Estados Unidos endurecem restrições e impulsionam vacinação

por RTP
"Assistimos a um aumento da vacinação nestes últimos dias mas devemos fazer mais", fez notar Joe Biden Alex Edelman - EPA

Os norte-americanos vacinados devem usar máscaras em espaços fechados em zonas de alto risco, devido ao aumento de infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, recomendaram na terça-feira as autoridades de saúde dos Estados Unidos.

"Em áreas onde a transmissão é alta, os CDC [Centros de Prevenção e Controlo de Doenças] recomenda que as pessoas totalmente vacinadas usem máscaras em locais públicos fechados", afirmou a diretora da estrutura, Rochelle Walensky, para acrescentar que a variante Delta tornou a medida premente.

O número de infeções, mostram os dados dos CDC, está a aumentar de forma acentuada no sul dos Estados Unidos, mas menos no nordeste, a área com mais pessoas inoculadas.

A informação disponível, ressalva Walensky, indica que, "em raras ocasiões, as pessoas vacinadas […] podem ser contagiosas e transmitir o vírus".

"Estas novas descobertas são preocupantes e, infelizmente, justificam uma atualização da nossa recomendação", frisou.
"Devemos fazer mais"
O Presidente norte-americano, Joe Biden, deverá anunciar na quinta-feira um requerimento aplicável a todos os funcionários federais e contratados para que se vacinem contra a Covid-19, ou aceitem submeter-se a testes regulares.
A informação foi avançada pela CNN, a partir de fontes anónimas mas "com conhecimento da matéria". Biden apenas reconheceu perante um repórter que a ideia está "em estudo".

"Assistimos a um aumento da vacinação nestes últimos dias mas devemos fazer mais", considerou Biden no comunicado em que anunciou novas etapas de combate à pandemia no país. "Quinta-feira irei apresentar novas fases no nosso esforço para que mais americanos se façam vacinar", acrescentou.

A avançar, o requerimento para a vacinação irá afetar cerca de 2,1 milhões de pessoas, se se falar apenas do pessoal civil das agências federais.

"Algo de que tenho a certeza é que, se mais 100 milhões de pessoas se tivessem vacinado, a situação seria muito diferente. Vacinem-se!", frisou o Presidente dos Estados Unidos.
Pico de vacinação em abril
A vacinação em território norte-americano conheceu um pico em abril, mas tem vindo a abrandar até à estagnação.Os CDC deverão recomendar, nos próximos dias, o uso de máscaras para alunos e professores desde a infância até ao 12.º ano, seja qual for o grau de vacinação, no regresso às aulas.

O receio leva cada vez mais instituições e empresas norte-americanas a impor aos funcionários a obrigatoriedade da vacinação versus testagem semanal, a partir de agosto. Foi o caso do Governo da Califórnia, da edilidade de Nova Iorque ou da agência federal de apoio aos veteranos de guerra, na segunda-feira.

Na terça-feira foi a vez de a Ford anunciar que os seus empregados que planeiem viagens internacionais terão de ser vacinados contra a Covid-19. A construtora automobilística também voltou a impôr o uso de máscara nas suas instalações no Missouri.

O jornal The Washington Post anunciou igualmente que vai exigir a vacinação como condição de contrato laboral e informou jornalistas, funcionários e colaboradores que terão de se imunizar até setembro.

c/ agências
Tópicos
pub