Covid-19. Reino Unido com dois casos da variante Omicron

por RTP
Um dos casos foi localizado em Nottingham e o outro em Chelmsford. Toby Melville - Reuters

O ministro britânico da Saúde avançou este sábado que foram detetados dois casos na nova variante do SARS-CoV-2, a Omicron, no Reino Unido.

“Na última noite fui contactado pela Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido”, afirmou numa declaração à imprensa. “Fui informado de que detetaram dois casos desta nova variante, Omicron”, em pessoas "ligadas a uma viagem à África do Sul".

Segundo o ministro, um dos casos foi localizado em Nottingham e o outro em Chelmsford.

Numa nota do Ministério da Saúde, acrescenta-se que as pessoas contaminadas e as respetivas famílias se encontram já em isolamento.

O Executivo britânico anunciou ainda que Angola, Malawi, Zambia e Moçambique entram para a lista vermelha do Reino Unido.

A informação chega um dia depois de, na Bélgica, ter sido encontrado o primeiro caso da nova estirpe em solo europeu.

Este sábado, a República Checa e a Alemanha anunciaram suspeitas de casos da nova variante do SARS-CoV-2.

Nos Países Baixos, esta manhã aterraram 61 pessoas com covid-19 vindas da África do Sul, país onde a estirpe foi inicialmente detetada. As autoridades holandesas estão agora a analisar se estes passageiros estão infetados com a Omicron.

Em Portugal, a diretora-geral da Saúde avançou que há também casos sob investigação para se despistar se pertencem à nova variante.

A nova variante do coronavírus, Omicron, foi inicialmente detetada na África do Sul. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o "elevado número de mutações" pode implicar maior infecciosidade.
Tópicos
pub