"Nino" Vieira venceu presidenciais na Guiné-Bissau
O candidato independente João Bernardo "Nino" Vieira venceu as eleições presidenciais de domingo último na Guiné-Bissau, segundo os resultados provisórios anunciados hoje pelo presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Numa conferência de imprensa rodeada de forte dispositivo de segurança, Malam Mané leu apenas os resultados provisórios do escrutínio, região por região, sem anunciar, contudo, os respectivos totais, ou quando serão divulgados os resultados definitivos.
Segundo o somatório feito no local pelos jornalistas, 412.926 eleitores, de um total de 538.471, votaram expressamente nos dois candidatos que disputaram a segunda volta das presidenciais - Malam Bacai Sanhá e "Nino" Vieira.
Malam Mané, que não referiu o número de votos brancos e nulos, adiantou que a taxa de participação foi de 78,55 por cento, menos quase dez pontos percentuais do que na primeira volta (87,63 por cento).
Segundo os dados, provisórios, "Nino" Vieira obteve 216.167 votos, o que corresponde a 52,35 por cento, enquanto Malam Bacai Sanhá, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), recolheu 196.759 votos, equivalente a 47,65 por cento.
Segundo dados da CNE, "Nino" Vieira obteve mais 19.408 votos do que Bacai Sanhá, vencendo em quatro das nove regiões em que se divide administrativamente a Guiné-Bissau: Tombali (sul), Biombo (centro litoral), Gabu (leste) e em Bolama/Bijagós (arquipélago a oeste do país).
Por seu lado, Bacai Sanhá venceu nas restantes cinco regiões:
Quínara (sul), Oio (interior norte) Bafatá (leste), Cacheu (litoral norte) e no Sector Autónomo de Bissau (SAB).
Na conferência de imprensa, Malam Mané informou que deu entrada, quarta-feira, na Comissão Nacional de Eleições um pedido da candidatura de Bacai Sanhá para a recontagem dos votos nas regiões de Biombo e Bissau, solicitação que vai agora ser analisada, no período de reclamações consagrado na lei.
às primeiras horas de hoje, Desejado Lima da Costa, porta-voz da directoria de campanha de Bacai Sanhá, indicou que os resultados em posse da CNE não eram correctos, pelo que Malam Mané não devia divulgar hoje de manhã os resultados provisórios.
Lima da Costa denunciou a existência de alegadas fraudes em Bissau e Biombo, frisando que a directoria de campanha de Bacai Sanhá iria recusar "liminarmente" os resultados apresentados pela CNE, enquanto não fossem recontados os votos nas duas regiões.
Segundo os dados da CNE, Bacai Sanhá venceu a votação em Bissau, mas obtendo apenas mais 336 votos do que "Nino" Vieira, quando, na primeira volta, a diferença de votos se situou nos 13.562.
Em Biombo, depois de na primeira volta ter obtido 68 por cento dos votos, "Nino" Vieira "arrasou" o seu adversário, ao recolher 88,86 por cento dos votos, com uma vantagem de 21.020 boletins.