Reportagem

Isabel II. Líderes de todo o mundo em Londres para o funeral da rainha

por Inês Moreira Santos, Joana Raposo Santos - RTP

Maja Smiejkowska - Reuters

Líderes e monarcas de todo o mundo reuniram-se em Londres para o adeus final a Isabel II. A rainha é sepultada esta segunda-feira, numa cerimónia privada, no jazigo da família real no castelo de Windsor, onde se encontram os restos mortais dos pais, da irmã e do marido.

Mais atualizações

16h12 – Caixão já está no Castelo de Windsor

O caixão de Isabel II já se encontra na capela do Castelo de Windsor, onde vai realizar-se uma missa em honra da monarca.

Depois, a urna será por fim colocada no jazigo real de Windsor, onde se encontram depositados os restos mortais do pai, Jorge VI, da mãe, Isabel Bowes-Lyon, e da irmã, a princesa Margarida. A cerimónia será privada.

Será essa a despedida final a Isabel II.

15h00 - Castelo de Windsor prepara-se para receber Isabel II

O castelo de Windsor está a preparar-se para receber a rainha. É lá que será sepultada, junto aos pais, irmã e marido. Será possível assistir à missa que antecede a cerimónia privada. Nessa, só a família poderá participar.

14h36 – Convidados 500 representantes de vários países

Em Londres, estão centenas de líderes mundiais para homenagear Isabel II. Entre monarcas e chefes de Estado, o Reino Unido convidou cerca de 500 representantes de países com os quais tem relações diplomáticas.

Joe Biden, Emmanuel Macron, Ursula von der Leyen ou Marcelo Rebelo de Sousa estiveram na manhã desta segunda-feira na cerimónia de despedida, na Abadia de Westminster.

14h07 – Marcelo Rebelo de Sousa representa Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa justifica os três dias de luto nacional pela importância que a Rainha Isabel II e o Reino Unido tiveram na História de Portugal.

O presidente da República deixou uma mensagem de pesar à família Real e participou nas cerimónias fúnebres da monarca.

13h50 – Centenas de pessoas dormiram na rua

Durante quatro dias, várias centenas de milhares de pessoas passaram pelo Westminster Hall para prestarem homenagem a Isabel II, com filas que chegaram a registar períodos de espera de mais de 14 horas.

Entre os que marcaram presença, não faltaram portugueses.

13h37 – Caixão foi transferido para carro funerário que segue para Windsor

O caixão de Isabel II já foi transferido para o carro funerário que segue agora caminho até Windsor, onde terá lugar uma cerimónia privada, só com familiares.

13h33 – "Fé e abnegação"

Foi com profunda emoção que o Reino Unido se despediu de Isabel II. Nas cerimónias, o Deão de Westminster destacou a fé e abnegação da monarca no serviço à coroa.

13h15 - Fotogaleria. O último adeus à rainha

Numerosos chefes de Estado e de governo, além de representantes de famílias reais, marcaram presença na Abadia de Westminster para o funeral de Isabel II. No cortejo, o caixão seguiu envolvido nos estandartes reais e com o septo e a coroa imperial no topo, além da esfera - um símbolo de poder - e uma coroa de flores, dos jardins das casas da família real que a monarca britânica "tanto apreciava". No último momento do percurso, só os sinos cortavam o silêncio, enquanto o caixão era levado a braços, em passo solene, para o interior da abadia.

13h08 - Rainha passa pela última vez em frente ao Palácio de Buckingham

13h01 - Cortejo entrou agora no The Mall

A procissão fúnebre está na avenida "The Mall" e irá passar em frente ao Palácio de Buckingham

12h45 - Funcionários do Palácio de Buckingham prestam última homenagem

Os funcionários do Palácio de Buckingham alinharam-se em frente ao edifício para prestar a última homenagem à rainha Isabel II.

12h34 – Rainha Isabel II passa pela última vez pelo Palácio de Buckingham

Britânicos emocionam-se na passagem do cortejo fúnebre, em solidariedade com emoção de Carlos III.

12h20 – Começa o cortejo fúnebre

Já começou o cortejo fúnebre pelas ruas de Londres, para que o povo possa despedir-se da rainha. O cortejo termina em Windsor, onde a urna da monarca será colocada no jazigo real numa cerimónia privada.

12h09 – Caixão sai da abadia de Westminster

A cerimónia fúnebre em Westminster termina ao som de “Fantasia em C Menor”, de Bach, à medida que o caixão é transportado para o exterior. Milhares de pessoas estão nas ruas de Londres para ver passar o caixão, num último adeus a Isabel II.

11h57 – Dois minutos de silêncio

No final do serviço religioso, os presentes cumprem agora dois minutos de silêncio, assim como o resto do país, após os quais será cantado o hino nacional, "God Save the King" ("Deus Salve o Rei").

11h40 – Sermão do arcebispo da Cantuária

Justin Welby, arcebispo da Cantuária, referiu durante o seu sermão que "poucos líderes recebem tanto amor quanto o que temos visto" em relação a Isabel II.

11h30 - PM britânica faz leitura

Liz Truss, a recém-nomeada primeira-ministra britânica após a saída de Boris Johnson, fez uma leitura no funeral da rainha.

11h19 – Funeral começa com leituras por parte de amigos próximos de Isabel II

O funeral da rainha já arrancou e o seu início está a ser marcado por leituras por parte de pessoas próximas da família real, em especial de Isabel II.

