Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI



23h59 - Brasil supera 18,9 milhões de casos e 528 mil mortos

O Brasil ultrapassou hoje a barreira de 18,9 milhões de infeções pelo novo coronavírus (18.909.037) e totaliza 528.540 mortes devido à covid-19, informou o Ministério brasileiro da Saúde.

Desse total, 1.648 óbitos e 54.022 novos casos foram contabilizados nas últimas 24 horas, num momento em que a média móvel de casos e mortes no país está em queda.

Contudo, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, os dados do Estado de Rondônia apresentam "inconsistências", podendo os números reais ser diferentes do total apresentado.

De acordo com o último boletim epidemiológico difundido pelo Governo brasileiro, a taxa de incidência da covid-19 no país aumentou hoje para 252 mortes e 8.998 casos por 100 mil habitantes. Já a taxa de letalidade permanece fixada em 2,8%.

Em números absolutos, o Brasil, com 212 milhões de habitantes, é o segundo país com mais mortes em todo o mundo, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais casos, superado pelos norte-americanos e pela Índia.

22h53 - Associação de restaurantes receia que testes de acesso afastem clientes

A Associação Nacional de Restaurantes manifestou hoje receio que a eventual obrigatoriedade de testes negativos à covid-19 para acesso aos restaurantes, exigida pelas autoridades, venha a constituir "mais um entrave", e afaste muitos clientes deste serviço.

A posição da Associação Nacional de Restaurantes - Associação para Defesa, Promoção e Inovação dos Restaurantes de Portugal (PRO.VAR), emitida em comunicado, surge na sequência de uma notícia do Observador, segundo a qual o Governo está a estudar a possibilidade de introduzir testes à covid-19 para o acesso aos restaurantes. A medida, segundo o jornal ´online´, seria aplicada ao fim de semana, e nos restaurantes dos concelhos de risco muito elevado, para permitir aos que têm de fechar às 15:30 possam continuar abertos até mais tarde, desde que os clientes apresentem um teste negativo à covid-19.

Para a PRO.VAR, "a medida deve ser muito bem ponderada, pois já existem demasiadas regras e restrições e esta pode destruir a réstia de esperança para muitos empresários, que já dão como perdida parte do verão".

"Teme-se que a medida possa ser mais um entrave e afastar muitos portugueses dos restaurantes, contudo, se o Governo vier a optar por esta solução, a medida deverá ser progressiva e acompanhada por uma mudança da matriz de risco", argumenta ainda a associação.

22h45 - Governo angolano alivia restrições e reabre restauração em Luanda ao fim de semana

O Governo angolano anunciou hoje um alívio de restrições face à pandemia de covid-19, com reabertura dos restaurantes aos fins de semana em Luanda e extensão de horários para várias atividades, uniformizando as regras em todo o território.

As medidas atualizadas da situação de calamidade pública, que vão vigorar entre 09 de julho e 07 de agosto, foram apresentadas, em Luanda, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.

22h36 - França abaixo dos mil doentes em cuidados intensivos, mas com mais casos

Os doentes de covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos são hoje, em França, menos de mil, pela primeira vez desde setembro passado, segundo os números diários das autoridades sanitárias.

Os doentes nos cuidados intensivos são hoje 997, menos 35 que os 1.032 registados na terça-feira, e os doentes hospitalizados são 7.539, o que representa uma nova descida em relação aos 7.637 do dia anterior. Contudo, o número de novos casos continua a aumentar, impulsionado pela variante Delta, que representa já cerca de 40% de todos os contágios a nível nacional, revelou hoje o Governo francês.

França identificou hoje 4.081 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, em contraste com os 3.972 positivos da véspera, fazendo ascender o total de casos registados no país a 5,79 milhões. Em consequência, a taxa de incidência continua a subir ligeiramente, com 24,4 casos por 100.000 habitantes, em vez dos 24,1 do dia anterior.

Hoje, registaram-se também 35 mortes (na terça-feira, foram 34), com o que o total de mortos da pandemia passou a 111.288 em França.

22h29 - Guiné-Bissau regista cinco novos casos de infeção

A Guiné-Bissau registou cinco novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

Segundo os dados, na terça-feira, foram registados mais cinco novos casos para um total acumulado de 3.906 e realizados 125 testes. Já o número de vítimas mortais registadas desde o início da pandemia é de 70.

22h20 - Cabo Verde anuncia mais 39 infetados em 24 horas

Cabo Verde registou mais 39 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando para 32.827 casos acumulados desde o início da pandemia no país, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

O Ministério da Saúde informou em comunicado que do total de 1.183 amostras analisadas pelos laboratórios de virologia desde terça-feira, 39 deram resultado positivo para o novo coronavírus, numa taxa de positividade de 3,3%.

22h00 - Centro de Vacinação ‘drive-thru’ no Porto abre quinta-feira

O Centro de vacinação ‘drive-thru’, instalado no Queimódromo, junto ao Parque da Cidade, entra em funcionamento na quinta-feira, devendo permitir a inoculação de 2.000 pessoas por dia, revelou hoje a Câmara do Porto.

