Merkel contra "protecionismo" e "isolacionismo" de Trump

por RTP
Merkel garante o compromisso europeu com o acordo para o clima Reuters

"Mais do que nunca, nos dias de hoje, aqueles que acreditam que podem resolver os problemas do mundo pelo protecionismo e isolacionismo cometem um grande erro", disse esta manhã a chanceler alemã, numa clara crítica às políticas norte-americanas de Donald Trump. Alguns desafios que o mundo enfrenta "não conhecem fronteiras", afirmou Angela Merkel, num discurso no parlamento alemão, onde reafirmou que a União Europeia está "mais determinada do que nunca " em relação ao tratado sobre as alterações climáticas.

As palavras de Merkel são no parlamento do país, mas com claro eco para o exterior, isto a poucos dias da cimeira de líderes do G20.

O que a chanceler alemã disse esta manhã irá ser reafirmado, promete, no encontro dos próximos dias 7 e 8 de julho, em Hamburgo, na presença do presidente dos EUA.

As palavras de Merkel vão contra as políticas defendidas por Donald Trump. "Aqueles que acreditam que o protecionismo e o isolacionismo" são uma solução "estão a cometer um enorme erro".
Alterações climáticas
O clima foi outro tema referido pela chanceler alemã, com Merkel a afirmar que a União Europeia deve assumir um papel ainda mais importante nesta batalha. "Estamos convencidos que as alterações climáticas são um dos grandes desafios que a humanidade enfrenta, um desafio existencial". "Não podemos esperar até que os cientistas convençam todos aqueles que duvidam".


Sobre a União Europeia, Merkel afirmou que o países membros vão estar unidos nas negociações do Brexit. E falou de um plano acordado com o presidente francês Emmanuel Macron para reforçar a cooperação na União Europeia e na Zona Euro.

Disse ainda que a UE precisa de assumir maior responsabilidade nas questões de segurança que enfrenta, em particular em relação à ameaça do terrorismo.

pub