Guerra no Médio Oriente analisada entre a UE e a UpM

por Lusa
A UE e a UpM debatem a guerra no Médio Oriente EPA

Os chefes da diplomacia dos 27 membros da União Europeia (UE), de 15 países mediterrânicos e da Comissão Europeia reúnem-se em Barcelona, Espanha, esta segunda-feira, para analisar a situação no Médio Oriente.

O debate acontece no âmbito do encontro anual da União pelo Mediterrâneo (UpM), uma organização intergovernamental de que faz parte a Autoridade Palestiniana e Israel.

Segundo a UpM, no encontro será debatido "o papel que pode desempenhar" esta organização "em favor da resolução do conflito" no Médio Oriente, "através da cooperação euro-mediterrânica".

A UpM é a única organização internacional que Israel e a Autoridade Palestiniana integram "em pé de igualdade", realçou na quinta-feira o chefe da diplomacia espanhola e o anfitrião do encontro, José Manuel Albares.

O ministro afirmou na mesma ocasião que foi em Barcelona, em 2023, e apesar de Israel ter boicotado o encontro, que foi dado o primeiro passo para a criação da Aliança Global para a implementação da solução de dois Estados (Israel e Palestina).


PUB