Numa nota de imprensa, a autarquia convoca a comunicação social a estar presente para a abertura daquela estrutura, que entra em funcionamento na quinta-feira.

O Presidente da Câmara do Porto, o Presidente da ARS-N, o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, e o CEO da UNILABS, apresentam, no local, o modo de funcionamento deste espaço.

21h50 - Nigéria reforça orçamento com 2 mil milhões de euros para combater pandemia

Os deputados nigerianos aprovaram hoje um reforço de 982,7 mil milhões de nairas (2 mil milhões de euros) no orçamento deste ano para apoiar o Governo a combater a covid-19 e a insegurança no país mais populoso de África.

A Nigéria, maior produtor de petróleo do continente, tem enfrentado uma crise económica desde o início da pandemia, em parte devido à queda dos preços dos hidrocarbonetos, e, em 2020, mais de sete milhões de nigerianos estavam na pobreza. Várias regiões do país enfrentam também uma crescente insegurança. No centro e noroeste do país, grupos criminosos aterrorizam a população, roubando gado e promovendo raptos para obterem resgates, enquanto o nordeste da Nigéria é afetado por uma insurreição 'jihadista' há mais de 10 anos.

O montante hoje aprovado será financiado por empréstimos internacionais e locais e representa mais 183 milhões de euros do que o pedido em junho pelo Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, aos deputados, noticia a agência Efe. Cerca de 722 mil milhões de nairas (1,5 mil milhões de euros) serão utilizados para comprar equipamento adicional para as forças de segurança, enquanto 60 mil milhões de nairas (123 milhões de euros) serão alocados para novas vacinas contra a covid-19.

21h39 - Pandemia impediu realização de milhões de atos médicos

Por causa da pandemia, ficaram por fazer 13 milhões e 400 mil consultas e atos de enfermagem. As consultas médicas e o atendimento nas urgências caíram para metade. Também ficaram por realizar centenas de milhar de cirurgias e exames, alguns considerados urgentes.


21h20 - Madeira reporta sete novos casos e 84 situações ativas

As autoridades de saúde da Madeira reportaram sete novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e 84 situações ativas na região, permanecendo as unidades dedicadas à doença no Hospital do Funchal sem doentes internados, foi hoje anunciado.

Hoje “há a reportar sete novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 9.712 casos confirmados de covid-19”, lê-se no boletim epidemiológico diário emitido pela Direção Regional da Saúde (DRS) do arquipélago.

20h50 - Sistema de semáforos regula acessibilidade a centros de vacinação

Para evitar as filas para a vacinação, está disponível um sistema virtual de semáforos para cada centro. A comissão técnica está a elaborar um parecer sobre a vacinação da faixa etária acima dos 12 anos.


20h43 - Ministra da Saúde não descarta regresso a um Estado de Emergência


20h29 - Governo dos Açores instaurou processos disciplinares por vacinação indevida

O secretário regional da Saúde dos Açores disse hoje que foram instaurados processos disciplinares na Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel por vacinação indevida contra a covid-19, estando ainda a decorrer outros processos de averiguação.

“Há vários processos em curso. Um dos processos da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel já teve como conclusão a instauração de processos disciplinares, que já estão em curso”, afirmou o titular da pasta da Saúde nos Açores, Clélio Meneses.

19h55 - Autoagendamento da vacinação disponível a partir dos 25 anos

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 25 ou mais anos ficou hoje disponível no portal da Direção-Geral da Saúde destinado a estas marcações.

A possibilidade de as pessoas a partir dos 25 anos poderem autoagendar a toma da primeira dose da vacina contra o vírus SARS-CoV-2 decorre depois de, no início desta semana, ter sido aberta a vacinação para a faixa etária entre os 18 e os 29 anos por ordem decrescente de idade.

19h42 - Ministro da Saúde moçambicano alerta para risco de se esgotar oxigénio face à terceira vaga

O ministro da Saúde de Moçambique alertou hoje para o risco de o oxigénio se esgotar e não haver capacidade para internar mais doentes nalgumas províncias, se a terceira vaga de covid-19 continuar a crescer ao ritmo atual.

“Se a tendência atual de agravamento perdurar, poderemos atravessar uma situação dramática nas próximas semanas, com um número incomportável de casos, internamentos e óbitos por covid-19. A nossa capacidade de internamento e de provisão de oxigénio para o tratamento de doentes poderá ficar esgotada em algumas províncias”, disse Armindo Tiago, durante uma conferência de imprensa em Maputo.

19h27 - Alguns ingleses receiam voltar à "normalidade" com a suspensão de restrições

Apesar de os casos diários rondarem os 28 mil, no próximo dia 19 de julho, o Reino Unido vai deixar para trás a obrigatoriedade de uso de máscara em transportes públicos, os bares vão reabrir e o distanciamento físico de um metro vai deixar de ser necessário. O Governo britânico, contudo, já reconheceu que o levantamento da maioria das restrições pode levar a um aumento exponencial de casos durante o verão e até a um "inverno muito difícil". Embora muitos ingleses se mostrem ansiosos para voltar a ter alguma "normalidade", outros temem o alivio das restrições e o ter de regressar às suas rotinas antigas.

