Reportagem

Escolas de Los Angeles encerradas devido a ameaça enviada por e-mail

O Distrito Escolar de Los Angeles, DELA, encerrou todas as escolas devido a uma ameaça de bomba enviada para um membro do Conselho Diretivo de um dos estabelecimentos de ensino, a Alessandro School.

Graça Andrade Ramos - RTP /
Mais atualizações

19h25 - As escolas em los Angeles vão continuar a ser alvo de buscas mas a situação está sob controlo. Nos Estados Unidos a diferente reação das autoridades de Los Angeles e de Nova Iorque à mesma ameaça - que pode revelar-se falsa - deverá dominar os debates nos próximos dias.

19:06 - Polícia de S.Francisco reforçou a segurança nas suas escolas após a ameaça referida em Los Angeles.


19:00 - Um estudante de 17 anos foi mortalmente atropelado por um autocarro municipal ao atravessar uma estrada perto de uma escola encerrada hoje em Los Angeles.


18h55 - O jornal Los Angeles Daily News refere que a ameaça foi enviada por alguém que se identificou como "um extremista muçulmano que se juntou a jihadistas locais", citando o congressista democrata, Brad Sherman, que afirma ter tido acesso à mensagem eletrónica.

Sherman refere que alguns aspectos da mensagem "não são credíveis" e que o seu autor se identifica como um "jihadista muçulmano extremista" com "32 cúmplices" e "gás de nervos".

18h51 - A Casa Branca reage com calma à situação em Los Angeles e em Nova Iorque, reconhecendo que "diferentes autoridades reagem de forma diferente" à mesma ameaça.

18h49 - O e-mail com a ameaça, enviado a vários distritos escolares dos EUA, terá passado por um endereço IP em Frankfurt, Alemanha, mas poderá ter sido emitido de uma fonte muito mais próxima dos EUA. A proveniência está ainda a ser investigada.

18h48 - Autoridades de Los Angeles pedem aos cidadãos para reportarem qualquer atividade ou embrulho suspeitos.
 
18:37 - A maioria dos pais apoia a decisão das autoridades de Los Angeles, apesar da confusão e de a ameaça poder ser falsa, sob as hashtags #LAUSD e #BetterSafeThanSorry

'Adoro como pessoas noutros Estados dizem que estamos a exagerar, eu agradeço. Obrigada por amarem o meu filho tanto como eu",
escreve uma mãe

"Olhar para o lado não é aceitável quando se trata das vidas de 700,00 estudantes. Não existe algo como reação exagerada. Não há desculpas",
refere outra.


"É triste saber que um filho já não está seguro na escola" lamenta um pai.

18h26 - Mayor Eric Garcetti esclarece que a ameaça, "recebida durante a noite", mencionava "dispositivos que iriam levar a violência até aos nossos alunos", já colocados "em todas as escolas".

O Chefe de polícia de los Angeles, Chief Beck refere que a ameaça referia a presença nas escolas de "engenhos explosivos e espingardas de assalto".

"Ainda há trabalho a fazer, com a ajuda do FBI", acrescentou.

18h23 - As autoridades de Los Angeles irão emitir boletins informativos de meia em meia hora, pelo menos.

Não revelam contudo mais nenhuma informação sobre a ameaça recebida.

18h20 - Steve Zimmer, Presidente do Conselho de Educação de LA, recenhece que este foi "um dia dificil para as famílias" de los Angeles "e que nunca se sentiu tão orgulhoso de ser 'angelino'".

Pede igualmente paciência às famílias, empresários e cidadãos de Los Angeles enquanto a situação permanece por esclarecer. As escolas poderão permanecer encerradas na quarta-feira, admite.

18h15 - Chefe de polícia Charlie Beck diz que "é muito fácil criticar uma decisão" quando não se está num cargo de responsabilidade.

Steve Zipperman, chefe da polícia do Distrito Escolar de LA defende também a decisão de encerrar as escolas "por segurança". "Nenhuma das nossas escolas irá reabrir até eu receber informação da Polícia Distrital de LA" de que isso pode ser feito "e estarmos completamente satisfeitos com a segurança das nossas escolas".

18h12 - Mayor de LA, Eric Garcetti, refere que a "decisão de encerrar as escolas não me pertencia mas eu apoiei-a", lembrando o sucedido recentemente em San Bernardino.

"Esta não foi a única cidade a receber esta ameaça" e "como pai e responsável, estou aqui para apoiar os responsáveis escolares".

Los Angeles continuará em nível 1 de ameaça, o mais baixo, "até a situação ser esclarecida", referiu ainda o mayor Eric Garcetti.

Garcetti repetiu depois as suas palavras em espanhol.

