Imagens satélite sugerem desmantelamento da base Wagner perto de Minsk

Imagens de uma base militar a sul da capital da Bielorrússia, obtidas através de satélite, parecem mostrar o desmantelamento de tendas nas últimas semanas, num local onde as forças mercenárias russas do grupo Wagner estariam instaladas.

RTP /
Base militar Tsel na Bielorrússia, imagem obtida via satélite Planet Labs - Reuters

As imagens comparativas da base militar Tsel, na região de Mogilev, foram obtidas, respetivamente, a 25 de julho, 25 de agosto e 9 de setembro, tendo sido disponibilizadas pela empresa Planet Labs. Parecem indicar o desmantelamento gradual do campo.
Três imagens da base Tsel na Bielorrússia obtidas em julho, agosto e e setembro de 2023 pela Foto Labs via Reuters
A agência Reuters, que divulgou a informação, não pôde verificar a natureza das alterações na base.

A serem verídicas as alegações, poderá estar em curso a desmoblização da companhia mercenária russa, após a morte, no passado dia 23 de agosto, dos seus dois principais líderes, entre eles Evgueny Prigozhin, na queda da aeronave privada em que viajam, num incidente ainda sob investigação.

Em junho, o grupo Wagner, sob liderança de Prigozhin, amotinou-se e abandonou as suas posições na Ucrânia, ao fim de vários meses de críticas contundentes à liderança militar do Kremlin, entrando em território russo. Em poucas horas ameaçou Moscovo.

O Presidente russo, Vladimir Putin, condenou o motim, que considerou uma "traição", mas acabou por concordar com a proposta do líder e aliado bielorrusso, o Presidente Alexander Lukashenko, de transferir o grupo Wagner para o território vizinho.

Prigozhin aceitou a proposta e semanas depois parte do grupo de mercenários Wagner tinha-se instalado perto de Minsk, numa base militar até então desativada.

com agências
PUB