Donald Tusk nega impasse nas negociações do Brexit

por RTP
“Sinto-me melhor e mais seguro depois de ter falado com theresa May, tudo é possível”, disse Tusk aos jornalistas Reuters

Depois de a União Europeia ter dado um prazo de duas semanas ao Reino Unido para um avanço nas negociações do Brexit, Donald Tusk falou com Theresa May e nega agora qualquer impasse.

O presidente do Conselho Europeu negou existir um impasse nas negociações com o Reino Unido acerca do Brexit, mas mostrou-se muito cauteloso.

Donald Tusk falava depois de se ter reunido com a primeira-ministra britânica, à margem da cimeira social em Gotemburgo, na Suécia.

Theresa May encontrou-se com Donald Tusk, à margem da cimeira em Gotemburgo. Foto: Reuters

“Sinto-me melhor e mais seguro depois de ter falado com theresa May, tudo é possível”, disse Tusk aos jornalistas.
União Europeia aperta May
A União Europeia disse esta semana que as negociações não poderiam avançar até estar definido o valor a pagar pelo Reino Unido para sair da União, os direitos dos cidadãos dos Estados-membros e a questão da fronteira com a Irlanda do Norte.

Depois de um encontro em Downing Street, o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, referiu que “as garantias verbais do Reino Unido de que não vai haver uma infraestrutura física na fronteira não são suficientes”.
Divórcio difícil
No passado domingo o representante da União Europeia para as negociações do Brexit, Michel Barnier, afirmou estar a preparar-se para um possível colapso nas conversações com o Reino Unido.

O representante da UE, Michel Barnier, deu prazo de duas semanas para o avanço das negociações no Brexit. Foto: Reuters

A revelação foi feita numa entrevista ao semanário francês Le Journal du Dimanche, depois de Barnier ter dado à delegação britânica um prazo de duas semanas para resolver temas importantes.

O secretário britânico para o Brexit, David Davis, insiste que é preciso “todos trabalharem em conjunto” para a resolução dos diferendos.
pub