18h10 - Ramon Cortines refere que avisou os pais, todas as escolas sob sua responsabilidade e todas as outras, assim como o mayor de Los Angeles, porque "não há segredos".

"Foi recebida uma ameaça", repetiu, garantindo que a segurança das pessoas era o mais importante.

Várias escolas privadas e públicas permaneceram abertas em Los Angeles.

18h09 - "A nossa comunidade uniu-se" perante a ameaça sublinha Cortines. "Todas as escolas estão a ser objeto de buscas".

"Todos os alunos que foram às escolas foram recebidos pelos diretores e não ficaram sozinhas até os pais as irem buscar".

18h07 - Ramon Cortines assume em conferência de imprensa a decisão de encerrar as escolas com o apoio dos responsáveis da polícia e de Los Angeles.

18h05 - Charlie Beck, Chefe de Polícia de Los Angeles, defende a decisão dos responsáveis pelo Distrito escolar de LA, e rejeita críticas dos seus homólogos nova-iorquinos, de que a reação em Los Angeles terá sido "desproporcionada".

18h02 - Autoridades em Nova Iorque afirmam ter recebido a ameaça praticamente igual à de Los Angeles mas decidiram não "reagir" ao que consideraram uma "ameaça amadoristica" e "falsa".

"Estas ameaças são recebidas a todo o momento aqui em Nova Iorque e temos de as saber distrinçar", referiram.

A ameaça recebida em Nova Iorque está a ser investigada, mas partindo do princípio de que é falsa.

18h00 - Apesar do público não reagir assustado pela ameaça, o dia na cidade de Los Angeles decorre com alguma confusão, devido ao encerramento das escolas, já que milhares de funcionários tiveram de regressar a casa para ficar com os filhos.

17h54 - Dois agentes da PDLA por escola estão a vasculhar os estabelecimentos escolares, acompanhados de funcionários e de professores, procurando algo fora do comum e, só se o encontrarem, é que outras equipas entrarão em ação, observaram reporteres em vários locais.

O Distrito Escolar de Los Angeles abrange cerca de 1.200 escolas e 640.000 alunos. Cada escola irá ser objeto de buscas.

17h50 - Arquidiocese de Los Angeles emite comunicado no qual refere que irá analisar a ameaça para decidir se encerra os seus estabelecimentos de ensino.

17h48 - Alunos reagem ao encerramento das escolas em los Angeles. Muitos dizem-se aliviados pois tinham exames esta quinta-feira.

17h40 - Motoristas dos autocarros receberam ordens para permanecer junto aos veículos nos parques de estacionamento do Distrito Escolar de LA.

17h25 - O superintendente Ramon Cortines explica como recebeu a ameaça e as razões da decisão para encerrar todas as escolas do Distrito.



17h22 - A reporter da RTP, Márcia Rodrigues, fez para a Antena 1 o resumo do que se passa.



17h05 - ABC News refere que o e-mail foi enviado de um endereço IP de Frankfurt.


17h00 - A ameaça enviada a Nova Iorque poderá ter sido recebida depois das aulas já terem começado e o Distrito Escolar local terá decidido não evacuar as escolas.


16h51 - Os e-mailscom a ameaça terão sido enviados "de fora" dos Estados Unidos, de acordo com responsáveis do DELA

16h47 - Notícia de que Nova Iorque terá recebido ameaças idêntica também mas foram consideradas "não credíveis".

JUST IN: NYC Schools Received Similar Threat As Los Angeles; Probed As Hoax; NYPD Says Schools To Stay Open... https://t.co/0bE5jcc2HD

16h30 - Polícia Distrital estabelece vários postos de controlo em toda a cidade

16h10 - Autoridades pedem aos pais e encarregados de educação para não enviarem as crianças para a escola. Crianças que já estejam nas escolas estão junto de funcionários e deverão ser recolhidas por pessoas identificadas.



16h00 - "Esta é uma ameaça rara. Não foi a uma escola, a duas escolas ou três escolas, foi a muitas escolas," disse aos reporteres Ramon Cortines, superintendente das escolas do DELA.

"Não vou correr o risco de deixar entrar crianças em nenhum edifício até ter a certeza de que é seguro", acrescentou. A "ameaça credível" foi recebida cerca das 5h30 da manhã locais, ainda antes das escolas abrirem. 

O FBI está a tentar perceber a origem da ameaça.  

15h50 - O Distrito Escolar de Los Angeles, DELA, encerrou todas as escolasdevido a uma ameaça de bomba enviada para um membro do Conselho Diretivo de um dos estabelecimento de ensino.

A mensagem foi recebida na Alessandro School, cerca das 05h30 da manhã, hora local. Alertado, o superintendente das escolas decidiu encerra-las, lançando avisos a todos os encarregados de Educação e mandando regressar os autocarros escolares.