Dia 19 prevê-se que abram os espaços noturnos, como bares e discotecas, que as pessoas convivam sem distanciamento social obrigatório, sem máscara e sem haver um limite de pessoas em espaços públicos. Muitos ingleses têm-se mostrado ansiosos por voltar a esta aparente "normalidade" com menos regras. Mas há quem esteja com medo de voltar à vida normal.

18h53 - Açores mantêm meta da imunidade de grupo no fim de julho mesmo com menos

O coordenador da comissão de acompanhamento à pandemia de covid-19 nos Açores garantiu hoje à Lusa que pretende atingir imunidade de grupo no final do mês, levantando algumas restrições em agosto, mesmo recebendo menos doses da vacina.

"Esta redução do número de doses, previsivelmente, não influencia a data de finais de julho para o atingimento da cobertura vacinal que desejamos. Esse valor foi calculado com uma velocidade de vacinação inferior àquela que recentemente estávamos a conseguir alcançar", explicou hoje à Lusa Gustavo Tato Borges.

O coordenador da Comissão Especial de Acompanhamento e Combate à Pandemia de covid-19 esclareceu que, este mês, "estão previstas chegar menos doses à Região Autónoma do que em junho, excluindo a Operação Periferia", que vacinou a população das ilhas sem hospital, adiantando que o Governo Regional está "a trabalhar em parceria com a `task force` nacional para que sejam alocadas mais doses vacinais" aos Açores.

Neste momento, o executivo quer que o processo de vacinação "se mantenha neste ritmo acelerado e de elevada eficiência", imunizando 70% da população até ao final de julho, "para que, a 15 de agosto, previsivelmente", se possa "começar a levantar algumas medidas".

"O objetivo do Governo até é incrementar esta velocidade, para que possamos antecipar, o mais possível, o atingimento desse objetivo de imunização, para que possamos ter um regresso à normalidade e evitar, cada vez mais os casos, as mortes e os internamentos", prosseguiu o responsável.

18h32 - Mais 11 óbitos e 1.139 novos casos em Moçambique

Moçambique registou mais 11 óbitos associadas à covid-19 e 1.139 casos de infeção devido ao novo coronavírus, nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde. Moçambique sobe assim o número acumulado de mortes para 934 e o de casos para 83.485, 86% dos quais recuperados.

18h15 - PSD quer incidência média de casos a sete dias na matriz de risco

O PSD quer que o Governo altere a matriz de risco relativa à pandemia de covid-19, adotando como indicador a incidência média a sete dias e não a 14, e que considere também a cobertura da vacinação.

17h53 - Espanha com contágios a subir mas pressão hospitalar estabiliza

A incidência acumulada (contágios) em Espanha voltou hoje a subir, principalmente entre os jovens, mas a pressão hospitalar mantém-se relativamente estável, segundo os números divulgados pelo Ministério da Saúde.

O nível de contágios teve uma subida de 27 unidades, tendo a incidência acumulada passado dos 225 (terça-feira) para 252 casos (hoje) diagnosticados por cada 100.000 habitantes nas últimas duas semanas.

As comunidades autónomas espanholas com os níveis mais elevados são as da Catalunha (557), Cantábria (373), Navarra (345), Castela e Leão (343), Comunidade Valenciana (240), Astúrias (233) e Andaluzia (212).

Entre os jovens de 20 a 29 anos a incidência acumulada disparou para um nível de 814 (717 na terça-feira) pessoas infetadas por cada 100.000 pessoas, nos últimos 14 dias, mais 77 unidades do que na segunda-feira. O segundo grupo mais atingido é o dos jovens de idades entre 12 e 19 anos, faixa etária em que se registam 729 casos (653) por cada 100.000 pessoas.

Em termos gerais, a Espanha registou 17.384 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.897.996 o total de infetados até agora. Os serviços sanitários notificaram também mais 17 mortes atribuídas à pandemia desde terça-feira (18 no dia anterior), um número que tem vindo a baixar, havendo agora um total de 80.969 óbitos desde o início da pandemia.

17h42 - Itália soma 1.010 novos casos e 14 óbitos nas últimas 24 horas

A Itália registou 1.010 contágios pelo novo coronavírus e 14 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Governo italiano, numa altura em que 40% da população italiana já tem a imunização completa.

Com o registo destes novos contágios, o país totaliza, até à data, 4.265.714 casos de pessoas que ficaram infetadas com o novo coronavírus (SARS-Cov-2), de acordo com o boletim informativo do Ministério da Saúde italiano.

Em termos de óbitos, o número total de mortes atribuídas à doença covid-19 no território italiano desde o início da crise pandémica, em fevereiro de 2020, elevou-se para 127.718.

17h20 - Marta Temido reitera recuperação da atividade assistencial no SNS em 2021

A ministra da Saúde, Marta Temido, reiterou hoje que os primeiros cinco meses de 2021 confirmam a recuperação da atividade assistencial no Serviço Nacional de Saúde (SNS) afetada pela pandemia de covid-19 no ano transato.

