medidas alternativas ao confinamento que devem ser empregues para travar a pandemia, como "regras mais restritas", uma fiscalização efetiva e uma nova matriz de risco.

"O Governo, porque estava a ter mais casos em Lisboa, tomou algumas medidas restritivas para a Grande Lisboa ao fim de semana", como proibir a circulação para dentro e fora da região, o fecho dos restaurantes mais cedo, "mas não serviu para conter a infeção porque a variante Delta já está espalhada pelo país", afirmou Miguel Guimarães, ouvido pela agência Lusa.

A variante Delta, assinalou o responsável, "está espalhada porque o vírus não fica sem fazer nada à semana, não tem dias e, portanto, esta visão das coisas é uma visão que não funciona".

"Se calhar nem precisaríamos de ter confinado Lisboa, temos que começar é a impor regras mais restritas através da educação das pessoas, para que cumpram as normas da Direção-Geral da Saúde", sustentou.

7h29 - Índia com 34.703 casos, número mais baixo em mais de 100 dias

A Índia reportou 34.703 novos casos de Covid-19 em 24 horas, o número mais baixo em quase quatro meses. O país registou ainda 553 mortes, número que também continua a cair.

O pico desta vaga em território indiano foi atingido em meados de maio, com mais de 400 mil novos casos por dia.

A taxa de positividade dos testes de diagnóstico permanece abaixo dos cinco por cento há 29 dias consecutivos e abaixo dos três por cento há 15, rondando atualmente os 2,4, segundo o Ministério indiano da Saúde.

7h20 - Quatro mil infetados diários. A estimativa do Governo

O Governo estima que o número de novos casos de infeção possa atingir os cerca de quatro mil diários nas próximas semanas, duplicando a tendência atual, alerta a ministra da Saúde.

“Temos estimativas que vão até meados de julho e que nos colocam já com um número de novos casos para lá dos quatro mil e com um número de internamentos para lá dos 800 e da utilização de cuidados de intensivos para lá dos 150”, afirmou na última noite Marta Temido, em entrevista à TVI.

De acordo com a ministra, o cenário para os próximos 15 dias será “garantido se nada se inverter”.

7h02 - Ponto de situação

Milhares de pessoas estão a esperar horas para serem vacinadas. Na segunda-feira, às 21h30, ainda havia quem aguardasse. E o cenário deverá manter-se nos próximos dias, para inocular o maior número de pessoas.
Os casos de maior espera ocorreram em Lisboa, Odivelas, Vila Franca de Xira, Porto e Coimbra.

O aumento da afluência aos centros de vacinação deve-se ao aceleramento do processo, com mais agendamentos e com a antecipação da segunda dose da vacina da AstraZeneca.
Autoagendamento
Os jovens com 27 anos de idade já podem fazer o autoagendamento da vacina.

Esta faixa etária já estava a ser vacinada, através do contacto dos centros de saúde.
Vacinação de menores divide especialistas
Os especialistas dividem-se quanto à urgência de começar a vacinar crianças entre os 12 e os 15 anos.
A Madeira pretende vacinar as faixas mais jovens, mas no continente ainda não existe essa recomendação.
Alemanha retira Portugal da lista vermelha
A decisão foi anunciada ao início da noite de segunda-feira e é também válida para o Reino Unido e a Índia.

A entrada de portugueses por via aérea na Alemanha esteve interdita durante todo o dia, mesmo quando se tratava de escalas para outro país.

A TAP fez saber que estava a cumprir as determinações das autoridades alemãs. Agora a interdição de entrada de passageiros de Portugal foi levantada.
O quadro em Portugal
Em 24 horas, morreram mais cinco pessoas e foram registadas 1483 novas infeções, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de segunda-feira.
Estavam ontem internadas 613 pessoas, mais 46 do que na véspera. Nos cuidados intensivos havia mais oito doentes, para um total de 136.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 3.980.935 mortes, resultantes de mais de 183,7 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O primeiro-ministro britânico anunciou o fim das restrições a partir do próximo dia 19.
O Reino Unido é o segundo país europeu com maior percentagem de população adulta vacinada, mas o número de novos casos de contágio continua a subir.