Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Morte de Epstein oficialmente considerada suicídio

por RTP
Jeffrey Epstein, fotografado pela divisão de Nova Iorque do Departamento de Serviços Criminais e Justiça, em julho de 2019 Reuters

A autópsia ao corpo do financeiro Jeffrey Epstein concluiu oficialmente que a sua morte numa cela prisional em Nova Iorque de deveu a suicídio por enforcamento.

A porta-voz do Serviço Legista de Nova Iorque, Aja Worthy- Davis, afirmou esta sexta-feira que a autópsia e outras provas confirmaram que Epstein, de 66 anos, se enforcou a semana passada na sua cela do Centro Correcional de Nova Iorque.

Epstein usou um lençol, retirado da cama de cima do beliche da cela onde se encontrava sozinho e sem vigilância, apesar de uma anterior tentativa de suicídio, a 23 de julho. Na altura foi descoberto com nódoas negras no pescoço e colocado sob vigilância por suicídio.

O multimilionário aguardava julgamento por tráfico e abuso sexual de raparigas menores ao longo de dezenas de anos. O corpo foi encontrado sábado passado, quando os guardas prisionais faziam as suas rondas da manhã.

Tinha vários ossos do pescoço esmagados, consistentes tanto com enforcamento como com estrangulamento.

A morte de Epstein, amigo de Presidentes norte-americanos, como Bill Clinton e Donald Trump, levou a uma multiplicação de teorias da conspiração, com a maioria do público a expressar indignação pela sua morte, e incredulidade quanto ao facto de um detido de elevado perfil mediático, como ele, ter sido deixado sozinho e sem vigilância na cela de uma prisão federal.

Múltiplas fontes afirmaram que Epstein tinha sido retirado da vigilância após cerca de uma semana e encarcerado de novo numa cela de alta segurança, onde era menos vigiado apesar de estarem previstos controlos a cada 30 minutos.

O procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, afirmou que foram detetadas "irregularidades graves" na prisão, após a morte de Epstein.

Tanto o seu suicídio como as condições de detenção no Centro de Correcional de Nova Iorque estão sob investigação, judicial e do FBI.
pub