De acordo com a governante, que foi ouvida na comissão de saúde da Assembleia da República, o SNS vive agora uma “nova realidade” face ao decréscimo de atividade em 2020 ao nível de consultas médicas, de enfermagem e de outros técnicos de saúde, bem como em termos de cirurgias realizadas, assumindo inclusivamente que “são impressionantes” os números da recuperação.

“Em maio de 2021 foram realizadas mais três milhões de consultas do que em idêntico período de 2020. E não se diga que estamos a comparar dois períodos que são muito distintos nas suas características - de facto, estamos -, porque, também, relativamente ao idêntico período de 2019, o SNS regista um acréscimo de 1,6 milhões de consultas nos cuidados de saúde primários”, referiu.

Já nas consultas de enfermagem entre janeiro e maio deste ano “foram feitas mais de quatro milhões de consultas do que em período homólogo e mais 3,1 milhões de consultas do que em 2019”, com a ministra a sublinhar ainda “a melhoria” nos indicadores relativos a consultas prestadas por outros técnicos, tanto face a 2020 como 2019.

No que toca à atividade hospitalar, Marta Temido assinalou que “está a ficar novamente em linha com valores anteriores”, na medida em que se efetuaram mais 7% de consultas médicas hospitalares em 2021 - 785 mil consultas - quando comparadas com igual período do ano passado. No entanto, revelou haver ainda uma “redução de dois por cento” face ao mesmo período de 2019, ou seja, ainda aquém da atividade pré-pandemia de covid-19.

17h03 - OMS pede "cuidado extremo" no levantamento de restrições perante aumento de casos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje os governos para terem um "cuidado extremo" no levantamento total das restrições, face ao aumento recente de casos de covid-19, incluindo na Europa, onde cresceu cerca de 30%.

"Apelamos a um cuidado extremo no total levantamento das medidas de saúde e sociais neste momento porque isso terá consequências", afirmou o diretor executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS, no dia em que foram ultrapassados os quatro milhões de mortes provocadas pela pandemia no mundo.

Numa conferência de imprensa `online´, a partir de Genebra, Mike Ryan salientou que, apesar da redução das hospitalizações em países com elevados níveis de vacinação, a OMS tem registado um aumento de casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 em todas as regiões do mundo, com exceção das Américas.

"Este vírus está a mutar e precisamos de ser muito cautelosos neste momento", alertou o responsável da OMS, ao lembrar que este aumento de transmissão na comunidade vai colocar em risco os grupos mais vulneráveis, especialmente, em países com uma reduzida taxa de vacinação contra a covid-19.

16h52 - Reino Unido ultrapassa os 30 mil casos diários pela primeira vez desde janeiro

O Reino Unido registou 32.548 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, sendo a primeira vez que o país ultrapassou as 30 mil infeções diárias desde janeiro. Foram ainda reportadas mais 33 mortes, de acordo com os dados oficiais atualizados hoje pelo Governo.

Na terça-feira o Reino Unido tinha notificado 37 mortes e 28.773 novos casos.

Nos últimos sete dias, entre 01 e 07 de julho, a média diária foi de 23 mortes e 27.557 casos, o que corresponde a uma subida de 42,5% no número de mortes e de 42,8% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores.

Desde dezembro foram inoculadas 45.514.492 pessoas, o que corresponde a 86,4% da população adulta, e 34.027.302 milhões de pessoas, ou 64,6% da população adulta, já receberam também a segunda dose.

16h38 - OMS defende equidade no reconhecimento das vacinas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu hoje o reconhecimento mútuo das vacinas contra a covid-19 aprovadas pelas autoridades de saúde, nomeadamente ao abrigo da iniciativa Covax, alertando para o perigo de uma recuperação mundial a duas velocidades.

"Qualquer medida que permita que apenas algumas pessoas protegidas por uma vacina aprovada pela OMS beneficiem da reabertura das viagens vai efetivamente criar um sistema a duas velocidades, aprofundando a divisão sobre o tema das vacinas e exacerbando as desigualdades que já aconteceram sobre a distribuição das vacinas", lê-se num comunicado da OMS.

No documento, acrescenta-se que o não reconhecimento mútuo das vacinas "teria um impacto no crescimento das economias que já estão a sofrer mais".

A Covax, salienta-se no texto, "foi construída no princípio do acesso equitativo às vacinas contra a covid-19 para proteger a saúde de todas as pessoas em todo mundo, o que significa proteger as vidas e os rendimentos, incluindo a capacidade de viajar e fazer negócios".

Os responsáveis desta iniciativa da OMS "pedem a todos as autoridades dos governos regionais, nacionais e locais para, quando tomarem decisões sobre quem pode viajar ou ir a eventos, reconhecerem como completamente vacinados todas as pessoas que receberam vacinas contra a covid-19, que foram consideradas seguras pela OMS e pelas autoridades regulamentares".

16h16 - CDC estima que variante Delta seja já dominante nos EUA

A variante Delta, detetada pela primeira vez na Índia, é já também a estirpe dominante nos EUA, segundo apontam os dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).

De acordo com os dados da agência de saúde dos Estados Unidos, a variante Delta tornou-se dominante no país nas duas semanas que terminaram a 3 de julho, com 51,7 por cento dos casos associados a esta estirpe.

