Covid-19. Timor-Leste anuncia mais 13 casos em Díli

por Lusa
Os novos casos de covid-19 em Dili estão a obrigar a uma testagem em massa Lusa

As autoridades timorenses anunciaram terem detetado mais 13 casos da covid-19 em residentes em várias zonas da capital de Díli, incluindo três no hospital central de Díli, um deles um profissional de saúde.

Os casos foram detetados tanto em operações de rastreio de contactos como em testes em massa realizados em vários pontos da capital.

Odete Viegas, coordenadora geral da comissão responsável pelo combate à covid-19 em Timor-Leste, referiu que na sequência da deteção dos novos casos - que aumenta para 48 o número total de casos ativos no país - registaram-se casos positivos ligados a pelo menos três escolas de Díli.

Em causa estão a Escola Canossa, o Centro Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE) - um projeto luso-timorense para a requalificação do ensino timorense em língua portuguesa -- e a Escola Internacional Maharlika.

Foram recolhidas e continuam a ser recolhidas centenas de amostras, disse Odete Viegas, adiantando que, entre os locais visados estão o Ministério das Finanças e o Ministério dos Transportes e Comunicações, depois de terem sido identificados funcionários infetados.

"As equipas estão a realizar rastreio de contactos relacionados com os casos positivos. Quem tiver alguma preocupação deve deslocar-se a autoridades de saúde, contactar o telefone 119 ou até vir aqui ao Centro Integrado de Gestão de Crise para realizar testes".

A mesma responsável admitiu alguma preocupação sobre o facto de na segunda-feira, antes da imposição da cerca sanitária no município de Díli, milhares de pessoas terem partido da capital para vários municípios.

"Houve um grande movimento de pessoas que saíram e isso causa preocupação. Vamos continuar a realizar o rastreio de contactos de casos positivos e, caso haja alguma ligação com pessoas que viajaram, começaremos a testar nessas zonas também", referiu.

Odete Viegas disse que neste momento as equipas têm a capacidade de recolha de até 700 testes por dia, com o Laboratório Nacional a trabalhar ao máximo, conseguindo processar diariamente cerca de metade das amostras recolhidas.

A vice-ministra das Finanças, Sara Brites, a vice-ministra do Turismo Comunitário e Cultural, Inácia Teixeira, e o vice-ministro do Comércio e Indústria, Domingos Lopes Antunes, foram três das pessoas testadas num dos espaços do Centro de Convenções de Díli (CCD) onde está instalada a Sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

Operações idênticas estão previstas para o Parlamento Nacional timorense e para outros pontos da cidade.

Tópicos
pub