Papa apela ao desvio de fundos de armamento para pesquisas contra pandemias

por RTP
O Papa Francisco orou na réplica da gruta de Nossa Senhora de Lurdes, nos Jardins de Vaticano, dia 30 de maio de 2020, pelo fim da pandemia de Covid-19, unido durante a recitação do rosário a 50 santuários marianos do mundo inteiro Reuters

O Papa Francisco apelou os políticos a desviar os fundos gastos em armas, para a investigação de prevenção de uma nova pandemia, após a recitação do terço nos Jardins de Vaticano, para pedir a Nossa Senhora o fim da pandemia de Covid-19.

A oração reuniu cerca de 130 pessoas, presencialmente, ao lado de milhões de outras, juntas em oração em 50 santuários marianos de todo o mundo, incluindo Fátima, ou junto aos televisores, numa cerimónia transmitida para o mundo inteiro em direto.

A recitação do Rosário decorreu junto à réplica da Gruta de Lurdes, no Vaticano. Entre a assistência encontravam-se médicos, enfermeiros e motoristas de ambulâncias, assim como pessoas que recuperaram da Covid-19 ou que perderam familiares. A maioria usou máscara, exceto quando tinham de dirigir a oração ao microfone.

O Papa, de 83 anos, ficou sentado a alguns metros da maioria das pessoas, sem máscara.

Na sua oração final, Francisco afirmou que os líderes nacionais deveriam ter uma visão de futuro e ajudar para já os mais necessitados, implementando soluções e reformas económicas e sociais que perdurem.

Na sua oração, o Papa pediu a Nossa Senhora para "tocar as consciências" dos líderes mundiais, "para que as enormes somas gastas para adquirir mais armamentos e aperfeiçoa-los sejam em vez disso destinadas à promoção de investigação suficiente para prevenir tais catástrofes no futuro".

Já no início de maio o papa tinha apelado a união de esforços mundiais para conseguir uma vacina contra a Covid-19, e referido que esta deveria ser disponibilizada globalmente.
Tópicos
pub