A proporção de casos associados à variante Alpha, identificada pela primeira vez na Grã-Bretanha e dominante nos Estados Unidos, caiu para 28,7 por cento.

15h38 - Surto com 15 infetados após festa de estudantes nas Caldas da Rainha

Uma festa de estudantes finalistas nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, deu origem a um surto de covid-19 com 15 infetados, disse hoje a delegada de saúde.

A festa realizou-se no dia 26 de junho, com mais de uma centena de jovens, e os primeiros casos surgiram dois dias depois, após desenvolverem sintomas e terem tido teste positivo à covid-19, explicou Cristina Pecante à agência Lusa.

Após os primeiros casos detetados no dia 28 de junho, foram efetuados testes aos estudantes que participaram na festa e a familiares próximos.

A responsável adiantou que já foram testadas cerca de 180 pessoas e mais de uma centena estão em isolamento profilático. A maioria dos infetados encontra-se assintomática, acrescentou. Além dos jovens, o surto abrange familiares próximos.

15h20 - Lar em Matosinhos tem 42 pessoas infetadas

O Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, em Matosinhos, tem 42 pessoas infetadas com covid-19, das quais 27 utentes e 15 funcionários, todos com a vacinação completa, confirmou hoje à Lusa o vereador da Proteção Civil.

Os infetados neste lar, no distrito do Porto, estão “todos bem”, estando “sem sintomas ou sintomas ligeiros”, disse José Pedro Rodrigues.

O surto neste equipamento, que tem 60 utentes e todos com a vacinação completa contra a covid-19, foi detetado no final da semana passada, acrescentou. Dos 75 funcionários, 15 deles infetados, apenas dois não têm a vacinação completa por indicação médica, sublinhou o vereador da CDU.

Os utentes que testaram positivo foram segregados dos restantes para reduzir o risco de contágio, adiantou o autarca. José Pedro Rodrigues revelou que o lar já tomou precauções, estando a cumprir o plano de contingência.

15h07 - Bruxelas rejeita "dramatizar" aumento de casos e prevê "verão forte" em Portugal

A Comissão Europeia diz estar "consciente" do aumento dos casos de covid-19 em Portugal perto da época turística, mas rejeita "dramatizar" e prevê mesmo um "verão forte" para o turismo nacional, ainda assim aquém dos níveis pré-pandemia.

"Eu visitei Portugal algumas vezes nos últimos 30 dias e estamos conscientes do aumento de infeções que ocorreram nas últimas semanas, mas também estamos conscientes de que isto não está, até agora, a criar consequências graves do ponto de vista do número de mortes, que é muito baixo e não muito diferente de outros países europeus", afirmou em entrevista à agência Lusa e outros meios europeus em Bruxelas, o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni.

No dia em que a Comissão Europeia divulgou previsões económicas intercalares de verão - que, no caso de Portugal, mantêm as projeções da primavera, de um crescimento de 3,9% este ano e de 5,1% em 2022 -, o responsável italiano rejeitou que este seja um verão perdido no país devido à atual situação epidemiológica, nomeadamente por causa da propagação da variante Delta, mas pediu cautela.

"Penso que todos devemos estar conscientes da seriedade desta variante Delta, mas ao mesmo tempo evitando tomar medidas restritivas que não são coordenadas e que não se justificam", referiu.

E, na opinião de Paolo Gentiloni, devem também ser evitadas "reações exageradas" sobre o número de infeções em Portugal, com o comissário europeu a pedir que "não se exagere ou se dramatize" tais valores.

Falando então sobre este verão em Portugal, Paolo Gentiloni disse esperar que esta seja "uma forte época turística", mas sem antever uma "temporada de pleno sucesso".

14h56 - Açores registam 45 novos casos e 33 recuperações

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 45 novos casos de covid-19, tendo sido contabilizadas 33 recuperações e seis internamentos, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde.

14h43 - Pandemia está a agravar-se em vários pontos do mundo

A Rússia acaba de atingir um novo recorde de mortos. Sidney, na Austrália, estende o confinamento por mais uma semana. Na Catalunha, em Espanha, os espaços noturnos voltam a encerrar e na China, uma cidade regressa ao confinamento total.


14h23 - Incidência ultrapassa os 240 casos por 100 mil habitantes

A incidência em Portugal ultrapassou a linha vermelha dos 240 casos por 100 mil habitantes. Segundo a matriz de risco apresentada no boletim epidemiológico, a incidência é agora de 247,3 casos por 100 mil habitantes a nível nacional e de 254,8 no continente. O boletim desta quarta-feira já apresenta a nova matriz de risco, cujo eixo de incidência foi alargado para os 480 casos.

O índice de transmissibilidade, ou R(t), também subiu ligeiramente, situando-se agora em 1,20 tanto a nível nacional como no continente.

14h05 - Mais oito mortes e 3285 infeções em Portugal

O mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde reporta mais oito mortes e 3285 infeções por Covid-19, sendo que 52 por cento dos novos casos foram registados em Lisboa e Vale do Tejo, assim como sete dos óbitos a registar esta quarta-feira. O oitavo óbito foi registado na região centro, que reportou ainda 290 novos casos. Foram ainda registadas 821 novas infeções no norte, 321 no Algarve e 75 no Alentejo.

