Gaza. Pelo menos quatro mortos em invasão de armazém de comida da ONU

Pelo menos quatro pessoas morreram esta quarta-feira em Gaza na sequência de uma invasão de um armazém de alimentos do Programa Alimentar Mundial (PAM). A informação é confirmada pelas autoridades hospitalares.

RTP /
Foto: Amir Cohen - Reuters

É mais um sinal do desespero e distúrbio da ordem pública perante a carência de alimentos desde há várias semanas na Faixa de Gaza. O Hospital Al-Aqsa confirmou esta quarta-feira quatro mortes na sequência da invasão de um armazém com alimentos do Programa Alimentar Mundial, em Deir al-Balah.

Duas pessoas morreram por esmagamento e outras duas foram atingidas por balas.

"Hordas de pessoas famintas invadiram o armazém (...) em busca de alimentos que tinham sido pré-posicionados para distribuição", refere o Programa Alimentar Mundial (PAM) em comunicado.

A agência da ONU sublinha que tem “alertado constantemente para as condições alarmantes e deteriorantes no local”, bem como para “os riscos de limitar a ajuda humanitária a pessoas famintas que dela necessitam desesperadamente".

O PAM apelou ao acesso humanitário "seguro e irrestrito para permitir a distribuição imediata e ordenada" de alimentos em toda a Faixa de Gaza.

Estas mortes ocorrem um dia depois de uma multidão ter sido dispersada a tiro quando procurava alimentos num posto de distribuição em Rafah. Pelo menos uma pessoa morreu e 48 ficaram feridas na sequência deste incidente.
Tópicos
PUB