10h59 – Caixão de Isabel II já chegou à abadia de Westminster, onde vai realizar-se o funeral

O caixão de Isabel II já chegou à abadia de Westminster, onde vai realizar-se agora o seu funeral, com a presença de numerosos chefes de Estado e de Governo e representantes de famílias reais.

No último momento do percurso, só os sinos cortavam o silêncio enquanto o caixão era levado a braços, em passo solene, para o interior da abadia.

10h47 - Arranca o cortejo fúnebre com o caixão de Isabel II até à abadia de Westminster


Acaba de arrancar a marcha para levar o caixão de Isabel II à abadia de Westminster. O filho Carlos III, assim como os netos, vão fazer este trajeto junto da rainha, naquela que é a sua última viagem. Todos os sinos da cidade de Londres tocam.

10h40 – Urna da rainha segue para abadia de Westminster após toque de Big Ben

A urna da rainha está na praça do Parlamento para se encaminhar para a abadia de Westminster. O cortejo começa quando os sinos do Big Ben tocarem.

O caixão de Isabel II, inicia o cortejo para a abadia, envolvido nos estandartes reais e agora como septo e a coroa imperial no topo, além da esfera – um símbolo de poder – e uma coroa de flores, dos jardins das casas da família real que a monarca “tanto apreciava”.

10h38 – Carlos III e filhos chegaram a Westminster Hall para acompanharem transferência do caixão de Isabel II

Os sinos tocaram no momento em que o rei Carlos III arrancou até Westminster Hall, acompanhado pelos filhos William e Harry. Os três vão acompanhar a transferência do caixão da rainha até à abadia de Westminster.

Uma grande multidão assistiu ao percurso da família real até à abadia.

10h00 – Corpo de rainha Isabel II chegará a Westminster acompanhado por toda a família

Dentro de uma hora começa o funeral da rainha Isabel II. Como explica Rosário Salgueiro, esta cerimónia é o “culminar de uma longa semana de honrarias, de homenagens, de luto nacional”. Depois, o luto vai prolongar-se por mais sete dias, no Reino Unido.

A abadia de Westminster está pronta para receber o corpo da monarca, que chegará seguida de “toda a família a pé”, incluindo os bisnetos mais velhos.

Conta-se com a presença de cerca de 2.000 convidados para a cerimónia.

9h49 – Milhares de pessoas em Windsor para ver caixão da rainha

As ruas de Londres estão cheias, com cada vez mais pessoas a chegar ao castelo de Windsor para a cerimónia de sepultura de Isabel II. São milhares os que se instalam no exterior para verem o caixão da rainha. A RTP está no local e falou com algumas das pessoas que fizeram questão de estar presentes neste momento.
9h25 – Comboios a caminho do castelo de Windsor forçados a parar

Os comboios que partem de Londres para Windsor, onde vai decorrer o funeral da rainha, foram forçados a parar devido a problemas técnicos, sobrecarregando o sistema de transportes públicos enquanto dezenas de milhares de pessoas viajam pela capital para assistir à cerimónia.

A linha de ferro Great Western Railway (GWR) avançou que todas as linhas entre Paddington e Reading foram bloqueadas, aconselhando os passageiros a seguir uma rota alternativa para Windsor.

8h59 - Líderes mundiais aproveitam ocasião para contactos políticos

Cerca de 500 líderes mundiais estão em Londres para assistir ao funeral de Isabel II. É a maior congregação de líderes mundiais neste século. Alguns aproveitam a ocasião para contactos políticos paralelos, como constatou o enviado da RTP, José Rodrigues dos Santos.

8h45 - Marcelo entre os convidados no funeral de Estado


Antes da cerimónia privada, decorre em Londres o funeral de Estado, na Abadia de Westminster, junto ao Parlamento, com a presença de numerosos chefes de Estado ou de Governo e representantes de famílias reais.

A cerimónia religiosa oficial, com início previsto para as 11h00 e cuja lista de convidados não foi divulgada, contará com a presença de cerca de duas mil pessoas, entre as quais o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente de França, Emmanuel Macron.
De acordo com alguns pormenores do funeral de Estado divulgados à imprensa, no final do serviço religioso, pelas 11h55, serão observados dois minutos de silêncio em todo o país, após os quais será cantado o hino nacional, "God Save the King" ("Deus salve o Rei").
Urna de Isabel II vai para o jazigo real de Windsor
Segundo o palácio de Buckingham, a urna da monarca será colocada no jazigo real de Windsor, onde se encontram depositados os restos mortais do pai, Jorge VI, da mãe, Isabel Bowes-Lyon, e da irmã, a princesa Margarida.

A urna do marido, o príncipe Filipe, que morreu em 2021 aos 99 anos, será também transferida para ficar junto à sua.

Esta cerimónia será privada, destinando-se apenas ao rei Carlos III e restantes membros da família real britânica, com início agendado para as 19h30 (locais e de Lisboa).

A rainha Isabel II morreu a 8 de setembro, aos 96 anos.

O último funeral de um rei aconteceu em 1952. Setenta anos depois, o mundo é muito diferente e os britânicos também, mas ainda assim há semelhanças entre as cerimónias fúnebres de Isabel II e de Jorge VI.

A emoção do povo é idêntica e o protocolo também.

O funeral da monarca vai ser acompanhado em direto numa emissão especial na RTP1.