Os internamentos decresceram, com menos dez doentes em enfermaria e menos três em unidades de cuidados intensivos. No total, estão hoje internados 603 doentes, dos quais 130 em UCI.

O boletim reporta ainda mais 1507 recuperações, aumentando para 838.642 o total de recuperados. Existem hoje mais 1770 casos ativos (40.258 no total) e mais 3033 contactos em vigilância (67.055 no total).

Desde que foi identificado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal já foram confirmadas 896.026 infeções e 17.126 mortes associadas à doença.

14h02 - Pode ser aplicado sistema de semáforos nos centros de vacinação

A solução avança de imediato em Cascais e deverá estender-se a todo o país. Se a luz for vermelha, é provável que tenha de esperar mais de uma hora. Se for verde a previsão baixa para menos de 30 minutos e essa informação sobre cada centro de vacinação estará disponível online.
É uma das medidas para tentar controlar as longas filas dos últimos dias, a que se junta uma apelo da Task Force. Pede aos utentes para que cumpram os horários da convocatória, sem antecipações, nem atrasos.

13h51 - Incidência a 14 dias está já acima de 240 novos casos por 100 mil habitantes

A matriz de risco, tal como a conhecemos até agora, vai mudar ou, pelo menos, crescer. Os números desta semana ultrapassaram os valores da escala e o perito Óscar Felgueiras revela que a incidência está já acima dos 240 novos casos por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias.


13h42 - Governo estuda possibilidade de introduzir testes à Covid para acesso a restaurantes

A notícia é avançada pelo jornal Observador que, citando fonte do Governo, afirma que a intenção é que os testes sejam obrigatórios nos municípios de risco muito elevado.

A ideia seria prolongar o horário de funcionamento dos estabelecimentos que têm de fechar às três e meia da tarde aos fins de semana.
A medida deverá excluir testes para acesso ao almoço e jantares durante os dias úteis.

Por definir estão também os tipos de testes a exigir aos clientes sendo que não está descartada a hipótese dos auto-testes à entrada.

13h34 - Ministra da Saúde não exclui a possibilidade de regresso ao estado de emergência

Diz que "a corrida contra a variante Delta" deve ser feita com um aumento do ritmo de vacinação e não através de outras medidas. Esta quarta-feira, no Parlamento, Marta Temido admitiu que nas próximas semanas pode haver algum desconforto para os utentes nos centros da vacinação.
Estabelece como meta que até meados de setembro 70 por cento da população residente em Portugal tenha o processo concluído.

13h16 - Governo japonês decreta estado de emergência em Tóquio durante Jogos Olímpicos

O Governo japonês decidiu declarar um novo estado de emergência em Tóquio, avançaram hoje meios de comunicação social, devendo abranger todo o período dos Jogos Olímpicos, que começam dentro de duas semanas, devido ao aumento de casos de covid-19.

"O Governo decidiu declarar o quarto estado de emergência em Tóquio e já comunicou a decisão à coligação" que apoia o Governo, noticiou hoje a estação televisiva estatal NHK.

O estado de emergência ficará em vigor até 22 de agosto, segundo diversos meios de comunicação social, cobrindo o período dos Jogos Olímpicos, que decorrem em Tóquio entre 23 de julho e 08 de agosto.

12h51 - Média diária de testes em julho é a mais alta desde o início da pandemia

A média diária da realização de testes de diagnóstico do vírus SARS-CoV-2 atingiu nesta primeira semana de julho o valor mais alto desde o início da pandemia, adiantou hoje a ministra da Saúde em audição na Assembleia da República.

"A campanha de testagem tem sido reforçada. Nestes poucos dias de julho, a média diária de testes é a mais alta desde o início da pandemia, também acima de janeiro", disse Marta Temido aos deputados presentes na Comissão de Saúde. No primeiro mês de 2021, a média de testes efetuados por dia rondou os 52 mil, segundo dados divulgados em 29 de janeiro pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

12h31 - A taxa de emprego nos países da OCDE ainda vai estar abaixo dos níveis pré-pandemia no final de 2022, depois de se terem perdido cerca de 22 milhões de empregos em todos os países da organização, foi hoje anunciado

12H29 - Variante Delta já representa 40 por cento dos novos casos em França

12h14 - Comissão Europeia disse hoje ter um "otimismo cauteloso" sobre a retoma do setor do turismo este ano na União Europeia (UE), pois, apesar de admitir ligeira melhoria, os níveis da atividade deverão ser semelhantes aos de 2020.

11h27 - Presidente da Câmara de Moura está infetado com "sintomas ligeiros a moderados"

11h26 - Ministra da Saúde anuncia abertura de 459 vagas para médicos de família

11h22 - África soma quase 148 mil mortes em 5,73 milhões de infeções

África regista 147.920 mortes associadas à Covid-19, totalizando 5.735.199 casos desde o início da pandemia, segundo dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana.

O continenta africano soma também 4.989.827 recuperações desde o primeiro caso, no Egito, a 14 de fevereiro de 2020.

A África Austral continua a ser a região mais afetada do continente, com 2.678.634 casos e 74.081 óbitos associados à Covid-19. Nesta região, encontra-se o país mais atingido pela pandemia, a África do Sul, que totaliza 2.090.909 casos e 62.628 mortes.


11h17 - Reforço da campanha de testagem

O ritmo acelerado permitiu já estabelecer, esta semana, um máximo diário de mais de 154 mil doses de vacinas administradas em Portugal.

No Parlamento, a ministra da Saúde confirmou estes números da vacinação contra a Covid-19 e destacou o reforço da campanha de testagem.
Marta Temido revelou que a média de realização de testes é a mais elevada desde o início da pandemia.

10h54 - Demitiu-se o ministro da Saúde da Índia

10h52 - Singapura omite pessoas que receberam a vacina chinesa Sinovac do número de indivíduos considerados vacinados devido aos dados que indicam a pouca eficácia da vacina

10h37 - Número de casos voltam a aumentar na Alemanha

Foram mais 985 as novas infeções, um aumento de 177 casos em relação aos dados diários da semana passada.

Morreram também nas últimas 24 horas 48 pessoas, para um total desde o início da pandemia de 91.110.

10h24 - A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu esta manhã na Assembleia da República que o estado de emergência pode ser de novo decretado em Portugal

10h18 - Indonésia com número recorde de novos casos - 34.379 - e vítimas mortais - mais 1040

10h16 - Concerto com regras sanitárias. Rufus Wainwright atuou em Oeiras

10h07 - Bruxelas mantém projeção de crescimento de 3,9% este ano em Portugal

A Comissão Europeia manteve hoje as projeções para o ritmo de recuperação da economia portuguesa, estimando, tal como na primavera, um crescimento de 3,9% este ano e de 5,1% no próximo, apesar do agravamento da situação epidemiológica no país.

Nas previsões económicas de verão, hoje publicadas, Bruxelas 'repete' para Portugal as projeções da primavera, divulgadas em 12 de maio, considerando que "a economia portuguesa está no bom caminho para uma boa recuperação a partir do segundo trimestre de 2021", apesar de o ritmo da retoma ter sido atenuado pelo restabelecimento parcial de restrições temporárias em junho devido ao aumento de casos de covid-19.

O executivo comunitário estima, no entanto, que, depois de um recuo de 3,2% no primeiro trimestre do ano devido a um confinamento rigoroso, o Produto Interno Bruto (PIB) português terá crescido 3,3% no segundo trimestre e registará um novo aumento no terceiro trimestre, com o esperado aumento do turismo estrangeiro no país, ajudado pela campanha de vacinação na Europa e pelo lançamento do certificado digital covid-19 da UE.

Estas previsões ficam ainda assim aquém das projeções do Governo, que confia num crescimento acima da sua própria previsão de 4% inscrita no Programa de Estabilidade, bem como da mais recente previsão do Banco de Portugal, que em 16 de junho reviu em alta as suas projeções, antecipando uma subida do PIB de 4,8% em 2021 e de 5,6% em 2022.

10h01 - Comissão Europeia melhora previsão económica da Zona Euro de 4,3% para 4.8% em 2021 e de 4.5% em 2002, quando antes era 4.4% 

Nas previsões intercalares de verão, hoje divulgadas, o executivo comunitário projeta subidas da mesma ordem para o PIB da zona euro e para o conjunto da União Europeia (UE), justificando que, em 2021, "a recuperação (de 4,8%) beneficia do substancial efeito de prolongamento do ano anterior, da forte retoma do consumo privado, bem como do impacto do Mecanismo de Recuperação e Resiliência a partir do segundo semestre do ano".

09h32 - Esta terça-feira foi batido o recorde diário de vacinações em Portugal. Mais de 154.600 inoculações

Task Force da vacinação diz que tal só foi possível "com a compreensão e paciência de todos os utentes e o profissionalismo e a entrega dos profissionais de saúde"

Em dois dias foram administradas mais de 297 mil vacinas.

09h30 - Alunos do IST oferecem serenatas à janela para quem não pode sair de casa

A junta de freguesia do Areeiro, em Lisboa, convidou a tuna universitária do Instituto Superior Técnico para fazer serenatas à janela.

Num só dia foram mais de 30 as pessoas, com mais de 65 anos, os contemplados com este "mimo".


09h05 - Movimento saúde em dia diz que profissionais de saúde não tiveram reconhecimento

Alexandre Lourenço, um dos membros do movimento saúde em dia diz que, os profissionais de saúde não tiveram qualquer tipo de reconhecimento e fala das preocupações.


09h01 - Rússia com mais 29.962 casos e 725 vítimas mortais em 24 horas

08h21 - Quebra de quase 50% nas consultas presenciais nos centros de saúde e menos 40% de cirurgias nos hospitais

08h20 - Vacina contra a Covid-19 tem grande impacto na quebra da mortalidade

A certeza é manifestada pelo coordenador da comissão técnica de vacinação contra a Covid-19. Em entrevista à agência Lusa, Walter Fonseca diz que a possibilidade de terem vacinados os jovens como mais de 12 anos ainda está em análise.

Walter Fonseca diz que ainda estão a analisar as adaptar as medidas de isolamento para os vacinados contra a Covid-19 que têm contactos de risco.

08h19 - Adolescentes devem ser todos vacinados até início do ano letivo

O Presidente do Conselho Nacional da Saúde defende que os adolescentes devem ser todos vacinados até ao início do ano letivo.


08h16 - China administrou mais de 13 milhões de doses da vacina nas últimas 24 horas

07h49 - 450 mil rastreios por fazer no primeiro ano de pandemia

Quatrocentos e cinquenta mil rastreios aos cancros da mama, do útero e do colo e reto ficaram por realizar no primeiro ano de pandemia, além de 29 milhões de exames complementares de diagnóstico e terapêutica.

Os dados constam do estudo "O impacto da pandemia Covid-19 na prestação dos cuidados de saúde em Portugal", promovido pelo Movimento Saúde em Dia, realizado pela consultora MOAI com dados do Portal da Transparência do Serviço Nacional de Saúde, recolhidos entre 25 de junho e 5 de julho de 2021.

07h38 - Vacinação a partir dos 12 anos. Parecer em breve

A Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19 está a analisar a vacinação das faixas etárias acima dos 12 anos e deverá emitir parecer antes do arranque do ano letivo, adianta o coordenador da estrutura.

Em entrevista à agência Lusa, Válter Fonseca, coordenador do órgão consultivo da Direção-Geral da Saúde, afirmou que o parecer está a ser elaborado e "será naturalmente conhecido para que o planeamento da vacinação possa ser feito atempadamente", como tem sido feito desde o início da campanha.

"Será feito um parecer (...) de forma atempada e para proteger a saúde pública, nos timings mais adequados, também em função da evolução da cobertura vacinal da restante população, que continua a ser a nossa prioridade", acrescentou.

07h17 - Ponto de situação

Mais de um milhão de portugueses não têm médico de família. Um estudo da Ordem dos Médicos revela que em setembro do ano passado já tinha sido assim. Antes disso, só em 2016.

A instituição considera que, na origem desta situação, poderá estar o facto de os médicos terem sido direcionados para o tratamento da Covid-19 e a vacinação.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, e até fevereiro deste ano houve menos consultas nos centros de saúde: menos 13,4 milhões, em comparação com o mesmo período entre 2019 e 2020.

A ministra da Saúde considera que o dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência deve ser utlizado para melhorar o SNS.
Três operações na campanha de vacinação
A campanha de vacinação está a envolver três operações em simultâneo.

Uma é a inoculação da segunda dose da vacina da AstraZeneca. Quem tomou a primeira dose até 16 de maio pode comparecer sem autoagendamento.

As autoridades pedem para as pessoas consultarem na internet quais os centros de vacinação que estão a administrar a segunda dose e a hora a que devem ir.

A segunda operação é a do autoagendamento. Todas as pessoas com 27 anos ou mais podem fazer as marcações na internet.

A terceira operação é a Casa Aberta. Não implica agendamento e envolve pessoas com 45 anos ou mais. No entanto, estas pessoas só devem comparecer nos centros de vacinação após as 19h00.O presidente do Conselho Nacional da Saúde, Henrique Barros, defende que os adolescentes devem ser vacinados até ao início do ano letivo.

O primeiro-ministro, António Costa, assume que Portugal está a viver a quarta vaga da pandemia e diz que a vacinação vai ser feita com mais incómodos para vacinar mais pessoas.
Por sua vez, o Presidente da República afirma que é preciso vacinar em massa.
Marcelo Rebelo de Sousa apelou aos jovens para que adiram à campanha.
O ritmo da campanha
Mais de metade da população portuguesa tem pelo menos uma dose de vacina e 36 por cento já tem a vacinação completa.

As maiores percentagens de vacinação completa pertencem ao Alentejo. Nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve, a vacinação está mais atrasada.As pessoas que receberam mais vacinas pertencem ao grupo etário dos maiores de 80 anos.


Na terça-feira houve quem esperasse cinco horas para receber a vacina. Foi assim em alguns locais. E na segunda-feira foi atingido um recorde diário de vacinações: 141.500.

Estão a ser vacinadas mais pessoas diariamente num esforço para salvar vidas.
Por isso, nos próximos dias deverão continuar as filas e a espera.

A coordenação do programa nacional de vacinação faz um apelo. Pede aos utentes que cumpram o horário indicado definido pelos centros de vacinação ou no autoagendamento.
O quadro em Portugal
O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de terça-feira, reportou mais uma morte associada à Covid-19.

Em 24 horas houve registo de 2170 novos casos confirmados de infeção.

Estavam ontem internadas 613 pessoas. Nos cuidados intensivos mantinham-se 133.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 3.987.613 mortes, resultantes de mais de 184,1 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O Reino Unido vai avançar para um desconfinamento alargado, apesar de ter 28 mil novos casos diários de infeção. Os médicos de saúde pública mostram-se surpreendidos com a decisão britânica.
Em Portugal, os especialistas avisaram que ainda estamos longe desse tipo de desconfinamento e que há uma tempestade perfeita no horizonte: trata-se dos mais jovens por vacinar e das férias.